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Marketing no Instagram: o que é, qual a importância e como fazer na prática?

Aprenda tudo sobre o marketing no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Fazer marketing no Instagram é muito mais do que ter uma conta e fazer algumas publicações pontuais. É preciso muito planejamento e, antes de mais nada, conhecer todos os detalhes sobre esse canal. E é exatamente isso que você vai encontrar neste conteúdo completo sobre marketing na ferramenta.

Para ter uma loja no Instagram de sucesso, é preciso entender que não basta criar uma conta e esperar que os resultados apareçam, certo? Construir estratégias completas que ajudem a se comunicar com a sua audiência é fundamental e o primeiro passo para isso é entender como fazer marketing no Instagram. Mas, afinal, quais são os recursos que podem ser utilizados e as vantagens de se fazer presente?

Sem ter as respostas para essas perguntas, é pouco provável que você consiga ter os resultados esperados dentro da rede social. Com uma grande concorrência, é preciso criar ações, campanhas e estratégias que ajudem a promover a sua marca nesse canal. Mas como saber o momento certo de criar um Reels? Ou qual é o horário mais adequado para ter um engajamento elevado?

São muitas dúvidas, não é mesmo? O que acha, então, de esclarecer todas elas de uma vez por todas? Preparamos este conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para planejar e executar ações de marketing no Instagram com sucesso. Tudo pronto para potencializar o seu engajamento e também as vendas da sua loja? Continue a leitura para saber mais!

O que é marketing no Instagram?

Como o nome indica, o marketing no Instagram nada mais é do que utilizar a rede social para promover um negócio, marca ou produto. A partir de ações e campanhas específicas para a plataforma, é possível divulgar os produtos de uma loja, por exemplo, e também conseguir fechar vendas. Com as estratégias certas de comunicação, é possível fazer muito mais do que interagir com consumidores.

Isso mesmo, o marketing no Instagram abre uma série de oportunidades para qualquer empreendedor. Principalmente por conta da atração orgânica, a sua loja pode se comunicar com clientes em potencial, encantá-los e convertê-los em vendas. Isso não significa, porém, que se trata de uma estratégia simples de ser implementada, já que a concorrência é alta e os usuários cada vez mais exigentes.

Dessa forma, é fundamental entender quais são os principais recursos e funcionalidades do Instagram para definir as melhores estratégias. Quanto mais você souber sobre o canal, maiores são as chances de construir experiências interessantes na rede social, estreitar o relacionamento com os consumidores e fechar mais negócios a partir dos usuários atraídos pela plataforma.

Quais as principais funcionalidades e recursos do Instagram?

Que tal, então, começar a entender mais sobre as funcionalidades e recursos que podem ajudar as suas estratégias de marketing no Instagram? Confira mais detalhes sobre cada uma delas!

Instagram for Business

O primeiro passo para quem deseja criar estratégias eficientes de marketing no Instagram é utilizar a versão comercial da rede social. O Instagram for Business é o equivalente profissional dessa plataforma, fornecendo uma série de recursos e funcionalidades que ajudam a identificar quais são as melhores estratégias e campanhas para se comunicar com a sua audiência.

A conta comercial ajuda a profissionalizar qualquer negócio e, consequentemente, isso também vale para as suas estratégias de comunicação. Como? Com o Instagram Insights, é possível conferir uma série de dados e informações bastante detalhados sobre aquela conta. Ou seja, você não precisa ver apenas as curtidas, comentários ou visualizações, mas também impressões, alcance e engajamento (vamos falar mais sobre isso abaixo).

Todos esses dados fornecem números valiosos para entender qual é o melhor caminho para as suas estratégias. Qual publicação funciona melhor? Quais são os horários que geram maior engajamento? Todas essas respostas se tornam mais precisas quando você tem acesso ao Instagram Insights. O mesmo vale para o melhor entendimento de quem é o seu público.

Quer saber o gênero do seu público? Ou a localização dos seus seguidores para avaliar uma expansão logística do seu e-commerce? Sem problemas, tudo isso vai ser disponibilizado pelo Instagram Insights. Em resumo, utilizar a versão comercial da rede social é uma forma de garantir que as suas decisões não sejam tomadas a partir de achismos, aumentando as chances de sucesso das ações de marketing no canal.

Stories

Dentre as funcionalidades mais utilizadas para marketing no Instagram, o Stories é uma das mais importantes. Com o seu foco em engajamento e trocas com os seguidores de forma constante, a ideia é interagir com maior frequência, consolidar a sua audiência e, é claro, conseguir mais vendas. Em resumo, são fotos e vídeos mais curtos que são exibidos por até 24 horas.

Depois desse período, os conteúdos somem, o que representa o imediatismo desse recurso. Não é como uma publicação que sempre vai ficar no seu feed, mas só os usuários que estiverem online nas 24 horas após a publicação vão poder ver. Dentro de uma estratégia de marketing na rede social, o Stories é ideal para fazer conteúdos de bastidores, divertidos ou até mesmo para coletar feedbacks.

Quando se fala em humanização de uma marca, o Stories é ideal. Imagine que você trabalhe com a venda de roupas na sua loja, por que não mostrar as etapas de preparação de cada peça até ser entregue ao cliente? Em apenas alguns segundos é possível mostrar esses bastidores e sem precisar fazer muito esforço, tudo para gerar engajamento e mais interação.

Quanto mais autêntico o conteúdo, maiores são as chances de sucesso. E dentro do Stories, existem alguns recursos interessantes, como a função “Melhores Amigos”, que permite segmentar uma lista de usuários a serem impactados pela sua publicação. Para quem faz mais compras, por exemplo, você pode lançar produtos com antecedência apenas para esses clientes.

Na prática, existem várias estratégias que podem ser utilizadas com o recurso do Stories no Instagram. Tudo vai depender do seu público e objetivo, mas o fato é que o contato se torna muito mais natural com a audiência. Você pode realizar uma enquete, por exemplo, para entender mais sobre o sucesso das suas peças e preparar a coleção para a próxima temporada.

Reels

Uma das novidades mais recentes do Instagram é o Reels, um concorrente direto do TikTok. A ideia, portanto, é gravar vídeos rápidos e divertidos, usando os efeitos audiovisuais disponíveis para criar uma experiência atrativa para os seus seguidores. O objetivo é seguir a tendência de conteúdos mais curtos para aumentar as chances de engajamento com os usuários na plataforma.

Com recursos muito simples de serem utilizados, qualquer pessoa consegue criar vídeos curtos de até 15 segundos e editá-los rapidamente. Como o TikTok foi muito popular entre o final de 2019 e início de 2020, o Instagram entendeu que essa seria uma oportunidade interessante de conteúdo. Especialmente para públicos mais jovens, o Reels pode ser muito importante na divulgação.

Além de ser muito simples de ser utilizado, outro aspecto positivo do Reels é a sua alta capacidade de alcance. Utilizando as hashtags corretas, por exemplo, o vídeo é exibido na aba “Explore”, o que significa maiores chances de se comunicar com um público específico. Ou seja, é possível sair da sua bolha e alcançar outros clientes, o que é ideal para uma loja pequena em busca de novas oportunidades, por exemplo.

E não se esqueça: tudo isso sem precisar gastar nada. Como se trata de um conteúdo bastante orgânico, basta ter criatividade e saber o momento certo para ter os seus conteúdos se destacando. E o melhor: o engajamento costuma ser muito alto em conteúdos no formato de Reels, o que pode ajudar bastante para quem busca por sucesso dentro do marketing viral.

Como é um formato muito instantâneo, acaba se tornando mais fácil que um conteúdo específico viralize e se torne bastante popular. Sendo assim, por mais que o seu público principal não seja tão assíduo nesse formato, é interessante conhecer as suas funcionalidades para entender como esse formato mais curto pode ajudar na divulgação (e nas vendas) da sua loja.

Hashtags

Quando se fala em Instagram, é normal pensar também nas hashtags, não é mesmo? E elas não podem faltar nas suas ações de marketing, especialmente se a ideia é conseguir um maior alcance orgânico com as suas publicações. Basicamente, elas funcionam como palavras-chave, servindo como um hiperlink para direcionar um usuário para uma série de publicações com a mesma hashtag.

Imagine que você atua no segmento de plantas. Ao colocar algumas hashtags específicas, você aumenta a segmentação das suas publicações, já que algum dos usuários que buscarem por “#cacto” podem acabar se deparando com os conteúdos do seu perfil. Já pensou em atingir um consumidor em potencial que você nem sabia que existia? As hashtags são fundamentais para isso.

Mas essa estratégia não deve ser utilizada apenas para criar essa espécie de segmentação, mas também para promover o seu negócio. Sempre usar a marca da sua loja é um exemplo do que pode ser feito. O objetivo é popularizar a sua marca e fazer com que todo o engajamento seja ainda mais natural. Usando os termos certos, a tendência é de bons resultados com as hashtags.

IGTV

Até agora o que mais apareceu até aqui entre as funcionalidades do Instagram tem o foco na instantaneidade, certo? Com o IGTV, você terá mais tempo para criar conteúdos mais detalhados e profundos para o seu público. Com esse recurso, você pode produzir vídeos mais longos e transmissões ao vivo por mais tempo, ideais para criar um engajamento com informações mais aprofundadas.

Vamos continuar no exemplo da loja de plantas, tudo bem? Além de vender as sementes, terra, adubo e outros acessórios, você também pode educar os clientes, não é mesmo? Por que não produzir um vídeo mais longo com um passo a passo detalhado para plantar uma muda corretamente? Ou uma conversa com um design de interiores que ajude na disposição das plantas em um determinado ambiente?

E como a ideia é pensar em interação e engajamento, você pode convidar alguns dos seus clientes para entrar ao vivo, deixar suas opiniões, mostrar quais são as suas dificuldades e tornar o conteúdo ainda mais natural. Dessa forma, um vídeo mais longo não se torna algo maçante e chato, já que todos vão interagir com um conteúdo útil e humanizado.

Algoritmo

Esse tópico não é exatamente uma funcionalidade, já que o usuário não tem muito controle sobre isso, mas é fundamental conhecer o algoritmo do Instagram para criar estratégias de marketing de sucesso. Em resumo, são os critérios e regras definidos pela própria rede social para definir quais publicações vão ter um engajamento maior ou menor na plataforma.

Quer um exemplo? Imagine que você tirou fotos em alta qualidade dos seus produtos, mas elas foram publicadas e o engajamento foi muito baixo. Dentro desse contexto, a tendência é que o conteúdo não seja apresentado em muitos feeds de outros usuários. É necessário entender o seu funcionamento para saber o que deve ser feito e, de certa forma, agradar o algoritmo, aumentando o seu alcance.

O algoritmo, portanto, acaba interferindo em alguns cenários específicos:

  • Ordem de exibição de uma publicação no feed de cada usuário;
  • Chances de exibição de uma publicação na aba “Explore”;
  • Definição dos conteúdos de Stories, Reels e IGTV que serão exibidos.

Mas como usar o algoritmo a seu favor? Para isso, é preciso entender quais são os pilares mais importantes considerados pelo Instagram.

  • Interesse: quanto mais interesse um conteúdo atrair, mais direcionado ele vai ser para outros usuários;
  • Temporalidade: ordem cronológica não é tão importante, mas conteúdos muito antigos vão ficando para trás nos feeds;
  • Relacionamento: o engajamento é fundamental para o algoritmo, sendo essencial para potencializar o alcance de um post;
  • Frequência: a regularidade também é muito importante para o algoritmo do Instagram, sempre entregando posts para seus usuários.

Apesar de não ser possível dominar o algoritmo do Instagram por completo, entender o seu funcionamento é essencial para aumentar as suas chances de criar estratégias de marketing que realmente gerem resultados positivos.

Quais os benefícios do marketing no Instagram?

Com tantas tarefas no dia a dia, é natural se perguntar os motivos para investir na presença no Instagram, certo? Mas os benefícios são muitos e a sua loja deve considerar usar a rede social como ferramenta de comunicação e promoção. Para começar, a plataforma está repleta de consumidores em potencial, utilizando diariamente o canal, como a sua marca pode ficar de fora?

Mais do que isso, é uma forma de se aproximar naturalmente dos consumidores em potencial, criando uma conexão com o seu público. Com isso, a tendência é que os seus objetivos sejam mais fáceis de serem alcançados, já que todo o potencial que a rede social oferece pode ser explorado pela sua marca. E o melhor de tudo: é possível ter ótimos resultados sem precisar investir tanto.

Quais as consequências de não estar no Instagram?

Os consumidores estão no Instagram, não é mesmo? Se a sua loja não está na rede social, portanto, a principal consequência é ser esquecida. Se os clientes usam o canal para comprar produtos, se eles usam para procurar por referências, quais são as chances de vender mais se não estiver por ali? Em um mercado competitivo, perder esse espaço pode representar perdas para a sua loja no curto, médio e longo prazos.

É preciso ter um perfil comercial no Instagram?

Sim, um perfil comercial no Instagram é essencial para quem quer vender mais. E como o objetivo final de qualquer loja virtual é conseguir mais vendas, as suas chances de sucesso são muito maiores ao contar com informações e detalhes sobre o seu desempenho e o seu público. Sendo assim, você deve considerar criar uma conta no Instagram for Business para potencializar as suas chances de sucesso na rede social.

Como desenvolver uma estratégia de marketing no Instagram?

Mas, na prática, como desenvolver uma estratégia de marketing no Instagram? Confira as nossas dicas!

Defina seus objetivos

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é a definição dos seus objetivos. E não é diferente quando se fala em marketing no Instagram, já que o resultado final pode ser muito diferente dependendo da ação ou funcionalidade utilizada. Qual é a meta? Vender mais? Ou aumentar o alcance da sua marca? E entender se está na hora de uma expansão, por exemplo?

Todas essas perguntas precisam ser respondidas antes de estruturar um plano de ação para a sua conta no Instagram. Sem um objetivo bem definido, você pode acabar se perdendo e não conseguindo atingir a meta principal. O engajamento pode ter sido excelente em um Stories, mas ele conseguiu conversões? Sem essa definição inicial, nem entender o que deve ser corrigido vai ser possível.

Use o Instagram for Business

Já falamos sobre o Instagram for Business, mas é sempre importante reforçar: para fazer ações de marketing no Instagram, esse recurso é essencial. São os dados que ele oferece que vão possibilitar a criação de estratégias mais eficientes, evitando perder tempo com ações que pouco funcionam. Mais do que isso, é necessário para definir questões como tom de voz, identidade visual e outras características da sua loja.

Saiba quem é o seu público

Quanto mais informações em mãos, maiores são as possibilidades de sucesso, certo? E isso vale principalmente para entender sobre o seu público. Seja para saber o horário ideal de publicações, seja para entender quais formatos funcionam melhor com a sua audiência. O objetivo é entender quem está do outro lado para construir estratégias cada vez mais eficientes no Instagram.

Aposte na humanização

Ao compreender quem é o seu público, será muito mais fácil humanizar a sua marca. Basicamente, é uma forma de se aproximar ainda mais dos seus clientes e garantir que eles vejam a sua loja como alguém próximo, e não distante. Assim, em vez de focar apenas em comprar um produto, por exemplo, é possível construir uma relação mais próxima e até mesmo fidelizar mais e mais clientes.

Crie conteúdos relevantes

Todos os pontos acima podem ser colocados em prática, as fotos podem ser de alta qualidade e os produtos excelentes, mas nada disso vai adiantar se os seus conteúdos não forem relevantes para a audiência. Ao entender as preferências da sua audiência, fica mais fácil criar publicações que realmente atraiam a atenção dos usuários, aumentando o engajamento da sua loja no Instagram.

Aproveite os recursos do Instagram

O marketing no Instagram não vai ser eficiente se você não utilizar tudo o que ela disponibiliza para você. Por isso é tão importante conhecer os recursos e funcionalidades da rede social para aumentar as chances de sucesso das suas estratégias. Sem isso, é bem provável que você não alcance todo o potencial que a plataforma oferece para você.

Tenha um perfil organizado

A organização da sua loja não deve ser restrita apenas ao estoque, por exemplo. É preciso criar um perfil organizado, em que o usuário perceba um padrão e se encontre facilmente. Precisa de uma informação sobre o link da sua loja? Ou quer saber quais são os canais de contato? Tudo isso deve ser pensado para criar a melhor experiência possível, um agregador de link é um exemplo do que pode ser feito.

Use diferentes formatos de conteúdos

Mais acima apresentamos uma série de recursos e funcionalidades, não é mesmo? Por que não explorar o máximo de cada uma delas? Sim, cada audiência tem as suas preferências, mas é possível fazer testes e diversificar em relação aos formatos de conteúdos. Com isso, torna- se muito mais fácil criar um contato próximo e natural com a sua audiência, sem parecer repetitivo.

Essa diversificação ajuda a aumentar o seu engajamento, além de permitir explorar os benefícios de cada um dos formatos. Você não precisa criar um IGTV toda semana, mas pode fazer isso uma vez por mês, criando um evento e uma expectativa entre os seus seguidores. O Stories pode funcionar bastante com um tipo de conteúdo, enquanto uma foto pode ser melhor para outros objetivos.

Qual o melhor horário para postar?

Uma dúvida muito comum quando se fala em marketing no Instagram é entender qual é o melhor horário para publicação. A verdade, porém, é que não existe a resposta definitiva para essa dúvida. São vários fatores que influenciam essa questão, como o perfil do seu público, segmento de atuação da sua loja e até a região que a sua audiência mais engajada está.

Uma loja de roupas, por exemplo, pode ter um alto nível de engajamento nas publicações aos finais de semana, enquanto o mesmo não acontece com uma loja que venda velas. Assim como o tom de voz, formato de conteúdo e outras características, identificar o melhor horário para publicar um conteúdo é algo muito particular e deve ser definido com o entendimento do comportamento dos seus seguidores.

A melhor forma de se fazer isso? Investindo no seu perfil comercial para ter acesso aos números e dados que o Instagram Insights oferece, por exemplo. Quanto mais informações, maiores são as chances de identificar o horário ideal para publicar um conteúdo no formato de Reels ou para o IGTV. Acompanhando as suas métricas, a tendência é que consiga acertar o período que gere o maior engajamento para os seus objetivos.

Quais as tendências de marketing no Instagram para 2022?

Além de todas essas dicas, é importante ficar de olho nas mudanças, não é mesmo? Por isso, separamos algumas tendências que você deve analisar, confira!

Conteúdos criados por usuários

Apesar de ser uma excelente plataforma para a conexão entre marcas e clientes, é cada vez mais importante que os negócios deem voz para os seus seguidores, o que faz com que os conteúdos criados por usuários se tornem ainda mais interessantes para 2022. Você pode fazer o lançamento de uma blusa apenas publicando a peça ou, então, pedindo para que algum influenciador (ou cliente) faça a publicação.

O objetivo é seguir a tendência que falamos mais acima: humanizar. Quando outros consumidores enxergam clientes publicando conteúdos, isso os incentiva a fazer uma compra, por exemplo. O objetivo é realmente criar uma experiência mais natural e estimular o engajamento a partir de fotos e vídeos produzidos por quem consome os produtos da sua loja.

Stories ainda mais relevante

Por mais que já seja um formato popular no Instagram, o Stories ainda pode ser muito útil para quem quer gerar engajamento. Mais cuidado: não significa que qualquer conteúdo vai fazer sucesso, é preciso interagir e engajar com os seguidores. Além de conteúdos de qualidade, é preciso fazer com que eles fiquem satisfeitos com a interação.

Em resumo, o Stories deve ser utilizado a partir dos seus principais recursos. Faça enquetes, utilize figurinhas, crie efeitos e, mais importante, nunca deixe de ter um contato próximo com quem interage com as suas publicações. Fez uma pergunta e o cliente respondeu? Faça alguma ação sempre, nem que seja curtir o que foi comentado, mas é preciso fazer de tudo para aumentar o engajamento.

Explore a sacolinha do Instagram

Um dos grandes trunfos do ambiente online atualmente é o poder de integração, certo? E nada melhor do que a sacolinha do Instagram para fazer a conexão entre o seu seguidor e a sua loja. O objetivo é aproveitar o engajamento e o interesse do usuário dentro da sua página para conseguir uma conversão a partir dos contatos disponíveis na rede social.

Afinal, quanto mais fácil for a experiência de compra, maiores são as chances de conversão ao final, não é mesmo? A sacolinha torna a compra mais simples, já que ele não precisa fazer muito para ter acesso ao produto, apenas alguns cliques. A ideia de compras nas redes sociais é cada vez mais importante e explorar o recurso que o Instagram oferece também é tendência para 2022.

Como monitorar os resultados das estratégias de marketing no Instagram?

As redes sociais são cada vez mais importantes, e uma parte relevante para ter sucesso é justamente acompanhar as principais métricas delas. Analisando os indicadores mais relevantes, você consegue avaliar a eficiência das suas estratégias e saber se os seus recursos estão sendo utilizados corretamente ou não, o que pode ajudar na atração de seguidores e mais vendas.

Como falamos mais acima, todos esses números e estratégias podem ser coletados dentro do Instagram for Business. Lá você tem todas as informações que vão ajudar na tomada de decisão para as estratégias de marketing no Instagram. E não apenas de forma simples, mas com bastante detalhamento para saber o que realmente gera os resultados que a sua loja mais precisa.

Alguns exemplos de métricas que você deve monitorar são:

Impressões

As impressões representam a quantidade de vezes que a sua publicação foi exibida para algum usuário, podendo a mesma pessoa ser contada mais de uma vez. Essa métrica, porém, deve ser avaliada com cuidado, já que isso não significa que o seguidor interagiu com o seu post.

Alcance

Já o alcance é exatamente o contrário do tópico anterior: cada usuário só pode ser contabilizado como uma visualização. Ou seja, se a mesma publicação aparece para você mais de uma vez, ela só vai ser contabilizada uma vez.

Taxa de engajamento

Entre as principais métricas do Instagram, a taxa de engajamento talvez seja a mais importante, já que indica o nível de interação dos usuários com as suas publicações. Para fazer o cálculo, basta somar compartilhamentos, curtidas e reações e dividir o resultado pelo total de seguidores.

Dentro de um mercado tão competitivo, não é uma tarefa simples se destacar no ambiente online, não é mesmo? Quando falamos em marketing no Instagram, é preciso ainda mais cuidado e atenção para potencializar os seus resultados a partir das ferramentas e funcionalidades da rede social. Quanto mais informações, maiores são as chances de sucesso dentro desse canal.

Agora que você já tem uma visão mais ampla de como fazer marketing no Instagram, todos os seus benefícios e estratégias, o que acha de buscar um olhar mais específico? Saiba como fazer Stories no Instagram com um passo a passo completo para você engajar na rede social mais famosa do mundo!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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