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Instagram Stories: O que é e como usá-lo para melhorar o alcance do seu negócio! [GUIA COMPLETO 2024]

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Instagram Stories é o recurso da rede social para compartilhar conteúdos que desaparecem após um dia. E esse dinamismo pode ser ideal para negócios que querem se comunicar com a sua audiência constantemente, seja para promover seus produtos, seja para aumentar o engajamento e alcance da sua marca.

Entre as redes sociais mais utilizadas, o Instagram é, sem dúvidas, um dos principais canais para se comunicar com a audiência do seu negócio, certo? E, por isso, é muito importante conhecer as funcionalidades dessa ferramenta, como o Instagram Stories, que oferece mais dinamismo para as suas publicações.

Afinal, publicar o tempo inteiro no seu feed pode acabar tornando cansativo o número de conteúdos. Enquanto isso, os Stories têm uma aceitação melhor e são mais fáceis de serem adicionados rapidamente e em vários números ao longo do dia. Mesmo assim, é preciso saber aproveitar esse recurso.

Por isso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o Instagram Stories e como ele pode fazer parte da sua estratégia de marketing para atrair mais consumidores para o seu negócio. Continue a leitura para tirar as suas dúvidas sobre o assunto e dominar essa funcionalidade!

O que é e como funciona o Instagram Stories?

O Instagram Stories é um recurso do Instagram que permite o compartilhamento de fotos e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas. Adicionado em 2016, essa funcionalidade garante maior dinamismo para a rede social, permitindo mais compartilhamentos sem encher o feed dos usuários.

Em resumo, ao contrário das postagens tradicionais do feed, que permanecem no perfil do usuário por tempo indeterminado, os Stories desaparecem após esse período. Eles podem ser compostos por fotos, vídeos curtos, gifs, músicas e vários tipos de stickers (etiquetas) interativos.

Uma das grandes vantagens do recurso é a sua visibilidade. Eles aparecem no topo da tela dos seguidores, tornando-se altamente acessíveis e frequentemente visualizados. Para empresas e lojas, isso representa uma oportunidade de ouro para se manter presente na rotina de clientes em potencial.

Ao postar regularmente, as marcas podem garantir que seus seguidores recebam atualizações constantes, sejam elas promoções, lançamentos de produtos ou simplesmente conteúdos que humanizam a marca, como bastidores da produção de um produto, por exemplo.

Essas estratégias resultam em um maior engajamento (mais interações, como visualizações, respostas, cliques em links), o que aumenta a probabilidade de que eles sejam exibidos para um número maior de pessoas. E, dentro desse campo, algumas estratégias podem ajudar, como hashtags ou menções.

Em resumo, ao aproveitar seu potencial e entender o funcionamento do algoritmo do Instagram, marcas de todos os tamanhos podem ampliar sua visibilidade, fortalecer o relacionamento com os clientes e impulsionar suas vendas ao aproveitar os recursos do Stories.

Recursos do Instagram Stories

O primeiro passo para utilizar com sucesso as funcionalidades do Instagram é conhecê-las, certo? Dentro dos Stories, existem vários recursos que podem ajudar a deixar os seus conteúdos ainda mais atrativos para a sua audiência. Confira os principais e como utilizá-los!

Boomerang

O Boomerang cria vídeos curtos que reproduzem uma ação de ida e volta, semelhante a um ioiô. Esta função é perfeita para destacar movimentos, desde o balançar de uma peça de roupa até o brilho de uma joia para fazer um efeito diferenciado em vez de uma foto estática que pode ser vista em qualquer lugar.

Uma dica aqui é utilizar o Boomerang para o lançamentos de produtos, fazendo com que detalhes específicos, como texturas ou reflexos, sejam o centro das atenções. Afinal, é esse movimento repetitivo que consegue capturar a atenção e, consequentemente, estimula mais cliques para compras, por exemplo.

Sticker

Os stickers são mais do que simples adesivos no Stories: eles podem mostrar a temperatura, hora, localização e até mesmo fazer contagens regressivas. E é exatamente por essa variedade que eles devem estar presentes em suas publicações no Instagram Stories.

Você pode usar esse recurso para promover eventos ou lançamentos, por exemplo, com o sticker de contagem regressiva. Quando estiver com promoções, use o sticker de localização para indicar em qual loja física o desconto está ocorrendo, como um bazar em uma cidade específica.

Filtros

Já os filtros podem transformar totalmente a aparência de fotos e vídeos. Além da estética mais agradável para algumas fotos ou vídeos, eles são ótimos para padronizar as postagens e criar uma identidade visual coesa, assim a audiência começa a criar uma conexão com as suas publicações.

Por falar em padronização, a dica aqui é exatamente nesse sentido. Você pode criar uma sequência de Stories usando um mesmo filtro para apresentar uma linha de produtos, passando a sensação de catalogação, com um filtro que se comunique com aquela audiência específica.

Destaques

Mas uma das funcionalidades mais importantes dentro do Instagram Stories é o Destaques, que funcionam como vitrines permanentes em seu perfil. Eles permitem que novos visitantes vejam seus melhores conteúdos rapidamente, mesmo que já tenham sido publicados há mais de 24 horas.

O mais importante desse recurso é a organização, para facilitar a experiência de quem está chegando ou busca por uma informação específica. Pense da mesma forma que você organiza o menu do seu e-commerce, separando por categorias, como “Novidades”, “Depoimentos”, “Bastidores” e “Promoções”.

Close Friends

Um dos recursos mais recentes do Stories é o Close Friends, que permite que você crie uma lista seletiva para, por exemplo, premiar seus seguidores mais leais com conteúdo exclusivo. Para lojistas, é uma forma de oferecer promoções exclusivas e criar um senso de comunidade com os clientes.

Por que não, então, criar um clube VIP para os clientes que mais fazem compras na sua loja? Assim você pode usar esse canal para oferecer prévias de novos produtos ou oferecer promoções antecipadas, criando essa ideia de exclusividade ao fazer parte desse grupo.

Menções

A interação e o engajamento com outras marcas e usuários no Instagram é uma estratégia importante para aumentar a sua relevância. E o recurso Menções pode ajudar a construir uma rede de interação maior e, consequentemente, potencializar a visibilidade dos seus conteúdos.

A estratégia pode ser promover parcerias com micro influenciadores, permitindo que eles mencionam sua marca em troca de promoções ou produtos. Isso amplia seu público de forma orgânica, garantindo que esses usuários sejam relevantes para possíveis clientes em potencial.

Mãos Livres

Pensando em otimizar o dia a dia de quem precisa fazer os conteúdos, o Mãos Livres permite que você grave sem segurar o botão, ou seja, você pode deixar o celular gravando e, enquanto isso, tem toda a liberdade para criar os vídeos que você quiser.

Essa recurso costuma ser utilizado por empreendedores que querem mostrar mais detalhes sobre os seus produtos. Seja um tutorial de como usar ou montar um item da sua loja, seja exibindo mais detalhes sobre o unboxing, mostrando com a experiência da sua loja que é mais do que apenas uma venda.

Enquetes e perguntas

Outro recurso importante pensando em interação são as enquetes e perguntas que podem ser adicionadas ao Stories. Mas o objetivo aqui não é só aumentar o número de respostas, mas sim conseguir feedbacks valiosos em tempo real sobre as preferências, dúvidas ou comportamentos da sua audiência.

As possibilidades aqui são muitas, mas você pode começar perguntando sobre preferências de cores, tamanhos ou funcionalidades de um produto. Use esses insights para ajudar em futuros lançamentos ou promoções, garantindo que as suas estratégias se tornem ainda mais eficientes.

GIFs

Se a sua loja tem um perfil um pouco mais descontraído ou mesmo precisa fazer publicações específicas com um tom mais leve, os GIFs podem ajudar. Eles são pequenas animações que adicionam diversão e dinamismo aos Stories, mas sempre dentro da personalidade da sua marca.

Mas um erro que não pode ser cometido: os GIFs devem ser utilizados para complementar as suas mensagens nos Stories. Quer um exemplo? Se está vai fazer um anúncio de uma venda, adicione GIFs de comemoração ou fogos de artifício para aumentar o impacto e chamar a atenção.

Músicas

Enquanto muitas publicações do feed do Instagram acabam sem movimento ou sem som, uma das vantagens dos Stories é que até mesmo uma simples foto pode ter uma trilha sonora de fundo, estabelecendo o tom da sua marca e chamando a atenção dos usuários.

Por isso, selecione músicas que se alinham à vibe da sua marca e à promoção. Uma música animada pode indicar uma venda imperdível, enquanto uma melodia suave pode acompanhar produtos de relaxamento. Sempre pense em qual é o propósito daquele conteúdo para casar bem com a trilha.

Link

Agora se o que você queria era uma forma mais eficiente de conversão, o Link precisa fazer parte dos seus Stories. Um ponto de atenção: esse recurso só está disponível para contas com mais de 10 mil seguidores, mas permite que você adicione um link, como um CTA, para aumentar as conversões.

Como muitas das outras funcionalidades, ela pode ser usada de várias formas: links para o e-commerce, landing pages de promoções ou até mesmo para cadastros em newsletters. Uma dica especial: sempre adicione CTAs como “Deslize para ver mais” ou “Confira agora” para direcionar os usuários.

Passo a passo para publicar um story no Instagram

A boa notícia é que todos esses recursos acima podem ser utilizados de forma simples no Instagram Stories. O que fazer, então, para publicar um?

1º passo: abra o Instagram

Antes de tudo, lembre-se de ter o aplicativo Instagram instalado em seu celular. Ao abrir o aplicativo, você vai encontrar, como sempre, a sua página inicial, onde os posts de quem você segue são exibidos, certo? Para fazer um Stories, você precisa olhar para outro elemento.

2º passo: acesse a câmera do Stories

Na parte superior da tela, encontre os círculos com Stories dos seus contatos. No canto esquerdo, você vai ver a sua foto de perfil com um pequeno sinal de “+” nele. Pronto, é só selecionar essa opção para acessar a câmera da funcionalidade do Stories no Instagram.

3º passo: selecione o conteúdo a ser publicado

Agora, você tem duas opções:

  • Capturar uma imagem ou vídeo diretamente: pressione brevemente o botão central para tirar uma foto ou pressione e segure para gravar um vídeo;
  • Usar uma foto ou vídeo da galeria: deslize para cima ou clique no ícone de galeria no canto inferior esquerdo da tela.

Escolha uma opção de conteúdo para ir para o momento da edição.

4º passo: personalize o conteúdo do Stories

Aqui é onde a magia acontece e você pode criar vários diferenciais para tornar os seus conteúdos ainda mais atrativos. Para isso, você precisa conhecer todos os detalhes da barra de ferramentas, que oferecer as seguintes opções:

  • Ícone de lápis: permite desenhar ou escrever manualmente;
  • Ícone de texto: aqui, você pode digitar mensagens, escolher fontes e cores;
  • Ícone de adesivo: oferece uma variedade de stickers, como temperatura, localização, menções e até enquetes;
  • Ícone de link: disponível para contas com mais de 10.000 seguidores, permite adicionar links deslizáveis.

Além disso, deslizando para os lados, você pode encontrar diversos filtros para dar um toque especial ao seu conteúdo, inclusive os que você criar, garantindo aquela ideia de padronização, lembra?

5º passo: adicione uma trilha sonora

Esse passo é opcional, mas pode criar uma atmosfera diferente ao adicionar uma trilha sonora ao seu conteúdo, especialmente aqueles estáticos. Para isso, é só clicar no ícone de nota musical.

Em seguida, você pode pesquisar e escolher entre uma variedade de músicas disponíveis. Selecione a parte específica da música que deseja usar e ajuste ao seu vídeo para que a trilha sonora faça sentido para o seu conteúdo.

6º passo: revise e publique o conteúdo

Pronto, agora que você chegou até aqui é o momento de revisar para ter certeza de que não tem nenhuma informação errada. Um valor diferente do que vai realmente ser praticado ou uma data errada podem acabar prejudicando a experiência dos seus clientes.

10 dicas para melhorar o desempenho, engajamento e visualizações dos Stories de empresas e lojas

Agora que você chegou até aqui, é hora de dar o próximo passo, não acha? Você já sabe publicar um Stories no Instagram, mas agora vai entender como fazer para potencializar o desempenho, engajamento e as visualizações das suas publicações nesse formato. Confira!

1. Crie conteúdo mais relevante

O primeiro passo para aumentar o desempenho dos seus Stories no Instagram é criar conteúdo relevante e interessante para o seu público-alvo. Considere quem são seus seguidores e quais são seus interesses.

A partir disso, fica mais fácil desenvolver histórias que se conectem com eles de forma emocional, educativa ou inspiradora. Use a pesquisa de hashtags e tendências para entender o que está em alta e incorporar essas informações em seu conteúdo, deixando ainda mais relevantes.

2. Utilize recursos interativos

Como mostramos nos tópicos anteriores, o que não falta são recursos interativos, não é mesmo? Então aproveite todos eles, como enquetes ou perguntas, e torne os seus conteúdos ainda mais interessantes para a sua audiência.

3. Varie o formato do conteúdo

Novamente sobre a quantidade de recursos disponíveis, eles praticamente exigem que você não poste sempre no mesmo formato. Por isso, varie entre os tipos de conteúdos publicados: use fotos, vídeos curtos, boomerangs e stickers para manter os espectadores interessados, chamando a atenção de todos.

4. Use efeitos e filtros criativos

Os efeitos e filtros criativos são uma maneira eficaz de destacar seus Stories e torná-los mais interessantes. Explore as opções oferecidas pelo Instagram, ou mesmo crie os seus próprios para se diferenciar ainda mais e criar uma identidade única para a sua marca.

5. Contagem regressiva e notificações

A função de contagem regressiva é uma excelente maneira de criar antecipação para um evento, lançamento ou anúncio importante. Configure a contagem regressiva e notificações para que seus seguidores se lembrem do momento exato em que algo especial vai acontecer, criando uma expectativa ainda maior.

6. Utilize os Destaques dos Stories

Assim como a sua loja virtual precisa ser pensada em como facilitar a experiência do usuário, o mesmo vale para o recurso Destaques do Stories. Faça todo um planejamento para manter o conteúdo relevante acessível por mais tempo e facilitar a navegação dos seguidores.

7. Colabore com outros usuários

Ter sempre a sua marca publicando também cria uma sensação de monotonia e repetição, o que pode ser interessante para resolver esse problema é colaborar com outros usuários influentes do Instagram. Você pode só mencionar ou mesmo deixar que eles façam takeover da conta e cuidem dos Stories por um dia.

8. Use hashtags de forma estratégica

As hashtags são essenciais para aumentar a visibilidade dos seus Stories. Por isso, pesquise hashtags relevantes para o seu nicho e garanta que elas sempre estejam nos seus Stories, o que ajuda a experiência dos usuários que querem descobrir novos conteúdos e, consequentemente, o alcance dos seus Stories.

9. Acompanhe métricas e aprenda com os dados

Para melhorar continuamente seu desempenho no Instagram, é fundamental acompanhar métricas como visualizações, interações, taxas de conversão e alcance. Use a seção “Insights” do Instagram para acessar esses dados e ter sempre novas informações que ajudem a tomar decisões mais precisas.

10. Promoção paga

Por fim, considere a possibilidade de investir em publicidade paga no Instagram para promover seus Stories. O Instagram oferece opções de anúncios que são muito segmentados, o que pode aumentar o alcance e a precisão dos seus conteúdos, ideal para momentos e estratégias específicas.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre o Instagram Stories?

Aproveitando que a ideia aqui é esclarecer tudo sobre o Instagram Stories, o que acha de tirar algumas das principais dúvidas sobre essa ferramenta? Confira!

Como salvar Stories do Instagram?

Uma das perguntas mais comuns é como salvar Stories do Instagram. Por padrão, os Stories são temporários e desaparecem após 24 horas, mas você pode salvar seus próprios Stories antes que eles expirem ou até mesmo salvar os Stories de outras pessoas, desde que eles tenham permitido essa função.

Para salvar seus próprios Stories:

  • Abra o Instagram e vá para a tela de Stories;
  • Grave ou publique seu Story;
  • Toque no ícone de “Destaque” no canto inferior direito da tela;
  • Escolha ou crie um novo Destaque ou adicione ao Destaque existente;
  • Isso vai permitir que você acesse seus Stories salvos a qualquer momento na sua página de perfil, na seção “Destaque”.

Para salvar os Stories de outras pessoas:

  • Abra o Story que você deseja salvar;
  • Toque no ícone de “Compartilhar” (uma seta apontando para cima);
  • Escolha a opção “Salvar vídeo” ou “Salvar foto” conforme apropriado;
  • Lembre-se de que é importante respeitar a privacidade e os direitos autorais das pessoas ao salvar os Stories delas.

Como escrever no Stories do Instagram?

Escrever no Instagram Stories é uma parte fundamental para transmitir mensagens, adicionar contexto e interagir com seu público. Para escrever no Stories do Instagram, siga essas dicas:

  • Abra o Instagram e vá para a tela de Stories;
  • Tire uma foto ou grave um vídeo ou escolha uma foto ou vídeo da sua galeria para compartilhar;
  • Na parte superior da tela, você verá várias opções de ferramentas, incluindo um ícone de lápis ou caneta;
  • Toque no ícone de lápis para abrir a ferramenta de escrita;
  • Escreva ou desenhe o que desejar na tela usando seu dedo;
  • Você pode escolher entre diferentes cores e estilos de texto, bem como redimensionar, mover ou girar o texto conforme necessário;
  • Quando terminar de escrever, toque em “Seu Story” ou no ícone de seta para compartilhar o conteúdo com seus seguidores.

Qual o tamanho ideal para as imagens no Story do Instagram?

O tamanho ideal para as imagens no Instagram Stories é de 1080 pixels de largura por 1920 pixels de altura, com uma proporção de 9:16. Isso garante que sua imagem preencha toda a tela do dispositivo de quem está visualizando o Story.

Se você carregar uma imagem com uma resolução menor, o Instagram vai redimensionar para que ela se ajuste à tela, mas a qualidade da imagem pode ser comprometida. Por outro lado, imagens maiores podem ser cortadas na visualização do Story.

Como ver quem visualizou meus Stories?

Você pode ver quem visualizou seus Stories tocando no story específico e, em seguida, deslizando para cima. Isso vai abrir uma lista de pessoas que viram seu Story. Mas não se esqueça de que as visualizações são geralmente visíveis apenas por 24 horas.

Como ocultar Stories de pessoas específicas?

Você pode ocultar seus Stories de pessoas específicas atualizando as suas configurações de privacidade. Vá para as configurações de privacidade, escolha “Histórico de Atividades” e selecione “Ocultar Story de”. Aqui, você pode selecionar quais seguidores não vão ver os seus Stories.

Muito mais do que uma rede social para apresentar a sua marca, o Instagram é uma ferramenta para aumentar o engajamento com a sua audiência e promover os seus produtos. Utilizando os recursos como o Instagram Stories, é possível tornar esse canal ainda mais eficiente e gerar mais resultados!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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