Instagram

Como criar efeito no Instagram: aprenda como fazer um filtro para sua loja e se destacar nas redes sociais

Aprenda como criar efeito no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Muito usados pelas pessoas, os efeitos do Instagram são conhecidos também como os filtros de realidade aumentada capazes de acrescentar à sua imagem uma orelha de bicho ou um óculos diferente do normal. Saber criar um para o seu negócio é muito importante para você reforçar a sua marca e conquistar novos clientes.

Hoje em dia, é muito comum as pessoas usarem as redes sociais como forma de distração, e o Instagram é uma delas. Mas você sabia que a rede vai muito além de apenas postar fotos? Na verdade, o que tem chamado bastante atenção ultimamente são os filtros disponíveis – e surpresa, você mesmo pode aprender como criar efeito no Instagram.

Uma das redes sociais mais populares, estima-se que o Instagram conte com cerca de 1,2 bilhão de usuários em todo o mundo até 2023, segundo dados divulgados pela Statista, uma empresa especializada em dados de mercado e consumidores.

Desde que foi vendido para o Facebook, em 2012, a plataforma já mudou bastante. As fotos já não precisam mais ser quadradas para serem postadas, os Stories podem ficar eternizados nos destaques, o IGTV surgiu e já acabou também, e por aí vai…

Mas uma opção que não deixou de ser usada pelos usuários da plataforma em momento algum desde que foi lançada com certeza são os efeitos. Caso não esteja associando o nome ao feito, muito provavelmente você já se deparou com alguma foto ou vídeo em que a pessoa está com orelhas de gato ou um óculos diferente, certo? Então, é disso que estamos falando!

Diante de toda essa importância que o Instagram tem, hoje nós vamos te ensinar a criar o seu próprio efeito e fazer com que as pessoas saibam quem você é, além de conhecerem o seu trabalho.

Acompanhe a leitura!

Efeito no Instagram: o que é

Os efeitos do Instagram são um recurso de realidade aumentada e são produzidos a partir de muita criatividade. E justamente por serem divertidos é que boa parte das pessoas os utilizam para personalizar suas mídias.

Os filtros foram disponibilizados pelo Instagram em 2016, mas até recentemente apenas marcas podiam criá-los – o que mudou em 2020, quando o Facebook liberou a criação para todos. 

Por que criar um efeito no Instagram?

De acordo com os últimos números levantados sobre a forma de uso das redes sociais mundialmente, realizado pela Hootsuite e WeAreSocial no início de 2021, estima-se que cada brasileiro passa, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectado a elas.

Ainda de acordo com a pesquisa, o Instagram é a quarta rede mais usada pelas pessoas (em torno de 110 milhões), logo, estar presente na plataforma é muito importante para quem está começando um negócio. E como ela é recheada de funcionalidades, por que não apostar num efeito também?

Apesar de terem sido lançados com o intuito de que grandes marcas criassem algo que seus clientes pudessem usar, os filtros do Instagram já estão liberados para qualquer pessoa, seja ela profissional ou amadora.

E se você busca um maior engajamento e aproximação com seus seguidores, essa opção tem tudo para ser positiva. E sabe por quê? Porque, com um filtro, as pessoas entendem exatamente a imagem que você quer passar e proporciona a elas uma experiência diferenciada.

Veja abaixo outros benefícios que um efeito do Instagram traz à sua marca:

  • Branding: quando filtros são criados, os usuários do Instagram identificam e diferenciam a sua marca das outras;
  • Marketing indireto: quando alguém usa um efeito nos Stories, o perfil do criador fica visível para as outras pessoas;
  • Aumento de seguidores: quando seu nome ganha destaque para novas pessoas, muito provavelmente elas passam a seguir quem está gerando tendências na rede social.

Além desses pontos, tem mais um que tem grande relevância: a diversão. Afinal, quem é que não gosta de dar umas boas risadas com alguns dos filtros que existem no Instagram?

Como criar um efeito no Instagram?

Os efeitos do Instagram não são criados no próprio aplicativo, mas sim em um software gratuito desenvolvido pelo Facebook: o Spark AR Studio.

Disponível para download tanto para Microsoft quanto para Mac, com o Spark você tem acesso a efeitos pré-definidos, mas também há a possibilidade de criar um filtro do zero. Portanto, quando for definir qual você vai querer utilizar, lembre-se de analisar qual a melhor opção para o seu negócio. 

Os filtros não são difíceis de serem criados, contudo é preciso um pouco de prática para entender a ferramenta de maneira completa e aproveitar ao máximo o que ela tem a oferecer. 

Sabendo de tudo isso, agora é a hora de você aprender como criar efeito no Instagram. Confira o passo a passo!

Baixe o Spark AR Studio

Pode até parecer bobo, mas a primeira etapa de todo o processo é baixar o Spark AR Studio. Essa informação é válida pelo fato da ferramenta não estar disponível para uso online, por isso é imprescindível o seu download.

Para usar o aplicativo, você não precisa pagar nada, pois o Facebook o deixou liberado para que qualquer pessoa interessada em criar um filtro possa ter a possibilidade de fazer isso.

Quando terminar de baixar o software, instale-o seguindo as instruções e faça o login utilizando a sua conta do Facebook.

Crie um novo projeto

Ao entrar na ferramenta, você terá acesso à sua página inicial. Nela, vai ser preciso clicar no botão de “Create Project”, que está no canto inferior direito. É a partir daí que você vai começar a trabalhar no seu efeito.

Então, siga as etapas seguintes que não vai ter erro!

  • Depois de clicar no botão, a opção “Scene” vai aparecer. Certifique-se de que ela está selecionada;
  • Com o “Scene” selecionado, você precisa ir até onde está escrito “Add Object”, do lado esquerdo, e selecionar a ferramenta “Face Tracker” assim que uma nova janela abrir;
  • Feito isso, adicione a ferramenta em seu projeto clicando em “Insert”. Ela vai aparecer instantaneamente nas opções do “Scene”;
  • Clique com o botão direito sobre “Face Tracker” e, depois, em “Add”. Em seguida, selecione “Plane”;
  • Na parte de baixo da tela, a opção “Add Asset” vai aparecer. Clique nela;
  • Após isso, selecione “Material”. A partir de agora, você vai começar a dar a sua cara para o seu efeito. Insira o que quiser: frases, emojis, ilustrações, artes… Uma dica é usar uma ferramenta como o Photoshop para te auxiliar nessas criações;
  • Para ver o que foi selecionado, escolha a opção “Material” e, depois, “Texture”;
  • Se estiver tudo certo, vincule o material ao filtro. Para isso, vá em “Scene”, selecione “Plane” e depois “Material”;
  • Caso precise ou queira, você pode modificar a posição da arte ou o seu tamanho, deixando-a menor ou maior.

Pronto, seu filtro já está concluído. Mas ainda é preciso colocá-lo na biblioteca de efeitos do Instagram – assunto do nosso próximo tópico.

Como colocar o seu filtro na biblioteca de efeitos?

Com o efeito finalizado, é hora de subi-lo no Instagram. Para isso, temos um passo a passo para você também.

Olha só:

  • Do lado esquerdo da tela, você vai encontrar um botão com uma seta para cima. Esse botão é o de “Exportar”, portanto, clique nele;
  • Ao clicar no botão, uma tela irá aparecer com vários itens que serão processados. Espere que todos fiquem verdes para confirmar a exportação quando aparecer a opção “Export”;
  • Quando a exportação finalizar, vai aparecer a opção de abrir o Spark AR Hub, uma plataforma do Facebook que permite a inserção de novos filtros no Instagram. Ao clicar nela, você será automaticamente redirecionado à sua página pessoal dentro da ferramenta;
  • Na sua página, você vai poder selecionar qual rede social vai receber o filtro que você acabou de criar. Mas atenção: não é possível usar o mesmo filtro no Instagram e no Facebook, então você vai precisar selecionar a opção de acordo com sua escolha;
  • Assim que a escolha do Instagram for feita, você vai precisar renomear o seu filtro e marcar uma opção caso esteja promovendo alguma marca. Depois, continue avançando;
  • Adicione uma miniatura ao seu efeito e carregue o arquivo. Aqui, alguns lembretes são importantes: a miniatura não pode ter o rosto de outras pessoas (a não ser a sua), não pode ter frases longas e nem palavras iguais ao nome do filtro;
  • Com tudo pronto, os critérios de aceitação vão aparecer. Verifique se está tudo ok e finalize o envio do efeito clicando em “Carregar e continuar”;
  • Agora é com a plataforma. Seu filtro passará por uma análise para garantir que ele não viola nenhuma das políticas. O prazo para a verificação é de até 5 dias úteis.

Enquanto o Instagram analisa o seu efeito, você pode começar a sua configuração dentro da plataforma. Para isso, você vai precisar fazer o que está listado abaixo:

  • Volte ao Spark AR Hub;
  • Defina qual categoria seu filtro vai fazer parte;
  • Crie um story de até 15 segundos utilizando a versão teste do filtro;
  • Crie uma descrição de até 52 caracteres contando o que o seu filtro faz e por que ele está naquela categoria;
  • Programe o filtro para que ele apareça no Instagram assim que for aprovado pela rede.

Se você não quiser esperar a aprovação final para saber qual vai ser a reação dos seus seguidores com o filtro, selecione algumas pessoas para enviar o link de teste. Temos certeza que elas vão gostar disso!

O que fazer depois do filtro ser aprovado?

O Instagram validou o seu filtro e ele já está liberado para ser usado na plataforma? Ótimo, porque agora é preciso investir na divulgação.

Para isso, crie stories utilizando o efeito e convide os seus seguidores para que usem também. Quanto mais gente usar, mais gente você alcança!

Dicas para garantir a criatividade ao criar efeitos

Assim como nenhum dia é igual ao outro, os efeitos no Instagram também não são. Portanto, ter uma variedade de filtros à disposição dos seus seguidores é interessante para que eles continuem divulgando, mesmo que indiretamente, o nome do seu negócio.

Para que a criatividade não se esgote e você comece a entregar os filtros como algo “mais do mesmo”, fizemos uma lista com algumas dicas que podem ser colocadas em prática. Importante lembrar que, mais do que saber sobre tudo isso, é preciso praticar.

Então, vamos começar!

Customize os seus filtros

Quando um filtro é criado a partir de um modelo pré-pronto, é comum que as criações sejam mais genéricas e fiquem parecidas com outras que já existam. Por isso, a customização é essencial.

Crie algo autêntico e único, relacionando o efeito com a mensagem que sua marca passa. Além disso, trabalhe também as cores e ícones, pois tudo o que puder remeter a você vai ajudar no resultado final.

Faça testes

Depois de finalizar o seu efeito, certifique-se de que ele está funcionando corretamente. Para isso, experimente em uma foto ou vídeo o seu filtro e teste-o de várias maneiras.

Outra coisa legal de se fazer é explorar as funcionalidades do Spark AR Studio. Vai que você consegue criar algo bem diferente do que tem em mente?

Tenha referências

Para continuar criando coisas legais, é preciso estar antenado em tudo o que é referência. Então, fique de olho nas tendências do Instagram e faça pesquisas de filtros constantemente.

Inclusive, o próprio Stories possibilita que o usuário explore os diferentes efeitos disponíveis na plataforma. Dessa maneira, você pode ter ideias novas a partir de outros filtros que você viu.

Aprenda novas técnicas

Se você está com vontade de ir além nos seus conhecimentos, siga em frente. Assista ou leia tutoriais na internet de como criar filtro no Instagram, faça pesquisas de forma autônoma, converse com outras pessoas que também criam…

Existem inúmeras maneiras de aprender coisas novas, basta dar uma pesquisada na internet.

Faça parte de grupos e fóruns

Por serem parte do Facebook, é normal que existam grupos na rede social sobre o Spark AR Studio e os seus efeitos para Instagram.

Aqui, a dica é entrar e interagir com os demais integrantes, a fim de se ter novas referências ou conteúdos exclusivos criados por essas pessoas.

Acredite, tudo é válido!

Conforme o tempo passa, muita coisa pode acontecer; um exemplo é a nossa própria relação com a internet e as redes sociais. Com a pandemia da Covid-19, muita gente teve que se reinventar e criar novos meios de conseguir uma renda – e é até para ajudar nessa questão que o Bagy existe. 

Sabendo que o Instagram é uma das redes mais adoradas mundo afora e é a quarta mais utilizada aqui no Brasil, explorar ao máximo o que a ferramenta traz é imprescindível para ter o seu devido destaque.

Com relação aos efeitos do Instagram, que foi assunto desse texto, não se esqueça de que, além de criá-los, você precisa também testá-los. Grave vídeos, tire fotos, use o filtro no Reels… use a sua criatividade e surpreenda quem te segue!

A internet está repleta de boas referências e gente disposta a ajudar, então não se esqueça de criar contatos e ir atrás do conhecimento. Aqui no Blog da Bagy, por exemplo, nós temos à disposição conteúdos completos sobre vários assuntos, desde como se cria uma loja virtual até de que maneira você tem que se portar para ter um bom atendimento.

Portanto, além de postar fotos e vídeos, invista também em Reels, Stories, Boomerangs, enfim… são várias possibilidades que você pode explorar. E para quem está começando na área agora, é preciso conquistar os seus seguidores da maneira certa. Então, saber como conseguir mais seguidores no Instagram é fundamental.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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