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Como vender mais na internet: 10 dicas que você precisa aplicar para aumentar seu faturamento

Dicas para vender mais na internet

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Se você quer aprender como vender na internet, estude o mercado e seu negócio, crie estratégias de relacionamento com seu público, monitore os dados das suas redes sociais, defina promoções e fidelize seus clientes no pós-venda.

Você tem uma loja física ou online, quer ampliar e chegar mais longe com o seu negócio. Para isso acontecer você deve aumentar as suas vendas, e sabe que precisará criar estratégias e entender como vender mais na internet. Pensando em empreendedores assim, é que fizemos este artigo.

As vendas online hoje é responsável por um mercado financeiro bilionário, portanto a internet é a melhor forma de bater as suas metas de vendas e até ultrapassá-las usando as estratégias corretas.

Com a Pandemia do Covid-19 que chegou no início do ano de 2020, os e-commerces aumentaram de forma muito rápida. Quem não estava acostumado com as vendas pela internet, precisou se adaptar, pois toda sua concorrência também estaria vendendo no modo online.

Essa nova realidade de comércio só dá sinais de aceleração, por isso vamos te dar dicas de como vender mais na internet de forma simples e objetiva. Continue lendo!

Por que vender pela internet?

Empresários e empreendedores com muitos anos de estrada no seu comércio, se fazem essa pergunta, além de questionar quem dá conselhos para montar e colocar a sua loja online: “Por que vender pela internet?”

Vamos explicar direitinho como vender mais online e para quê, de modo que não fiquem dúvidas e você possa ajudar outras pessoas enviando esse texto para elas ou usando os argumentos que aprendeu aqui. 

Liberdade e Autonomia

As vendas na internet abrem um grande leque de oportunidades em todas as áreas. São muitos nichos e categorias que existem, e existe também a concorrência.

Na internet você tem liberdade para montar um e-commerce ideal ao seu público-alvo, e compete com lealdade com os seus concorrentes, mas primeiro de tudo: o seu e-commerce precisa ser compatível com os interesses e habilidades do seu público alvo ou persona.

Horário 

Com o celular nas mãos e a conexão com a internet, você trabalha de qualquer lugar. Já pensou tirar férias, estar na praia ou no campo e continuar vendo o seu negócio vender e render? A liberdade e autonomia que uma loja física tira de você, por ter que cumprir horário, na internet, você pode definir seus horários ou até trabalhar 24h por dia.

Calma, não to querendo que você fique online o dia todo e a noite inteira sem descanso. Muito pelo contrário. Com o e-commerce você está livre para resolver questões pessoais a qualquer hora, e agendar os atendimentos para um outro horário.

Chances de faturar alto

A sua loja além de ter um perfil nas redes sociais e um catálogo de vendas online, pode ir muito mais além tendo com um site próprio, pois ele estará de “portas abertas” por 24 horas, e vendendo sempre.

Para utilizar as ferramentas de vendas online que tem a seu favor e faturar alto com isso, é necessário que você saiba a forma certa de manuseá-la. E, isso consiste numa frequência de trabalho e estudo de estratégias para atingir resultados expressivos.

Por mais que pareça fácil, para aumentar as chances de faturar alto na internet, o trabalho não pode parar e você ou o gestor do seu negócio precisa estar sempre se atualizando. Faça isso e não se arrependerá quando ver o saldo em sua conta bancária!

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Como vender mais na internet, utilizando o marketing digital

Hoje não há mais espaço para o sucesso por aqueles que querem ficar no amadorismo na internet. Ou você se profissionaliza, ou estará sempre vendendo o mínimo do que poderia, aparecendo menos do que deveria e faturando tão pouco, que terá até vontade de desistir.

Se você perguntar “Como vender na internet” para qualquer pessoa que tenha um e-commerce, ela vai te dizer superficialmente:  “é só mandar seus produtos no WhatsApp das pessoas”. Vender na internet é muito mais do que isso.

Utilizar o marketing digital a seu favor, precisa de estratégias para dar certo e fazer você faturar alto. Continue lendo para aprender dicas valiosas que vão te ajudar!

Redes Sociais

É através das redes socais que as principais vendas na internet acontecem. Use estratégias digitais, tenha um catálogo de vendas online e um site próprio para facilitar a vida dos seus clientes e aumentar o faturamento do seu negócio.

No Instagram existe a opção da sacolinha na publicação que fizer na página oficial da sua loja, nela você pode colocar link direto para o produto que estará no seu catálogo. Uma opção muito prática para quem quer comprar e também para quem quer vender.

No Facebook, você pode aproveitar muito o Marketplace para divulgar os seus produtos e vender mais de forma online.

Além dessas duas, o WhatsApp Business é uma ferramenta de venda online tão importante quanto o Instagram, Facebook, Twitter, e Pinterest. Nele você tem diversas opções próprias para vendas e pode utilizar as listas de transmissão vip.

Na lista de transmissão no WhatsApp, você pode incluir clientes que já compraram ou tiveram interesse em algum dia, amigos, familiares e todas aquelas pessoas que estão dentro da sua persona, ou seu público alvo.

Nessa lista, divulgue o seu catálogo de vendas online, e lembre-se sempre de informar a essas pessoas que se trata de uma lista de transmissão, afinal, a empresa deve ser responsável e não deve ser incoveniente.

Anúncios

Os anúncios são fundamentais quando falamos de estratégias digitais e em como vender mais na internet. É através deles que sua empresa será vista. São eles que vão ajudar sua empresa a se destacar, trazendo um senso de necessidade e vontade de consumir o seu produto.

Inclusive, com as estratégias corretas você pode criar senso de urgência e de escassez, fazendo com que a pessoa queira comprar logo ao invés de deixar para depois. 

Inicialmente é essencial que sua empresa esteja cadastrada no Google Meu Negócio. Se você ainda não fez isso, assim que você terminar de ler esse artigo, vai lá e cadastre-se. É super prático, fácil, auto explicativo e importante para as suas estratégias de marketing digital e aumento do seu faturamento.

Os anúncios pagos são super eficientes e dão retorno do investimento. Mas para isso, aprenda como fazer da forma correta ou então vai achar que os anúncios não funcionam e que foi dinheiro jogado fora.

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, que por sua vez é a plataforma de busca mais utilizada em todo o mundo. Nela você pode promover publicações ou o perfil da sua empresa de forma a trazer mais resultados do que se você entrar na sua publicação e usar o botão “promover”, lá na sua rede social.

Saiba quem é o seu público através da definição de persona que você deve ter. Os anúncios que você fizer do seu negócio deverão estar direcionados para a persona já criada por você e sua equipe.

Se fazer anúncios é muito complicado para você, uma dica é contratar um profissional especializado no assunto que é o gestor de tráfego.

E-mail Marketing

Você deve estar se perguntando qual a diferença entre e-mail comum e e-mail marketing, né? Pois bem! O e-mail marketing vai recheado de estratégias de copywriting (técnicas de vendas). Muito provável que a ação que o seu cliente tiver no e-mail marketing, levará ele a um passo mais próximo de querer e precisar do seu produto.

Por esse meio de comunicação, o estrategista digital, produz o e-mail que fala diretamente com a pessoa que está lendo, criando assim uma conexão com a empresa que está enviando o conteúdo. 

Por ser um meio de comunicação muito utilizado para entregar conteúdos como promoções, textos sobre produtos e curiosidades para os clientes, é muito importante que você contrate um gestor para essa e outras funções relacionadas aos anúncios e criação de conteúdo.

Estratégia de Influencers

Que os influenciadores digitais chegaram com tudo nas divulgações de produtos, isso já não é novidade. Mas você sabe que não é todo influenciador digital que vai dar retorno para sua empresa?

Assim como a empresa precisa ter uma persona para as suas estratégias de vendas terem retorno, o mesmo acontece com o influenciador digital. Então, quando você contratar um influenciador para divulgar o seu produto, precisa saber se o público dele têm compatibilidade com o seu.

Os anúncios feitos através de influenciadores digitais, seguem a linha do Inbound Marketing, aquele que tem estratégias para encantar o cliente e criar nele, o desejo e a necessidade das pessoas irem até você.

Alguns influenciadores têm milhares de seguidores, e outros menos, e muitos deles são bem fiéis, a ponto de comprarem tudo o que o influenciador oferece.

Faça uma solicitação ao influenciador ou à sua assessoria sobre os números de interações com o conteúdo que eles têm, alcance e engajamento. Nem sempre o número de seguidores vai definir um retorno esperado, por isso siga todas as dicas que passamos aqui para acertar em cheio no profissional certo.

Site

Existem plataformas que te ajudam a montar a sua lojinha na internet para você vender mais online sem complicações e de forma fácil e ágil. A Bagy por exemplo, tem um aplicativo que te permite gerenciar toda sua loja pela palma da sua mão de forma simples e intuitiva.

Destaque na CNN Brasil, Forbes, Isto É, e O Tempo, a Bagy conta com soluções para automatização do seu site e suas vendas na internet irão funcionar sozinhas, sem que você precise ficar atendendo ligações e respondendo chamadas 24h por dia.

No entanto, não basta estar presente na internet, é imprescindível buscar estratégias de como vender mais neste ambiente. Isso porque, da mesma forma que aumentam os usuários de lojas online, aumenta também a concorrência.

E falando em anúncios de vendas através de site, saiba que existe lei a se cumprir neste ambiente. e você pode conferir no descrito no decreto N° 7.962 de 15 de março de 2013, que consta as seguintes regras:

  • O empresário deverá destacar na página inicial do site, a razão social do negócio, juntamente com o CNPJ;
  • Endereço físico e eletrônico são ítens obrigatórios e visíveis;
  • Oferecer atendimento de qualidade ao cliente;
  • As informações sobre os produtos e/ou serviços deverão ser claras e precisas (se for produto frágil ou ofereça algum risco à saúde do comprador);
  • É obrigatório a clareza também nas informações sobre fretes, modalidades de pagamento, preço e prazo;
  • Investir em ferramentas que mantenham sob sigilo os dados pessoais fornecidos pelo cliente na hora da compra;
  • Após concluída a compra, o site deverá enviar a confirmação;
  • E por último, os direitos e deveres do consumidor continuam valendo para compras online, e o comprador tem direito a troca e arrependimento.
Mantenha-se atualizado sobre as tendências para vender online. Acompanhe o Dicas para Lojistas e fique por dentro das novidades.
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10 dicas práticas de como você pode vender mais!

Agora que você já entendeu que é possível vender mais online e lucrar mais mantendo uma presença digital, organizamos 10 dicas que você vai amar colocar em prática no seu site e na rede social do seu negócio.

É isso mesmo, desvendamos os segredos que te atrapalham de seguir adiante. No final deste artigo, você estará pronto para ganhar muito dinheiro porque terá aprendido como vender mais na internet.

Estude o mercado e o seu negócio

Para todo nicho, existe um concorrente. E você deve conhecê-lo para criar as suas estratégias com o diferencial competitivo que fará o cliente comprar com você.

Mesmo que o seu negócio seja totalmente inovador, sem concorrentes no seu ramo, estude o mercado. Queira saber o que as pessoas acham do que você está oferecendo e o que elas mudariam.

Procure empresas como a sua na mesma área de abrangência e como elas se portam diante dos seus clientes, quais os materiais elas utilizam e etc. Conhecer o concorrente e o mercado é imprescindível para que sua empresa ofereça o diferencial que irá fazer as pessoas te escolherem.

Uma das formas de estudar o mercado é através de pesquisas que podem ser diretas após a empresa disponibilizar amostras grátis sobre os produtos, quando o comércio é do ramo alimentício ou cosméticos por exemplo.

Se após o estudo de mercado, você acreditar que deve mudar algo para melhorar, não se preocupe, é possível mudar as estratégias a qualquer momento se perceber que não está tendo o resultado desejado.

Crie estratégias de se relacionar com o seu público

Há muito tempo que a forma de comprar das pessoas mudou. Hoje em dia, elas compram principalmente de empresas e pessoas que se relacionam com elas, que se interessam pelas suas necessidades e se importam com os seus sentimentos.

Portanto, partindo do princípio de vendas com propósito, crie estratégias para você se relacionar com o seu público de uma forma que te traga para perto da vida deles, assim quando eles precisarem de algo, lembrarão de sua empresa.

Uma dica bacana para conhecer os seus clientes de perto, é utilizar as ferramentas do Instagram, lugar onde as pessoas estão conectadas o dia todo e consomem conteúdos de diversos formatos e interesses. 

Lá você pode criar enquetes para saber do que eles gostam, qual a cor preferida, o que eles mais gostam de comer, de vestir, se preferem praia ou campo, etc. É possível e indicado que você faça perguntas do seu nicho principalmente.

Faça caixinhas de perguntas também no Instagram para conhecê-los e use as respostas para criar estratégias de vendas de acordo com o que a sua audiência gosta e precisa para resolver algum problema e suprir a sua necessidade de algo.

Explore os dados do seu perfil nas redes sociais

O perfil da sua rede social deve ser profissional e com todas as informações pertinentes na sua biografia, como:

  • Nome do estabelecimento (loja, restaurante, salão, studio, empresa e etc);
  • Qual o seu ramo/qual o produto você trabalha (vestuário feminino, doceria, peças automotivas, etc);
  • Mantenha o telefone para contato atualizado e aproveite o link clicável para o usuário ir direto ao atendente;
  • Cidade e endereço disponíveis no campo endereço.

Estas informações dos seus dados expostos no seu perfil são importantes porque dão segurança ao usuário do seu site ou plataforma.

Dica de ouro neste ítem é: sempre que fizer um card, uma publicação que for compartilhável e vai ser divulgada em outros locais, lembre-se de colocar o endereço da internet e seu telefone nela.

Dessa forma, em qualquer lugar que essa publicação chegar, o nome do seu negócio estará sendo divulgado instantaneamente, fazendo as pessoas lembrarem de você quando necessitar do produto que oferece.

Estruture um calendário de promoções

As promoções são super bem requisitadas e aceitas em todas as áreas, seja em compras ou serviços, os consumidores sempre estão à espera delas para comprar alguma coisa que não poderiam fora da promoção.

Além disso, esse é o momento em que você atrai pessoas para conhecer o seu negócio, e a partir de um bom atendimento, preço, condições de pagamento, e diferencial competitivo, é esperado que elas se tornem clientes fiéis.

A estrutura das promoções deverá ser montada com antecedência para dar tempo de você divulgar bastante antes do dia. Por isso, que tal criar um calendário de promoções?

Fazendo isso, você já deixa o seu negócio preparado para “ofertas de aniversário”, Black Friday, queima de estoque em virada de estação e muito mais.

Criar um calendário e divulgar as promoções antes delas acontecerem é importante para atrair mais clientes e para analisar a reação deles. Caso algo não esteja muito interessante, os clientes vão comentar e você terá tempo para ajustar tudo e garantir boas vendas.

Ofereça cupons de desconto para primeiras compras

Já começamos essa dica, trazendo para você dois cases de sucesso com essa prática de ofertar cupons de desconto nas primeiras compras, ela é muito comum nos aplicativos de delivery, como Ifood e Uber Eats.

Então utilize em seu negócio, as boas ideias, e tenha como incentivo e inspiração as empresas e pessoas que têm sucesso na vida.

Como falamos acima de algumas formas de divulgar a sua loja online e como vender mais na internet, utilize estes mesmos canais, como influenciadores digitais e anúncios no Google e em blogs, para divulgar os cupons de desconto.

Eles deverão ser estruturados pela equipe de gestores do seu site, para que o desconto seja válido apenas na primeira compra ou em quantas vezes você puder permitir para que o cupom seja aproveitado.

Mas, por que dar cupom de desconto às pessoas? Para atrair o cliente e converter em vendas.

Enfim, o cupom de desconto certamente pode ser a resposta para quem pergunta como vender mais online. Seguido de ter empatia com as pessoas, atendimento diferenciado e com oportunidade de pagar menos, são essas coisas que fazem melhorar as vendas e os clientes voltarem.

Integre as suas redes sociais com um canal de suporte ao cliente

Muitas pessoas que compram pela internet, acabam em algum momento precisando de um suporte, seja ela para finalização de compra, dúvida sobre o produto, prazo de entrega, utilização do produto, fazer reclamações e etc.

São inúmeros os motivos pelo qual alguém pode precisar de um suporte. E é por isso que as redes sociais da sua marca devem ter integrada a elas, um canal onde tenha pessoas capacitadas para resolver as necessidades dos seus clientes.

No site da empresa, o gestor pode inserir um chatbot – aquela janelinha de bate-papo com um colaborador que aparece na tela quando você abre a página. Isso acontece com empresas que têm responsabilidade com o usuário, e isso impacta positivamente o consumidor.

É normal que as pessoas antes de finalizar uma compra, tenham dúvidas, e tudo que você deve fazer, é dar um suporte excelente a essas pessoas indecisas para garantir a venda e fidelização delas.

Diversifique os canais de comunicação com o cliente

Ofereça de forma clara nas suas redes sociais, canais de atendimento onde o consumidor fale com a empresa por onde desejar. Pode ser por: e-mail, chat online, direct do Instagram, Messenger no Facebook, WhatsApp, telefone etc.

As pessoas são diferentes, têm necessidades e gostos diferentes. Algumas usam bastante o meio de contato através de telefone, enquanto outras usam apenas as mensagens de Whatsapp para se comunicarem.

Tem pessoas que nem lembram que existe e-mail, enquanto que existe uma turma só sabe se organizar se tiver o e-mail na palma das mãos.

Contando com essa diversidade de personalidades, é que nós indicamos que para que todos os seus clientes consigam falar com sua empresa, você disponibilize canais de comunicação de todas as formas possíveis.

Otimize o seu site para converter de acordo com o seu nicho

Como falamos acima, não adianta ter uma plataforma, um site ou um serviço e divulgá-lo sem critério, sem estratégia, de qualquer jeito. Apenas ter um endereço não basta dentro do mercado digital, só isso não vai fazer sua empresa sair vendendo sozinha.

Para atingir o seu público e converter acessos em vendas, a divulgação deverá atingir o seu nicho. E para isso, a sua empresa precisará de um site profissional e otimizado.

O que significa torná-lo acessível e visto facilmente nas pesquisas, sendo capaz de proporcionar uma experiência incrível para quem o acessar.

Saiba que o seu concorrente também está na internet e pode ter um site muito bom. Por isso, é imprescindível investir no desenvolvimento do seu próprio ambiente virtual, para ver o seu empreendimento crescer e muitas vezes, em curto prazo.

O investimento será voltado para a profissionalização e otimização do seu site, dessa forma ele trará conversão de acessos para o seu nicho. Assim, com técnicas desenvolvidas pela empresa de gestão do seu site, como Digital Analytics e testes de usabilidade, seu site terá mais credibilidade e fidelidade à marca.

Fique atento à jornada do cliente

Não há como vender mais na internet se você não estiver de olho na jornada do cliente. Seja honesto, prestativo, e interessado por ele, pela trajetória, rotina e estilo de vida dele.

Mande e-mails com pesquisas para mantê-lo próximo a sua empresa, faça stories e perceba como os seus clientes reagem às publicações.

Esteja atento para corresponder às expectativas da jornada de quem sustenta a sua empresa.

Busque fidelizar o cliente através do pós-venda

O serviço de pós-venda faz parte de um suporte de qualidade, por isso, mesmo caso o cliente não fale com a empresa depois de comprar, a equipe de vendas/suporte deverá entrar em contato para saber se está tudo bem.

Mostre-se disponível para quaisquer dúvidas a respeito do produto ou serviço.

Essas atitudes fazem parte da sua lista de atividades de como vender mais na internet, assim você terá uma cartela recheada de clientes fidelizados, aumentando as chances de que eles o indiquem para outras pessoas.

Por que ter um site te ajuda em todos esses processos?

O site é a ferramenta mais completa que o empresário ou empreendedor de todos os tamanhos pode ter como aliado nas vendas online. 

Um site bem estruturado e otimizado vai trazer para sua empresa, quem precisa dela, as pessoas que estão procurando pelo que você oferece e tudo o que falamos acima. Ter suporte e comprar de forma fácil através de catálogo de mercadorias para vendas online, clareza nas formas de pagamento e envio e etc.

Agora me diga como vender mais na internet sem ter um site de qualidade? Pois é, eu sei que é difícil. Mas o Bagy pode te ajudar a ter o seu site e vender muito!

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Tenha um site pronto para sua loja vender!