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Marketing para lojas: como fazer + 10 estratégias que fazem toda a diferença

Marketing para lojas

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O que é marketing para lojas? O marketing para lojas está relacionado com o uso do marketing por lojistas. Ainda que muitas estratégias sejam semelhantes independentemente da área do negócio, existem algumas técnicas que são específicas para as lojas.

Independentemente do ramo do negócio, o marketing é extremamente importante para garantir o sucesso do empreendimento. Nesse sentido, o marketing para lojas pode ser um divisor de águas para os lojistas que buscam vender mais e alcançar patamares mais altos.

Quando a pandemia começou, por exemplo, muitas lojas ainda não investiam em marketing e acabaram enfrentando dificuldades para alcançar o público em um momento tão delicado, o que fez com que muitas empresas precisassem fechar as portas após anos de funcionamento.

Além disso, vivemos em um mundo digital e a grande maioria das áreas vêm se transformando com uma velocidade impressionante, principalmente em razão do surgimento de novas tecnologias, de forma que não só temos que estar presentes no meio online como também saber como nos divulgar na internet.

Se você quer aprender mais sobre o conceito de marketing para lojas e como fazê-lo, assim como dez estratégias que fazem toda a diferença, continue com a gente até o final deste artigo!

O que é marketing para lojas?

De acordo com a American Marketing Association (AMA), uma das associações de profissionais de marketing mais famosas do mundo, poderíamos definir o marketing como “a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Por muitos anos, os profissionais da área trabalhavam em cima de quatro pilares, também conhecidos como os quatro P’s do marketing. São eles:

  • Produto – é o que estamos realmente vendendo aos nossos clientes, ou seja, o que ele vai adquirir;
  • Preço – é o valor que cobramos pelos produtos e serviços que oferecemos, podendo ser mais alto dependendo do que está agregado à oferta;
  • Praça – são os canais de distribuição e pontos de contato entre a marca e o cliente;
  • Promoção – é a estratégia usada para promover as vendas e comunicar os atributos da marca.

Os quatro P’s ainda são usados e não devem ser esquecidos, mas as estratégias evoluíram bastante com o passar do tempo e hoje em dia temos cada vez mais possibilidades de inovar em marketing.

Quando pensamos em marketing para lojas, estamos falando justamente sobre uma estratégia de marketing focada nas necessidades dos lojistas e voltada especificamente para esse tipo de negócio.

Caso a sua loja seja virtual, o marketing com certeza vai ser decisório para que a empresa alcance um bom crescimento. Isso porque a competição é mais acirrada, uma vez que marcas de todo o mundo podem ser nossas concorrentes.

Por que fazer marketing para a sua loja?

Nos últimos anos, o número de empresas abertas cresceu significativamente. Ao mesmo tempo, com a popularização das mídias digitais, tornou-se raro encontrar uma marca que não esteja presente no meio online.

Hoje em dia, uma pequena loja virtual pode competir diretamente com grandes marketplaces do mercado, pois não enfrentamos mais as barreiras físicas que antes limitavam o aumento das vendas.

Em um contexto em que há uma competição tão acirrada, o marketing vem para nos ajudar a alcançar nosso público-alvo e posicionar os produtos e serviços que oferecemos como uma opção atrativa.

Assim, o marketing para lojas é usado para reforçar a imagem da marca na mente dos consumidores e também incentivar o consumo por meio da realização de ações promocionais.

Como o marketing impacta positivamente os resultados de vendas?

O marketing não necessariamente é usado apenas para gerar resultados em vendas, uma vez que há inúmeros benefícios que o marketing pode trazer para uma empresa e muitos deles são intangíveis.

Entretanto, o marketing impacta sim as vendas e ambos podem caminhar lado a lado com o objetivo de criar campanhas capazes de gerar mais vendas e acompanhar a jornada dos atuais clientes para garantir uma boa experiência, gerando mais compras no futuro.

Em datas comemorativas ou eventos como a Black Friday, por exemplo, muitos negócios aproveitam o momento para investir em campanhas pesadas de divulgação oferecendo descontos, frete grátis e/ou brindes para os compradores.

É importante ressaltar que, principalmente no meio digital, nós precisamos transmitir credibilidade e confiança para realmente conseguir convencer alguém a comprar algo conosco.

Quais as consequências de não se preocupar com o marketing?

Uma empresa que não se preocupa com o marketing pode enfrentar sérios problemas para competir com os concorrentes, uma vez que ela dificilmente vai conseguir se diferenciar das outras marcas existentes.

Como mencionamos no início do artigo, muitos negócios precisaram fechar suas portas após anos de funcionamento simplesmente porque não priorizaram o marketing e não eram reconhecidos na internet.

Além disso, lembre-se que o marketing é uma área específica e que requer estudo, de forma que não adianta tentar executar tudo sozinho sem a ajuda de profissionais capacitados na área para compor a sua equipe.

Outro ponto que deve ser levado em consideração ao contratar um serviço de marketing é que existem muitas empresas prestadoras que não conseguem trazer resultados para seus clientes, então busque por recomendações antes de fazer sua escolha.

Como fazer marketing para lojas?

As técnicas usadas no marketing podem variar bastante dependendo do nicho do negócio e com as lojas não é diferente. Fazer marketing para lojas requer todo um planejamento focado no que a loja tem a oferecer.

Como a loja é um local que promove vendas diretas, toda a estratégia de marketing e de comunicação deve convergir para facilitar esse processo de venda, solucionando as possíveis dúvidas dos consumidores e incitando o desejo de adquirir determinados produtos.

Outro ponto que merece atenção é que muitos clientes compram uma experiência e não apenas um produto ou serviço. Dessa forma, precisamos oferecer uma excelente experiência de compra, além de ótimos produtos.

Uma sugestão é reforçar os benefícios que os clientes têm ao comprar com você. Há algum tipo de desconto? Entrega grátis? Garantia estendida? Novidades exclusivas? Aqui, ressalte o que você faz que seus concorrentes ainda não estão fazendo.

Quais estratégias de marketing adotar na loja?

A seguir, vamos conhecer dez estratégias de marketing que você pode começar a aplicar na sua loja!

Faça um bom planejamento

Em primeiro lugar, para que tenhamos uma estratégia de marketing efetiva é necessário fazer um bom planejamento das ações que deverão ser executadas para alcançarmos os resultados almejados.

Quando falamos em marketing, o planejamento tem a função de um guia, um direcionamento que vai orientar todo o trabalho a ser realizado pela equipe que atua com essa área.

Na etapa do planejamento, vamos definir quem serão os responsáveis por cada tarefa a ser feita, qual o orçamento que temos à nossa disposição, quais os prazos máximos para cada atividade e o que esperamos alcançar.

Também vamos escolher um público-alvo a ser atingido, escolher os canais que serão usados para comunicar as campanhas e criar um conceito criativo para nortear a produção das peças.

É importante ter esse documento em mãos não somente para direcionar as ações como também para acompanhar se tudo está indo conforme deveria e avaliar os resultados que estão sendo alcançados.

O ideal é que o planejamento de marketing seja embasado em números, de preferência coletados por meio de pesquisas de mercado realizadas pela própria empresa e de fontes confiáveis na área.

Assim, de nada adianta executar o plano de marketing sem que hajam indicadores capazes de medir o que está sendo realizado, identificando pontos positivos e negativos. Isso vai ajudar, inclusive, na elaboração de novos planejamentos.

Construa a identidade da sua marca

A identidade da marca envolve tudo o que está relacionado ao negócio e à experiência que você consegue fornecer ao cliente. Qual a primeira imagem que vem à cabeça quando pensam na sua loja?

Embora que seja bastante confundida com a identidade visual, a identidade de uma empresa vai muito além do design. Ela está relacionada com o branding, a estratégia de gestão da marca.

O branding envolve inúmeros fatores, ele está presente desde o posicionamento que a marca tem perante o mercado ao propósito e valores defendidos abertamente pela organização.

Além disso, a conceitualização do branding deve ser feita em conjunto com o planejamento de marketing para garantir um alinhamento entre a identidade da marca e as ações executadas.

Um branding bem trabalhado é sinônimo de uma identidade forte, o que contribui não só para o aumento das vendas como também para criar conexões reais com os clientes e despertar sensações nos momentos de contato com a marca.

Segmente o público

A segmentação do público é fundamental para que consigamos atingir exatamente quem nós queremos com as campanhas de marketing da marca, principalmente quando trabalhamos com anúncios nos meios digitais.

Até um tempo atrás, a grande maioria das empresas preferia investir nos veículos de mídia tradicionais para divulgar seus anúncios e alcançar o público. O grande problema desse tipo de estratégia é que esses meios de comunicação não permitem que nós saibamos exatamente quem está consumindo o conteúdo, de forma que pode ser difícil segmentar corretamente a audiência.

Com a popularização das redes sociais, as ferramentas de segmentação são atualizadas com frequência e possuem funcionalidades avançadas, permitindo a promoção de anúncios para pessoas com características específicas.

Se a sua loja vende roupas infantis voltadas para a classe média, por exemplo, você poderia criar anúncios direcionados para mulheres com formação superior e que tenham filhos, focando nas regiões que a empresa atende.

Saiba com quem está falando

Saber com quem você está falando está diretamente conectado à segmentação do público, uma vez que não podemos segmentar nossa audiência se não sabemos exatamente quem são as pessoas que formam esse grupo.

Aqui, o indicado é que a empresa invista na realização de pesquisas de mercado e entrevistas com pessoas que fazem parte do público que a empresa deseja atender. Somente conversando com clientes reais é que iremos entendê-los.

Também é recomendável procurar por pesquisas externas, como coletas realizadas pelo próprio governo e até dados divulgados por outras empresas. Esses dados são uma boa fonte de comparação com as respostas que você vai obter.

Já existem empresas que prestam o serviço de realização de pesquisas para outros negócios, o que pode ser uma boa opção caso você possa arcar com os custos e não tenha experiência com esse tipo de atividade.

Uma dica é criar uma persona, ou seja, um personagem fictício que possua características semelhantes às do seu público-alvo. A materialização do perfil da audiência auxilia a produzir conteúdos mais direcionados para quem você quer atingir.

Encontre a forma certa de se comunicar

Para se comunicar de maneira assertiva com seu público, é importante não só entender quem são as pessoas que compõem o público como também qual a imagem que a marca quer passar.

Isso porque a comunicação empresarial demanda que a empresa estabeleça seu próprio estilo, tanto visual quanto escrito. É essa estratégia que vai garantir que a comunicação esteja alinhada com o posicionamento.

Qual é, por exemplo, o tom de voz da sua marca? Vocês usam uma linguagem simples ou mais complexa? Quais temas a empresa aborda nos materiais de comunicação? E quais temas não podem ser abordados? Quais cores são usadas? Alguma cor ou elemento imagético deve ser evitado?

Com todas essas perguntas respondidas, você vai conseguir criar peças capazes de se comunicar melhor com seus clientes atuais e possíveis consumidores.

Ofereça descontos e faça promoções

Os descontos e promoções são ótimas formas de incentivar seus clientes a consumir mais, principalmente em datas comemorativas em que há um fluxo mais alto de vendas nos estabelecimentos comerciais.

Aqui, não esqueça de que o abatimento no valor não deve prejudicar o fluxo de caixa da loja, o que demanda todo um estudo de precificação dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. 

Uma técnica interessante é criar cupons de desconto personalizados para cada canal usado pela marca. Com isso, você consegue identificar de onde os seus clientes estão vindo e descobrir o que está funcionando mais.

Faça parcerias

As parcerias podem auxiliar a impulsionar as vendas e também a construir uma imagem mais consistente da marca, pois os parceiros são percebidos de uma determinada forma pelo público.

Uma ideia é fazer parcerias com outras empresas que ofereçam produtos complementares aos seus. Por exemplo, uma loja de roupas femininas poderia lançar uma coleção em conjunto com uma loja de roupas infantil e o lucro das peças vendidas é revertido para ambas as marcas.

Outra possibilidade é fazer parcerias com pessoas físicas e não empresas, como blogueiras, personalidades públicas e influenciadoras digitais que criam conteúdo para uma audiência semelhante à sua.

Entretanto, é preciso ter atenção, pois se a parceria tem uma atitude negativa ela pode manchar a imagem da marca.

Invista nas estratégias de marketing digital

Como falamos anteriormente, as estratégias de marketing digital são muito importantes no contexto das vendas online, já que a grande maioria das empresas hoje vende também pela internet.

A principal diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital é que o público tem mais voz nos meios digitais, de forma que as pessoas conseguem responder a marca e enviar perguntas em questão de segundos.

Além disso, as ferramentas digitais nos fornecem dados sobre o comportamento do público que temos, o que pode ser extremamente útil no momento de elaborar o planejamento de marketing.

O custo da divulgação online também é mais acessível, o que permite que empresas de qualquer porte promovam campanhas digitais.

Esteja presente nas redes sociais

A presença nas redes sociais está bastante ligada às estratégias de marketing digital, pois são os principais canais escolhidos pelas empresas. As redes mais populares são o Instagram, o Facebook, o Twitter e o YouTube.

A principal facilidade em usar as redes sociais é que a maior parte das pessoas já usa essas ferramentas, o que faz com que já estejam familiarizados com o formato trabalhado nas redes.

E, claro, invista em produção de conteúdo. O público é ainda mais seletivo nas redes sociais e nem sempre acompanham marcas na internet. Ao produzir conteúdo que seja interessante e útil para seus clientes, você engaja ainda mais a sua audiência.

Acompanhe os indicadores

Por último mas não menos importante está o acompanhamento dos indicadores. Os indicadores são, basicamente, os números que escolhemos acompanhar para verificar a efetividade das nossas ações.

Se o objetivo é aumentar as vendas, por exemplo, não basta termos em mãos os números de curtidas e interações nas redes sociais, pois precisamos dos dados ligados à conversão em compras.

Acompanhar os indicadores permite avaliar se está tudo ocorrendo conforme queremos ou se precisamos mudar algo durante o processo.

Quais os erros comuns a serem evitados?

Existem inúmeros erros que são recorrentes e que devem ser evitados ao criar uma estratégia de marketing para lojas. O principal é realizar apenas ações isoladas, sem um planejamento englobando todas as atividades que a marca precisa fazer.

Outro erro é não desenvolver pesquisas de mercado, o que gera um desconhecimento em relação ao público e à concorrência. Como explicamos, precisamos compreender nossa audiência e também nossos concorrentes para manter a competitividade.

Além disso, muitas lojas ainda resistem às redes sociais, que são extremamente necessárias para sobreviver ao ambiente digital, e acabam ficando ultrapassadas em comparação com as outras empresas.

Por fim, ainda há quem acredite que não precisa ter conhecimento formal em marketing. Assim, procure se profissionalizar na área ou contrate um profissional especializado nesse tipo de trabalho.

Em geral, aprendemos que o marketing para lojas é indispensável para que os consumidores tenham uma lembrança positiva da marca e, consequentemente, alcançar ainda mais vendas.

Vimos que existem consequências de não investir em marketing e que as técnicas usadas vão variar conforme o nicho do negócio. Por fim, conferimos as dez principais estratégias de marketing para lojas.

E aí, conseguiu entender como funcionam as estratégias de marketing para lojas? Aproveite para ler o nosso artigo sobre as estratégias de vendas online e descubra como vender ainda mais!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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