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Vendas

11 estratégias de vendas online que vão impulsionar o seu negócio e potencializar as suas vendas

Aprenda estratégias de vendas para potencializar o seu negócio

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para se destacar na internet, aplicar algumas estratégias de vendas online é fundamental para que você tenha sucesso do início ao fim. Dentre as mais lembradas estão a criação de um site e a presença nas redes sociais – porém, várias outras podem te ajudar. Confira no artigo quais são e como elas funcionam.

Os últimos anos foram essenciais para boa parte dos novos empreendimentos, principalmente por conta da expansão da internet e das estratégias de vendas online que surgiram junto dela.

Com a democratização do acesso à rede por pessoas de diferentes idades e classes sociais, é muito comum encontrar novos negócios que já nascem direto no ambiente digital. Contudo, para que os frutos sejam colhidos, é preciso pensar em muito mais coisa do que só ter um produto ou serviço para oferecer aos outros.

Exemplo concreto disso que acabamos de mencionar é uma das consequências que a pandemia trouxe à nossa sociedade: o isolamento social. Com ele, muita gente passou a trabalhar de casa e, por ver uma grande potência na internet, resolveu investir nela para gerar a sua renda.

Atualmente, existem cerca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce, o que comprova o grande êxito que possui entre lojistas e consumidores. Mas para que todo o processo seja satisfatório, é preciso praticar certas estratégias para vender.

Muitos vendedores, por serem novos na área, ainda têm dificuldades em suas vendas e acabam apenas anunciando seu serviço na internet. Porém, como sabemos que outros pontos são importantes, compilamos neste texto as 11 melhores estratégias de vendas online.

Então já separe um papel e uma caneta, porque hoje o assunto é muito importante e tem tudo para te ajudar na sua caminhada.

11 estratégias infáliveis de vendas online

Tenha um site de vendas 

Se a principal premissa de uma empresa física é ter um bom espaço, o mesmo vale para quem vende online. No entanto, na internet, o que conta é o seu site.

Fazer compras online ainda deixa muita gente insegura, por não saber se a ação é segura ou não. Por isso, é muito importante que você mostre aos seus clientes que seu ambiente é de confiança e que você está ali para ajudá-los.

Para que essa impressão chegue até os usuários, é imprescindível que seu site seja:

Fácil de usar

Para que a experiência de compra de uma pessoa seja boa do início ao fim, seu site precisa ser intuitivo e fácil de usar. Dessa forma, os produtos são encontrados rapidamente, evitando com que o cliente desista da ação.

A funcionalidade de um site engloba diferentes aspectos e vão desde um bom layout até a conferência de que todos os links estão funcionando.

Seguro

É normal que muitas pessoas ainda tenham receio de comprar online, pelo fato de precisarem deixar os dados do seu cartão salvos em uma plataforma ou por não poder ver o produto que está sendo comprado.

Diante disso, mostre a todos que o seu ambiente de compras é seguro. Nesse caso, contar com o apoio de empresas especializadas em serviços de proteção ao site pode ajudar bastante na concretização da venda.

Responsivo para mobile

Muitas pessoas acessam a internet a partir dos seus smartphones – e é por isso que seu site precisa ser responsivo para esses aparelhos também. Certifique-se de que sua página tenha um carregamento rápido e que a navegação seja prática e simples.

Com opções de layout

Um site agradável de se navegar proporciona uma ótima experiência ao usuário. Por isso, quando for criar o seu, lembre-se de verificar se a plataforma oferece opções customizáveis de layout para que você crie algo que não tenha apenas a sua cara, mas que também auxilie nas vendas.

Com diferentes opções de pagamento e de frete

Segundo um levantamento feito pelo Business Insider, aproximadamente 4 trilhões de dólares deixaram de ser recebidos em 2020 por conta de abandono de carrinho – o que pode acontecer se muitas etapas existirem até a hora do pagamento.

Sabendo dessa realidade, é muito importante que você elimine essas etapas desnecessárias e também ofereça várias opções de pagamento e de frete, visto que a agilidade na entrega tem contado muito dentro das estratégias de vendas.

Aposte no cross selling

Estratégia tradicional no marketing digital, o cross selling é o processo em que um site sugere ao cliente um produto similar ao que está sendo comprado antes da finalização da compra.

Dessa maneira, o consumidor não estará sendo persuadido a gastar mais na compra, mas se sentirá convidado a conhecer algo que talvez lhe interesse e seja útil.

A tática de cross selling pode ser encontrada em diversos sites e, a isso, tem-se uma única razão: funciona!

Portanto, utilize-a ao seu favor e agregue-a ao seu site o quanto antes.

Esteja presente nas redes sociais

Um relatório desenvolvido pela Forbes apontou que 25% dos usuários de redes sociais seguem páginas e perfis de marcas que acabam se identificando com a mensagem que passam.

Isso só é possível porque essas empresas estão presentes no dia a dia dos seguidores, mostrando a eles o real motivo de estarem ali, seja respondendo perguntas ou marcando presença para um novo lançamento.

Lembre-se de que uma venda é apenas consequência da relação que você cria com quem está do outro lado. Portanto, a empatia deve estar sempre em primeiro lugar.

Quando consumidores encontram nas redes sociais um meio de estar em constante contato com uma empresa que admiram, eles se sentem mais seguros e confiantes de irem adiante em uma compra – e não uma só vez, mas sim várias.

Estabeleça conexão com seus clientes

Assim como comentamos na estratégia 3, estar presente nas redes sociais ajuda na criação de uma conexão verdadeira com os clientes.

Proporcionar às pessoas uma boa experiência de compra é fundamental para que você tenha a preferência dele nas próximas. Inclusive, a Opinion Box já mostrou por meio de números essa afirmação: cerca de 69% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço se a empresa oferecer uma percepção positiva.

Além dessa vantagem, ainda existem outras que podem agregar ainda mais ao seu negócio – e tudo porque você prezou pelo bom relacionamento com todos.

Ganho da preferência

Ter a preferência do consumidor é sempre um grande desafio – porém, uma vez conquistada, é muito difícil que você a perca.

A conexão emocional com os consumidores é fundamental para que você seja lembrado na hora de uma compra, pois além de adquirir um produto seu, ele também estará de acordo com seus valores e propósitos.

Construção de comunidade

Quando você ganha a preferência de vários clientes, eles passam a fazer parte de uma comunidade, ou seja, a presença deles no seu espaço se dá não só pelo o que você tem a oferecer, mas também pelo o que você tem a dizer.

Defensores de marca

Uma comunidade engajada pode ser uma grande aliada na hora de vender a sua marca, uma vez que os usuários tornam-se defensores dela e acabam indicando o seu nome para seus conhecidos.

Faça um Plano de Vendas

Saber exatamente quais estratégias de vendas você vai utilizar em sua empresa é muito importante para que novos clientes surjam. E para que todas elas estejam alinhadas com o seu objetivo, ter um plano de vendas é essencial.

Para que seu plano de vendas fique completo, é necessário compilar algumas informações, como perfil do cliente ideal, os canais de marketing que mais se adequam à sua abordagem, entre outras.

É importante lembrar que um bom plano de vendas precisa ser revisado com frequência, pois assim como os objetivos de um negócio mudam, suas estratégias para vender também podem mudar.

A seguir, nós explicamos um pouco mais sobre dois pontos fundamentais para montar um plano de vendas:

Pesquise as principais características do público-alvo

Toda empresa precisa conhecer quem é o seu público-alvo, seja ela física ou online. Portanto, mapear as características principais dele é imprescindível para que suas estratégias de vendas sejam eficazes.

Em posse dessas informações, você terá muito mais opções de como trabalhar em sua comunicação, pois a linguagem estará coerente com quem está recebendo a mensagem. 

Crie um perfil de cliente ideal

Também conhecido como persona, o cliente ideal da sua empresa é aquele que representa o tipo de cliente que você quer atrair e, consequentemente, vender.

Essa etapa é muito estratégica para qualquer negócio por 3 razões:

  1. Ajuda na identificação de um potencial cliente já na prospecção;
  2. Por possuir características bem singulares, todos da empresa o reconhecem facilmente;
  3. As estratégias de vendas online seguem a linha de expectativa do cliente.

É sempre importante destacar que uma empresa pode ter mais do que um cliente ideal.

Aposte no Marketing de Conteúdo

Quando um negócio online começa a ser estruturado, a criação de conteúdo é muito importante, pois é a partir dele que os clientes conhecerão mais sobre você e manterão contato posteriormente.

O fato é que você precisa ser criativo e original, pois uma das questões mais pertinentes quanto ao marketing de conteúdo é reter uma pessoa como sua seguidora. Sendo assim, se você entrega um determinado tipo de informação, o seu seguidor permanece contigo para continuar recebendo informações semelhantes às que ele já recebeu.

Uma vez que você desperte o interesse de uma pessoa na internet por meio do conteúdo produzido, você consegue criar oportunidades de vendas ou de negociação com ela – mas sempre de maneira natural, é claro.

Sabendo disso, faça um levantamento de temas que sejam de interesse do seu público e crie materiais que se alinhem a isso.

Tenha um planejamento de logística

Apesar de atuar de maneira online, uma loja virtual precisa pensar em sua logística também. Afinal, é preciso existir um estoque de produtos e uma forma de enviá-los aos clientes.

Nessas horas, um planejamento é crucial, pois ele te guiará etapa após etapa de como prosseguir durante sua jornada de vendas.

Para montar uma logística que funcione para a sua realidade, responda as seguintes perguntas:

  • Como eu vou criar o meu conteúdo? Será apenas nas redes sociais ou eu vou ter um blog também?
  • Eu tenho dinheiro para investir em anúncios na internet?
  • Como vou conseguir novos clientes? Como eles vão me achar?
  • Posso trabalhar com descontos especiais?
  • Quais serão as formas de pagamento? E o frete?
  • De que forma vou fidelizar meus clientes?
  • Como vou conseguir os feedbacks?

Pensar em perguntas como essas pode te dar um norte de como estruturar um bom planejamento.

Faça SEO para o seu site

Sigla para Search Engine Optimization, o SEO é uma estratégia de otimização de busca. Mas o que isso quer dizer?

Pense no seguinte cenário: se uma pessoa quiser comprar uma pizza, mas não sabe de qual pizzaria comprar, muito provavelmente ela vai pesquisar no Google um termo parecido com “comprar pizza bairro X”. Ao fim da busca, diversos resultados irão aparecer, sendo os melhores os que estão nas primeiras posições.

Pois bem, isso é SEO.

Trabalhar essa estratégia em seu negócio online pode trazer excelentes resultados, como vendas mais direcionadas. E o mais bacana é que o tráfego gerado através do SEO é gratuito e qualificado – apenas tenha em mente que nada disso acontece do dia para a noite. 

Para começar uma estratégia de SEO, você vai precisar:

  • Pesquisar os melhores termos e palavras-chaves que tenham relação com o seu negócio;
  • Criar conteúdo utilizando as palavras-chaves definidas, pensando sempre nas necessidades do seu cliente ideal;
  • Investir em parcerias que possam gerar links para o seu site.

Planeje promoções e descontos irrecusáveis

O preço é um dos itens mais importantes quando alguém está tomando uma decisão de compra. Normalmente, quando alguém se depara com algo muito bom por um baixo preço, tem-se o costume de desconfiar daquilo.

Para que seu negócio não vá por esse caminho, o mais importante é criar valor à sua marca. Dessa forma, não importa o preço que você irá cobrar, um bom cliente sempre compra e volta futuramente.

Com uma concorrência acirrada na internet, se destacar dos demais é a melhor saída. E alguns tipos de ofertas podem te ajudar nisso.

É claro que não dá para levar para frente algo que seja insustentável para a empresa, mas investir em descontos com senso de urgência pode ativar um gatilho mental no consumidor e fazer com que ele compre algo na mesma hora.

Pensando nisso, planeje as ações que você vai realizar, bem como a sua duração. Ofertas que têm prazo de apenas 24 horas ou atreladas a datas comemorativas sempre são bem quistas. Só não se esqueça de divulgar de maneira consistente e clara.

Invista em mídia paga

Mesmo que o SEO te ajude a ranquear de maneira orgânica e gratuita nos resultados de busca, a mídia paga tem o potencial de trazer resultados para o seu negócio de forma muito mais rápida.

Hoje em dia, existem diferentes tipos de mídias pagas, sendo o mais conhecido o Google Ads e os posts patrocinados das principais redes sociais, como Facebook e Instagram. Por mais que cada um tenha as suas particularidades, todos eles têm um link que direciona o consumidor para uma página em específico.

Um aspecto bastante pertinente dessa estratégia de venda é com relação à verba. Você vai precisar planejar muito bem o seu investimento, para que os resultados sejam condizentes com o seu objetivo. Além disso, acompanhar o andamento dos resultados é fundamental, pois, dependendo de como esteja, as campanhas dos anúncios podem ser ajustadas.

E engana-se quem pensa que é preciso investir muito dinheiro em mídia paga. Na verdade, essa estratégia possibilita a flexibilidade de verba. Assim, você consegue fazer testes e ver o que vai performar melhor e trazer mais resultados positivos.

Trabalhe no pós-venda

Ao contrário do que muita gente pensa, uma venda não termina no ato da compra – até porque você quer que aquela pessoa volte a comprar no seu negócio.

Diante disso, a nossa última das 11 estratégias de vendas online aqui listadas é o pós-venda, isto é, as ações que são feitas depois de uma venda.

Seja uma pesquisa de satisfação, um aviso de oferta exclusiva ou um cupom de desconto diferenciado, o pós-venda precisa ser muito bem trabalhado dentro da empresa para que os clientes se fidelizem à marca e passem a comprar sempre com você.

A seguir, listamos algumas maneiras de realizar o seu pós-venda de forma efetiva:

  • Feedbacks: pode ser por meio de um formulário ou avaliação de compra; 
  • Conteúdos exclusivos: como a pessoa já tem algum tipo de contato com você, se faça presente em seu dia a dia e envie informações exclusivas para ela;
  • Produtos relacionados: para que sua marca não caia no esquecimento, envie e-mails com produtos similares ao que o cliente adquiriu antes e que talvez goste. 

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre cada uma das estratégias de venda que trouxemos aqui neste texto, é hora de dar os seus primeiros passos no mundo das vendas online e ter o sucesso que tanto merece.

Para isso, continue estudando sobre essas e outras estratégias e coloque em prática tudo o que aprender. Além do mais, crie seu plano de vendas e o planejamento de logística para que suas vendas estejam sempre de acordo com o que você tem em mente. 

E não se esqueça de estar sempre ao lado do seu cliente. Crie um bom relacionamento, converse, tire dúvidas… Tudo isso vai ajudar a criar a conexão que ele espera ter com sua marca.

Aplicando tudo isso direitinho, temos certeza de que suas vendas vão ser ótimas – ainda mais se contar com a ajuda da Bagy!

Por aqui, você tem acesso a um time de especialistas e coloca o seu negócio para rodar em pouco tempo. Por sermos uma plataforma muito prática e simples de usar, você não precisa ter nenhuma preocupação com relação à tecnologia, apenas com o seu fluxo de vendas.

Portanto, se você tem uma loja física e quer começar no online, ou se só está vendendo pelo WhatsApp e pelo Instagram e quer ter um e-commerce que gere mais credibilidade ao seu negócio, o seu lugar é aqui junto da gente!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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