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Como anunciar na internet: tudo que precisa para começar a vender online o quanto antes

Descubra como anunciar na internet

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para ter sucesso com a sua loja virtual, entender como anunciar na internet é parte fundamental para atingir as suas metas. Neste artigo você vai encontrar tudo o que precisa saber para promover o seu negócio no ambiente online.

Para quem está começando agora a sua trajetória no ambiente online, é natural que muitas dúvidas surjam, não é mesmo? Afinal, como vender online sem ter uma comunicação eficiente dentro das principais plataformas? A boa notícia é que existem inúmeras estratégias, canais e caminhos que podem ajudar quem procura entender como anunciar na internet.

Mas quais são os primeiros passos para começar a promover o seu negócio? E, antes disso, quais são os benefícios de usar parte do seu tempo para planejar e criar estratégias de divulgação? Além disso, o que pode ser feito para aumentar as suas chances de conseguir mais vendas a partir dos seus anúncios reproduzidos na internet?

Quer saber a resposta para todas essas dúvidas? Então continue a leitura deste artigo e descubra como anunciar na internet com um passo a passo completo!

Por que anunciar na internet

Mas, afinal, quais são as razões que justificam você buscar tantas informações sobre como anunciar na internet? Para você não ter dúvidas, listamos os motivos para você não perder mais tempo e começar a promover o seu negócio online. Confira!

Flexibilidade e precisão

O grande diferencial ao anunciar online é a flexibilidade e a precisão para se comunicar. Enquanto um anúncio de revista, por exemplo, não tem mais volta ao ser publicado, o ambiente digital permite que você realiza as alterações ao longo do percurso. Isso evita que você desperdice muitos recursos e, ainda mais importante, aumenta a precisão das suas ações e campanhas.

Redução de custos

Como você ganha em precisão e tem a possibilidade de fazer correções e ajustes, a tendência é que os custos para anunciar sejam menores. Isso significa que não é preciso fazer investimentos tão altos para ter os resultados aguardados. E mais importante ainda: o custo-benefício se torna muito maior, já que as chances de ter os retornos esperados sobre cada recurso aumentam.

Fortalecimento da marca

Ao anunciar na internet, você também está fortalecendo a marca da sua loja no ambiente virtual. Se os brasileiros passam, em média, quatro horas por dia nas redes sociais, por que o seu e-commerce também não está presente nesse canal? Quando você se aproxima da audiência, a reputação é fortalecida e se torna mais fácil conseguir mais conversões.

Alcance de novos públicos

Outro ponto positivo é o alcance de novos públicos. A sua loja virtual consegue criar um impacto em consumidores que ainda nem mesmo conheciam a sua marca. Para quem está sempre em busca de aumentar as vendas, conquistar novos clientes deve ser tratado como prioridade, certo? E anunciar na internet de forma segmentada pode contribuir para essa tarefa.

Como anunciar na internet

Agora que você já sabe quais são os benefícios de anunciar na internet, que tal começar a colocar em prática? Confira as nossas dicas!

Saiba quem é o seu público

O primeiro passo para anunciar na internet é entender quem é o seu público. O perfil da audiência que você quer se comunicar faz toda a diferença na hora de criar campanhas e peças para promover o seu negócio. Um público mais velho, por exemplo, pode ser impactado por um tipo de tom de voz, enquanto outro perfil pode preferir uma comunicação apenas pelas redes sociais.

Essa deve ser a primeira definição ao estruturar o seu planejamento de comunicação nas plataformas digitais. É a partir dele que todas as suas outras decisões vão ser tomadas. Por isso é tão importante fazer um trabalho bem detalhado e a criação de uma persona é a melhor maneira de se fazer isso, construindo um perfil semificcional do seu cliente ideal, o que vai ajudar na segmentação.

Defina um objetivo

Em seguida é o momento de definir um rumo para as suas ações, ou seja, um objetivo. A ideia é fortalecer a reputação da sua marca nesse momento? Ou o foco está na atração de mais clientes em potencial para a sua loja? Quer se tornar relevante dentro do seu segmento de atuação ou a proposta inicial é ser mais agressivo para conseguir mais vendas?

A forma como você vai anunciar também passa pela definição dessas questões. É a partir dessas respostas que se torna mais simples entender qual é a melhor maneira de se comunicar com a sua audiência. Sem um direcionamento, as suas campanhas podem até ser interessantes, mas dificilmente vão resultar nos números esperados.

Planeje o seu orçamento

Outra questão importante que está conectada ao objetivo dos seus anúncios no momento é o orçamento. Quanto você vai ter disponível apenas para colocar em anúncios e campanhas na internet? Essa verba também faz total diferença na hora de avaliar, por exemplo, quais são os canais a serem utilizados ou até mesmo a frequência dos anúncios.

Definir um valor ajuda também no controle financeiro das suas estratégias. Se não monitorar de perto cada um dos investimentos — e os respectivos retornos —, a tendência é que o número de erros ao longo do processo seja ainda maior. Por isso, tenha certeza de que está acompanhando tudo de perto, cada centavo que foi aplicado e sempre se mantenha dentro do orçamento.

Não pare de fazer testes

Lembra que mais acima falamos sobre a flexibilidade e a precisão que anunciar na internet oferece? Agora é a hora de utilizá-los: não esqueça de fazer testes antes e durante as suas campanhas. Desde o tom de voz da sua campanha, passando pelas cores utilizadas no anúncio, até mesmo o botão utilizado para o CTA (Call to Action, o chamado para ação). Todos os detalhes devem ser testados.

O objetivo é justamente entender mais sobre a reação do seu público-alvo, identificando quais são os melhores caminhos para conseguir criar campanhas mais relevantes para ele. Não deixe de testar nunca as suas campanhas, sempre avaliando qual foi a resposta e quais são os pontos que podem ser aprimorados para resultar em melhores resultados.

Onde anunciar na internet

Você já sabe quais são os benefícios de anunciar na internet e até mesmo como iniciar a sua estratégia, mas quais são os canais que devem ser utilizado? Que tal conhecer as principais opções?

Redes sociais

As redes sociais são muito utilizadas pelos brasileiros e, como mostramos acima, são horas e horas navegando pelo Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e as novidades também. Por que, então, não se comunicar por meio desse canal? Nessa plataforma, você pode fazer anúncios de forma paga, o que aumenta as suas chances de ser reconhecido rapidamente ou de maneira orgânica.

A primeira delas é basicamente utilizar as ferramentas de anúncios presentes em cada rede social, como Facebook Ads. A partir delas, você consegue segmentar as suas publicações e direcionar para os usuários mais propensos a se interessarem pelos conteúdos. Outra opção é anunciar de forma orgânica, criando ações e conteúdos relevantes para a sua audiência e atraindo consumidores em potencial.

Buscadores

Os buscadores também são muito populares, não é mesmo? Já parou para pensar quantas vezes você não faz uma busca no Google, por exemplo? A ideia aqui é conseguir um lugar de destaque entre os resultados que aparecem após uma pesquisa. Para isso existem duas opções: os links patrocinados e os resultados orgânicos.

Os links patrocinados são exibidos nas páginas de resultado de um buscador nas primeiras opções, garantindo uma maior visibilidade e eficiência para ter os cliques que espera, mas é preciso pagar por isso. Se a ideia é conseguir mais visitantes pelo buscador de forma gratuita, você deve investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para que as suas páginas apareçam com destaque no Google, Yahoo ou Bing.

Display

Outra opção para divulgar a sua loja virtual na internet é utilizando a rede de display do Google, em que as suas peças aparecem em espaços dentro de portais, sites e outros canais que têm parceria com o buscador. Assim, as suas peças são exibidas para os usuários que estiverem navegando nessas páginas e, apesar de pago, é um canal que permite a segmentação para impactar realmente quem pode comprar os seus produtos.

4 dicas de como vender mais anunciando na internet

O que pode ser feito para aumentar ainda mais as suas chances de anunciar online e gerar mais vendas? Confira algumas das nossas dicas!

Produza conteúdos de qualidade

A internet está repleta de conteúdos e anúncios, sempre impactando os usuários enquanto usam os canais digitais, certo? Então você precisa encontrar formas de se diferenciar e a melhor alternativa para se fazer isso é produzindo conteúdos de qualidade. Não importa a plataforma utilizada, sempre preze pela qualidade de textos e imagens, construindo uma experiência positiva para o usuário.

Crie CTAs atrativos e honestos

Os CTAs são essenciais para anunciar produtos para vender na internet, mas eles não precisam ser apenas muito atrativos, também devem ser honestos com o usuário que está sendo impactado. Um dos grandes problemas dos anúncios é justamente a desconfiança dos usuários. Portanto, se certifique de que tudo o que está sendo prometido seja, de fato, cumprido quando o consumidor clicar na sua campanha.

Sempre fique de olho nas métricas

Outra grande vantagem de anunciar nas plataformas digitais é a possibilidade de acompanhar de perto todas as métricas e resultados das campanhas. Os números devem sempre acompanhar qualquer uma das suas decisões futuras. Eles devem embasar as suas decisões, garantindo que os erros não se repitam e as possibilidades de acerto aumentem ainda mais.

Siga as regras das plataformas

Se para anunciar no Google é preciso seguir uma série de critérios, sempre leve cada um deles em consideração. No final, o que mais importa é a qualidade do seu conteúdo, certo? Mas nada disso vai adiantar se, na prática, as suas comunicações não conseguirem um lugar de destaque dentro daquele canal. E a forma de se fazer isso é conhecendo as regras de cada plataforma.

Bônus: como anunciar grátis na internet

Muitos lojistas costumam se perguntar também como anunciar grátis na internet, não é mesmo? Essa é mais uma boa notícia de investir no digital: existem vários canais que podem ampliar o seu alcance, resultar em mais vendas e não cobram nada de você. Mas lembre-se: apesar de ótimas opções, se certifique de que as plataformas são adequadas ao seu público.

OLX

Uma das plataformas mais conhecidas para quem quer saber como anunciar grátis na internet é a OLX. De acordo com dados da própria empresa, são mais de 500 mil anúncios publicados diariamente no canal, com 50 vendas por minuto e 100 milhões de buscas por mês. E o melhor: você pode promover a sua loja de forma gratuita, aumentando ainda mais o alcance da sua marca.

Mercado Livre

Outra plataforma muito parecida com a OLX e que permite que você anuncie o seu produto gratuitamente é o Mercado Livre. Os seus números também são muito impressionantes: são mais de 76 milhões de usuários únicos ativos e um volume de vendas alcançando os 5,9 bilhões de dólares. Se você quer fazer a divulgação eficiente — e gratuita — da sua marca, esse canal deve ser considerado.

Enjoei

Já o Enjoei tem uma dinâmica um pouco diferente das outras duas opções para anunciar a sua marca gratuitamente. A ideia é conectar diretamente cliente e vendedor, enquanto a maioria dos produtos são utilizados ou produzidos pelo próprio anunciante. Com uma dinâmica muito simples, você consegue fazer com que os seus produtos alcancem uma audiência ainda maior.

Entender como anunciar na internet é o primeiro passo para qualquer lojista que quer se destacar em um ambiente tão competitivo. Com uma comunicação eficiente, as chances de impactar o seu cliente ideal aumentam consideravelmente. Além disso, aplicando melhor os seus recursos — tempo e dinheiro — na criação de campanhas precisas, você tem mais tempo para cuidar da sua loja.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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