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11 dicas infalíveis de como aumentar as vendas no Instagram e atrair mais clientes para o seu negócio

Aprenda como aumentar as vendas no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Instagram pode ser uma das ferramentas mais poderosas para vender os seus produtos e serviços, mas você precisa se destacar da multidão. Continue lendo e veja dicas infalíveis de como aumentar as vendas no Instagram.

Você sabia que, no momento em que este artigo foi escrito, o Instagram tem mais de um bilhão de usuários mensais ativos? Sim, bilhões.

Então, se você ainda não criou um perfil para a sua loja nesta rede social e começou a aplicar estratégias de venda, você está perdendo dinheiro.

Se você não quer que isso aconteça, então veja a seguir 11 dicas para aprender como alavancar vendas no Instagram e atrair mais clientes para a sua empresa. Saiba mais!

Como aumentar as vendas no Instagram: 11 dicas que funcionam

Crie uma conta business

Uma conta business possui ferramentas que ajudam a fazer mais vendas por meio do Instagram, por isso é muito importante que você crie um perfil profissional para a sua loja, em vez de um perfil pessoal. Siga o passo a passo para criar a sua conta business:

  1. Entre no seu perfil, toque nos três tracinhos que ficam no canto superior direito;
  2. Clique em “Configurações”;
  3. Em seguida, ao final das opções, selecione “Mudar para conta profissional”;
  4. Uma nova tela vai se abrir, escolha a opção “Business” ou outra opção que faça sentido ao seu negócio;
  5. Agora selecione a sua categoria de negócios;
  6. Adicione detalhes de contato relevantes;
  7. Finalize as configurações.

Mantenha o seu perfil atualizado

Um perfil business do Instagram oferece um espaço com diversas ferramentas para você realizar ações e fazer vendas. É lá também onde as pessoas vão para saber mais sobre a sua empresa, encontrar o link do site, ver os produtos ou marcar um horário.

Por isso, você deve sempre manter o seu perfil atualizado. Veja:

  • Crie uma biografia que seja clara, eficiente e traduza o seu negócio. As pessoas que leem a sua bio do Instagram devem entender do que se trata a sua empresa e se sentirem motivadas a seguir o perfil da sua loja. Para isso, mantenha o texto em 150 caracteres ou menos, descreva a sua empresa e mostre o tom de voz da sua marca;
  • Otimize a sua foto de perfil. A maioria das empresas utilizam o seu logotipo como imagem de perfil. Se este também é o seu caso, procure manter a imagem uniforme em todas as plataforma e enviar a imagem no tamanho 320 x 320 pixels, levando em consideração que ela será enquadrada em um círculo;
  • Use o seu link da bio com sabedoria. Este é o principal local no Instagram para você colocar um link orgânico clicável, onde os seus clientes poderão ter acesso ao seu site, blog, uma campanha atual ou outra página importante;
  • Adicione informações de contato relevantes. Ao usar o Instagram business, é importante fornecer uma maneira para os clientes entrarem em contato com você, diretamente do seu perfil. Inclua o seu e-mail, número de telefone ou endereço físico;
  • Configure botões de ação. As contas comerciais do Instagram podem incluir botões para que os clientes possam escolher agendar e/ou reservar compromissos direto do perfil. Para adicionar este recursos, vá até o seu perfil, clique em “editar perfil” e role para baixo até encontrar a opção “botões de ação”;
  • Adicione destaques de stories. Os destaques do Instagram são outra maneira de maximizar o potencial do seu perfil. Você pode organizar os stories em coleções em sua página, como um “sobre a empresa”, “perguntas frequentes”, “como entrar em contato”, “depoimentos dos clientes”, entre outros.

Acompanhe os insights

Quando você usa uma conta comercial, é importante acompanhar o seu progresso e verificar se está alcançando os objetivos da sua empresa.

Com um perfil business, você tem acesso à ferramenta de análise integrada da plataforma e poderá observar as métricas mais importantes para você, como:

  • taxa de crescimento de seguidores;
  • impressões de posts e contas alcançadas;
  • taxa de engajamento, com base em curtidas e comentários;
  • taxa de alcance, com base em compartilhamentos;
  • taxa de cliques;
  • taxa de rejeição;
  • números de novos clientes no mês;
  • ou taxa de repetição de clientes, ou seja, pessoas que compraram novamente.

Aposte nos stories

Os stories do Instagram são uma excelente maneira de criar um conteúdo mais rápido, leve, humanizado e que se conecta com o seu cliente.

O Instagram não é uma ferramenta que ajuda a alcançar novas pessoas, pois aparece apenas para os seus seguidores. No entanto, esta é uma excelente maneira de reter as pessoas que já estão no seu perfil e transformá-las em clientes.

Para você ter uma noção, o próprio Instagram afirmou que 58% das pessoas dizem ter ficado mais interessadas em uma marca ou produto depois que a empresa fez um storie sobre isso.

Portanto, criar um story deve fazer parte da sua estratégia e não ser feito de qualquer jeito, com atenção ao conteúdo de cada story, criar um storytelling, apostar nas enquetes e stickers e evitar postar muitos stories.

Trabalhe com influenciadores

Além de criar conteúdo no seu próprio Instagram para a sua própria audiência, você também pode aproveitar a audiência de outras pessoas, principalmente dos influenciadores.

Neste caso, você pode apostar em pessoas que são famosas no digital e possuem uma grande audiência, seja enviando produtos ou fazendo uma parceria, e fechar um acordo para que elas façam stories, posts no feed, vídeos e falem sobre a sua marca e os seus produtos ou serviços.

Desta forma, é possível que você alcance um público maior para comprar de você e te dar uma oportunidade de aumentar o seu alcance.

Para encontrar os influenciadores certos, procure pessoas que têm alguma relação com o seu segmento ou com a sua marca e evite escolher pessoas com base em, somente, o número de seguidores.

Publique conteúdo criativo

Nem só de fotos de produto vive um Instagram comercial. 

Cuidado! Evite transformar o seu perfil em um catálogo de produtos. Lembre-se que as pessoas estão no Instagram para se divertir e se conectar com outras pessoas e, portanto, elas desejam seguir marcas com as quais se identificam.

Para isso, você deve criar conteúdo criativo, divertido e mostrando quais são os valores da sua marca.

Acredite, tudo isso também será relevante na hora de fechar uma venda.

Ofereça descontos

Descontos são ótimas maneiras de reter um cliente, melhorar o relacionamento com outros e até mesmo atrair novos compradores.

Mas vá com calma. Quando você oferece descontos demais, é possível que às vezes evitem comprar os seus preços em seu valor original, pois preferem aguardar o desconto que você oferece constantemente,

Portanto, guarde os descontos para momentos oportunos e saiba o momento ideal para oferecê-los, como:

  • vender produtos que não estão com muita saída;
  • aproveitar datas comemorativas, como natal, dia dos namorados, dia das mães ou black friday, por exemplo;
  • reter um cliente que teve uma experiência, oferecendo um desconto e dando uma chance para que ele continue comprando da sua marca;
  • no aniversário de um cliente;
  • para um cliente que compra há muito tempo com a sua marca;
  • entre outras possibilidades.

Tenha boas imagens dos seus produtos

Não tem pra onde correr: as imagens dos seus produtos precisam, sim, ter uma ótima qualidade.

Pense na sua marca favorita. Você acredita que ela teria o sucesso que tem se colocasse fotos escuras, tremidas e mal tiradas no seu perfil do Instagram? Provavelmente, não.

Por isso, não poupe esforços na hora de tirar as fotos dos seus produtos:

  • pense na iluminação e, caso não tenha equipamentos, procure um local com bastante luz natural;
  • cuidado com o cenário, procure arrumar o ambiente e evitar tirar a foto do produto em um local bagunçado ou com muita informação;
  • caso não tenha câmera profissional ou uma equipe de fotografia, procure utilizar a câmera do celular, mas sempre lembrando de manter a lente limpa;
  • capriche na edição, em apps como Lightroom, por exemplo, ou programas de edição profissional, como o Photoshop.

Lembre-se que, por ser uma rede social mais visual, as fotos fazem bastante diferença no Instagram e podem ajudar a fechar uma venda.

Invista em anúncios

Acredite, muitos usuários do Instagram ficam mais interessados em uma marca ou produto depois de ver um anúncio no Instagram.

Então, pare de continuar dependendo somente do alcance orgânico do seu perfil e invista nos mais diversos tipos de anúncios disponíveis para Instagram, como em formato de stories, explorar, instagram shopping, feed, etc.

Com um anúncio configurado corretamente e utilizando uma estratégia efetiva, você terá maiores chances de aumentar a sua audiência, aumentar o alcance da sua marca, atrair novos clientes e fazer muito mais vendas.

Incentive a avaliação dos seus produtos

Depois de fechar uma venda, lembre-se de enviar uma mensagem aos seus clientes e perguntar o que acharam do produto, se tiveram alguma dificuldade, dúvida ou problema.

Além de investir nesse pós-venda, reter o cliente e mostrar que você se importa com eles (e não apenas com o dinheiro deles), você também pode aproveitar esse momento para pedir uma avaliação do seu produto.

Você pode pedir um depoimento em texto, vídeo ou solicitar que o cliente faça uma avaliação no seu site, mostrando como foi a experiência dele com o seu produto.

Lembre-se que ter avaliações positivas também é uma excelente maneira de ajudar outras pessoas a comprarem de você.

Tenha um site de vendas

Eu sei. Você quer mais curtidas, seguidores e engajamento no seu perfil, certo? Mas lembre-se: nada disso vai pagar as suas contas, se você não tiver seguidores.

Por isso, é muito importante que você tenha o seu próprio site, onde você poderá mostrar os seus produtos, apresentar as principais características deles e, é claro, fazer vendas.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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