Marketing

Marketing de experiência: entenda como aplicar essa estratégia no seu negócio

Entenda como usar o marketing de experiência para atrair clientes

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Quer saber se aplicar o Marketing de Experiência na sua empresa realmente faz diferença? 

Nem sempre é preciso ter um orçamento grande para começar, os pequenos gestos já podem fazer toda a diferença para seus clientes, sabia?

O Marketing de experiência foca em gerar vivências memoráveis para seu público não deixando ele se esquecer da sua marca! Confira nesse artigo o que é e como usar a estratégia na sua loja!

O que é Marketing de Experiência?

O Marketing de Experiência é um conjunto de estratégias que visam atrair, engajar e fidelizar os clientes por meio da criação de experiências inesquecíveis, capazes de tocar o público emocional e fisicamente!

Com o tempo e o aumento do leque de opções disponíveis para o público as empresas começaram a entender que não basta ter um produto ou serviço de qualidade para fidelizar um cliente, é preciso encantá-lo.

O Marketing é usado para melhorar a experiência do consumidor não apenas no momento da compras mas, durante toda sua jornada, ou seja, desde quando ele conhecer sua marca até depois que ele adquirir seu produto.

Quais são as vantagens de ter uma estratégia de Marketing de Experiência?

Aumento da fidelização

Que empresa não quer que seus clientes se tornem fãs dela?

Fidelizar significa deixá-los tão satisfeitos com sua empresa ao ponto de comprarem novamente e te indicarem para outras pessoas. Então, se fidelizar é um dos seus objetivos investir na experiência do seu cliente é a cereja do bolo!

Identificação com a marca

O marketing de experiência também permite que a empresa se conecte muito melhor com seu público, mostrando seus valores e missão. Assim, os consumidores podem se identificar com ela e, claro, comprar seus produtos.

Aumenta a recepção de feedbacks

Um fato é, os feedbacks são ótimos recursos para posicionar sua marca com o público e atrair novos clientes. Eles podem servir como prova social para os possíveis compradores e também como sugestões de melhorias. Foque em deixar seus clientes os mais engajados com a marca possíveis.

Atrai mais clientes

Uma boa estratégia de marketing de experiência ajuda a atrair pessoas que nem conheciam sua marca. Quando as pessoas são impactadas elas, além de terem uma memória inesquecível, comentam com muitas outras pessoas e consequentemente atraem clientes para o seu negócio!

Como as experiências funcionam?

Nem sempre você precisa utilizar as mesmas estratégias para todas as vendas, existem 5 tipos de experiências e você pode aplicar todas no seu negócio!

Sentidos

Aqui você pode produzir experiências a partir dos sentidos do corpo humano. Sabe aquela loja que sempre te oferece um café ou um suco quando você está olhando os produtos? Então!

Uma outra ideia, ter aquele cheirinho único e especial nas embalagens que faça o seu cliente sempre lembrar de você! As experiências podem ser percebidas, cheiradas, ouvidas ou provadas, cabe a você escolher a melhor para o seu negócio!

Sentimentos

Esse modelo consiste em gerar um impacto nas pessoas, causar sentimentos e reflexões. Basicamente, o intuito é cativar os clientes usando suas emoções positivas.

Pensamentos

Essa é a experiência cognitiva, quando você oferece ao público novas perspectiva, saindo do padrão dos seus concorrentes. 

A empresa United Colors of Benetton é muito conhecida por abordar raças, cores e sexualidades em suas campanhas publicitárias, mostrando os valores da empresa.

Ação

Essa é a maneira mais comum de gerar uma experiência, fazendo ações promocionais, ações onlines como lives, cursos, etc.

Aqui também você pode aproveitar a divulgação de um produto para incentivar um comportamento que tenha relação com ele ou com sua marca, por exemplo. Basicamente propor que seu público coloque alguma ação em prática.

Identificação

Cada vez mais as pessoas estão procurando marcas que possuem os mesmos valores que elas, ou seja, que elas se identifiquem. 

Você pode fazer projetos com influenciadores que tem as mesmas causas e propósitos da sua marca, gerando uma conexão com o público.

Como colocar em prática o Marketing de Experiência?

Primeiramente, você precisa conhecer os 3 V’s do Marketing de experiência!

O primeiro deles é a VERDADE, é essencial que na sua comunicação e relacionamento você sempre conte a verdade, não faça promessas que você não consegue cumprir. As marcas verdadeiras têm mais chances de criar experiências positivas e conquistar novos clientes, diferente das marcas que mentem que vão ter grandes dificuldades para trazer confiança em seu público.

O segundo é VONTADE, que é a base para seu cliente decidir se deseja ou não comprar da sua marca, baseado principalmente na verdade dela. É a vontade que leva o seu público a se tornar um cliente a partir da experiência que você forneceu à ele.

E por último VALOR, que é a percepção que o cliente tem da sua marca, do quanto a experiência que ele vivenciou foi relevante para ele e do quanto o ajudou a solucionar um problema, é aqui que você deixa bem claro para o público como sua empresa pode beneficiá-lo.

Dicas para você aplicar no seu negócio

Primeiramente você precisa conhecer a sua persona para saber o que ela mais valoriza em experiências de compra, assim você pode acertar no ponto certo e impressionar seus clientes.

Inove ao surpreender

Cada investimento da sua empresa tem que proporcionar uma mudança significativa para o consumidor. Foque sempre em tirar um elogio de satisfação e valorizar cada segundo de interação com o cliente.

Plataforma simples e prática

É importante que a plataforma que sua loja esteja hospedada seja o mais simples e intuitiva possível a fim de melhorar a navegação do seu potencial cliente. 

O Bagy é um site pensado em ajudar, principalmente, as pessoas que não possuem muitos conhecimentos técnicos e querem comprar de forma rápida e segura, sem problemas significativos. Já nos conhece? Acesse nosso site!

Atendimento único

A maioria das interações com os clientes são realizadas no mundo online, nestes casos você também precisa dar importância à forma que você irá se comunicar com ele. 

Facilite e melhore os canais de resolução de dúvidas, deixe claro nas suas redes sociais por onde seu cliente pode te chamar, tenha respostas prontas para que o mesmo não fique aguardando por muito tempo, dê atenção, mostre que o seu objetivo é a satisfação dele.

Produção de conteúdo

Além disso, a produção de conteúdo, como já citado a cima, vai fazer toda a diferença na hora de engajar e despertar o interesse do seu público. Poste conteúdos significativos e úteis para a vida do seu potencial cliente e assim ele verá como sua empresa quer ajudá-lo a solucionar algum problema.

As pessoas não se atraem apenas por fotos de produtos então produza um conteúdo de qualidade para gerar valor e fidelizar seus clientes! Os conteúdos precisam ser úteis e ajudar as pessoas a solucionar um problema, sempre linkando com o seu produto mostrando como ele pode ser a solução.

Algumas ideias de conteúdos:

  • Dicas do seu segmento;
  • Formas de usar o seu produto;
  • Maneiras de preservá-lo;
  • Novidades do seu segmento;
  • Notícias sobre seu mercado;
  • Explicação de termos comuns do seu mercado;
  • Joguinhos para conhecer o seu público;
  • Enquetes nos stories do Instagram;

Quer saber mais como produzir conteúdos para Instagram? Confira nosso artigo!

Concluindo, marketing de experiência são todas as sensações que o cliente vivencia na sua empresa, desde quando ele não a conhecia até se tornar um cliente fidelizado. 

Lembre-se de tentar tornar o momento do seu público com sua empresa inesquecível, você não precisa apostar em todas as formas de experiências de uma vez e sim testar para encontrar a que mais se encaixa na sua proposta!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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