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Foto para loja virtual: 10 dicas para você caprichar e fazer muito mais vendas!

Imagem ilustrativa de fotos para loja virtual

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Uma boa foto para loja virtual deve ter boa resolução, apresentar o produto de forma clara e real, ter boa iluminação e também conter uma proposta. Essa imagem é o primeiro contato do cliente com o produto e, por isso, deve ser capaz de chamar a sua atenção destacando pontos de interesse ou transmitindo uma experiência.

Imagine acessar um e-commerce sem nenhuma foto. Ou quem sabe um site com fotos borradas e claramente copiadas de buscadores, como o Google. Você compraria algo em uma loja assim? Provavelmente não.

Esse é um ponto essencial para ter sucesso no varejo online, mas, apesar disso, nem todo lojista dá a atenção necessária para as fotos dos seus anúncios e publicações. O fato é que poucos investimentos em equipamentos, iluminação ou produção de pequenos cenários podem fazer toda a diferença e, claro, contribuir muito para as suas vendas.

Neste artigo, preparamos algumas dicas para te ajudar a tirar fotos profissionais para sua loja virtual e encantar o seu público, seja no seu e-commerce, seja nas redes sociais. Há opções para todos os tipos de negócio, inclusive para quem tem pouco dinheiro no bolso. Continue a leitura para conferir!

Como tirar foto para loja virtual?

Sem delongas, é hora de conhecer 10 dicas que separamos para você colocar em prática o quanto antes e dar um cara novo e incrível para o seu e-commerce para suas publicações na internet. Anote aí!

1. Aproveite o que você tem

Pouco dinheiro para investir? Sem problemas! Você pode improvisar com soluções que tem em casa, começando pelo próprio ambiente. Encontre um local neutro e bem iluminado (como uma parede branca) ou um cenário que combine com seus produtos.

Não há nenhum problema em utilizar a câmera do celular, até porque muitos modelos oferecem bons dispositivos e softwares de fotografia. A dica aqui, porém, é aproveitar ao máximo a luz natural, pois a pequena lente dos aparelhos costuma comprometer a nitidez da imagem em locais escuros. Esse cuidado com a luz é tão importante que merece até uma dica à parte. Veja a seguir.

2. Aproveite a luz natural

Fora do estúdio profissional, a luz natural é uma ótima escolha para produzir fotos de qualidade. Além de apresentar os produtos de forma clara, as cores são retratadas de uma forma muito fiel, afinal é com essa mesma luz que o cliente enxerga o produto quando o vê pessoalmente.

Só não vale expor os itens debaixo do sol, tá bom? Não é porque é natural que esse tipo de iluminação não deva ser dosada. Procure locais e ângulos nos quais a luz do sol ilumine o produto de maneira indireta.

3. Se for usar iluminação artificial, fique de olho nas cores

Em muitas regiões ou períodos, a luz do sol não ajuda. Além disso, por ser variável, é possível que a tonalidade e a claridade variem de uma foto para a outra. Para ter uma perfeita padronização, é preciso utilizar luz artificial.

Lâmpadas do tipo branco frio são as ideias para tirar fotos, pois são as que mais se aproximam da iluminação natural. É também importante que o ambiente onde serão tiradas as fotos esteja fechado para que você tenha total controle sobre os níveis de luz. Outra dica é usar duas ou mais fontes de iluminação para evitar sombras indesejadas, dependendo da angulação.

4. Trabalhe ângulos diferentes

Falando em angulação, é preciso lembrar que as pessoas são curiosas. Elas gostam de analisar os produtos de cima a baixo, e você pode ajudá-las a ter essa experiência de forma online. É importante que as fotos para sua loja virtual sejam variadas e abordem os produtos em diferentes ângulos.

Você não precisa se limitar ao cima, baixo, frente, atrás e perfil, mas também apostar em posições que agreguem valor ao produto, sem abrir mão da naturalmente. Fotos de roupas, por exemplo, podem chamar mais a atenção com poses ou demonstrações de uso.

5. Humanize as fotos do seu e-commerce

Fotos com pessoas chamam muito mais a atenção do que imagens que só exibem produtos, especialmente no setor de vestuário. É claro que existem exceções, como lojas de eletrônicos ou equipamentos de jardinagem, por exemplo, mas incluir ao menos uma fotografia com uma pessoa utilizando o produto pode te ajudar a gerar mais visitas.

Uma recomendação aqui é explorar a diversidade. Utilize modelos de diferentes gêneros, culturas, idades e estilos para que todo o seu público seja representado. Isso não só contribuirá para a estética do seu negócio, mas também para a valorização da sua marca.

6. Use um fundo apropriado

O tradicional fundo branco é ainda o mais indicado para quem não pretende investir em cenários. Diferente de outras cores, ele não cansa os olhos e confere pleno destaque ao seu público, além de integrar harmonicamente o fundo das páginas do seu site e dispensar edições básicas, como remoção de fundo das imagens.

Para quem deseja ir um pouco além, saiba que criar cenários não precisa ser algo caro ou difícil. Você pode aproveitar um belo local da sua casa e que combine com a proposta do produto. Outra sugestão é tirar fotos em locais públicos da sua cidade e, se for possível, alugar um espaço para um ensaio fotográfico.

7. De olho na estabilidade e no alinhamento

Muitas câmeras oferecem recursos para prevenir fotos tremidas ou embaçadas. Entretanto, a única forma de garantir a estabilidade e o perfeito alinhamento é utilizando um suporte, como um apoio fixo ou um tripé.

Para facilitar o trabalho, é também recomendável fazer marcações no cenário indicando o centro e o melhor ajuste de foco. Um efeito profissional que pode ser obtido com smartphones é a profundidade de campo, quando o item principal é apresentado nítido e o cenário, ao fundo, um pouco desfocado.

8. Utilize o equipamento certo e de maneira correta

Como dito, não há nenhum problema em utilizar o celular para tirar fotos de lojas virtuais, mas é importante que as imagens geradas por eles tenham resolução suficiente para se apresentarem nítidas em sites e redes sociais.

Por outro lado, quem pode investir em uma câmera profissional, vai ter em mãos recursos especiais que podem tornar as imagens impressionantes. Em ambos os casos, porém, é fundamental manter as lentes limpas e evitar usar o flash, pois ele cria distorções nas cores.

9. Capriche na criatividade

Você também tem liberdade para produzir cenários diferenciados, explorar movimentos e criar efeitos visuais. Tudo depende do perfil da sua audiência, ou seja, o que as pessoas esperam que a sua marca entregue. Só não devemos nos esquecer do principal objetivo de uma foto para loja virtual, que é apresentar um produto e suas funções.

Nesse sentido, existem dois caminhos que podem ajudar as suas imagens a ganhar destaque. Um deles é focar em detalhes que o público sempre pergunta, como a peça essencial de um equipamento ou o ajuste de uma roupa íntima, por exemplo.

O outro é retratar experiências que ilustrem aplicações e vantagens do produto. Você pode tirar uma foto com um dispositivo submerso para demonstrar que ele é à prova d’água, assim como fotografar uma modelo usando um biquíni em frente a uma piscina. A ideia, nesse caso, é transmitir a proposta do produto por meio da imagem e também aumentar o seu valor percebido.

10. Busque ajuda profissional, se for necessário

Quando couber no orçamento, não exite em buscar ajuda profissional. Os equipamentos, o estúdio e as técnicas aplicadas por um fotógrafo podem elevar a qualidade das imagens da sua loja para outro nível. Esse investimento é ainda mais interessante para quem foca a sua divulgação em redes sociais, como o Instagram.

Lembre-se que você não precisa de fotos apenas para criar páginas de produtos em seu e-commerce. Materiais de divulgação são também essenciais para atrair pessoas para o seu perfil e para o seu site. Melhor ainda quando eles vão além do tradicional e conseguem agregar mais humanidade e realidade ao que você vende.

Outro ponto em que o apoio pode fazer muita diferença é na edição. Embora existam excelentes aplicativos para editar fotos de forma fácil, as possibilidades e o acabamento de um tratamento profissional são muito superiores. Junto às fotos, esse tipo de serviço representa um investimento periódico e, por isso, pode se encaixar até em negócios que contam com orçamentos mais apertados.

Agora você sabe como tirar boas fotos para loja virtual. Como você viu, existem diversas formas de produzir imagens de qualidade, seja com o apoio de profissionais, seja improvisando com itens que você já tem em casa.

O importante é buscar melhorar sempre, afinal, estamos falando da sua vitrine na internet, e é fundamental que ela seja incrível para conquistar cada vez mais clientes.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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