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Como vender roupa pelo Instagram? Confira 11 dicas que vão te ajudar a ter resultados incríveis

Por Jessica Azevedo

4 meses atrás
Imagem ilustrativa de como vender roupa pelo Instagram

Como vender roupa pelo Instagram? Ter um perfil atraente, produzir conteúdo com frequência e relevância, ter boas fotos dos produtos, são algumas ações que vão te ajudar a ter sucesso vendendo nesta rede social.

O Instagram é uma das principais redes sociais utilizadas no Brasil, não apenas para publicar selfies e fotos de viagens, mas também para comprar.

Não é à toa que as principais marcas brasileiras estão presentes nesta rede social, produzindo conteúdo diariamente e gerando milhares de vendas no Instagram.

Se você também quer ter resultados assim, continue lendo e veja 11 dicas incríveis para aprender como vender roupa pelo Instagram.

Dados de uso do Instagram

Não é muito difícil encontrar pessoas utilizando o Instagram atualmente. De acordo com uma pesquisa da We Are Social e Hootsuite, a rede social passou a ser a terceira mais usada no Brasil em 2022, com mais de 120 milhões de usuários ativos e segue crescendo.

Somente este dado já seria motivo suficiente para você abrir a sua loja e começar a vender roupa no Instagram, mas existem outras razões. Veja:

  • 86% dos brasileiros seguem perfis de marcas;
  • 78% destas pessoas acreditam fortemente que as marcas devem estar no Instagram e também devem interagir com os consumidores;
  • E, por fim, 59% das pessoas já compraram algum produto ou serviço que descobriram em um perfil no Instagram.

Estes números provam que a rede social é mais do que um canal pessoal, onde as pessoas gostam de compartilhar fotos pessoais, mas também uma plataforma para marcas que desejam aumentar o alcance da sua marca e fazer mais vendas.

Se esse é o seu caso, veja a seguir por onde começar a vender roupa pelo Instagram.

Como vender roupa pelo Instagram?

Tenha um perfil atraente

Ter um perfil atraente no Instagram significa mais do que tirar fotos bonitas, mas sim manter uma comunicação consistente, uma bio clara, que tenha uma estética consistente, entre outros pontos importantes.

Veja algumas dicas para deixar o perfil da sua loja mais atraente:

  • Escreva uma biografia clara e que chame a atenção do consumidor. Como a bio do Instagram possui um espaço limitado, você precisa resumir em poucas palavras o que a sua marca faz e fazer com o que o seu cliente sinta interesse em ver mais;
  • Mantenha o design da loja uniforme. Isso significa que você deve ter uma paleta de cores pré-definida e uma linguagem visual consistente e que faça sentido com o que você deseja transmitir às pessoas. Caso contrário, você terá um perfil bagunçado e que confunde os consumidores;
  • Mantenha os destaques organizados. Os destaques devem ser planejados estrategicamente e não podem servir apenas como repositório de stories antigos. Por isso, tenha stories para apresentar a sua marca, com perguntas frequentes dos clientes, para apresentar depoimentos e, por fim, um destaque com os produtos da sua loja de roupas;
  • Utilize o link da bio estrategicamente. Como a bio do Instagram só permite adicionar um único link, você pode utilizar plataformas como o Linktree ou o Biolinky para criar uma página com diversos links para outros canais da sua marca. Utilize com cautela, coloque os links mais importantes e evite encher de links que não são interessantes para o seu consumidor.

>> Leia mais: Perfil de loja no Instagram: saiba como montar o seu e dar o primeiro passo para vender online

Aposte em conteúdo relevante

Uma outra maneira de aumentar as suas vendas no Instagram é produzindo conteúdo relevante. E veja bem: conteúdo relevante não é só publicar fotos dos seus produtos e esperar que as pessoas comprem, é preciso se esforçar um pouco mais.

Para isso, você pode criar posts educativos, inspiradores, motivacionais ou que ajudem o seu público de alguma forma.

O importante é fazer com o que o seu público se interesse, genuinamente, pela sua marca e torne-se um fã dela.

Para dar início ao seu planejamento de conteúdo, veja algumas ideias que você pode adaptar para a sua loja:

  • Crie vídeos combinando uma peça da sua loja em vários looks ou em estilos diferentes. Por exemplo: como uma única blusa poderia ser utilizada para trabalhar, sair à noite ou ir ao shopping?;
  • Publique stories mostrando os bastidores da sua loja, como as roupas são produzidas, quem são as pessoas por trás da marca ou como é um dia a dia de trabalho na empresa;
  • Crie posts com dicas úteis para os seus consumidores, pode ser um passo a passo ensinando a tirar as próprias medidas em casa antes de comprar pela internet ou como escolher a peça ideal para momento específico, por exemplo;
  • Crie posts motivacionais e inspiradores, pode ser uma frase que represente os valores da sua marca ou um post que você acredita que os seus consumidores gostariam de compartilhar nos stories;
  • Pergunte o que o seu público gostaria de ver no Instagram da marca. Por fim, se você ainda tem dúvidas de quais conteúdos produzir, pergunte ao seu público. Pode ser em uma pesquisa pós-compra, nos stories, enviando uma mensagem ou e-mail para clientes específicos ou até fisicamente, caso você tenha uma loja.

>> Leia também: Criar conteúdo para Instagram: 12 ideias de publicação e dicas para engajar e vender mais!

Mantenha uma frequência de postagens

Não existe uma receita de bolo para esse tópico, mas o importante é você saber que: se você não está presente na mente do seu consumidor, então significa que outra marca está.

Em outras palavras: você está deixando dinheiro na mesa.

Por isso, agora que você já sabe quais conteúdos produzir para o perfil da sua marca, é hora de pensar com que frequência você vai publicar esses conteúdos.

Pode ser uma vez por dia, três vezes por semana ou até mesmo uma vez por semana. O importante é as pessoas saberem que você possui uma frequência e que não desapareceu sem dar explicações aos seus clientes.

Tire boas fotos das peças

Uma outra dica muito importante para vender mais no seu Instagram é tirar boas fotos dos seus produtos.

Afinal de nada adianta publicar todos os dias, quando as suas fotos não mostram todo o potencial dos seus produtos e geram pouco desejo no seu público.

Veja algumas dicas para tirar boas fotos dos seus produtos usando apenas o celular:

  • Procure locais com luz clara e natural para tirar as suas fotos e evite horários em que há pouca luz ou muitas sombras, principalmente se você não possui um equipamento de iluminação profissional;
  • Mantenha a lente da câmera sempre limpa, muitas vezes uma foto sai embaçada e a culpa não é do seu celular, mas sim de poeira ou digitais que acabam ficando na lente;
  • Ajuste o foco da câmera, para que a foto fique nítida e com bastante qualidade e evite usar o zoom, pois as suas acabarão ficando com pouca ou nenhuma qualidade;
  • Tenha cuidado com o cenário, procure tirar foto dos seus produtos em um ambiente que valorize a peça e tenha poucos objetos brigando com o produto principal da foto;
  • Use sempre as duas mãos ou um suporte para tirar as fotos, caso você não tenha um tripé profissional. Caso contrário, as suas fotos podem sair tremidas e você não alcançará o resultado desejado.

>> Leia também: Como fotografar produtos para a sua loja virtual? Técnicas e dicas de valor

Faça um cronograma de postagens

Nós já falamos aqui sobre manter constância nos posts do seu Instagram, certo? Para isso você pode criar um cronograma de postagens, também conhecido como calendário editorial.

A função do cronograma de postagens é ser, literalmente, um calendário dos conteúdos do seu Instagram da sua marca.

Nele você vai definir o dia e horário de cada post e pensar estrategicamente em cada conteúdo que será lançado.

Por exemplo:

Se estamos no mês de junho, você já pode pensar no dia 12, que é dia dos namorados, ou dia 24, que é dia de São João.

Desta forma você se planeja com antecedência e evita perder tempo pensando, no dia, qual o post que vai sair.

>> Leia mais: Calendário editorial para Instagram: o que é e qual a importância para a sua estratégia

Use o Stories

Enquanto os posts do feed do Instagram são uma ótima forma de atrair novos consumidores para a sua loja, os stories são uma maneira de fazer com que essas pessoas permaneçam no seu perfil.

Além disso, você pode criar um vínculo com o público e gerar vendas através dos seus stories. Veja como:

  • Aproveite os recursos do Instagram. Crie enquetes, abra caixinhas de perguntas, utilize sticker, emojis e outros recursos dos stories;
  • Converse com o seu público. Faça perguntas, peça sugestões e mostre as respostas para as principais perguntas, de maneira dinâmica e divertida;
  • Mostre os bastidores da sua loja. Já falamos por aqui, mas não custa repetir. Mostre todo o universo por trás da sua marca e torne-a mais humana para o público;
  • Crie filtros ou memes divertidos. Se fizer sentido para a sua marca, crie filtros e memes nos stories para incentivar o compartilhamento e interação do público;
  • Aproveite os links nos stories para vender. Se você ainda não sabia, agora não é mais preciso ter 10 mil seguidores para ter a função de link nos stories. Isso significa que você tem mais oportunidades de adicionar links e gerar vendas.

Invista nos vídeos

De acordo com o próprio Instagram, os vídeos já representam 45% dos conteúdos publicados na rede social e somaram um crescimento de 70% nas visualizações desse formato de conteúdo.

Apostar em vídeos, principalmente se tratando de lojas de roupas, é uma excelente forma de mostrar outros detalhes dos seus produtos, prender a atenção do público e interagir com as pessoas de uma forma mais dinâmica.

Utilize as nossas dicas do tópico para tirar boas fotos somadas às dicas de conteúdos relevantes, para começar a ter ideias e criar vídeos para o perfil da sua marca.

Faça promoções

Se você está começando agora o seu perfil ou deseja aumentar o alcance da sua marca, criar promoções pode ser uma excelente estratégia para alcançar este objetivo.

Além do alcance de marca, criar uma promoção ajudará a converter os seguidores atuais e novos em clientes da sua loja, ajudará a aumentar a visibilidade do perfil, fortalecerá a sua marca e também ajudará a fidelizar os clientes que já compram de você.

Para criar uma promoção, pense nas regras, prazos e critérios para participação. A organização é primordial ao utilizar esta estratégia.

>> Leia também: Como fazer promoção no Instagram? Conheça 10 boas dicas para criar boas ofertas

Esteja por dentro das tendências

Estamos no mês de junho, também conhecida como a época das festas juninas, principalmente nos estados do nordeste.

Nesta época, algumas marcas criam coleções específicas, decoram as suas lojas, criam promoções ou mesmo desenvolvem posts temáticos para combinar com a época.

Você já viu isso acontecer?

Apesar deste exemplo ser bastante simples, ele só acontece, pois as marcas estão atentas às datas comemorativas e principais tendências do momento.

Caso contrário, elas só se lembrariam das festas juninas quando as outras lojas começassem as suas estratégias online.

Se você se identifica com este caso, então falta ficar atento às estratégias e tendências do mercado. Que tal separar alguns minutos todos os dias e pesquisar as últimas notícias do seu segmento ou o que os seus concorrentes estão fazendo?

Mostre ideias de looks

Engaje os usuários

Mostre os bastidores

Faça parcerias

Fazer uma parceria com outras marcas também pode ser uma maneira de aumentar a visibilidade da sua marca e gerar vendas.

Para fazer boas parcerias, veja estas dicas:

  • Conheça bem os interesses do seu público para saber com quais marcas eles gostariam que a sua empresa fechasse parceria;
  • Saiba quais são as necessidades da sua empresa nesse momento e procure os parceiros certos para supri-las;
  • Faça uma lista com parceiros em potencial, pontuando as vantagens e desvantagens de cada um;
  • Tenha objetivos claros para a parceria e só entre em contato com as possíveis empresas parcerias depois que você tiver certeza do que deseja ganhar e oferecer com esta estratégia;
  • Faça um alinhamento inicial com o parceiro, evitando deixando dúvidas ou ambiguidades;
  • Veja como você vai mensurar se a estratégia deu certo e fique de olho nos números e resultados da campanha em parceria com a marca.

>> Leia também: Como criar excelentes parcerias para o seu negócio?

Invista em anúncios

Por fim, a última dica é investir nos anúncios para aumentar ainda mais as suas vendas no Instagram.

Basta que você invista uma pequena quantidade de dinheiro diariamente e será possível atrair mais pessoas para o seu perfil, aumentar o seu número de seguidores e melhorar as vendas dos seus produtos.

Lembre-se de sempre ter certeza dos seus objetivos com cada anúncio, mapear o público que vai recebê-los e criar uma chamada para ação (compre agora, clique aqui, etc) que instigue o público.

>> Aproveite para ler também: Aprenda como utilizar o gerenciador de anúncios do Facebook

Mensuração dos resultados 

Agora que você já sabe como aumentar as vendas da sua loja de roupas no Instagram, é importante saber se todas as estratégias que você planejou deram certo.

Para isso, você deve mensurar os resultados. E isso é possível através dos dados disponíveis no Instagram Business.

Basta mudar a sua conta pessoal para profissional e ter acesso a diversos dados que ajudarão você a saber se as suas ações estão gerando bons resultados.

Veja alguns destes dados disponibilizados pelo Instagram:

  • Visão geral. Nessa aba, você consegue ver os principais dados sobre as suas publicações, stories e promoções;
  • Aba de publicações. Aqui você consegue visualizar os dados de cada post que você fez, conferindo quantas pessoas foram alcançadas por este post, quantas delas viraram seguidores, quantas compartilharam, salvaram, curtiram, comentaram, etc;
  • Aba de stories. Já nesta aba você verá todos os dados dos stories que você criou nos últimos dias, podendo saber quantas pessoas clicaram no link do story, quantas pularam o story, voltaram, compartilharam, etc;
  • Atividade. Nesta aba, você tem acesso aos principais dados dos últimos 7 dias como alcance, impressões totais e o número total de interações no seu perfil;
  • Público. Por fim, na aba de público você consegue saber quantos seguidores ganhou ou perdeu nos últimos dias, quem são essas pessoas, idade, gênero e faixa etária e, por fim, quais são os principais horários que os seus seguidores estão no Instagram.

Pronto! Agora você já consegue aplicar estratégias para aumentar as vendas da sua loja de roupas e ainda descobrir se elas estão dando certo.

No entanto, se você quer dar um passo além, veja aqui 12 estratégias para aumentar o seu faturamento no Instagram. Boa leitura!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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