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Calendário editorial para Instagram: o que é e qual a importância para a sua estratégia

calendario editorial para Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O calendário editorial para Instagram é um tipo de programação que você pode fazer referente às publicações que serão postadas nessa rede social. Ele abrange o conteúdo de toda a sua linha editorial e define os principais detalhes dos posts.

Você alguma vez já se viu se perguntando o que postar no perfil da sua loja? Provavelmente sim e não há problema nenhum nisso. Essa é uma das grandes dificuldades de algumas marcas, principalmente no começo. Uma boa estratégia que pode ajudar nesses momentos é criar um calendário editorial para Instagram.

Ele vai não só facilitar as suas publicações, como também ajudará no fortalecimento das suas estratégias de divulgação nas redes sociais. É por meio dele que você vai definir o que vai falar e quando vai postar. Para ajudar nessa tarefa, mostraremos neste post como é possível fazer tudo isso sem atrapalhar as suas outras obrigações como lojista. Confira!

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial para Instagram é um tipo de programação que você pode fazer referente às publicações que serão postadas nessa rede social. Ele abrange o conteúdo de toda a sua linha editorial e define os principais detalhes dos posts, como a data de publicação de cada um, as pautas e os temas que serão abordados, a data de publicação e muitos outros.

Ele serve para garantir que você consiga manter a frequência de postagem e evita que você perca datas importantes. É uma oportunidade de conhecer as datas relevantes para o seu nicho além das que já costumam ser trabalhadas, como Dia das Mães, Páscoa, Natal e Dia dos Namorados.

Por que ter um calendário editorial para Instagram?

Existem diversos benefícios que a sua marca pode alcançar ao utilizar um calendário editorial. Entre eles, é possível citar:

  • o aumento da frequência de publicações;
  • crescimento do engajamento e atração de seguidores;
  • planejamento com diferentes temas e palavras-chave para não cair na repetição;
  • diversificação de conteúdos e formatos — o que torna o perfil mais atrativo;
  • diminuição de atrasos nas postagens;
  • publicações feitas nos horários em que o seu público-alvo mais utiliza o Instagram.

O fato mais relevante para a adoção desse tipo de estratégia é que a frequência de publicações é um dos fatores que mais atrai seguidores. Quando o número de pessoas que curtem o seu perfil cresce, maiores são as chances de você vender para elas.

Como criar um calendário editorial para Instagram?

Criar um calendário editorial é uma tarefa bastante importante, que se torna mais simples se você seguir um passo a passo. A seguir, mostramos tudo o que precisa ser feito.

Pesquise muito

Toda a criação do calendário começa com a pesquisa. E você precisará pesquisar muito. Você pode fazer um social listening para ouvir a sua audiência para saber o que mais interessa a eles, assim como fazer buscas no Google sobre os assuntos e até mesmo checar o que os concorrentes estão postando.

Se for possível, também vale fazer uma enquete no próprio Instagram para saber dos assuntos que seu público mais gosta. Se você ainda tiver poucos seguidores, pode usar as interações que a própria rede social disponibiliza para descobrir o que traz mais resultados, como as postagens mais curtidas e as mais comentadas.

Liste as datas mais importantes para o seu nicho

Ainda sobre a etapa de pesquisa, as datas mais importantes para o seu nicho não podem ficar de fora dessa lista. Uma boa dica é buscar na internet as datas comemorativas do ano que fujam das tradicionais. Alguns exemplos são o Dia dos Avós e o dia do cliente.

A escolha também pode depender do seu negócio. Se você trabalha com produtos personalizados, por exemplo, pode utilizar os dias de diferentes profissões — como o da secretária, dos professores, do administrador — para criar conteúdo específico. Se o seu produto for semijoias ou acessórios, pode utilizar o Dia do Amigo e assim por diante.

Faça um planejamento mensal

Todo conteúdo que você postar no perfil da sua loja no Instagram precisa passar por um planejamento mensal que deve ser estruturado de uma maneira que seja fácil de ser colocado em prática depois. Além do post em si, é bom considerar:

  • a data de publicação — que deve considerar a frequência que você escolheu e o prazo máximo para finalizar o conteúdo;
  • o horário da postagem, que deve levar em consideração a hora mais provável em que seu público estará na rede social;
  • o status — para saber se a publicação está em revisão, finalizada, agendada ou postada.

O ideal é que você comece a planejar os posts das datas comemorativas para definir os melhores dias para as publicações. Nos dias que sobrarem, você pode inserir informações relevantes que agradem e ajudem o seu público.

Prepare-se para imprevistos

Mesmo com todo o planejamento adiantado, é preciso se preparar para imprevistos. Dentro dessas situações podem existir aquelas mais positivas, como um meme ou vídeo viral engraçado que todo mundo começou a compartilhar e que pode gerar bastante engajamento para a sua página se você não perder o timing. Também existem aquelas mais sérias, como um comunicado ou algo que exija um gerenciamento de crise.

Esse segundo caso pode acontecer se, por exemplo, vários clientes começarem a fazer críticas sobre a sua loja. Uma situação dessas exige uma interrupção no calendário editorial para que você trate desse assunto com um post sobre os comentários em que você destaca que tudo o que está sendo dito será levado em consideração e quais ações serão tomadas a partir desse momento.

Como alimentar o calendário editorial?

Depois de criar o calendário, será preciso inserir nele todas as informações necessárias para que o seu Instagram tenha conteúdo constantemente. Confira o que você pode fazer nessa etapa.

Defina um horário para as postagens

O horário em que você posta o seu conteúdo é fundamental para gerar bons resultados para o engajamento no seu perfil. Isso porque, além de postar no momento em que seu público costuma acessar o Instagram, também é preciso saber que tipo de conteúdo vai performar melhor na hora que você escolher soltar o post.

Um meme ou um conteúdo mais leve, por exemplo, pode engajar muito mais em uma sexta-feira às 17h, que é a hora em que a maioria das pessoas está saindo do trabalho, do que um conteúdo mais complexo ou maçante. Já em uma segunda-feira às 9h, pode acontecer o contrário e assim por diante. O ideal é sempre fazer testes e checar os insights do próprio Instagram para saber em quais períodos o seu perfil tem mais acessos e aproveitar esses momentos.

Escolha a frequência para postar

Mesmo que não haja uma frequência ideal para as postagens dentro do Instagram, alguns especialistas afirmam que o algoritmo da plataforma dá preferência para quem publica pelo menos uma vez ao dia. O ideal é que você consiga manter a consistência sem que isso pese na sua rotina.

A frequência de posts pode, então, variar entre 3 a 5 ou 7 vezes por semana. Vale também evitar posts nos finais de semana ou feriados, já que as pessoas tendem a interagir menos nesses dias. Porém, você pode utilizá-los para postar conteúdos mais descontraídos só para entreter.

Tenha um objetivo para cada publicação

Tão importante quanto a frequência e o horário de uma publicação é o objetivo de cada uma delas. Essa escolha é importante para criar um calendário mais diversificado e para guiar a produção de imagens e de legenda.

Aqui, você precisa ter em mente que o objetivo principal da sua loja deve ser refletido nas postagens. Caso você queira, por exemplo, construir autoridade, você pode investir em materiais mais ricos, como e-books e infográficos. Se o propósito for aumentar as vendas, uma boa estratégia é investir em conteúdos como cases de sucesso.

Conheça ferramentas para auxiliar na criação do calendário editorial

Existem algumas ferramentas disponíveis que podem ser muito úteis para que você consiga organizar o seu calendário editorial e colocar todo o planejamento feito em prática. Confira algumas delas a seguir.

Planilhas

Uma planilha segue sendo uma ferramenta extremamente útil para organização. Ela se torna melhor ainda se puder ser compartilhada e acessada de qualquer lugar, facilidades que o Google Sheet oferece.

Caso você opte por essa opção, pode criar uma do zero com todas as informações relevantes separadas por colunas para que você vá preenchendo aos poucos. Se preferir, pode procurar por algum modelo editável que outros usuários disponibilizam gratuitamente. Neles, você encontrará tudo o que precisa para organizar o conteúdo.

Google Calendar

O Google Calendar é outra ferramenta para que você consiga criar um calendário editorial para a sua loja. Nele, além de visualizar as datas comuns do calendário e preenchê-las com o conteúdo que irá ao ar em cada dia, você também tem acesso a todos os compromissos agendados.

Nesse espaço é possível marcar as datas para fotografar produtos, para fazer filmagens curtas para o Instagram e tudo mais que você precisar. Também existe a opção de compartilhamento com quem trabalha na sua equipe, para que todos fiquem alinhados com o mesmo cronograma.

Postgrain

O Postgrain é uma ferramenta de agendamento de postagens que pode ajudar você a não perder os prazos depois que o seu conteúdo já estiver pronto. Com ele, não existe a necessidade de colocar despertador ou lembrete no celular para postar no Instagram. Tudo é feito de maneira automática.

O acesso a todos esses recursos é pago, mas você pode testar gratuitamente por 7 dias. Uma alternativa gratuita para ele é o Estúdio de Criação do próprio Facebook, que também oferece diversas opções de postagem e agendamento.

Trello

O Trello é uma ótima ferramenta de organização de tarefas que pode ajudar a manter o acompanhamento de várias demandas referentes ao calendário editorial que você criou. A plataforma é baseada em um sistema de quadros que você pode dividir por projetos, times ou campanhas.

Além disso, você também pode criar diversas colunas que representem tarefas específicas. É possível, por exemplo, separar os cartões do conteúdo “A fazer”, “Em andamento” e “Concluído”. O Trello também permite que tudo seja compartilhado com as outras pessoas da sua equipe, o que agiliza o trabalho e a produtividade.

O calendário editorial para Instagram é essencial para a criação de conteúdo da sua loja e, como você pôde perceber, é até bastante simples de criar. Quando for colocar o seu em prática, lembre-se de planejar, pesquisar, organizar, criar e agendar. Com isso, seu engajamento só tem a crescer!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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