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Perfil de loja no Instagram: saiba como montar o seu e dar o primeiro passo para vender online

Saiba tudo sobre perfil de loja no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O perfil de loja no Instagram é uma excelente oportunidade para quem quer ter presença digital. Estar no Instagram é o primeiro passo para ter sua própria vitrine online e é uma estratégia fundamental para alavancar as vendas na Internet. Pronto para saber mais e montar o perfil no Instagram? Siga todas as dicas.

Você quer começar a divulgar o seu negócio na internet, mas ainda não criou um perfil de loja no Instagram? Então está perdendo uma ótima oportunidade de complementar a sua marca!

Trabalhar nas redes sociais pode ser complicado, nós sabemos. Afinal, parece que sempre existem mais perfis para criar.

No entanto, nós podemos provar que ter um perfil de loja no Instagram pode ser vantajoso para as suas vendas!

Mas, claro, apenas ter uma conta comercial pode não trazer todos os resultados que você deseja.

Isso porque existem algumas considerações importantes para consolidar a sua imagem nessa plataforma, como conhecer as métricas do Instagram e as melhores dicas para dar um up orgânico no seu perfil.

Nesse caso, nós podemos te ajudar com dicas especiais para otimizar seu negócio nas redes sociais do jeito certo.

Continue com a gente e entenda a importância de ter um perfil de loja no Instagram, e veja um passo a passo completo para fazer isso!

O que significa criar um perfil de loja no Instagram?

Antes de mais nada, é importante definir o que significa criar um perfil de loja no Instagram.

Afinal, você pode ter conhecido as vantagens de ter esse tipo de presença nas redes sociais, mas não entender do que se trata, de fato.

É claro que o conceito é bastante simples, e não existem definições complexas.

Ter um perfil de loja no Instagram significa nada mais do que criar uma conta comercial que traga conteúdos sobre o seu negócio.

Fácil, não é? 

Mas é preciso ter cuidado, pois o conceito pode confundir!

Ao começar a atuar nas redes sociais, muitos empreendedores criam seus sites, blogs e até mesmo lojas virtuais.

Todos esses serviços podem acompanhar uma integração com as redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, duas das plataformas mais populares.

No entanto, essa integração costuma trazer apenas o catálogo das lojas virtuais, e não conteúdos sobre ela.

Nesse caso, ter seu perfil de loja no Instagram vai muito além de integrar outras contas e apresentar os seus produtos disponíveis para compra!

Ter uma conta de loja no Instagram também significa trazer posts e conteúdos além das vendas.

O objetivo principal dessa prática é reforçar a presença online da sua marca, e liberar ferramentas importantes para trabalhar com divulgações na internet.

Basicamente, essas contas são o que permite que você interaja com os seus clientes em uma das plataformas mais populares do mundo.

Por que é importante criar um perfil de loja no Instagram?

Agora, você pode conhecer o que significa criar um perfil de loja no Instagram, mas pode estar se perguntando qual a importância de ter uma conta assim.

Em um primeiro momento, ter um perfil da sua loja é o que torna possível desenvolver, de verdade, a sua presença nas redes sociais!

Ter um catálogo integrado na plataforma, apesar de importante, não permite que você publique conteúdos sobre o seu negócio.

Por outro lado, desenvolver um perfil de loja no Instagram do jeito certo é o ideal para compartilhar coisas incríveis e criativas com seus clientes.

Basicamente, é onde você pode postar:

  • publicações no feed;
  • vídeos;
  • stories;
  • divulgações de produtos;
  • interação com os usuários.

Muitos negócios iniciantes realizam esse tipo de divulgação em seus perfis pessoais.

Mas ter um perfil só para a sua loja é mais profissional e organizado, não concorda?

Além de ajudar a consolidar a imagem do seu negócio na plataforma, ter um perfil oficial não elimina a possibilidade de divulgar seus produtos no catálogo. 

Pelo contrário, apenas integra todas essas funcionalidades com mais facilidade e de um jeito mais completo.

Tudo isso é essencial para aumentar as suas vendas e tornar seu empreendimento digital ainda mais profissional.

Como montar o seu perfil de loja no Instagram

Depois de entender a importância de ter um perfil de loja de Instagram, chegou o momento de conferir o passo a passo de como montar o seu!

Na prática, existem algumas etapas que não podem faltar na criação do seu perfil.

Isso porque elas são essenciais para garantir que a sua conta fique o mais completa possível, e atinja todos os objetivos pretendidos.

Pensando nisso, separamos algumas etapas para ajudar a montar o seu perfil de loja no Instagram. Confira a seguir:

Conheça os requisitos do perfil comercial

Antes de mais nada, é importante saber que o seu perfil de loja no Instagram constitui uma conta comercial.

Por isso, ela deve seguir os requisitos necessários de criação de acordo com a plataforma.

Em um primeiro momento, as exigências são básicas, precisando apenas ser relacionada a um endereço de e-mail válido e ser uma conta aberta.

Claro que, posteriormente, o seu perfil vai precisar seguir à risca as diretrizes de privacidade e uso de conta da rede social.

Isso vai garantir uma experiência mais completa e tranquila para você.

Por isso, vale a pena conhecer quais os requisitos de conta comercial no Instagram, para criar o perfil da sua loja com mais tranquilidade.

Faça a biografia do Instagram

Depois dos preparativos iniciais, o próximo passo é começar a preparar seu perfil na prática.

Após vincular o e-mail e iniciar o perfil comercial, é necessário deixá-lo o mais completo possível. 

Por isso, comece fazendo a sua biografia.

Ela é o primeiro contato do seu cliente com o seu negócio. 

Assim, se o objetivo é ter um perfil de loja no Instagram, ter uma biografia completa é essencial!

Procure preencher com os dados mais importantes referentes a sua loja.

Coloque coisas sobre a sua história, informações de contato e algo que chame a atenção dos clientes.

Dessa forma, seu perfil de loja no Instagram poderá atingir o objetivo de divulgar sua marca e atrair mais públicos.

Defina a foto do perfil

Enquanto isso, outro ponto fundamental para montar seu perfil é definir a foto de perfil.

Assim como a bio, trata-se da primeira coisa que seus clientes veem quando entram na conta.

É importante ter uma foto que esteja de acordo com a sua marca.

Afinal, você quer que seu público reconheça seu perfil.

Por isso, é uma boa hora de pensar em uma identidade visual para seu negócio.

Dessa forma, seu perfil de loja no Instagram será mais profissional, chamativo e completo.

Use o Instagram Shopping

Lembra quando falamos que não precisa abrir mão do seu catálogo para ter um perfil de loja no Instagram?

Então, para montar o seu perfil também dá para integrar o Instagram Shopping!

Essa ferramenta funciona como vitrines virtuais para os usuários, mostrando produtos e descrições como um shopping.

Assim, ao criar seu perfil, não precisa abrir mão de ferramentas de vendas.

Basta integrar o Instagram Shopping e permitir que a sua loja seja vista pelos usuários quando procurarem pelos seus produtos.

Além disso, a sua loja também se torna mais completa, com conteúdos interativos e produtos expostos, tudo no mesmo perfil!

Adicione os produtos e suas descrições 

Ferramentas como o Instagram Shopping ajudam a divulgar seu negócio online, mas também depende de você otimizar esses recursos.

Por isso, não se esqueça de adicionar todos os produtos e suas devidas descrições.

Inclua preços, tamanhos, detalhes e todos os tipos de dados pertinentes.

Dessa forma, quando o cliente encontrar seu perfil de loja no Instagram, terá acesso a todas as informações que precisa.

Quanto mais produtos cadastrados, mais completo seu catálogo, e, com isso, melhor o seu perfil.

Vincule com a página do Facebook

Além disso, ao montar seu perfil de loja no Instagram, também existe a possibilidade de vincular com a página do Facebook.

As duas plataformas são integradas, e podem dar um up nas suas vendas.

O catálogo de produtos aparece nos dois sites para os usuários, e permite que os clientes encontrem a loja em cada rede.

Desse modo, além de divulgar conteúdos no Instagram, você também poderá trabalhar no Facebook.

A integração é gratuita e automática, sendo um processo ainda mais prático!

Preencha as informações solicitadas

Por fim, terminando as etapas práticas para montar o perfil da sua loja, é importante preencher as informações solicitadas.

Isso porque a plataforma pode pedir para informar alguns dados adicionais, como:

  • Localização;
  • Formas de contato;
  • Site externo;
  • Destaques de postagens.

Vale a pena preencher esses dados, porque eles vão dar uma cara mais profissional para o seu perfil.

Além disso, quanto mais dados, melhor o posicionamento da sua loja nas pesquisas!

Como bombar o seu perfil de loja no Instagram

Com seu perfil de loja no Instagram montado, o próximo passo é começar a bombar sua conta!

Mas se você estiver se perguntando como fazer isso, não se preocupe.

Nós separamos algumas dicas para ajudar no seu posicionamento e na consolidação da sua marca.

Dessa forma, você poderá aproveitar tudo que uma conta comercial pode oferecer.

Confira algumas sugestões práticas que podem ajudar a bombar sua loja:

Crie um cronograma de postagens

A intenção de criar um perfil de loja no Instagram é criar conteúdos além dos catálogos e produtos.

Com isso, você poderá consolidar melhor a sua marca entre o público, e aumentar suas vendas.

Mas para isso acontecer, é fundamental ter frequência e constância. 

E uma das principais dicas é ter um cronograma de postagens.

Ter um calendário ajuda a postar constantemente, e se posicionar melhor nas métricas do Instagram.

Além disso, você quer que a sua loja seja bem sucedida, e postar bastante definitivamente ajuda nisso.

Tenha uma identidade visual

Se estamos falando sobre fazer sucesso no Instagram, então é essencial saber consolidar sua marca.

Isso significa fazer com que seus clientes reconheçam seu negócio o quanto antes, principalmente pelos perfis sociais.

Nesse caso, uma dica importante é investir em uma identidade visual.

Ter uma foto de perfil marcante, detalhes visuais únicos e até mesmo cores características ajudam muito na identificação da sua loja.

Isso é especialmente importante no Instagram, que é uma plataforma predominantemente visual.

Por isso, quando tiver oportunidade, elabora os elementos pelos quais sua loja ficará conhecida.

Tenha vários tipos de conteúdo 

Um perfil de loja no Instagram é ideal para interagir com os clientes e trabalhar na criatividade. 

Por isso, não deixe de investir em vários tipos de conteúdo!

Não fique apenas nas fotos e stories, inove seu perfil para fazer ele bombar.

Trabalhe com outros conteúdos inovadores e ferramentas como:

  • Vídeos;
  • Reels;
  • Enquetes;
  • Perguntas para os seguidores;
  • Lives.

Dessa forma, você irá se destacar entre outros perfis de loja, além de atrair cada vez mais seguidores.

Mesmo iniciantes podem trabalhar com essa variedade de maneira não profissional, e elaborar conteúdos diversificados para otimizar o perfil.

Faça cursos e workshops

Por fim, se você quer realmente bombar seu perfil de loja no Instagram, precisa fazer cursos e workshops na área. 

As redes sociais estão se tornando cada vez mais importantes para as vendas e alcance dos empreendimentos na internet.

Por isso, é importante aprender ferramentas e técnicas especiais para atingir esses objetivos mais facilmente.

Nesse caso, workshops e cursos podem ajudar, inclusive opções gratuitas!

O importante é nunca deixar de aprender, e colocar coisas novas em prática para bombar seu perfil.

Quanto mais presença na internet, melhores vão ser seus posicionamentos. 

Assim, você poderá aumentar suas vendas de maneira orgânica.

Afinal, atuar no mercado digital também depende de como você se destaca no ambiente em que sua marca está. 

Se você quer estar nas redes sociais, então precisa trabalhar sua imagem e a sua marca de todas as maneiras que puder.

E uma das melhores maneiras é ter um perfil de loja no Instagram, para atrair mais clientes.

Mas, claro, também é importante saber como trabalhar seu perfil, para fazer ele crescer.

Quer saber como ficar mais popular? Então não deixe de conferir as dicas que separamos para te ajudar a ter mais seguidores no Instagram!

Com isso, você certamente terá perfis mais completos e bem sucedidos nas redes sociais, e irá arrasar com a sua loja!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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