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Métricas do Instagram: quais são e como medir os resultados do seu perfil em 2024

entenda as métricas do Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Métricas do Instagram são dados importantes para melhorar a presença da sua loja na rede social. Você pode descobrir o perfil dos seguidores e entender como criar posts mais interessantes, que geram mais resultados. Saiba agora como analisar essas métricas!

As métricas do Instagram são dados essenciais para otimizar a atuação da sua marca na rede social. Você pode olhar para essas informações e conhecer melhor a sua audiência, entender o que as pessoas mais gostam de ver, melhorar seus posts e conseguir mais seguidores para o seu perfil.

Porém, é preciso saber quais métricas você deve analisar e o que elas significam, já que a rede social oferece diversos dados sobre o seu perfil, posts e stories. Por isso, criamos este artigo para você saber como deve avaliar os dados para melhorar seus resultados no Instagram.

Acompanhe agora para saber quais são as principais métricas do Instagram e como analisar esses dados!

O que são as métricas do Instagram?

As métricas do Instagram são dados que a rede social fornece sobre o desempenho de perfis e publicações, para que as contas comerciais possam avaliar sua atuação.

Métricas, em geral, são medidas quantificáveis que servem para analisar os resultados de um processo, uma ação ou uma estratégia. No caso do Instagram, essas medidas informam sobre:

  • O perfil dos seguidores;
  • O alcance e o engajamento das publicações;
  • As interações dos usuários com os posts.

Com esses dados, é possível entender se as suas estratégias de redes sociais estão funcionando, já que eles revelam como os usuários estão reagindo a elas. Assim, você pode planejar melhor as próximas estratégias, ajustar o que não funcionou e aprimorar o que teve sucesso.

Qual a importância de monitorar as métricas do Instagram?

Talvez você se pergunte se é tão importante assim monitorar as métricas do Instagram. Afinal, essa atividade toma tempo e exige algum conhecimento para entender os dados (quanto a isso, não se preocupe, porque aqui neste artigo te explicamos tudo!).

Mas, acredite: vale a pena analisar as métricas do Instagram para melhorar sua atuação na rede social.

Existe um princípio no marketing e na gestão de negócios que diz: só conseguimos gerenciar aquilo que medimos. Isso significa que você deve ter indicadores de desempenho para medir seus resultados e entender o que está certo ou errado nas suas estratégias.

Isso também ajuda a entender por que os dados são tão valiosos para as empresas atualmente. Eles trazem informações sobre a realidade que nem sempre conseguimos entender sem eles. 

As métricas do Instagram, especialmente, medem como as pessoas interagem com o perfil, quais posts e stories mais curtem, quais publicações ganham mais comentários, entre outros dados.

É claro que, se você fosse contar curtida por curtida, levaria muito tempo — por isso, é importante contar com uma ferramenta que junte todos esses dados em números, percentuais, gráficos e relatórios.

A partir daí, você pode otimizar a sua gestão. No caso do Instagram, você pode melhorar a sua estratégia na rede social, ajustar os conteúdos para a audiência, criar linhas editoriais que mais interessam, utilizar a linguagem que melhor se comunica com o público, entre outros ajustes.

Como acessar as métricas do Instagram?

As métricas do Instagram podem ser acessadas diretamente no aplicativo da rede social, na ferramenta chamada Instagram Insights.

Mas é somente pelo app no celular, ok? Se você acessar o Instagram pelo navegador do computador ou notebook, não vai encontrar esses dados.

Além disso, você só vai encontrar a seção de métricas do Instagram se tiver um perfil profissional. Se você ainda tem uma conta pessoal para o seu negócio, faça a mudança para uma conta comercial.

Se você já tiver uma conta comercial, vá até o aplicativo e clique na foto de perfil da sua marca, no canto inferior direito. Então, na página em que você visualiza seu próprio perfil, clique no menu que está no canto superior direito (aquelas três listrinhas, lá em cima).

Quando o menu abrir, clique em Insights. Essa é a área do aplicativo em que se encontram todas as métricas do Instagram. Na página inicial dos Insights, você já tem uma visão geral das principais métricas e pode selecionar o período de dados que deseja visualizar.

Como acessar as métricas do Instagram
Visão geral das métricas do Instagram

Além desse caminho, você também pode ver métricas sobre os conteúdos diretamente nas publicações. Para isso, vá até o post do feed ou story que você deseja analisar. No post do feed, clique em “Ver insights”. Já no story (que ainda deve estar ativo), deslize para cima e veja os dados.

Existem outras ferramentas, como a mLabs e a Etus, que também oferecem relatórios sobre a sua atuação nas redes sociais. Porém, essas ferramentas são pagas.

Nelas, você pode visualizar outras métricas do Instagram, além de reunir dados de outras redes sociais, como Facebook e LinkedIn. Elas também oferecem outros recursos de gerenciamento de redes sociais, como o agendamento de posts.

Quais são as principais métricas do Instagram?

Agora, vamos ver quais são as principais métricas do Instagram que você pode — e deve — monitorar. Dividimos os dados entre métricas de perfil, análise do Feed, análise do Stories e seguidores. Acompanhe agora para saber o que significa cada métrica e como analisar:

Métricas do perfil

As métricas do perfil se referem aos dados da conta como um todo. Mais adiante, você vai poder ver os dados de desempenho de cada publicação. Saiba agora quais são as principais métricas sobre o perfil:

Total de seguidores

O total de seguidores mostra quantos usuários curtem o seu perfil. Essa métrica é importante para você saber a audiência da sua marca no Instagram — mas saiba que as suas publicações são entregues apenas para uma parcela desses seguidores, ok?

É por isso que o número de seguidores, por si só, não diz muita coisa. Muita gente valoriza esse número, como sinal de popularidade de uma marca ou personalidade. Porém, milhões de seguidores não significam que aquele perfil é relevante, porque ele pode ter alcance e engajamento baixos.

Além disso, muitos perfis costumam comprar seguidores, o que torna sua audiência mais irrelevante ainda, já que muitos desses usuários são robôs ou sequer conhecem a marca. Então, não caia na armadilha de fazer isso!

Então, procure analisar o total de seguidores com outras métricas, como alcance e engajamento, e monitorar o crescimento desse número. Se você perceber que o número de seguidores caiu, investigue o que aconteceu, pois provavelmente há algo de errado.

Alcance (contas alcançadas)

O alcance diz quantos usuários viram os seus conteúdos no período selecionado. A ferramenta informa também quantos desses usuários já são seguidores ou não.

Essa métrica serve para entender se as publicações estão sendo entregues para a sua audiência e se a marca está sendo conhecida por mais pessoas. Se você conseguir engajá-las, elas podem se tornar clientes do seu negócio.

Impressões

As impressões mostram a quantidade de vezes que o seu conteúdo ou perfil apareceu na tela dos usuários. Isso pode acontecer no feed dos usuários, na aba Explorar do Instagram ou em visitas ao perfil.

Perceba que é uma métrica diferente do alcance, que se refere a pessoas alcançadas. Pense que um único usuário pode ver vários posts. Nesse caso, a ferramenta contabilizaria 1 pessoa alcançada e 3 impressões, por exemplo. Dessa forma, as impressões sempre tendem a ter um número maior que o alcance.

A métrica de impressões ajuda a entender se o seu conteúdo está se espalhando por aí. Se você comparar as métricas de impressões e alcance, pode saber o número de impressões por usuário e, assim, entender se cada pessoa está indo além de apenas uma visualização.

Mas tome cuidado com essa métrica, pois ela contabiliza qualquer impressão, até mesmo uma visualização acidental ou fora de contexto, quando o usuário sequer conseguiu ver o conteúdo.

Atividade do perfil

Nessa área do Instagram Insights, você pode visualizar o número de ações que as pessoas executam ao interagir com o seu perfil. Elas incluem:

  • Visitas ao perfil
  • Toques no site
  • Toques no endereço comercial
  • Toques no botão Ligar
  • Toques no botão Enviar email
  • Toques no botão de texto

Nesse caso, a ação do usuário mostra que ele tem interesse em conhecer melhor a sua marca — ou, melhor ainda, que quer entrar logo em contato.

Engajamento (contas com engajamento)

O engajamento mostra o número de usuários que interagiu de alguma forma com o seu conteúdo, que pode incluir posts no feed, stories, reels, vídeos e vídeos ao vivo.

A ferramenta conta como interações todas as ações dos usuários relacionadas às suas publicações, como curtir, comentar, salvar, compartilhar ou responder.

O número de contas com engajamento mostra que você conseguiu engajar os usuários a ponto de eles tomarem alguma ação. Fique de olho nesse número ao longo do tempo, para saber se você está conseguindo envolver mais pessoas.

Interações com o conteúdo

Essa métrica mostra o número absoluto de interações com todos os conteúdos que você publicou no período.

Diferentemente do engajamento, que mede o número de pessoas engajadas, aqui você pode saber quantas interações os conteúdos estão gerando, mesmo que uma única pessoa interaja várias vezes com as publicações.

Taxa de engajamento

A taxa de engajamento revela o percentual da sua audiência que interagiu com os conteúdos. O Instagram Insights não revela esse percentual, mas você pode calcular facilmente: basta dividir o número de interações pelo alcance total do perfil e multiplicar por 100.

Com essa métrica, você pode entender se está conseguindo engajar a sua audiência, não apenas alcançar as pessoas. Uma boa taxa de engajamento mostra que o seu perfil desperta o interesse e a ação das pessoas.

Visualizações

Visualizações é uma métrica de vídeos e stories que mostra quantas vezes aquele conteúdo foi visualizado pelos usuários — mesmo que uma única pessoa visualize várias vezes.

Perceba que a métrica de visualizações é diferente de impressões. Se uma pessoa rola o feed e visualiza o post, mas não assiste ao vídeo, essa ação é contabilizada como uma impressão, mas não como uma visualização.

Conversão de visitas ao perfil em novos seguidores

Uma métrica interessante que o Instagram Insights não mostra, mas que você pode calcular, é a conversão de visitas ao perfil em novos seguidores. Para isso, basta dividir o número de visitas ao perfil pela quantidade de novos seguidores no mesmo período.

Assim, você pode entender se o seu perfil está interessante a ponto de fazer os visitantes se tornarem seguidores.

Métricas para análise do Feed

Além das métricas sobre o perfil como um todo, você pode analisar o desempenho das publicações individualmente, tanto de posts do feed quanto dos stories. Então, vamos conhecer primeiramente as métricas sobre os posts do feed.

Alcance

No alcance, você pode saber o número de pessoas que viram a publicação pelo menos uma vez, seja no feed, na aba Explorar ou em alguma visita ao perfil. A ferramenta informa também o número de contas alcançadas que seguem e que não seguem o perfil.

Impressões

As impressões medem o número de vezes que o post do feed apareceu na tela dos usuários, mesmo que tenha sido exibido mais de uma vez para a mesma pessoa. Como já vimos, impressão é diferente de alcance.

No Instagram Insights, você pode saber onde essas impressões ocorreram, como no feed do usuário, na busca por hashtags ou na visita ao perfil. Isso é importante para saber de que forma as pessoas estão descobrindo seu conteúdo.

Interações com o conteúdo

Outra métrica importante sobre os posts do feed são as interações com o conteúdo. Elas contabilizam as ações dos usuários em relação à publicação:

  • Curtidas
  • Compartilhamentos
  • Comentários
  • Salvamentos

Assim como o engajamento do perfil, as interações com o conteúdo mostram que você está conseguindo despertar uma ação do usuário, mais do que uma mera visualização.

Vale ressaltar que o nível de engajamento varia conforme a ação tomada. Um comentário no post, por exemplo, tende a ser muito mais relevante que uma curtida.

Atividade do perfil

Na análise dos posts do feed, a atividade do perfil mostra quais ações no perfil a publicação despertou. Depois de ver um post no feed, o usuário pode visitar o perfil, começar a seguir ou clicar no botão Enviar email, por exemplo.

Acompanhar essas métricas ajuda a entender que tipo de ação cada conteúdo consegue despertar.

Métricas para análise do Stories

Stories são um dos tipos de post mais relevantes no Instagram atualmente, porque geram bastante alcance e engajamento. Por isso, é importante monitorar as métricas dessas publicações também.

A seguir, vamos ver quais são os principais dados do Stories. Você vai ver que as métricas são parecidas com a análise do Feed, mas como o story é um tipo diferente de post, gera alguns outros dados para você analisar. Confira quais são os principais:

Alcance

Como já vimos, o alcance mostra o número de usuários únicos alcançados pela publicação — nesse caso, o story. Analise essa métrica para saber se os seus stories estão chegando a mais pessoas, sejam elas seguidores do perfil ou não.

Impressões

As impressões dos stories mostram quantas vezes eles foram exibidos na tela dos usuários. Essa métrica ajuda a entender se os seus stories estão sendo bastante visualizados.

Aproveite para entender onde essas impressões estão acontecendo: no feed do usuário, na aba Explorar, entre outras seções da plataforma.

Mas vale lembrar: as impressões também contabilizam visualizações acidentais. Então, cuidado com essa métrica, que não significa que os usuários efetivamente leram ou absorveram o conteúdo. 

Interações com o conteúdo

As interações com conteúdos contabilizam as ações que os usuários podem tomar ao visualizar um story:

  • Compartilhamentos
  • Respostas
  • Cliques no link

Os compartilhamentos acontecem quando os usuários enviam o story para outras pessoas e são um sinal bastante positivo, já que representam uma recomendação do seu conteúdo.

As respostas podem ser um sinal ainda positivo, pois mostram que o story motivou um contato do usuário com o perfil.

Os cliques no link, por sua vez, contabilizam todas as vezes que os usuários clicam nos links dos stories. A ação de clicar mostra que os usuários querem saber mais sobre a sua marca ou aquele conteúdo, então significa que você conseguiu despertar interesse.

Navegação

Os dados de navegação mostram como os usuários visualizam os stories e passam de uma publicação para outra. Eles podem tomar quatro ações principais de navegação:

  • Avançar: nº de toques no lado direito da tela para avançar ao próximo story.
  • Voltar: nº de toques no lado esquerdo da tela para ver o story anterior.
  • Próximo story: nº de deslizes para avançar para os stories da próxima conta.
  • Sair: nº de vezes que as pessoas fecharam seus stories.

Esses dados trazem informações sobre como as pessoas estão reagindo aos seus stories. Muitos toques de Avançar, por exemplo, podem mostrar que as pessoas não estão tendo paciência para visualizar o conteúdo até o final. Já os toques de Voltar podem mostrar que o conteúdo é tão bom que precisa ser visto novamente.

Porém, essas interpretações precisam ser feitas em contexto. Por isso, procure relacionar os dados de navegação com outros indicadores para entender o que eles significam.

Atividade do perfil

Nessa área, você pode entender quais ações no perfil os stories motivaram os usuários a executar: visitar o perfil, começar a seguir, tocar no botão de Como chegar, entre outras. As métricas de atividade do perfil contabilizam cada uma dessas ações.

Métricas de seguidores

As métricas de seguidores ajudam a conhecer melhor o seu público. Elas trazem informações sobre o perfil dos seguidores e melhores dias e horários para se conectar com eles.

Assim, você pode criar conteúdos melhor direcionados, que atendam às características e comportamentos da sua audiência. A seguir, conheça as principais métricas de seguidores:

Localização

As métricas de localização mostram as cidades ou países dos seus seguidores. No Instagram Insights, você consegue visualizar apenas as cinco principais localizações e o percentual de seguidores que estão localizados em cada lugar.

Faixa etária

Na faixa etária, saiba o perfil de idade da sua audiência. Nesse gráfico, você pode identificar as faixas etárias predominantes, além de visualizar os dados de todos os seguidores ou dividi-los entre homens e mulheres.

Gênero

No gráfico de gênero, entenda se o seu público é formado majoritariamente por mulheres ou homens. Esse tipo de informação pode ajudar a definir temas e linguagens mais adequados para os seus conteúdos.

Períodos mais ativos

O Instagram Insights também oferece dados sobre os períodos mais ativos dos seguidores no Instagram. Dessa forma, você pode saber quais são os melhores momentos para postar.

Esses dados são organizados por horas e dias. Nos dados por hora, você pode saber quantos seguidores estão ativos em cada faixa horária de cada dia da semana. Já nos dados por dia, saiba quantos seguidores se conectam em cada dia da semana.

Maneiras de acompanhar as métricas do Instagram

As métricas do Instagram estão disponíveis no aplicativo. Você sempre pode dar uma olhada na área de Insights para ver como os seus conteúdos estão se saindo na rede social. Porém, vale a pena estabelecer uma rotina de monitoramento e avaliação das métricas.

Dependendo do volume de conteúdos que o perfil publica, você pode definir que vai analisar as métricas toda semana, a cada 15 dias ou a cada mês. Com essas análises, você pode fazer ajustes específicos nos conteúdos e realizar melhorias contínuas.

Além disso, é importante também fazer uma análise em um período mais longo — ao final do ano, por exemplo —, para entender seu desempenho e traçar as estratégias para o próximo período.

Ao analisar as métricas no Instagram Insights, procure anotar os dados mais importantes em uma planilha (pode ser no Excel, por exemplo). Aproveite para anotar também as ideias que a sua análise gerou, para melhorar as suas estratégias e a produção de conteúdos.

Infelizmente essa ferramenta não permite fazer download das métricas. Mas é importante manter um registro externo para não perder os dados e poder criar seus próprios gráficos e relatórios. Isso pode facilitar a análise e a apresentação dos resultados.

O que fazer depois de analisar as métricas

A análise das métricas do Instagram deve ir além do acompanhamento dos números. Periodicamente, quando você analisar e extrair os dados da ferramenta, avalie o que você pode melhorar a partir deles.

Talvez você perceba, por exemplo, uma queda no alcance das publicações ao longo do trimestre. O que pode estar causando isso? Pode ser que você tenha mudado a frequência dos posts ou a temática dos conteúdos, e isso tenha diminuído o seu alcance.

Então, procure as respostas para criar conteúdos mais atrativos e melhorar seu desempenho. 

Uma solução para a queda no alcance pode ser, por exemplo, a publicação de mais Reels, que os usuários gostam bastante e estão sendo estimulados pela rede social.

As métricas do Instagram também podem revelar a perda de engajamento do perfil. Mas por que será que isso aconteceu? Mais uma vez, procure as respostas e ajuste a estratégia. Você pode, por exemplo, publicar mais stories com perguntas e enquetes, que estimulam as interações dos usuários com o perfil.

Enfim, a ideia é que você não se limite a apenas olhar as métricas do Instagram. Elas trazem informações valiosas sobre seu desempenho, que você pode usar para ter mais resultados na rede social.

E, quando falamos de resultados, estamos falando de melhorar a relação com os seguidores, a imagem da marca e, é claro, aumentar as vendas do seu negócio. Então, não deixe de lado essa oportunidade de melhorar a performance no Instagram.

Agora, temos outras dicas para otimizar sua atuação no Instagram: saiba agora como aumentar o engajamento dos usuários com o seu perfil!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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