Pesquisar
Close this search box.

Instagram

Alcance no Instagram: o que é, para que serve, como ver e como aumentar

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
o que é alcance no instagram

O que é alcance no Instagram? É a métrica que analisa o número de pessoas que visualizaram o seu conteúdo, sem contabilizar a repetição do usuário.

Uma boa estratégia para quem possui um empreendimento online é estar presente e ativo nas redes sociais. Veja nesse artigo o que significa alcance no Instagram.

Além do mais, a cultura do comércio atual traz à tona a necessidade do contato com o cliente. Mesmo na internet, a falta dessa interação pode causar uma dificuldade maior em tornar o empreendimento promissor. 

Saiba como verificá-lo e descubra maneiras de aumentar essa métrica, tão importante para o sucesso da sua marca.

O que é alcance no Instagram e pra que ele serve?

Você sabia que o Instagram evidencia mais publicações que mais tiveram interação (curtidas, cliques, repost)?

O Instagram possui uma métrica que se chama “Alcance”. 

Ela pode ser analisada no próprio aplicativo e a sua função é apontar o número de pessoas que interagiram com uma publicação ou story. 

Logo, é importantíssimo verificar regularmente essa métrica e reforçá-la para garantir o melhor engajamento possível.

Como ver o alcance do meu perfil no instagram?

Para ver o alcance no perfil da sua loja, é preciso antes possuir um perfil comercial. Essa funcionalidade não está disponível para o tipo de conta pessoal. 

Para acompanhar essa métrica é bem simples. Usando o Instagram Insights — o modelo do aplicativo para empresas — acesse a página de Informações clicando no símbolo na parte superior direita da interface do aplicativo. 

No menu “conteúdo” você pode conferir qual foi o seu alcance de stories e post dos últimos anos. Já em “atividade” você encontra o número total de alcances e impressões através dos gráficos disponibilizados.

Diferença entre alcance e impressões

Como dito acima, com o Instagram Insights você pode acompanhar o alcance total e também as impressões da sua loja virtual. 

Usadas em conjunto, essas métricas verificam o sucesso da loja virtual.

O alcance medirá o número de pessoas que interagiram com um post ou story. Já a Impressão mede o número de vezes que alguém visualizou o conteúdo. Nessa última, independentemente se uma mesma pessoa viu mais de uma vez uma mesma postagem. 

O alcance do meu perfil me ajuda a vender mais no Instagram?

Sim, afinal, o que significa alcance no Instagram se não a famosa frase: “quem não é visto não é lembrado”? 

Até mesmo pela política de exibição de conteúdo do Instagram, para que o conteúdo fique evidenciado para o maior número de seguidores. 

Logo, quanto mais vistas suas postagens forem, mais impressões ela receberá e maior será o alcance. O que, assim, poderá reverter em um maior número de vendas.

Como aumentar meu alcance no instagram: Confira 6 dicas imperdíveis

Agora é hora de colocar a mão na massa! Veja abaixo algumas dicas essenciais para reforçar suas publicações e garantir um alcance ainda mais abrangente:

Faça o planejamento do seu conteúdo

Mais do que nunca, estude todas as postagens e tenha um leque de publicações para a semana, acompanhando sempre o calendário comercial

Foque em conteúdo assertivo, que vá direto ao ponto para não exibir nada massante. 

Pense também em uma boa paleta de cores. Isso pode te ajudar muito no engajamento e, consequentemente, no alcance. O visual da sua marca ou loja contribui para que o cliente crie afeição à sua marca. 

Além do mais, certifique-se que está postando sempre no horário que os seus seguidores mais estão navegando pelo feed.

Use e abuse dos Stories

Outra boa maneira de construir uma relação melhor com o público é estar presente também nos Stories. Faça jogos, enquetes, divulgações, caixa de perguntas e tudo que for interativo para os seus seguidores. 

Os Stories são uma ótima maneira de desviar o foco do lado empresarial e estabelecer um dinamismo mais humanizado com o público. Isso é muito necessário no comércio atual!

Aposte nas parcerias com os influenciadores

Com os influencers não seria diferente. Receber a ajuda deles é uma excelente forma de divulgar a sua loja. 

Mostrando a opinião a partir de uma outra pessoa conhecida, você estará usando uma estratégia de marketing digital chamada “marketing de autoridade”. 

Isso é, alguém usou, aprovou e recomendou. Isso desperta uma  maior confiança para os clientes.

Proporcione conteúdos fáceis de compartilhar

Para facilitar ainda mais o engajamento com o público, evite fazer grandes publicações. Na era da internet tudo é dinâmico. Logo, você precisa apontar um conteúdo com linguagem simples e textos resumidos. Isso além de um design bonito para chamar a atenção.

Escolha hashtags estratégicas para o seu negócio

As Hashtags são verdadeiros aceleradores de engajamento. 

Imagens que as possuem têm ainda mais alcance que uma publicação comum. Portanto, não deixe de utilizá-las (com cautela).

Não é qualquer hashtags que garante um bom aproveitamento da publicação. É preciso usar aquelas que não somente tem a ver com sua loja e conteúdo, como também aquelas que mais possuírem evidência.

Esteja atento às novas funcionalidades do Instagram

Por último mas não menos importante, estar por dentro das novas tecnologias é importante para não ficar para trás. Em especial com o Instagram. Essa rede regularmente lança uma nova tendência ou recurso. Mantenha-se atualizado!

Ter uma loja virtual vai muito além do que apenas possuir uma plataforma e vender seus produtos. É preciso encontrar uma forma de fazer a sua loja chegar até seus clientes de forma virtual. Nada melhor então, que estar também nas redes sociais. 

É hora de fazer os clientes se apaixonarem por seu empreendimento. E o Instagram é a ferramenta certa para isso. 

Faça bom uso das funcionalidades para publicações e stories. Exiba um conteúdo leve, despojado, humanizado e dinâmico. Desse modo, é possível garantir que seus clientes se sintam ainda mais conectados com sua loja virtual. 

Para ver na prova essa conexão, basta utilizar o Instagram Insights e verificar as métricas de alcance e impressões acerca do perfil da sua loja. 

Lembre-se: quanto maior o alcance, maior serão as chances de negócio fechado.

Deu para entender o que significa alcance no Instagram?

Você quer continuar aperfeiçoando o seu perfil no Instagram? Leia esse post incrível e aprenda como colocar sua localização sua bio.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Crie agora a sua loja virtual

Atenção, lojista! A contagem regressiva começou!

Garanta loja pronta e tráfego pago nesta Black Friday! Se inscreva no grupo vip agora e pegue sua vaga!

Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Comece agora

Garanta loja pronta e tráfego pago nesta Black Friday!