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Como vender no Instagram: 15 passos para vender na rede social mais engajada do mundo!

Saiba como vender no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A Instagram se tornou uma plataforma de compras para muitos consumidores. E neste neste, nós lhe daremos tudo o que você precisa saber para ter sua página e seus posts no Instagram otimizados para impulsionar as vendas para o seu negócio.

Não é só você. Todos querem saber como vender no Instagram. Embora tenha surgido como um aplicativo de entretenimento, a rede social amadureceu e se tornou uma grande plataforma comercial nos últimos anos. Ela oferece oportunidades, tanto para quem pretende atuar exclusivamente no digital, quanto para quem deseja vender em loja física e online.

Mas não é só isso. O Instagram é um serviço emblemático, pois deixou claro a preferência mundial do público por serviços mobile (acessíveis por dispositivos móveis, como o smartphone). Seu aplicativo evoluiu imensamente para entregar uma experiência fácil e divertida nos celulares, motivando sites e serviços do mundo inteiro a fazerem o mesmo.

Sabe porque isso é importante? Por que cada vez mais pessoas procuram produtos e fazem compras pelo smartphone. O faturamento desse tipo de venda foi de R$ 45,9 bilhões em 2020, de acordo com a Ebt/Nielsen, 78% a mais que o ano anterior.

Sendo assim, não importa qual seja o seu nicho ou segmento, sua marca precisa estar na mão dos consumidores, e o Instagram é um ótimo caminho para isso. Continue conosco e saiba porque e como vender na rede social mais engajada do mundo!

Porque vender no Instagram?

Em número de usuários, o Instagram perde para os colegas Facebook e WhatsApp, além do grande rival YouTube, mas é a rede social mais engajada do mundo, segundo o portal Socialbakers. Isso significa que seus usuários são os que mais interagem com os conteúdos postados e, por isso, ela segue como a preferida das empresas e dos profissionais de Marketing.

O público brasileiro, em especial, é um dos que mais gosta do Instagram. Segundo a Hootsuite, empresa americana referência em ferramentas para redes sociais, o aplicativo está no celular de mais da metade da população: são 110 milhões de usuários!

Tenha certeza, portanto, que existem muitas pessoas dentro dele buscando por marcas e produtos como os que você oferece. Mas não basta simplesmente estar no Instagram, é preciso caprichar no seu conteúdo e na sua divulgação para atingir o público certo.

Como vender no Instagram: 15 passos para bombar o seu negócio na rede social!

Você chegou até aqui para aprender a vender pelo Instagram e, a seguir, ensinamos tudo o que você precisa saber para começar do jeito certo! Vamos lá?

Crie um perfil comercial

Se está começando do zero, a primeira coisa a fazer é criar um perfil comercial para a sua marca. Não se preocupe se ainda não tem CNPJ ou uma empresa estabelecida, pois não há nenhuma restrição desse tipo no cadastro.

Precisamos fazer isso, primeiramente, para informar ao Instagram que você tem intenção de vender produtos ou serviços dentro da plataforma. A questão é que, a menos que seja uma influenciadora, o ideal é que o seu perfil comercial tenha uma conta à parte, pois ele será público e deverá ser focado na sua marca.

O perfil profissional também é gratuito e a diferença dele em relação ao pessoal é que o aplicativo ganha novas funcionalidades, como a opção de impulsionar publicações e gerenciar seus resultados (Insights).

Para criar uma nova conta, basta clicar em menu, depois em “Configurações”.

Role até o fim e clique em “Adicionar conta”.

Clique em “Criar nova conta” para começar o cadastro. Você poderá informar um nome de usuário e senha.

Na última tela, se não quiser mudar o e-mail e telefone, basta clicar em “Concluir o cadastro”, mas recomendamos fazer isso para gerenciar melhor o seu negócio e não ter seus dados pessoais expostos ao público. Clique, portanto, em “Adicionar novo telefone ou e-mail”, informe os dados e conclua o cadastro.

Na sequência, o Instagram sugere chamar seus seguidores (do seu perfil pessoal) para seguir a sua nova conta e depois pede que você adicione uma foto ao seu perfil ― falamos sobre isso no próximo tópico.

Tal como na criação da conta pessoal, o Instagram apresenta alguns influenciadores famosos para você seguir e fará uma tour pelas funcionalidades do aplicativo.

Escolha uma boa foto de perfil

A foto do perfil é, geralmente, a primeira informação que as pessoas veem na biografia do Instagram, e é carinha que acompanha todas as postagens e interações. Sendo assim, não dá para escolher qualquer imagem, o seu profissionalismo começa aqui.

A maioria das empresas utiliza a logomarca como foto de perfil, o que é o mais recomendado. A logo deve ser profissional, simples, clara e ter uma boa resolução. Se ainda não tem uma, você pode solicitar esse serviço com algum designer.

Por outro lado, se o seu negócio tem um mascote ou uma brandpersona (uma personalidade que representa a marca ou um personagem, como a Lu do Magalu), a melhor escolha é utilizá-los, mantendo os mesmos cuidados com a qualidade.

A biografia é o cartão de visitas da sua empresa no Instagram, é o local que os usuários visitam para saber mais sobre o seu negócio. O problema é que o espaço e as opções oferecidas pela plataforma são muito limitados: só podemos usar 150 caracteres e inserir um único link.

Isso significa que você precisa ser certeira na descrição, ou seja, explicar de forma direta e sucinta o que é o negócio e o que ele oferece. Para chamar a atenção, você também pode usar fontes diferentes.

Em relação ao link único, o ideal é informar o endereço do seu site ou da sua loja virtual. Mas se tiver outros canais na internet, existe uma solução mais interessante.

Aposte em um agregador de links

A maioria das empresas atua em diferentes canais na internet (site, blog, loja, Facebook, TikTok, YouTube etc.), mas o Instagram não quer que seus usuários saiam da plataforma, por isso, só permite um link na bio.

A boa notícia é que podemos resolver essa limitação facilmente, e ainda deixar a nossa bio muito mais bonita e profissional.

Os agregadores de links criam páginas adicionais, que mais parecem um segundo perfil, na qual você pode inserir links, conteúdos e até produtos. Aqui no Bagy, oferecemos o Bagy.bio, uma ferramenta muito fácil de usar.

Basta acessar o site do serviço, fazer o cadastro e criar uma página para sua bio. É tudo gratuito e você não precisa ser cliente do Bagy para usar. Aqui no blog, temos um post explicando como usar o Bagy.bio passo a passo. Não deixe de conferir!

Adicione a sua localização

Este recurso é fundamental para quem atende presencialmente e e-commerces que oferecem retirada no local. No entanto, mesmo que não atenda presencialmente, essa é mais uma forma de agregar transparência e profissionalismo ao seu perfil.

Para adicionar uma localização, acesse seu perfil e clique em “Editar perfil”. Em seguida, role a página e clique em “Opções de contato”.

Na sequência, clique em “Endereço comercial”.

Adicione os dados solicitados (endereço, cidade e CEP) e salve. Quando retornar ao menu anterior, selecione a opção “Exibir informações de contato” e salve, mais uma vez.

No mesmo local, você pode marcar para exibir essas informações com a sua página no Facebook (se tiver uma e ela estiver sincronizada com seu aplicativo).

Voltando ao seu perfil, você verá a localização abaixo do seu link. Mas não só isso. Clicando nela, os usuários são redirecionados para o Google Maps.

Desse jeito fica muito mais fácil encontrar a sua empresa, não é mesmo?

Escolha boas fotos para seus produtos e serviços

Não há como vender no Instagram sem caprichar nas fotos dos seus produtos e serviços, afinal, estamos falando de uma rede social focada no visual.

As orientações variam de negócio para negócio, mas algumas dicas valem para todos:

  • tire fotos com boa resolução: nada de pontinhos ou borrões;
  • respeite as dimensões recomendadas pelo Instagram;
  • adote uma identidade visual: as fotos devem ser a cara da sua marca;
  • cuidado com os retoques: use filtros e ajustes de foco sem exageros;
  • crie cenários: exiba seus produtos em ambientes reais em vez de se limitar aos tradicionais fundos brancos;
  • trabalhe o contexto: mostre pessoas usando seus produtos ou os recebendo, tente transmitir uma experiência.

Publique conteúdos relevantes para vender mais

Seu conteúdo não deve se limitar a publicações de ofertas e produtos. Isso, inclusive, é receita certa para afastar seguidores. Sim, estamos ensinando como vender produtos no Instagram, mas, para isso, você precisa entender que a venda é apenas uma etapa de um longo processo.

As pessoas são cautelosas e, especialmente na internet, gostam de pesquisar e comparar antes de comprar. No final dessa jornada, é geralmente a marca mais cativante e confiável a escolhida, e se você deseja que a sua empresa seja uma delas, vai precisar entregar mais do que só produtos e serviços.

Uma boa campanha de Marketing nas redes sociais exige que você mergulhe no universo do seu público e ofereça dicas, curiosidades e informações relevantes. Você pode começar a ajudar as pessoas muito antes de elas se tornarem clientes, e elas valorizarão a sua marca por isso.

Crie chamadas persuasivas

No Instagram, tudo é muito rápido e é, por isso, que você precisa ser breve e direta nas suas publicações, assim como no seu perfil. Mas não basta simplesmente citar o nome do produto ou descrevê-lo brevemente nos posts. É necessário estratégia!

Em Marketing Digital, usamos muito o conceito CTA, que significa “Chamada para Ação”, em português. Elas são frases ou textos curtos que incentivam os usuários a realizarem uma ação.

No Instagram, podemos usá-las para fazer com que as pessoas acessem a sua bio ou sua loja virtual, por exemplo, e é recomendável adotá-las em todas as suas postagens.

A seguir, algumas dicas para criar ótimas CTAs:

  • seja objetiva: fale exatamente do que trata o conteúdo, o produto ou o serviço.
  • use verbos no imperativo: “saiba mais”, “acesse nosso site”, “visite nossa loja” etc;
  • use números para destacar benefícios: “50% de desconto”, “mais de 10.000 clientes satisfeitos” etc;
  • aguce a curiosidade: dê uma dica do que virá e evite citar dados e características que as pessoas já sabem;
  • crie urgência: “só hoje”, “apenas para os 100 primeiros pedidos” etc;
  • use humor: se for coerente com a linguagem da sua marca, vale usar o humor para chamar a atenção.

Faça parcerias com influenciadores digitais

Os influenciadores são um dos motivos para o Instagram se destacar no quesito engajamento, e eles são uma das formas mais eficazes de expandir a sua audiência e promover seus produtos.

Se engana quem pensa que esse tipo de estratégia está ao alcance apenas de grandes companhias que fazem contratos milionários com celebridades. Nada disso!

Existem vários tipos de influenciadores no Instagram, mas há um grupo importante para as pequenas empresas. São os chamados microinfluenciadores, personalidades que possuem entre 10 e 100 mil seguidores e que contam com um público muito segmentado.

Em muitos casos, uma parceria com um usuário famoso da sua cidade pode ser suficiente para fazer uma boa divulgação da sua marca. Ele pode postar fotos usando os seus produtos (merchandising) ou fazer anúncios diretos, atrelando sua autoridade e sua popularidade à marca.

Você pode vasculhar perfis da sua região manualmente, mas há plataformas que simplificam a busca e a contratação de influenciadores, como o post2B e a Influency.me.

Utilize stories para se aproximar do seu público

As redes sociais são poderosas por muitas razões, mas um fator muito importante é o fato de elas permitirem que as marcas façam parte do dia a dia das pessoas.

Isso é possível porque as pessoas conferem suas contas várias vezes ao longo do dia. Dessa forma, se a sua empresa é capaz de chamar a atenção com frequência dentro dessas “janelas de oportunidade”, seu conteúdo passa a ser um elemento da rotina delas. Entre outros benefícios, isso aumenta o interesse e a confiança do público sobre a sua marca.

Embora esse efeito seja possível com postagens comuns, o recurso Stories, por inspirar maior espontaneidade e imediatismo, pode gerar resultados mais rápidos. Com conteúdos rápidos, interessantes e divertidos, você faz com que o seu público queira acompanhar as atualizações da sua empresa, gerando, inclusive, expectativa sobre o que virá a seguir.

Algumas sugestões para postar no Stories são:

  • frases inspiradoras (se seu público se interessa por isso);
  • “bastidores” do seu negócio, como fotos da equipe produzindo ou embalando produtos;
  • depoimentos curtos de clientes em vídeo, mensagem ou comentário;
  • notificações de novos conteúdos ou novos produtos;
  • adesivos ou cupons de desconto.

Outra dica boa é incentivar o engajamento dos usuários com reações ou comentários.

Para publicar uma história, o processo é o mesmo de uma conta pessoal. Basta clicar em “+” e depois em “Story”.

O Instagram permite usar arquivos do seu celular, imagens da internet ou usar a câmera para fazer um registro atual. Você ainda pode editar usando os recursos do aplicativo.

Capriche no atendimento

Como você sabe, a qualidade do atendimento está diretamente relacionada à reputação de uma empresa. O sucesso de portais, como o Reclame Aqui, deixa claro o quanto o público se importa com isso.

Como dito, os usuários do Instagram gostam de velocidade. Sendo assim, responda directs e comentários com agilidade e atenção.

Observe que essa é uma oportunidade de expressar o estilo e os valores da sua marca e, também, construir a sua presença nas redes sociais. Portanto, evite corporativismos e adote uma linguagem coerente com o seu público.

Ofereça descontos, ofertas e promoções exclusivas

Seguindo, agora, para uma abordagem mais tradicional, temos os descontos, as promoções e as ofertas especiais para datas comemorativas, como a Black Friday. Essas são clássicas estratégias do varejo que também têm espaço nas redes sociais.

Atente-se, porém, para não exagerar nas campanhas. O ideal é divulgar da maneira mais natural possível. Outra dica é tentar surpreender com campanhas criativas, afinal, várias outras empresas fazem isso no Instagram.

Beneficie-se da hashtags

No Instagram, as hashtags podem ser usadas em publicações e comentários, e nada mais são do que links que agregam todo o conteúdo no qual elas são citadas.

Você pode criar uma, simplesmente, citando um termo inédito após o # (jogo da velha) ou usar alguma já existente (o Instagram exibe as mais populares para você escolher). Uma hashtag não pode conter espaços ou caracteres especiais, como & e $.

As hashtags servem para aumentar o alcance e o engajamento das postagens, uma vez que os posts se unem a outros relacionados e podem ser acessados por usuários fora da sua rede de seguidores.

Uma publicação permite até 30 hashtags, mas recomendamos usar, no máximo, 10 para não poluir o seu conteúdo.

Anuncie no Instagram

Uma das maiores vantagens de ter uma conta comercial é a possibilidade de fazer anúncios usando o robusto conjunto de recursos de publicidade da rede social.

Há quem diga que não há como vender no Instagram sem fazer anúncios e isso é mais ou menos verdade. Na realidade, existem outras formas de divulgar a sua marca, mas com as limitações impostas pela plataforma fica muito mais difícil.

Existe uma diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico. No primeiro caso, tratamos das pessoas que chegam até você por anúncios. No segundo, as que chegam “naturalmente”, principalmente, por meio do seu conteúdo.

Em uma de suas maiores atualizações, o Instagram e todas as plataformas do grupo Facebook limitaram o alcance das publicações orgânicas (normais, sem pagamento) para favorecer quem paga para se destacar.

Sendo assim, é muito provável que você precise anunciar, o que no Instagram se resume a impulsionar publicações e fazer anúncios.

A primeira opção é a mais simples. Basta clicar em “Turbinar publicação” na postagem que deseja impulsionar.

Já para fazer anúncios, que também são postagens, mas com muito mais opções de segmentação e análise de Marketing, será preciso usar ferramentas externas. A mais recomendada para iniciantes é o Facebook Business Suite.

Aqui no blog, nós temos um guia, passo a passo, sobre como fazer propaganda no Instagram!

Ative a Sacolinha do Instagram

A famosa Sacolinha do Instagram é um recurso que marca o atual propósito da empresa de tornar a plataforma uma grande vitrine de produtos. Na prática, ela nada mais é do que o ícone de uma sacolinha no canto esquerdo das publicações que leva o usuário direto para a página do produto em sua loja online.

Para ter acesso a essa funcionalidade, é preciso habilitar a função Compras, também chamada de Instagram Shopping, que só está disponível para usuários que atendem os critérios definidos pela rede social. O principal deles é ter uma loja virtual com endereço próprio (sualoja.com.br).

Com a Bagy, você pode criar a sua loja e nossa equipe está sempre disponível para tirar dúvidas e ajudar a gerenciar o seu negócio.

Assim como nos anúncios, a Sacolinha exige o uso de outras ferramentas para ser configurada. Nesse caso, é o Gerenciador de Negócios do Facebook. No tutorial abaixo, ensinamos, passo a passo, a fazer essa configuração.

Para que o recurso seja habilitado, ainda é necessário que seu perfil e seus produtos sejam aprovados pela equipe do Facebook, mas não demora muito.

O nosso conteúdo está chegando ao fim. As informações são densas, especialmente para quem está começando, mas a boa notícia é que agora você sabe como vender no Instagram. Como se vê, usar a rede social de maneira comercial não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é algo que requer empenho e dedicação para dar certo.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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