Redes Sociais

Lista de transmissão no Whatsapp: aprenda como fazer e entenda como funciona

Imagem ilustrativa de lista de transmissão whatsapp

Veja o que você irá encontrar neste artigo

As listas de transmissão do WhatsApp são uma funcionalidade para criar um relacionamento mais duradouro com seu cliente e assim conseguir realizar mais vendas!

Se você tem sua loja virtual montada, sabe da importância de trabalhar ao lado do WhatsApp. Como esse é o aplicativo de mensagens mais utilizado pelo público, é interessante ter ele na sua estratégia para se comunicar com os clientes!

Aliás, isso é algo que muitos lojistas fazem hoje em dia. Alguns deles até estão investindo em bots para WhatsApp, que permitem enviar respostas automáticas para as dúvidas mais comuns dos clientes!

Mas, essa não é a única funcionalidade do WhatsApp que você pode usar na sua loja virtual. Também é possível se comunicar com todos os clientes a partir das listas de transmissão do WhatsApp!

Ela é uma solução bem interessante que, apesar de poucas pessoas conhecerem, pode ajudar você a tornar seu atendimento mais rápido.

Quer saber como isso pode ser feito? Então confira no post a seguir tudo sobre a lista de transmissão no WhatsApp e saiba como utilizá-la no seu negócio!

O que é uma lista de transmissão no WhatsApp?

Uma lista de transmissão do WhatsApp é uma funcionalidade que permite que você envie uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. Assim, quando cada contato receber a mensagem, ela vai aparecer para ele como uma mensagem individual.

Dessa forma, toda vez que você enviar qualquer mensagem, seu cliente vai ter a percepção de que está conversando diretamente com você no privado.

Assim, nesse modelo de envio, seus contatos não sabem que estão em um grupo. Para eles, é como se você estivesse enviando uma mensagem comum no privado.

Por conta disso, essa funcionalidade é muito interessante para você segmentar melhor seus clientes e criar um contato mais humanizado com ele.

Assim, você pode usar a funcionalidade para divulgar seu catálogo de produtos, uma promoção imperdível ou um cupom de desconto exclusivo.

Como funciona uma lista de transmissão no WhatsApp?

A lista é uma funcionalidade bem interessante, mas como funciona a lista de transmissão do WhatsApp na prática?

Bom, assim como a maioria dos recursos do aplicativo, ela é bem simples de entender. Ao criar a lista, você pode enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e diversos outros conteúdos para um grupo de contatos que você tenha salvo.

Assim, quando cada contato receber a mensagem, para ele parecerá que você está enviando uma mensagem no privado. E quando ele respondê-la, somente você vai poder ler a resposta. Ou seja, no final, ele não saberá que está em um grupo.

Por não saber disso, ele também não tem acesso a informações que geralmente os grupos do WhatsApp tem, como nome do grupo, descrição, participantes, entre outros.

Dessa forma, ao criar a sua lista, você pode colocar o nome que quiser, já que somente você terá acesso a ele! Isso permite que você consiga segmentar e organizar melhor suas listas de transmissão do WhatsApp!

Aprenda como fazer uma lista de transmissão com seus contatos

Agora que você conhece melhor a funcionalidade, chegou o momento de aprender a como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp!

Já podemos adiantar que a criação da lista é muito simples e pode ser feita tanto pelos usuários do WhatsApp normal, quanto pelo WhatsApp Business

Sendo assim, basta você seguir o seguinte passo a passo:

  1. Abra seu WhatsApp e clique nos três pontinhos no canto superior direito;
  2. Selecione a opção “Nova Transmissão”;
  3. Escolha os contatos que vão fazer parte da lista;
  4. Clique no botão com ícone de “Check” no canto inferior direito.

E pronto! Sua lista está criada e agora você pode utilizá-la nas suas estratégias digitais!

Saiba quais são os prós e contras da lista de transmissão

Agora você já sabe como funciona a lista de transmissão do WhatsApp! Mas, é normal que ao conhecer uma funcionalidade nova a gente tenha interesse em saber quais são seus prós e contras.

Afinal, precisamos saber se realmente vale a pena o tempo e esforço dedicado no uso dela, não é mesmo?

Sendo assim, vamos começar com os pontos positivos. Basicamente, ao trabalhar com as listas de transmissão do WhatsApp você consegue:

  • Segmentar seus contatos por interesses;
  • Enviar suas mensagens de forma mais rápida;
  • Criar ou melhorar o relacionamento com o seu público.;
  • Aumentar suas vendas ao disponibilizar ofertas exclusivas.

Por outro lado, as listas de transmissão também possuem seus pontos negativos. Entre eles podemos destacar o fato de você só conseguir enviar as mensagens para contatos que tem seu número salvo.

Isso pode atrapalhar um pouco a estratégia já que nem todos os clientes salvam números de loja. Mas, aqui você pode usar sua criatividade para fazer seu público realizar essa ação!

Um exemplo seria criar uma campanha onde se o cliente salvar seu número ele recebe desconto na próxima compra!

Confira algumas perguntas e respostas comuns por quem nunca utilizou essa funcionalidade

Se você nunca usou a lista de transmissão do WhatsApp, pode ficar com algumas dúvidas sobre a funcionalidade, o que é totalmente normal.

Para ajudar você com isso, separamos abaixo as principais dúvidas que as pessoas têm ao utilizar essa funcionalidade junto a resposta de cada uma!

O que é necessário para criar uma lista?

Um dos principais requisitos para se criar uma lista de transmissão do WhatsApp é saber se os contatos da lista salvaram o número da sua loja virtual no celular deles. Somente assim, eles conseguirão receber a mensagem.

Mas, além disso, também é importante considerar que a lista possui um número máximo de contatos que você pode adicionar. No total, você pode adicionar de 2 até 256 contatos em cada lista criada.

Sendo assim, em resumo, você só precisa atender dois requisitos para criar uma lista:

  • Adicionar no mínimo 2 e no máximo 256 contatos por lista;
  • Ter seu número salvo no WhatsApp dos seus contatos.

Há uma quantidade máxima de listas que podem ser criadas?

Para a sorte de muitos lojistas, o WhatsApp não estabelece um limite de listas de transmissão que podem ser criadas!

Sendo assim, se o número de contatos da sua lista superar o limite determinado de 256 contatos, você pode simplesmente criar uma nova lista de transmissão para adicionar os contatos que faltam!

Quantos contatos podem ser vinculados a uma lista?

Basicamente, você pode adicionar na sua lista de transmissão no mínimo 2 contatos e no máximo 256.

Essa é uma dúvida bem comum de lojistas que acabam tendo muitos contatos de clientes. Mas, independente da quantidade a ser adicionado, sempre é possível criar uma nova lista para adicionar os clientes que não couberam em outra lista!

Como garantir que o contato receberá a mensagem?

Em suma, os contatos da sua lista de transmissão só receberão a mensagem que você enviar se eles tiverem salvo o seu número de telefone no celular deles.

Além disso, pode ser que seus contatos não recebam uma mensagem ou outra caso você realize o envio de muitas mensagens em um curto espaço de tempo.

Sendo assim, se você verificar os contatos que tem seu número salvo e realizar o envio das mensagens de forma equilibrada, será possível garantir que seus contatos receberão a mensagem!

Como editar uma lista de transmissão?

Ao criar uma lista, é normal querer editar ela para adicionar ou remover contatos ou então adicionar um nome a sua lista.

E, assim como a criação dela, realizar a edição de uma lista de transmissão é muito simples. No passo a passo a seguir, você confere como editar os contatos da lista:

  1. Abra seu WhatsApp e clique na lista de transmissão;
  2. Ao abrir a conversa, clique no nome da lista na parte superior;
  3. Fazendo isso, você poderá ver todos os contatos da lista. Para editar eles, você tem duas opções:
    1. Clicar na opção “Editar destinatários”;
    2. Clicar nos três pontos no canto superior e selecionando a opção “Adicionar destinatário…”.
  4. Aqui você pode adicionar ou remover os contatos da sua lista.

Caso você queira editar o nome da sua lista de transmissão, você pode seguir o seguinte passo a passo:

  1. Abra sua lista de transmissão e clique no nome dela na parte superior da conversa;
  2. Clique nos três pontos no canto superior direito;
  3. Selecione a opção “Mudar nome da lista de transmissão”.

Assim, você poderá adicionar um nome que só você poderá ver, onde também é possível colocar emojis.

Por fim, muitas pessoas também desejam saber como colocar foto na lista de transmissão do WhatsApp. Mas, no momento, essa edição ainda não está disponível. Sendo assim, todas as listas criadas ficam com a mesma imagem padrão que o aplicativo coloca.

Qual a diferença entre uma lista de transmissão e um grupo no WhatsApp? 

Ao conhecer a lista de transmissão do WhatsApp,é comum confundir ela com outra funcionalidade muito utilizada no aplicativo: os grupos do WhatsApp.

Mas, aqui é importante saber diferenciar os dois recursos, que apresentam funções bem distintas.

Uma das principais diferenças entre eles está na entrega das mensagens. Nos grupos todos os contatos sabem que estão em um grupo, já que a criação dele cria uma nova conversa compartilhada. 

Como vimos ao decorrer do texto, com a lista de transmissão essa parte é bem diferente. Aqui o contato não sabe que está em um grupo porque as mensagens são entregues de forma individual em uma conversa privada entre loja e cliente.

Outra diferença é que no grupo todos os integrantes conseguem ler as mensagens enviadas e responder a elas. Já na transmissão, somente o lojista vê as mensagens que o cliente envia.

No geral, essas são as principais diferenças entre a lista de transmissão e os grupos do WhatsApp!

E se você gostou de conhecer mais sobre essa funcionalidade, o que acha que aprender mais sobre marketing e vendas e assim fazer a sua loja virtual crescer cada vez mais?

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Tenha um site pronto para sua loja vender!