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Marketing

Mobile marketing: o que é e como utilizar essa estratégia no seu negócio

Entenda o que é mobile marketing

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O mobile marketing ajuda empresas a alcançarem seu público em aparelhos mobile. Com um uso cada vez maior dos celulares e tablets, estratégias que pensem em como as pessoas vão receber contatos nesses ambientes digitais é essencial.

O mobile marketing, vertente do marketing digital com foco em usuários de celulares e tablets,  é praticamente essencial para as empresas atualmente. No Brasil, 99% da população que acessa a internet utiliza um dispositivo mobile. Os dados da pesquisa TIC Domicílios reforçam a relevância dessas estratégias.

Quem utiliza um aparelho mobile para acessar à web, comprar em e-commerces, usar redes sociais e interagir com marcas deseja uma experiência totalmente personalizada. A ideia é poder fazer tudo que se faz pelo computador, mas em uma tela de celular ou tablet. Portanto, empresas precisam se preocupar com esse público.

O mobile marketing é voltado para que marcas consigam se posicionar e se comunicar com o público utilizando esses aparelhos como principais plataformas. Para isso, é importante se preocupar com alguns ajustes e adaptações. Este post vai aprofundar melhor o assunto, passando por importantes tópicos. Acompanhe!

O que é mobile marketing?

O mobile marketing consiste nas estratégias de marketing digital voltadas para aparelhos mobile, ou seja, que alcançarão pessoas que usam smartphones e tablets para acessar a internet. A ideia é garantir que a comunicação seja mais dinâmica e, principalmente, adaptada às possibilidades e recursos que esses aparelhos oferecem.

Quando você anuncia em um outdoor na principal avenida da cidade, a possibilidade de ter uma alta exposição é enorme. Essa é uma ótima estratégia, mas não necessariamente ela é melhor do que a mobile. Afinal, estamos falando de alcançar pessoas a qualquer momento, onde quer que estejam, por meio de celulares, algo que usamos cada vez mais.

É sempre importante pensar que o marketing para mobile é uma das estratégias mais necessárias para empresas que querem grandes resultados. Quando marcas conseguem chegar às pessoas por meio dos canais nos quais elas mais estão presentes, a presença dessas empresas na vida do público é cada vez mais sólida e consistente.

Uma vez que os aparelhos mobile são parte integrante da rotina de milhões de pessoas, uma estratégia adaptada a essas tecnologias traz grandes chances de sucesso. Em outras palavras, você comunica seu conteúdo no formato certo, por meio do canal certo e, quase sempre, para uma parcela gigante de sua audiência.

Como funciona na prática?

Se você não consegue visualizar exatamente o que é o mobile marketing, alguns exemplos vão tornar tudo mais concreto para você. Então, vamos começar falando de recursos bastante antigos e que ainda são muito utilizados hoje em dia: as mensagens SMS. Por mais que você não envie tanto, certamente você ainda as recebem.

Essas mensagens de texto ainda são uma ótima forma de comunicação rápida entre empresas e pessoas, nem que seja para enviar avisos. É muito comum, por exemplo, enviar SMS com links de promoções ou com mensagens de aviso que sua compra já foi enviada. Essas são estratégias mobile simples e recorrentes.

Outra ação de mobile marketing muito comum são os descontos para quem faz uma compra no aplicativo de uma loja virtual. Essa é uma forma de a empresa incentivar o download do app e seu uso. Para isso, os descontos são oferecidos exclusivamente neste ambiente.

De um modo geral, mobile marketing trata de qualquer estratégia que seja projetada para o mobile. Isso pode significar o uso obrigatório desses aparelhos (como no caso das promoções nos apps) ou a adaptação de um conteúdo, ou campanha, para performar bem em celulares e tablets.

Como surgiu?

O mobile marketing está diretamente relacionado com a linha do tempo de evolução da tecnologia de dispositivos móveis. Portanto, é fundamental pensar nos primeiros recursos que permitiram que empresas pudessem comunicar suas estratégias ao seu público. Sem dúvidas, o ponto de partida foram as mensagens SMS.

Como acontece no Brasil?

No Brasil, o início dos anos 2000 marcaram o ponto de partida dessa comunicação, ainda com mensagens mais curtas e com a necessidade de troca de SMS para responder a uma oferta, por exemplo. À medida que os celulares evoluíram, os portais online começaram a ser criados, mas ainda de maneira muito arcaica perto do que vemos hoje.

De certo modo, os recursos eram pouco desenvolvidos, mas já havia um início do trabalho de mobile marketing, sobretudo por parte das operadoras de telefonia. Era por meio dessas estratégias baseadas em portais e lojas que podiam ser acessadas no menu dos celulares que as empresas levavam ofertas próprias e ações em parcerias com outras marcas para vender produtos e serviços a clientes.

A nova era do mobile marketing chega junto com os smartphones e tablets. Com esses aparelhos era possível acessar sites por meio de navegadores, além de baixar aplicativos de praticamente qualquer empresa. Nesse momento, marcas entenderam que precisavam alcançar clientes por meio dessa tecnologia.

É a partir deste momento que vemos o início do que temos hoje. As empresas passaram a se comunicar por meio de estratégias pensadas para o mobile, criando conteúdo e experiências que funcionavam nesses aparelhos.

Quais as vantagens do mobile marketing para a estratégia?

O mobile marketing não é assunto para este conteúdo à toa. Estamos falando dessas estratégias justamente porque elas têm sido de grande importância para as empresas, gerando resultados dentro das expectativas.

Afinal, se cada vez mais pessoas estão conectadas à internet por meio de aparelhos mobile, então se torna fundamental ter uma comunicação adequada a isso. A seguir, confira as vantagens do marketing para mobile e quais resultados possibilita.

Alcance de qualquer pessoa

Com o crescente número de pessoas utilizando smartphones o tempo todo, é mais claro para as empresas o quanto se torna fácil alcançar a audiência. Basicamente, o mobile marketing permite chegar a um percentual amplo dos consumidores e público-alvo da marca, fazendo isso de maneira ágil e simplesmente a qualquer momento.

Se seu consumidor está usando as redes sociais de madrugada e se depara com um anúncio da sua empresa, ele foi alcançado em um horário totalmente alternativo. Portanto, quando uma campanha está rodando, empresas conseguem manter esse contato de maneira contínua, com praticamente nenhum empecilho.

Segmentação geográfica

O mobile marketing, principalmente em anúncios como os de redes sociais, garantem a possibilidade de configurar a segmentação geográfica. Assim, você planeja o alcance de pessoas com essas campanhas considerando a cidade, país e estado em que elas estão. Essa é uma forma de garantir que a mensagem certa chegue às pessoas certas.

Então, além de gerar esse impacto de comunicação por meio de canais mobile, ainda é possível selecionar qual região vai visualizar essas campanhas. Isso é feito com muito mais facilidade quando estamos falando de marketing projetado para aparelhos como smartphones e tablets.

Agilidade na comunicação

Uma mensagem no WhatsApp pode alcançar um consumidor de maneira imediata. Da mesma forma, uma notificação em um app de smartphone também chama atenção dessas pessoas assim que é disparado. Essa dinâmica é uma vantagem fundamental para que campanhas mais urgentes sejam executadas com sucesso.

Imagine que você tem uma loja e quer fazer uma promoção relâmpago, enviando um código de desconto para os consumidores cadastrados na sua base de contatos. Para isso, você envia notificações com o código e indica que esse desconto vale até determinado dia. Essa comunicação pode ser feita por WhatsApp, SMS, ou outro meio.

Compras por impulso

Essa maior dinâmica de chegada de notificações e informações gera um cenário de grande comodidade e facilidade para seu consumidor. Portanto, sua empresa passa a gerar situações de conforto para que consumidores não tenham nenhum ponto de fricção, ou seja, empecilho, para realizar uma compra.

Com o cenário perfeito, nem sempre essas pessoas vão raciocinar se realmente precisam da oferta que você está fazendo. A situação é tão confortável e fácil que elas simplesmente vão fechar a compra. Com mobile marketing, você tem todos os recursos para explorar essa impulsividade e fazer com que ela gere vendas para sua marca.

Pessoalidade no contato

Quanto mais ampla for a comunicação, mais difícil será torná-la mais pessoal e próxima do seu consumidor. Isso se torna um problema, uma vez que as pessoas estão cada vez mais em busca de um contato mais intimista e pessoal. Se você quer realmente ter engajamento e vender mais para sua audiência, é preciso humanizar o contato.

As estratégias de marketing mobile facilitam muito essa busca por chamar as pessoas pelo nome. Se você tem o número do telefone delas, todos os dados já ficam mais facilmente registrados. Assim, as estratégias de contato e ações mobile têm maiores chances de ter pessoalidade e gerar uma percepção de proximidade.

Quais as melhores ações de mobile marketing?

Na hora de trabalhar o mobile marketing, escolher as ações certas é o que vai realmente fazer diferença. Há muitas boas opções e é sempre bom testá-las, mas acima de tudo, mensurar os resultados é o que vai dar a percepção do que realmente funciona.

Estudar o comportamento do consumidor, entender quais contatos geram maior interações e perceber a abertura dessas pessoas a uma ou outra estratégia é fundamental. Assim, seu trabalho com mobile marketing será muito bom, independentemente da ação escolhida.

A seguir, você conhece as melhores ações disponíveis, como funcionam e que tipo de resultados podem trazer para uma estratégia. Acompanhe!

Campanhas no Google Ads

As campanhas no Google Ads não são nenhuma novidade para quem já trabalha com anúncios de marketing. A grande questão aqui é a necessidade de criar anúncios que vão performar bem também nas telas de smartphones e tablets.

Portanto, é sempre importante criar as versões mobile, o que vai garantir essa responsividade para que a informação seja transmitida com a mesma qualidade.

O Google vai entregar muito mais anúncios que são capazes de terem a versão mobile. Isso significa que sua estratégia vai alcançar esses usuários e gerar mais sessões e conversões.

SMS

O SMS é um recurso muito simples, que pareceu ter se tornado quase obsoleto no Brasil, mas que ganhou uma retomada muito interessante. As empresas têm as mensagens de texto como um recurso ativo, sempre com a proposta de enviar notificações simples.

Nessas mensagens é possível enviar links, então é possível pensar em conteúdos um pouco mais bem elaborados. Assim, você cria chamadas interessantes e oferece o link que vai levar essa pessoa a uma página em que concretizará a ação.

As SMS podem ser usadas de diferentes formas, desde que seu cliente dê autorização para recebê-las. Isso é fundamental para ter uma comunicação eficaz, mas que não seja invasiva ou perturbe seu consumidor.

Anúncios em apps e games

Se você usa apps de vários temas e joga no celular ou tablet, certamente já teve que se deparar com alguns anúncios. Muitos são um tanto quanto incômodos, mas se pensados da maneira certa, podem entregar uma mensagem importante.

Esses anúncios precisam ser feitos pensando no público-alvo. Se você está anunciando em um game, não faz sentido promover seu escritório de advocacia por lá. Pessoas que precisam de advogados também jogam, mas talvez o contexto não passe credibilidade.

Quando sua marca pensa em alinhar o tipo de ambiente com o segmento da sua empresa, certamente os anúncios serão posicionados da maneira certa. Isso vai gerar os resultados esperados.

WhatsApp

O WhatsApp segue a mesma lógica do SMS, mas permite aprofundar um pouco mais o nível de detalhamento desse contato. Em alguns casos, empresas até mesmo usam chatbots para permitir um atendimento na sequência da ação de marketing.

Com o WhatsApp é possível também enviar vídeos, GIFs e outros formatos. Só tome cuidado com os áudios! Sem eles geram polêmica até mesmo em conversas pessoais, é recomendável evitá-los em comunicação corporativa.

Outro ponto positivo no WhatsApp é que as pessoas estão muito acostumadas com o serviço, o que também traz maior abertura a ações de mobile marketing por lá. Então, explorar esse aplicativo com inteligência e estratégia é fundamental.

Anúncios em redes sociais

Não dá para falar de mobile marketing e não citar as redes sociais como o principal canal para fazer essas estratégias funcionarem. Em média, o brasileiro passa pouco mais de 3h30 por dia nas redes sociais. Se a sua marca estiver lá, certamente esse contato acontecerá.

Indiscutivelmente, em grande parte desse tempo, o acesso às redes sociais é feito pelos celulares. Então, ter uma estratégia de anúncios e comunicação voltada para esse ambiente é, digamos, essencial.

Empresas que não têm presença nas redes sociais nos tempos atuais estão mais do que desperdiçando boas oportunidades. Essas companhias ficam para trás na competição com concorrentes e caem no ostracismo.

Estratégias em Wifi

Você já foi em um estabelecimento no qual precisou compartilhar um post em redes sociais para poder usar o wifi? As empresas fazem isso para que, em troca do uso de suas redes, você promova sua presença nesse local.

A ideia por trás disso é muito simples: você fala para sua rede de amigos nas redes sociais que você está nesse local, fazendo o nome da empresa ser difundido. Essa simples ação se repete no mundo todo, em empresas de todos os tipos.

Algumas empresas também solicitam dados básicos, como nome e e-mail. Esse cadastro vai gerar um lead que pode ser trabalhado pela estratégia de marketing no futuro. Assim, você poderá ter novos clientes em potencial.

QR Codes

Por fim, os QR Codes também funcionam muito bem como recursos de mobile marketing. Algumas empresas posicionam esses códigos em embalagens de produtos para que você acesse manuais de instrução ou conteúdos complementares como um bônus de compra.

Alguns restaurantes têm usado o QR Code como ferramenta de qualificação da experiência. Em vez de usar cardápios físicos, cada cliente acessa uma versão digital apontando a câmera do celular para um QR Code impresso em suas mesas.

Há muitas formas de aplicar o QR Code na estratégia, mas o importante mesmo é que, para o consumidor, essa ação faça sentido e valha a pena.

Quais as histórias de sucesso com mobile marketing?

O mobile marketing é amplamente utilizado e muitas empresas já alcançaram resultados de sucesso, o que deu origem a cases que merecem atenção. Entenda melhor a seguir como a Hope Lingerie e GiOlaser se destacaram nessa estratégia.

Hope Lingerie

Com presença ampla no Brasil, a Hope investiu bastante em ações de mobile marketing, especialmente em sua campanha Nude Day. As ações foram feitas usando ferramentas como SMS, QR Codes e anúncios no Facebook.

Com essa estratégia, a empresa conseguiu 124 cadastros que foram usados como um ponto de partida para as vendas. Os e-mails e contatos disparados para esses leads conquistados geraram uma taxa de abertura de 85%, com um ROI (retorno sobre investimento) de mais de 300%.

GiOlaser

Outra ótima campanha de captação de contatos para transformar em clientes foi a da GiOlaser, empresa do setor de estética. A ideia era conquistar leads para, futuramente, trabalhar em cima dessas pessoas e transformá-las em clientes.

Para isso, a empresa enviou SMS com links para páginas em que essas pessoas tinham uma oferta interessante para elas e, em troca, precisavam deixar seu contato, como nome e e-mail.

A estratégia gerou 70 cadastros, com um ROI (retorno sobre investimentos) superando 35%. Custo baixo, alto retorno e uma estratégia de sucesso!

Mobile marketing é estratégia que traz resultados! Ainda que você não invista tanto, a capacidade de alcançar pessoas e fazê-las se envolverem com esse contato é grande. Esse pode ser o ponto de partida para o sucesso da sua empresa.

Há muitas outras boas estratégias a serem utilizadas. Por isso, entenda mais sobre o marketing digital para e-commerce e quais ações fazem diferença!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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