Marketplace

33 melhores marketplaces para vender no Brasil [2024]

Imagem ilustrativa para melhores marketplace para vender online.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Os melhores marketplaces para vender no Brasil incluem Shopee, Amazon, Mercado Livre, Submarino e muitos outros. Mas a melhor opção para as suas vendas vai depender do nicho do seu negócio, bem como dos valores e benefícios oferecidos por cada plataforma.

Marketplaces são plataformas prontas para vender — basta se cadastrar e inserir seus produtos. O lojista diversifica seus canais de venda e ganha maior visibilidade, sem precisar montar uma loja do zero, comprar um domínio e customizar o layout, por exemplo.

Mas, para aproveitar todas as vantagens que essas plataformas oferecem, é preciso conhecer os melhores marketplaces para vender e suas características. Alguns se destacam em determinados nichos, além de trabalharem com diferentes taxas, funcionalidades e benefícios para os lojistas. Por isso, é importante conhecer as diferenças entre as plataformas.

Neste artigo, trouxemos uma lista dos melhores marketplaces para vender no Brasil, dividida em nichos de mercado. Veja agora as melhores opções para o seu negócio!

Melhores marketplaces para vender de tudo

Primeiramente, vamos falar dos marketplaces que vendem tudo que é categoria de produto. O que você anunciar nessas plataformas, tem grandes chances de vender! Conheça os principais:

Shopee

A Shopee é um marketplace de Singapura, que chegou ao Brasil em 2019. Destaca-se pelos preços baixos dos produtos e recorrentes promoções de frete grátis. Cobra 14% de comissão padrão, uma das taxas mais baixas do mercado. É possível vender com CPF ou CNPJ na Shopee.

Mais informações: shopee.com.br/m/venda-online-na-shopee 

Amazon

A Amazon é um gigante do e-commerce, fundada nos Estados Unidos em 1995 por Jeff Bezos, como uma pequena livraria virtual. Chegou ao Brasil em 2012 já como um dos maiores sites de e-commerce do mundo. Cobra comissões de 9% a 15%, conforme a categoria — por exemplo, para roupas e acessórios é 15%, enquanto saúde e cuidados especiais é 11%.

Mais informações: venda.amazon.com.br

Mercado Livre

O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina. Criada em 1999 na Argentina, a plataforma chegou ao Brasil no mesmo ano, com foco na venda de produtos usados entre pessoas físicas. Hoje trabalha com inúmeros lojistas parceiros, com comissões de 10% a 14% (anúncios Clássico) ou de 15% a 19% (anúncios Premium).

Mais informações: vendedores.mercadolivre.com.br

Magalu

A Magazine Luiza também é uma marca conhecida do varejo físico, fundada em 1957, que se tornou uma gigante do e-commerce. Tem mais de 1 bilhão de visitas mensais e 50 milhões de clientes cadastrados. O cadastro na Magalu Marketplace permite vender também nas lojas Zattini, Estante Virtual, KaBuM! e Netshoes.

Mais informações: universo.magalu.com

Carrefour

Carrefour é outra marca bastante conhecida do varejo físico, uma rede de hipermercados criada na França em 1959. Ampliou sua atuação no varejo online e se tornou também um dos maiores marketplaces do mundo. No Brasil, trabalha com uma comissão de 16% para todas as categorias, apenas para pessoas jurídicas. 

Mais informações: carrefour.com.br/marketplace 

Americanas S.A. (Americanas, Shoptime, Submarino)

A Americanas é uma marca conhecida do varejo físico, criada em 1929. No entanto, o e-commerce é uma operação diferente, criada em 1999, que se juntou ao Submarino e ao Shoptime, todos administrados hoje pela Americanas S.A. Quando você anuncia na Americanas, com comissões de 16% a 19%, aparece também nesses outros sites.

Mais informações: americanasmarketplace.com.br

Grupo Casas Bahia (Casas Bahia, Ponto, Extra.com.br)

Anteriormente chamado de Via Varejo, o Grupo Casas Bahia reúne três importantes marcas do varejo e e-commerce nacional: Casas Bahia, Ponto (antigo Ponto Frio) e Extra.com.br. Com um único cadastro, você pode vender nos três sites, atualmente a uma comissão de 17% para todas as categorias.

Mais informações: marketplace.via.com.br

Melhores marketplaces para vender roupas e calçados

O mercado de vestuário é um dos que mais utiliza marketplaces para vendas. Veja agora quais são os principais marketplaces para vender roupas no Brasil:

Shein

A Shein é um dos principais varejistas online de moda. Fundada em 2008, na China, cresceu sob o conceito de ultra fast fashion e produção sob demanda. Hoje vende em mais de 150 países, inclusive no Brasil, onde opera também como marketplace. Os vendedores pagam 16% de comissão e passam por um criterioso processo de avaliação.

Mais informações: br.shein.com/campaign/venda-na-shein

Renner

A Lojas Renner é uma empresa fundada em 1922 no Rio Grande do Sul. Tornou-se uma das maiores lojas de departamentos do país, especializando-se em moda. No e-commerce, oferece hoje a seção Alameda Renner, que reúne diversas lojas parceiras que ampliam o seu mix de produtos. O site recebe mais de 80 milhões de visitas mensais.

Mais informações: lojasrennersa.com.br/parceiros/marketplace/ 

C&A

A C&A é uma rede internacional de lojas de moda e vestuário. Chegou ao Brasil em 1976 e se tornou uma das marcas mais fortes no nicho. No e-commerce, oferece a seção Galeria C&A, que tem produtos de mais de 300 marcas parceiras, incluindo pequenos e grandes lojistas de categorias como roupas, calçados, beleza, decoração e eletrônicos. 

Mais informações: cea.com.br/marketplace 

Riachuelo

A Riachuelo é outra marca de destaque no Brasil quando se fala em moda, principalmente feminina. É considerada a terceira maior rede de lojas de departamento no Brasil, atrás da Renner e da C&A. Pertence ao Grupo Guararapes, fundado em 1947 no Rio Grande do Norte, hoje com mais de 400 lojas no país, além do e-commerce, app e marketplace (desde 2021).

Mais informações: riachuelo.com.br/marketplace 

AMARO

A AMARO é uma marca de lifestyle voltada para o público feminino. Para o seu marketplace, procura parceiros de moda, beleza, bem-estar e casa. Para se cadastrar, é preciso ter CNPJ e demonstrar capacidade produtiva, além de atender ao Código de Conduta da marca. Após se cadastrar, o lojista passa por uma avaliação dos setores de marcas parceiras e de compliance.

Mais informações: amaro.com/pages/quero-vender-na-amaro 

Zattini

A Zattini se coloca como o maior e-commerce de moda da América Latina. A loja recebe mais de 5 milhões de visitantes por mês e vende produtos de marcas como Beira Rio, Colcci, Farm, Hering e Vizzano. O marketplace é administrado pelo Grupo Magalu.

Mais informações: universo.magalu.com/zattini 

Farfetch

A Farfetch reúne marcas e produtos premium em moda feminina, masculina e kids. O marketplace trabalha apenas com boutiques e grifes de luxo, nacionais ou internacionais. Para vender na plataforma, é preciso contatar a equipe por e-mail (parceiros-br@farfetch.com).

Mais informações: farfetch.com/br/style-guide/brands/como-funciona-farfetch 

Melhores marketplaces para vender móveis, decoração e eletrodomésticos

Você vende produtos para casa? Então, pode também vender em marketplaces focados em móveis, decoração e eletrodomésticos. Veja agora as melhores opções:

Madeira Madeira

A Madeira Madeira se coloca como a maior plataforma de Casa & Decoração do Brasil. São mais de 50 categorias para construir, reformar, mobiliar e decorar, nas quais você pode anunciar seus produtos. O site recebe mais de 25 milhões de acessos mensais e tem mais de 10 milhões de clientes, que você também pode alcançar.

Mais informações: madeiramadeira.com.br/marketplace

Mobly

A Mobly é outra grande marca do e-commerce de móveis e decoração. Para se tornar um lojista parceiro do marketplace, é preciso enviar um e-mail demonstrando seu interesse (sellercenter@mobly.com.br). Após o processo de avaliação, o lojista aprovado recebe ao Seller Center para administrar seus produtos e pedidos. 

Mais informações: mobly.com.br/torne-se-parceiro-mobly

Camicado

Camicado é uma loja de utilidades domésticas, decoração, cama, mesa e banho, que faz parte do grupo Lojas Renner S.A. Trabalha com marcas como Tramontina, Karsten, Arno, KitchenAid, Electrolux e muitas outras. É Top of Mind no nicho e tem um público 81% feminino e 19% masculino, das classes A-, B e C+.

Mais informações: camicado.com.br/venda-na-camicado 

Lojas Colombo

A Lojas Colombo é uma tradicional rede varejista de eletrodomésticos e móveis do sul do país. Sua loja virtual tem mais de 23 anos e recebe atualmente 37 milhões de acessos mensais. Para ser aprovado no marketplace da Colombo, é preciso ter um CNPJ com mais de 5 anos de atividade e capital social acima de R$ 20 mil.

Mais informações: colombo.com.br/marketplace 

Leroy Merlin

A Leroy Merlin é uma rede francesa de lojas de construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem. Considera-se a maior empresa de Home Center do Brasil, que oferece a oportunidade de venda no seu marketplace a lojistas parceiros. A plataforma trabalha com comissão de 18% + R$ 49 de mensalidade, sem serviço de entrega.

Mais informações: leroymerlin.com.br/marketplace

Melhores marketplaces para vender artigos esportivos

No Brasil, você também encontra sites de e-commerce bastante fortes no nicho de artigos esportivos. Decathlon, Netshoes e Centauro são marcas bastante conhecidas. Veja agora como vender nessas plataformas:

Decathlon

A Decathlon é uma marca francesa, considerada a maior varejista de artigos esportivos do mundo. No marketplace, busca lojistas parceiros também do segmento esportivo para diversificar sua oferta aos clientes. A loja trabalha com diversas marcas próprias, mas também marcas parceiras como Asics, Coleman, Mizuno, Olympikus e muitas outras.

Mais informações: decathlon.com.br/marketplace 

Netshoes

A Netshoes é considerada o maior e-commerce de lifestyle esportivo da América Latina. Trabalha com diversas categorias, como moda feminina, masculina e infantil e equipamentos para os mais diversos esportes. Está no varejo digital há mais de 20 anos e recebe 54 milhões de visitantes únicos ao mês. O marketplace da Netshoes é integrado do Grupo Magalu.

Mais informações: universo.magalu.com/netshoes 

Centauro

A Centauro é outra varejista gigante do lifestyle esportivo. Coloca-se como a maior rede de lojas esportivas da América Latina, com mais de 190 lojas no Brasil. No seu e-commerce, recebe 15 milhões de visitantes únicos mensais. O marketplace oferece exposição e a credibilidade da marca Centauro, além de pagamento em 1 parcela ao lojista.

Mais informações: centauro.com.br/marketplace 

Melhores marketplaces para vender cosméticos, saúde e bem-estar

O mercado de beleza é poderoso no Brasil. Não por acaso, existem marketplaces focados nesse nicho. Vamos ver agora quais são os melhores marketplaces para vender cosméticos:

Beleza na Web

Beleza na Web é um site de e-commerce focado em produtos de beleza e bem-estar. A loja recebe mais de 17 milhões de acessos por mês. Cada lojista parceiro passa por um processo de avaliação para começar a vender na plataforma, que atualmente cobra 14% de comissão sobre o valor total da venda. O cadastro é administrado pelo Grupo Boticário.

Mais informações: belezanaweb.com.br/marketplace 

Grupo DPSP (Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco)

O Grupo DPSP, que reúne a Drogaria São Paulo e a Drogarias Pacheco, é a segunda maior rede de farmácias do Brasil. O marketplace do grupo oferece fármacos, mas também produtos de beleza, fitness, ortopédicos, alimentos saudáveis, entre outras categorias.

Mais informações: drogariasaopaulo.com.br/institucional/venda-no-site-da-dpsp 

Grupo RD (Droga Raia e Drogasil)

O marketplace da RD engloba os sites das farmácias Droga Raia e Drogasil. O grupo Raia Drogasil S.A. tem mais de 2600 lojas espalhadas pelo Brasil, 11 centros de distribuição e 20 milhões de downloads dos apps. No e-commerce, trabalha com lojistas parceiros de saúde, beleza e bem-estar.

Mais informações: rdmarketplace.com.br

Melhores marketplaces para vender vinhos e bebidas

O mercado de vinhos na internet cresceu muito nos últimos anos. A seguir, trouxemos os melhores marketplaces para vender vinhos e outras bebidas: 

Sonoma Market

Sonoma Market é um marketplace de alimentos e bebidas de alta qualidade, com cerca de 400 mil acessos por mês. Produtores artesanais, importadores e distribuidores podem vender seus produtos na plataforma, incluindo vinhos, azeites, chocolates e outras categorias.

Mais informações: sonoma.com.br/institucional/sellers

CaveOn

CaveOn é um aplicativo de celular que oferece um marketplace online de vinhos. Produtores e importadores podem anunciar seus produtos no app e vender diretamente ao cliente. A plataforma tem parceria com fotógrafos para produzir boas imagens dos produtos, custeadas pelos lojistas. As transações são intermediadas pelo Mercado Pago.

Mais informações: loja.caveon.com.br

Melhores marketplaces para vender livros

O mercado de livrarias sofreu reveses nos últimos anos, com a queda de grandes marcas como a Livraria Cultura e a Saraiva, enquanto outros lojistas cresceram, como a Leitura e a Travessa. Nos marketplaces, no entanto, um grande e-commerce se destaca: a Estante Virtual.

Estante Virtual

A Estante Virtual é um marketplace de livros novos, seminovos e usados, focado em sebos e livreiros. Pertencente ao Grupo Magalu, é a principal referência nesse nicho de mercado. É possível vender como pessoa física ou jurídica, com a cobrança de 12% de comissão, mais uma mensalidade a partir de R$ 59 (para até 500 livros, não há mensalidade).

Mais informações: atendimento.estantevirtual.com.br

Melhores marketplaces para vender eletrônicos e games

Se você trabalha com eletrônicos, como celulares, computadores, câmeras, periféricos e games, pode vender nos principais marketplaces como Amazon e Mercado Livre. Mas existe um marketplace que se destaca nesse nicho: o KaBuM!.

KaBuM!

O KaBuM! se coloca como o maior e-commerce de tecnologia e games da América Latina. Recebe mais de 60 milhões de pageviews ao mês. O marketplace é administrado pelo Grupo Magalu e trabalha com uma comissão de 18% em todas as categorias, com repasse antecipado à vista para os lojistas.

Mais informações: kabum.com.br/hotsite/marketplace

Melhores marketplaces para vender produtos usados

Produtos usados têm um grande mercado na internet. Selecionamos aqui os melhores marketplaces para vender desapegos — seja como pessoa física, seja jurídica. Confira:

OLX

A OLX é um dos principais sites para compra e venda de usados, nas mais diversas categorias. Você pode criar anúncios grátis (até 40 por mês) ou aderir a um plano profissional, a partir de R$ 59,90 por mês. Toda a transação é intermediada e garantida pela plataforma, com uma taxa de 0% a 12% sobre a venda.

Mais informações: vender.olx.com.br

Enjoei

O Enjoei também é uma plataforma já bastante conhecida para compra e venda de usados. É mais focada em moda, mas também oferece outras categorias de itens para casa, artigos esportivos, entre outros. A comissão cobrada pela plataforma é de 12% (clássico) ou 18% (turbinado) + tarifa fixa por produto.

Mais informações: enjoei.com.br/c/como-vender

Trocafone

Trocafone é um marketplace de aparelhos usados. Tem foco em smartphones, mas também trabalha com outras categorias como tablets, smartwatches, câmeras e acessórios de informática. O site recebe 15 milhões de visualizações de páginas mensais e 2,5 milhões de visitantes únicos. Todos os vendedores são verificados. 

Mais informações: conteudo.trocafone.com/venda-com-a-gente 

Melhores marketplaces para vender artesanato

Se você vende produtos artesanais, também existem plataformas focadas nesse nicho. Veja agora os melhores marketplaces para vender artesanato na internet:

Elo7

O Elo7 foi criado em 2008 como um grande shopping online que conecta compradores a vendedores criativos. A plataforma trabalha com diversas categorias de produtos artesanais, como móveis, casamento, roupas, pets, joias, brinquedos e muitas outras. A comissão do Elo7 é de 12% (anúncio clássico) ou de 18% (anúncio plus), além de uma tarifa fixa por produto.

Mais informações: elo7.com.br/quero-vender

Marketplaces são oportunidades valiosas para ampliar o seu alcance. Diversificar os seus canais de vendas vai ajudar você a conquistar novos públicos e, é claro, vender mais.

Como você viu neste artigo, os melhores marketplaces para vender no Brasil oferecem diversas funcionalidades e benefícios para os lojistas parceiros, que você pode aproveitar. Mas, na maioria dos casos, é preciso contar com uma ferramenta integradora entre a sua loja virtual e a plataforma do marketplace. Na Bagy, você pode integrar a sua loja com os melhores marketplaces e outras diversas ferramentas para expandir o seu negócio. Conheça agora todas as integrações disponíveis!

Loja virtual com integração de marketplace na Bagy

Vender em Marketplaces é uma opção facilitadora e de alto alcance para lojas virtuais. Por essa razão, muitos empreendedores utilizam essas plataformas para aumentar as vendas e reforçar a presença online. 

Se você já tem ou pretende criar seu e-commerce na Bagy, diretamente no painel de controle é possível integrar com marketplaces e anunciar seus produtos nessas ferramentas, de forma prática.

Os Marketplaces com integração direta na Bagy são:

  • Shein
  • Shopee
  • Amazon

Confira, a seguir, um passo a passo para integrar esses marketplaces em sua loja virtual com a Bagy: 

  1. Abra o seu painel de controle da Bagy;
  2. No canto superior, do lado esquerdo da tela, selecione a opção “Marketplace”;
  3. Escolha uma das plataformas disponíveis no canto esquerdo da tela;
  4. Tenha em mãos as seguintes informações antes de autenticar: 

  • Conta de vendedor na plataforma desejada; 
  • Formas de pagamento, regras de aprovação e recebimento de valores, serão de acordo com o marketplace selecionado; 
  • Os métodos de envio seguem o marketplace;
  • Regras de comissão são cobradas de acordo com o marketplace escolhido;

  1. Realize a autenticação da sua conta de vendedor da plataforma escolhida;
  2. Importe os produtos já cadastrados no marketplace selecionado;
  3. Para finalizar, relacione os anúncios importados do marketplace com possíveis itens disponíveis no seu site Bagy; 

Se, antes de integrar com Marketplaces, você precisa criar seu próprio e-commerce, conheça a Bagy e aproveite a chance de ter uma plataforma que te permita vender todos os dias e em diversos canais.

Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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