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Como vender livros na internet? Confira dicas de como começar e aumentar seus ganhos

Como vender livros na internet

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Aprender como vender livros na internet pode ser interessante para quem busca um novo negócio. No entanto, existem algumas dicas de estrutura e divulgação que ajudam a aumentar as chances de negócio entre os clientes. Por isso, vale a pena conferir algumas dessas sugestões para potencializar as suas vendas!

Se você está pensando em abrir um novo negócio e quer aumentar os seus ganhos, então vale a pena conferir como vender livros na internet. Esses produtos estão mais em alta do que nunca, e se engana quem pensa que a era da tecnologia afetou a leitura do público! Muito pelo contrário, as novas facilidades virtuais se tornaram os canais preferidos dos leitores para adquirir as suas obras.

Por isso, ter um negócio de vendas nesse segmento pode não apenas ser interessante, como também lucrativo para você. Mas, é claro, existem algumas dicas fundamentais para ter um empreendimento de sucesso.

Pensando nisso, separamos essas recomendações para você em um conteúdo especial, para te ajudar a aprender como vender livros na internet de maneira simples e efetiva. Confira as melhores dicas para ter um negócio lucrativo e arrasar nas vendas online!

Vale a pena vender livros na internet?

Muitas pessoas podem achar que não é interessante aprender como vender livros na internet. Afinal, existe uma lenda que esse mercado foi afetado pelas tecnologias, que crescem cada vez mais. No entanto, engana-se quem pensa que não vale a pena investir nesse segmento! O avanço da tecnologia foi apenas um combustível para tornar as vendas de livros mais dinâmicas, acessíveis e práticas para os consumidores.

Agora, os canais digitais se tornaram facilitadores para esses negócios, e os leitores estão cada vez mais em busca de opções para comprarem suas obras sem sequer sair de casa. Além disso, os hábitos de leitura do brasileiro continuam crescendo, apesar da opinião popular. Segundo uma pesquisa do portal Nexo Jornal, em 2020 foram cerca de 41,91 milhões de livros vendidos, um aumento de 0,87% em comparação ao ano anterior.

E os números não são favoráveis apenas para os leitores não. De acordo com os dados divulgados pelo jornal, a arrecadação movimentou aproximadamente R$1,74 bilhões naquele ano. Ou seja, continua sendo um mercado ativo e, principalmente, lucrativo para os empreendimentos.

Além disso, em termos práticos, aprender como vender livros na internet é uma opção para quem procura ideias de negócios diferenciados. Muitas pessoas têm o sonho de ter sua própria loja, ou conseguir uma renda extra trabalhando na internet. Com um negócio de vendas de livros, é possível alcançar esses objetivos, de maneira prática e simples.

Por isso, vale a pena não só aprender como vender livros na internet, mas também conferir dicas para se destacar no mercado e se tornar um canal de vendas ainda mais rentável.

17 dicas de como vender livros na internet

Se começar um negócio já parece difícil, imagine continuar tendo resultados! É por isso que muitos empreendedores têm medo de iniciar um novo negócio, especialmente em um segmento diferenciado na internet. E, para quem ainda não sabe como vender livros na internet, esse receio pode ser ainda maior!

No entanto, existem algumas dicas e truques que podem tornar essa jornada mais fácil e simples. Foi pensando nisso que resolvemos separar as principais sugestões para que você tenha um negócio de sucesso vendendo livros online.

Veja 17 dicas para começar nesse ramo e aumentar os seus lucros:

1. Conheça sobre o mercado de livros

Dica número 1: pesquisa!

Todo novo negócio precisa de muita pesquisa, e não seria diferente na hora de aprender como vender livros na internet. Dessa forma, você poderá se familiarizar com o mercado e seu funcionamento, além de conhecer mais sobre seus concorrentes e possíveis parceiros. Por isso, antes de começar, é importante conhecer mais sobre o segmento de livros e o que engloba ele.

Isso significa, também, ficar atenta para tendências, grandes nomes do nicho e até mesmo estratégias de negócio que se relacionam com essa área. Essa dica é especialmente importante para quem deseja trabalhar com o mercado de livros, uma vez que ele é tão volátil e dinâmico. A cada minuto surgem novos títulos, novas formas de vendas e novos interesses. E, se você não estiver acompanhando o mercado, pode ficar para trás.

Nesse caso, conheça bem o mercado em que você quer atuar, e não somente antes de montar seu negócio de vendas online, mas também durante toda a sua atuação. Assim, você não correrá o risco de ser ultrapassado pelos concorrentes.

2. Defina o segmento literário

Claro, depois de conhecer o mercado, é importante que você defina o seu segmento. Para quem ainda não sabe como vender livros na internet, pode parecer desnecessário escolher um nicho. Afinal, a internet permite essa pluralidade de ofertas e convergência de interesses, certo?

Mas, se você busca um negócio de sucesso, precisa ter as melhores estratégias, e para ter as melhores estratégias, precisa focar em um segmento. Por isso, é recomendável escolher a área de sua preferência literária.

Você quer vender livros de romance? Terror? Suspense? Investigação policial? Cada um desses segmentos têm seu público definido, e, para o seu negócio, conhecer o público é fundamental. Nesse caso, definir seu segmento é um dos primeiros passos, e uma das dicas mais importantes, para ter sucesso na sua jornada.

3. Pesquise as principais distribuidoras

As distribuidoras são empresas especializadas em vender livros para as livrarias, quando elas ou as editoras não conseguem atender as demandas. Ou seja, se você pretende aprender como vender livros na internet, é essencial pesquisar as principais distribuidoras da região. Elas já possuem uma série de ferramentas que ajudam a realizar vendas, como cartilhas e contratos formalizados.

Além disso, sua estrutura também permite que tenham meios de transporte interessantes para as livrarias e outros estabelecimentos. Assim, mesmo que você venda seus livros pela internet, ter parcerias com distribuidoras pode ajudar no frete e na entrega para os clientes.

No entanto, existem as porcentagens de comissão dessas companhias. Por isso, procure pesquisar em detalhes suas alternativas, para encontrar a opção mais em conta.

4. Faça a composição do preço de venda

Para que você aprenda como vender livros da internet, é importante se atentar para todas as áreas desse negócio. Isso significa buscar além de técnicas e ferramentas que envolvam os produtos, por exemplo, mas também detalhes burocráticos como a precificação.

Se você está construindo um empreendimento, então também precisa se atentar para esse processo. Afinal, ele irá definir quanto os seus clientes terão que pagar nas suas mercadorias. Mas, a precificação não é uma operação aleatória, muito pelo contrário. Ela possui uma série de etapas, comparativos e índices para que você determine o valor justo para os seus livros.

Assim, para ter um negócio bem-sucedido e com maiores chances de vendas, é importante que você componha bem os preços de vendas. Leve em consideração os seus gastos, quanto custou para adquirir aquele produto e quanto você deseja ter de lucro.

Além disso, também faça uma pesquisa de campo e veja a média de preços cobrados pelos concorrentes. Muitos livros já possuem indicação de preço de venda, definido pelas editoras ou autores, por exemplo. Dessa forma, existem vários fatores para considerar na hora de colocar o preço no produto, para ele atrair os clientes e aumentar as chances de negócio.

5. Procure por plataformas de e-commerce

Se você decidiu aprender como vender livros na internet, uma dica importante é procurar plataformas de e-commerce. Você precisará de um canal para realizar seus negócios, e uma das opções mais populares são plataformas especializadas. Com o crescimento do comércio eletrônico, diversos sites passaram a oferecer serviços de vendas, além de reunir diferentes fornecedores e clientes em um só lugar.

Por isso, procurar por plataformas de e-commerce é uma alternativa interessante. Além da plataforma já estar pronta para venda, ela também reúne outros vendedores e atrai o público mais facilmente. Não é preciso se preocupar com montar um site ou reunir as ferramentas necessárias, basta cadastrar seu perfil e começar a vender.

Assim, para iniciantes e pessoas que ainda não sabem como vender livros na internet, as plataformas de e-commerce são uma boa opção.

6. Ofereça mais informações sobre as obras

Para aprender como vender livros na internet é necessário conquistar a atenção do seu cliente e convencê-lo de que o seu produto é o melhor. Por isso, uma das dicas mais importantes é oferecer o máximo de informações possíveis sobre a obra anunciada.

Muitos sites cadastram somente as informações mais simples, o que pode não atrair o leitor. Nesse caso, quanto mais dados você colocar sobre a obra, maiores as chances de fechar negócio, seja com novos leitores curiosos, ou clientes que já estavam procurando por aquele livro.

Além disso, em qualquer nicho, é essencial que o produto acompanhe uma boa quantidade de detalhes, para que os clientes conheçam, de fato, o que está à venda. Claro, tome cuidado para evitar os spoilers! Mas um anúncio completo é um anúncio com mais chances de negócio.

7. Facilite a busca dos livros

Saber como vender livros na internet, assim como outros negócios que ocorrem no comércio eletrônico, também tem a ver com praticidade. Afinal, os leitores procuram a sua loja porque querem comprar suas obras de maneira mais simples. É por isso que você deve facilitar ao máximo a busca pelos livros na plataforma que você está utilizando.

Seja uma loja virtual ou um e-commerce, procure trazer informações e detalhes que facilitem a busca. Por exemplo, insira sempre o título com o nome inteiro da obra, além do autor como mostra na capa. Além disso, sempre que possível, inclua hashtags, categorias e outras informações que tornem a procura mais simples.

Dessa forma, o leitor já terá algumas praticidades na hora de buscar a obra, como gênero literário que ela está inscrita ou mesmo pela hashtag. No caso de plataformas de e-commerce, muitas disponibilizam filtros para buscas avançadas.

Assim, para o consumidor encontrar os livros que você está vendendo, é importante que a pesquisa seja o mais facilitada possível.

8. Tenha variedade e disponibilidade

Se você se interessa por vender livros na internet, é importante que tenha uma boa variedade e disponibilidade. Isso significa trabalhar com um catálogo considerável, e também com um bom número de exemplares. Além disso, ter um catálogo variado aumenta as chances de ter o que o público procura, e, consequentemente, fazer mais vendas.

Mesmo que você esteja trabalhando com um nicho mais específico, não se esqueça de ter vários títulos à disposição. E, claro, se trabalhar com livros físicos, tenha um estoque considerável, para atender aos pedidos sempre que chegarem. Isso vai contribuir não apenas com a sua credibilidade, como também irá melhorar a experiência do cliente e o seu faturamento.

9. Tenha um bom posicionamento por preço

Nós já falamos sobre a importância da precificação, certo? Mas, isso não é fundamental apenas para definir valores justos, mas também para que você tenha um bom posicionamento por preço. Quando os clientes procurarem pela obra que você está vendendo, muitos irão ver imediatamente o preço cobrado. Nesse caso, se você tiver uma posição favorável, pode se destacar dos concorrentes.

Não é preciso oferecer um valor muito abaixo da média, mas buscar estar a frente da concorrência, ou trazer diferenciais como frete grátis ou promoções. Isso vai atrair o cliente e fazer com que ele considere a sua mercadoria por conta do posicionamento de preço dos seus produtos.

10. Ofereça a compra de combos

Falando em promoções, para saber como vender livros na internet e ter sucesso, vale a pena investir na compra de combos. Essas ofertas são atrativas para os leitores, principalmente porque várias obras são coleções de mais de um livro.

Nesse caso, o consumidor quase sempre está buscando a saga completa, e se você oferecer a compra de combos e boxes, pode fechar um negócio interessante mais facilmente. Por isso, ao considerar os títulos que vão estar no seu catálogo, veja se existem sagas ou coleções. Assim, veja de compor combos promocionais ou valores especiais para compras conjuntas. Além de ser uma estratégia de venda, também atende ao que o cliente procura.

11. Incentive as avaliações positivas

Avaliações positivas são grandes aliadas dos vendedores de livros online, e por isso você precisa incentivá-las na sua loja! Os clientes são influenciados pela opinião de outras pessoas, e se elas forem positivas, aumenta a chance de você conseguir um negócio.

Por isso, deixe recados e incentivos para os consumidores que compraram com você, como comentários e avaliações por estrelas, por exemplo. Inclusive, existem várias estratégias para aumentar as avaliações, como oferecer pontos promocionais ou enviar e-mails marketing. Seja como for, incentivar as avaliações no produto e na sua página irão ajudar com a sua credibilidade e posicionamento.

12. Mantenha as informações completas

Criar um anúncio e deixá-lo parado não é bom para os negócios, principalmente no ramo de livros. Por isso, uma dica importante é sempre manter as informações dos seus produtos completas e atualizadas. Busque preencher todos os campos conforme possível, e verificar periodicamente se aqueles dados ainda são válidos. Dessa forma, os clientes terão acesso a anúncios e obras atualizadas, além de saber exatamente o que você está oferecendo.

Caso existam outros produtos complementares, como livros de uma saga, por exemplo, também é importante inserir isso nos anúncios. Criar uma maior transparência na hora de divulgar seus produtos ajuda com que o cliente confie na sua loja, e considere continuar comprando com você no futuro.

E se você ainda não tiver a sua própria loja, conte com a Bagy. Somos a forma mais fácil de começar a vender com sua loja na internet e no Instagram​!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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