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SEO para marketplace [GUIA COMPLETO 2024]

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Veja o que você irá encontrar neste artigo

O SEO para marketplace é uma otimização para páginas de produtos. O intuito é ganhar mais visibilidade nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google.

Os marketplaces são canais de vendas com alto tráfego de clientes e a facilidade de atrair esse público criou um ambiente de disputa interna, onde os preços são altamente competitivos e já não têm tanta influência na decisão de compra. É aí que as técnicas de SEO para marketplace são utilizadas como uma diferenciação.

Tão importante quanto o SEO para e-commerce, essas otimizações voltadas para as plataformas de venda também precisam ser bem planejadas e executadas. Por isso, neste post, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre esse assunto. Confira!

O que é o SEO para marketplace e como aplicá-lo?

SEO para marketplace é uma otimização para páginas de produtos dentro dessas plataformas. O intuito é ganhar mais visibilidade nos resultados orgânicos — sem precisar fazer tráfego pago — dos mecanismos de busca, como o Google.

Essa sigla significa Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca em livre tradução. Essas técnicas podem ser aplicadas em qualquer site, inclusive nos marketplaces, como o Mercado Livre, a Shopee e a Amazon, que são considerados como os grandes shoppings online.

Caso você comercialize os produtos da sua loja em uma dessas plataformas — ou em qualquer outro marketplace —, pode utilizar o SEO para otimizar o seu conteúdo. Mais do que isso, também pode melhorar o posicionamento da sua marca nos resultados de busca.

Assim, mais pessoas poderão encontrar os seus produtos no marketplace de maneira orgânica. Ou seja, você não precisará investir em anúncios pagos para isso.

Na prática, é possível aplicar o SEO de três maneiras diferentes. Confira, a seguir, quais são elas.

SEO on page

O SEO on page engloba estratégias voltadas para a preparação do conteúdo dentro de uma página específica. Quanto mais aderentes a elas, maior a chance da sua loja aparecer na primeira página dos mecanismos de busca — ou seja, o ranqueamento feito de maneira orgânica.

SEO off page

As estratégias de SEO off page são aquelas que estão além do seu site. O que faz com que elas se tornem relevantes é a análise da autoridade e a métrica influenciada pelo número de backlinks, assim como o tempo de existência da página.

Para o ranqueamento, o SEO off page é um grande diferenciador e a autoridade conta muito para esse fator. Se dois sites criarem um conteúdo similar para uma mesma palavra-chave, o que tiver com um maior índice conquista a primeira posição do Google.

O mais importante aqui é a utilização de backlinks — aqueles links que outros sites fazem para o seu de maneira orgânica e gratuita. Quanto mais deles o seu site tiver, melhor. Só que para um bom resultado, eles precisam, de preferência, ter relação direta com o seu segmento e não podem de maneira nenhuma serem comprados.

A aquisição de backlinks é considerada como uma prática nociva pelo Google. Isso pode, inclusive, fazer com que o seu site deixe de aparecer no buscador caso ele identifique que isso ocorreu.

SEO técnico

Esse tipo de SEO é mais voltado para a parte técnica do preparo de um site. Para ser bem-sucedido, ele aplica técnicas como:

  • acessibilidade;
  • certificado HTTPS;
  • velocidade de carregamento;
  • estrutura de URLs cadastradas no servidor;
  • organização do código do site;
  • preparação do site para buscadores — ao nível de código;
  • presença de dados estruturados.

10 estratégias de SEO para marketplace

Quando você tem o site próprio da sua loja, precisará traçar práticas de SEO técnico e algumas off page. Nos outros canais de venda — como no marketplace —, porém, o foco será na modalidade on page.

Isso porque a plataforma de marketplace já cuidou dos quesitos de SEO off page e técnicos previamente. Resta para o seu negócio, então, cuidar apenas da estruturação das páginas dos produtos. A seguir, confira algumas das estratégias que você pode implementar.

1. Otimização de listagens de produtos

A otimização da listagem de produtos em um marketplace é fundamental. Isso porque cada uma delas atua como uma página individual que pode ser indexada pelos motores de busca.

Uma listagem de produtos bem otimizada melhora a visibilidade e aumenta as chances de conversão. Isso porque ela fornece informações claras e relevantes para os usuários.

2. Gestão de reviews e avaliações

As reviews e as avaliações adicionam um contexto importante para uma página de produto. Isso porque os clientes tendem a confiar muito mais nas opiniões uns dos outros do que nas empresas em si.

Uma série de avaliações positivas pode ser aquele empurrãozinho extra que um consumidor em potencial precisa para adicionar o seu produto no carrinho e fazer o checkout. Sem contar que elas também impulsionarão o SEO da sua loja dentro do marketplace de diversas maneiras.

Você pode incentivar os compradores da sua loja ao enviar um e-mail de acompanhamento alguns dias depois da entrega do produto. Caso esteja preocupado com possíveis avaliações negativas, pode incluir uma opção para que o cliente fale diretamente com o suporte sobre quaisquer preocupações ou problemas.

3. Otimização de páginas de categoria

As categorias — assim como as subcategorias — desempenham um papel essencial dentro do SEO para marketplaces e, por isso, é importante que você otimize essas páginas. Isso porque na busca, cada categoria aparece como uma página específica e essa estratégia pode ser certeira para expor os seus produtos para as pessoas certas.

Então, quando for categorizar os seus produtos, é preciso escolher muito bem as opções e utilizar todos os filtros disponíveis da melhor maneira possível.

Se você, por exemplo, for cadastrar uma camiseta masculina, pode utilizar categorias como “moda masculina”, “partes de cima” e “camisetas”. Ainda pode adicionar subcategorias, como “tamanho G”, “estilo casual”, “algodão” e assim por diante.

4. Implementação de Rich Snippets

Um Rich Snippet é um tipo de formato especial de informações nos resultados de pesquisa exibido em destaque no topo da página do buscador. Ele vai além de fornecer descrições e links e oferece um resumo muito mais rico e visualmente atrativo do conteúdo de uma página.

Ao implementar os Rich Snippets nas páginas dos seus produtos nos marketplaces, destaque informações relevantes e detalhadas, como preços atualizados, imagens atrativas, avaliações precisas etc. Quanto mais completo ele for, maior será a probabilidade de atrair cliques dos visitantes.

5. Uso estratégico de palavras-chave de cauda longa

Quando você vende em um marketplace, tem certas limitações para alterar o SEO técnico. Então, o ideal é manter o foco apenas no conteúdo da página e uma das melhores maneiras de fazer isso é utilizar as palavras-chave de maneira estratégica.

Elas precisam aparecer em elementos importantes da página, como no título, na descrição e na URL. Assim, fica mais fácil dos seus produtos aparecerem nas pesquisas dos consumidores que têm essa intenção de busca.

Uma dica é investir também nas palavras-chave de cauda longa, que são formadas por três ou mais palavras que criam uma pequena frase e representam o seu produto com mais detalhe. Ao utilizá-las, você foge das que são mais utilizadas por todas as outras lojas e pode se destacar da concorrência — que costuma ser grande em um marketplace.

6. Link building interno e externo

Como dito anteriormente, grande parte das estratégias de SEO para marketplace são on page, mas você também pode utilizar algumas técnicas off page, que envolvem ações externas à sua loja. Uma delas é o link building.

O link building tem duas versões. O interno é quando você insere links de outros itens da sua loja na página de outro produto. Geralmente, para isso são escolhidos aqueles da mesma categoria ou os que tenham características semelhantes.

Já o link building externo consiste em garantir que outros sites ou páginas com boa autoridade insiram backlinks para os seus produtos. Isso pode acontecer de maneira natural, quando um site menciona um item e insere o seu link, ou de maneira negociada, quando você procura o site e negocia uma troca de links.

7. Otimização da velocidade do site

Um site mais rápido reduz o tempo de carregamento das páginas e diminui a taxa de rejeição. Isso não somente melhora a classificação e a posição nos buscadores — já que a velocidade é um fator de ranqueamento —, mas também aumenta as chances de conversão, porque oferece uma experiência mais fluida.

Para otimizar a velocidade das páginas dos seus produtos dentro do marketplace, você pode fazer algumas coisas. Uma delas é otimizar as imagens para que elas não fiquem muito pesadas — o que deixa a página lenta. Também é possível otimizar e minimizar o código HTML para reduzir o tamanho dos arquivos e melhorar a velocidade de renderização das páginas.

8. Experiência do Usuário (UX) mobile

A UX (User experience, ou experiência do usuário em português) desempenha um papel crucial no SEO para marketplaces, principalmente no mobile, já que o número de usuários que acessam essas plataformas por meio de dispositivos móveis só aumenta.

Os motores de busca consideram a experiência do usuário como um fator de ranking. Então, os sites que oferecem uma boa UX tendem a ser favorecidos nos resultados.

Por esse motivo, é preciso garantir que as páginas dos seus produtos dentro do marketplace sejam facilmente acessíveis em dispositivos móveis. Para isso, você terá que otimizar as imagens e os vídeos, utilizar fontes legíveis e garantir que o conteúdo não fique cortado ou sobreposto por conta de problemas de design responsivo.

9. Utilização de URLs amigáveis e descritivas

A URL — que nada mais é que o endereço do site ou da página de um produto — é bastante importante para o SEO para marketplace. Isso tanto para os usuários quanto para os buscadores.

O consumidor, por exemplo, quer saber exatamente o que vai encontrar ao clicar no link. Sendo assim, é imprescindível que você crie uma URL descritiva em relação ao conteúdo da página. Uma dica é utilizar a palavra-chave principal sempre que possível — e sem deixar o texto forçado.

As plataformas de marketplace já entendem essa importância e, por isso, costumam utilizar uma estrutura de URL mais amigável. Com isso, elas conseguem evitar aqueles códigos no meio do endereço da página que não fornecem nenhum tipo de informação.

O mais comum é que o próprio título do produto componha a URL da página. Então, se você criar um título que seja criativo e atrativo, provavelmente já vai ter um endereço amigável. Se esse não for o caso, é possível editar esse campo para que ele se torne mais eficiente.

10. Monitoramento e análise constantes

Fazer o monitoramento e realizar análises constantes é extremamente importante para o sucesso de uma estratégia de SEO para marketplace. Isso vai permitir identificar as oportunidades de melhoria, manter a sua loja competitiva e até mesmo fazer ajustes quando for necessário.

Alguns itens e aspectos que podem ser monitorados e analisados com frequência incluem:

  • desempenho das palavras-chave;
  • volume e origem do tráfego orgânico;
  • métricas de UX, como carregamento da página, taxa de rejeição e comportamento dos usuários.

Para avaliar o sucesso da estratégia de SEO, você pode definir KPIs, que são indicadores chave de desempenho e estabelecer métricas claras e objetivos mensuráveis. Outra dica é criar relatórios semanais, mensais, trimestrais — ou do período que você achar melhor — para acompanhar o desempenho e analisar os insights desses dados.

Dica bônus: Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC)

O UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário, em português) é uma estratégia que vem crescendo muito nos últimos anos e pode beneficiar — e muito — a reputação da sua loja dentro do marketplace. Sem contar que também pode ajudar no SEO.

Um dos conteúdos mais gerados pelos usuários dentro dessas plataformas é a classificação da experiência que tiveram depois de uma compra. Essas pontuações, então, são agregadas em uma média para o produto que aparecerá no topo das listas quando pesquisados.

Os marketplaces utilizam essa pontuação como um dos fatores de classificação que os ajudam a determinar onde os produtos serão classificados nos resultados dessas pesquisas. Então, o UGC é outra maneira de aumentar o número de palavras-chave nas listagens da sua loja, já que quando os clientes analisarem o seu produto, provavelmente mencionarão os nomes de marcas, os principais atributos e recursos e muito mais.

SEO para marketplace: impactos e resultados

Um bom SEO pode aumentar — e muito — a visibilidade da sua loja em um marketplace nos motores de busca. Isso é essencial para atrair não somente mais tráfego orgânico quanto mais potenciais clientes.

Como resultado para o seu negócio, um bom SEO para marketplace pode trazer mais alcance para sua empresa e até mesmo redução nos custos com publicidade, já que seus produtos serão encontrados sem que você precise investir em anúncios. Tudo isso pode aumentar a credibilidade da sua loja, uma vez que os motores de busca classificam sites otimizados como mais confiáveis.

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Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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