Produtos e Nichos

Moda masculina: guia completo para montar sua loja!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Abrir uma loja de roupas masculinas é uma grande oportunidade de vendas, mas envolve uma série de desafios. Para obter sucesso no negócio, é preciso planejar, escolher uma boa plataforma de e-commerce, identificar os melhores fornecedores, entre outros passos.

O universo da moda para homens está se tornando cada vez mais rico e diverso. Se há alguns anos as roupas se limitavam a calças, camisetas e bermudas de linhas simples, hoje existe uma infinidade de variações para agradar a vários gostos. Por isso, abrir uma loja de roupas masculinas pode ser uma grande oportunidade de negócio.

No entanto, é preciso conhecer os melhores caminhos para ter um negócio de sucesso, especialmente com as oportunidades — mas também os desafios — que a internet nos traz. Empreendedores online devem seguir alguns passos, desde o planejamento da loja até as estratégias de marketing que vão atrair e fidelizar os clientes.

É sobre isso, então, que vamos falar neste artigo. Trouxemos aqui um guia com os principais passos para abrir uma loja online de roupas masculinas de sucesso. Acompanhe agora o passo a passo!

1. Faça um plano de negócios

O mercado de moda masculina já representa quase metade do consumo de moda em 2023, segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Desse mercado, qual fatia você quer alcançar? Qual faturamento planeja obter? Quantos clientes quer conquistar?

Um plano de negócios ajuda a responder essas e outras várias perguntas. Nesse documento, devem constar os objetivos da sua loja de roupas masculinas, bem como os passos para atingi-los. O plano de negócios deve conter os seguintes pontos, que vão ajudar a sua empresa a traçar o caminho do sucesso:

2. Escolha uma boa plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é onde tudo acontece nas vendas online. As lojas virtuais utilizam essas plataformas para disponibilizar seus produtos aos clientes, efetuar as vendas, gerenciar os pedidos e administrar o seu negócio.

Em uma loja de moda masculina, você vai precisar de uma plataforma de e-commerce com bons recursos de publicação dos produtos, com fotos e descrições, de criação de vitrines, de marketing, de checkout e de customização do layout com a sua marca.

A Bagy oferece uma plataforma de vendas com diversos recursos para lojas virtuais, em que você pode publicar seus produtos e gerenciar seu negócio facilmente, em poucos passos, no seu próprio celular ou computador.

3. Reconheça o seu público-alvo

Será que homem é tudo igual? É isso que se diz popularmente… Mas, para quem vai abrir uma loja de roupas masculinas, é importante saber que existem perfis, gostos e interesses muito variados nesse mercado. E, para o sucesso da sua loja, é necessário definir para quem você quer vender — ou seja, o seu público-alvo.

É claro que você quer vender para o maior número possível de pessoas. Mas é necessário definir e conhecer um público-alvo para poder se comunicar com esse grupo de maneira mais próxima, na linguagem que essas pessoas utilizam e de acordo com as suas características e necessidades. Por outro lado, com um público amplo e genérico, é difícil se conectar.

Na hora de definir o público-alvo, é importante analisar o mercado, entender os concorrentes e identificar oportunidades de nichos para o seu negócio atender. Depois, você precisa entender o comportamento do consumidor, como consomem, quais são suas necessidades, como se informam e interagem na internet, entre outras características.

A definição do público-alvo, depois, vai ser usada para direcionar as estratégias de marketing para as pessoas certas, que têm mais chances de comprar no seu negócio e ficar satisfeitas com seus produtos.

4. Escolha os melhores fornecedores

A escolha de bons fornecedores é crucial para o sucesso da sua loja de roupas masculinas. Afinal, a satisfação dos clientes depende de um produto de qualidade, que satisfaz as suas necessidades e desejos, que tem um preço justo e que está disponível quando ele quiser comprar.

É por isso que os fornecedores são parceiros-chave para o seu negócio e precisam ser bem escolhidos. Na hora dessa decisão, é importante identificar quais são as empresas que oferecem o que o seu negócio quer entregar aos clientes, considerando as demandas dos consumidores, as quantidades e o tipo de produto.

Além disso, avalie bem a reputação e a credibilidade da empresa, bem como a qualidade dos produtos, os preços e possibilidades de negociação, o cumprimento de prazos e o suporte oferecido em caso de dúvidas e problemas. Você pode pesquisar na internet, em sites como o Reclame Aqui ou até contatar clientes da empresa para saber mais detalhes.

5. Faça uma boa precificação dos produtos

A precificação dos produtos é um dos principais desafios dos lojistas. É preciso definir valores que garantam a saúde financeira do negócio, considerando os custos envolvidos desde a produção até o envio dos produtos. Mas eles também devem ser atrativos para o público-alvo e mostrar o posicionamento da loja no mercado.

É por isso que o preço é uma definição estratégica, que merece bastante atenção. Para ajudar nessa decisão, tente responder as seguintes perguntas:

  • Quais custos o seu negócio envolve e qual margem de lucro você deseja obter? Você precisa definir uma lucratividade que garanta a saúde financeira do seu negócio.
  • Quais preços os concorrentes estão praticando? Você pode seguir o padrão ou se diferenciar com um produto mais barato ou mais caro (nesse caso, com algum valor agregado).
  • Quanto o seu consumidor está disposto a pagar pelos seus produtos? Considere também o perfil econômico do público-alvo para definir o preço dos produtos.

6. Diversifique os canais de venda

Os consumidores podem estar em vários lugares. Muitos homens compram roupas em lojas físicas, mas é inegável que as compras online são cada vez mais comuns, inclusive no mercado de moda e vestuário masculino.

Então, é importante estar onde o seu público-alvo está. Se as pessoas do seu nicho compram em lojas físicas, você pode ter um ponto na cidade, mas é fundamental vender pela internet para alcançar mais pessoas e oferecer maior praticidade na compra para elas.

Na internet, você pode ter uma loja virtual própria, personalizada com a sua marca e com recursos que atendam às suas necessidades. Mas você também pode vender pelas redes sociais, em marketplaces e até criar seu próprio aplicativo.

Diversificar os canais de venda é importante para atender às diferentes preferências dos consumidores e conquistar mais clientes. Mas, quando fizer isso, atente-se para a qualidade da experiência e a integração entre os canais de venda, de maneira que a sua empresa seja capaz de atender bem o cliente em todas as plataformas.

7. Estratégias de marketing para lojas de roupas masculinas

Não adianta criar a loja e ficar apenas esperando os clientes aparecerem. Você precisa criar estratégias de marketing para atrair compradores e, depois, fidelizá-los.

Para traçar as estratégias, é preciso analisar o perfil do seu público-alvo e descrevê-lo por meio de uma persona: um personagem semi fictício que representa o seu cliente ideal, baseado no seu perfil, necessidades e interesses. É com esse personagem que as estratégias devem se comunicar para ter maior conexão com o público.

Para começar, pense em um nome para loja de roupas masculinas. Considere incluir termos relacionados ao universo masculino ou que transmitam valores como masculinidade, elegância, conforto, praticidade, entre outros, dependendo do seu nicho. Algumas ideias de inspiração: “The Men’s Boutique”, “Trendy Man”, “Elegance”, “Uomo” etc.

Depois de criar um nome e elaborar a identidade visual da marca, você já pode criar perfis nas redes sociais e criar materiais de divulgação. No marketing digital, você pode explorar diversos canais e estratégias para atrair e engajar a sua persona. Vamos ver algumas ideias:

  • Crie perfis nas redes sociais que a sua persona utiliza e que oferecem boas oportunidades de vendas, como Instagram, Facebook e TikTok;
  • Explore os recursos de vendas online das redes sociais (social commerce), integradas à sua loja virtual, como a sacolinha do Instagram;
  • Crie uma estratégia de e-mail marketing, com envios segmentados e personalizados de acordo com os interesses e preferências de cada destinatário;
  • Faça parcerias com influenciadores do nicho masculino que você quer atingir para atrair um público fiel;
  • Crie um blog para publicar sobre assuntos do universo masculino e dicas de moda para homens;
  • Invista em anúncios patrocinados nas redes sociais e nos buscadores para atingir em cheio o público-alvo e alcançar mais pessoas.

Por fim, agora você já conhece os principais passos para criar uma loja de roupas masculinas e ter sucesso nas vendas online e no marketing digital. Mesmo que você queira ter uma loja física, não esqueça da importância do e-commerce, que cada vez cresce mais e tem potencial para multiplicar as suas vendas.

Muita gente pode querer começar a montar uma loja já criando a sua estrutura e vendendo os produtos. Mas dê atenção primeiramente ao planejamento: é isso que vai ajudar você a dar os passos certos, na direção dos seus objetivos e sem se perder no caminho.

Agora, para ter um parceiro de confiança nessa missão, conheça a Bagy. Oferecemos uma plataforma de e-commerce simples para gerir o seu negócio e vender muito mais na internet.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.