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Gestão

Plano de negócios: o que é e passo a passo para montar um para sua loja online

Como fazer um plano de negócios

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Um guia completo que vai te ensinar a criar um plano de negócios para sua loja online. Comece com segurança, confiança e estratégia em um dos mercados mais promissores do mundo!

Todo empreendimento necessita de um plano de negócios, não importa o objetivo, o tipo de atividade ou o tamanho. No entanto, o comércio eletrônico merece uma atenção especial.

Para criar uma loja online, você precisará lidar com uma série de fatores, como tecnologia, pessoal, atendimento, divulgação, estoque e logística, bem como enfrentar um mercado super competitivo.

Não é muito melhor avaliar tudo isso com segurança e antecedência em vez de começar de imediato e, simplesmente, torcer para dar certo?

Não entenda mal. A intuição e a criatividade do empreendedor são importantes. Mas é o plano de negócios que traz as suas ideias para o mundo real e ilumina os melhores caminhos disponíveis para aproveitá-las ao máximo.

O que acha de entender melhor o assunto e aprender, de forma fácil, a fazer um planejamento profissional para a sua loja? É só continuar a leitura para conferir tudo isso!

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é o planejamento formal de um empreendimento registrado em documento. Ele pode ser feito de várias formas e ser apresentado em diferentes formatos (texto, vídeo, apresentação etc.), mas é fundamental que seja elaborado com dados e propostas reais.

O principal objetivo desse tipo de pesquisa e documentação é tirar a ideia da cabeça do empreendedor e transformá-la em um projeto, de fato. Além de agregar seriedade ao empreendimento, ele ajuda a orientar as suas ações e a de todos os envolvidos.

Antes disso, porém, o plano de negócios é um poderoso validador de ideias. Ao longo do seu desenvolvimento já podemos descobrir se o projeto é realmente promissor, se necessita de ajustes ou se é melhor considerarmos novas ideias.

Porque o plano de negócios é importante para uma loja online?

O comércio eletrônico é um mercado gigante, com inúmeras possibilidades. Impulsionado pela pandemia, cresceu 41% em 2020 e já movimenta quase R$90 bilhões anualmente no Brasil, segundo a Ebit/Nielsen.

Cada vez mais pessoas percebem as vantagens de atuar na internet, até porque as vendas online ainda têm muito a crescer. Por outro lado, quem deseja entrar nesse universo pra lá de promissor precisa estar preparado para lidar com mudanças rápidas e uma concorrência severa.

O desafio é ainda maior para os pequenos e médios empresários, gestores que, frequentemente, participam diretamente das atividades do negócio. É, por isso, que você precisa se preparar, conhecer muito bem a área que pretende atuar e ter uma boa estratégia para conseguir se destacar.

Um plano de negócios bem desenvolvido permite que a sua empresa comece forte, mesmo que esteja dando seus primeiros passos na internet.

Quais os elementos essenciais de um plano de negócios?

Entender para que serve um plano de negócios é fácil, mas o que é preciso para criar um?

Não existe um modelo padrão para elaboração de um planejamento empresarial, até porque as informações necessárias e os objetivos variam de um projeto para outro. Muitas empresas e profissionais (consultores) ajudam empreendedores a desenvolver esse trabalho, mas nem sempre é necessário procurar ajuda especializada.

De maneira geral, o que você precisa é de uma pesquisa de mercado, um serviço que pode começar pelo estudo das empresas que já atuam na área. Estudar as práticas da concorrência (ou da futura concorrência) é uma prática conhecida como benchmarking, algo que pode ser feito de várias formas, como:

  • conferir conteúdos de empresas, especialistas e publicações da área;
  • analisar o site e as redes sociais das principais marcas concorrentes;
  • estudar comentários e feedbacks de clientes nos perfis dessas empresas e em sites especializados, como o Reclame Aqui;
  • conversar diretamente com empreendedores que já atuam na área;
  • tornar-se cliente das principais empresas do mercado para conhecer e avaliar seus processos de atendimento e venda.

É também recomendável fazer pesquisas diretamente com o público para saber o que as pessoas procuram no segmento ou nicho que pretende atuar. Você pode entrar em contato com seus clientes atuais (se já tiver) ou disponibilizar formulários em grupos da área no Facebook ou WhatsApp, por exemplo. Uma ótima ferramenta para fazer isso é o Google Forms.

O importante é levantar um bom número de dados, especialmente aqueles que influenciam diretamente a viabilidade da ideia. Com as informações em mãos ― que devem englobar suas pesquisas, mas também sua experiência, seu conhecimento, seus interesses e ambições ―, podemos, então, criar o nosso plano de negócios.

Como criar um plano de negócios para loja online?

Vamos, então, conferir as etapas de um plano de negócios completo para loja online? Basta seguir os passos a seguir.

Defina seu público

Uma das grandes diferenças do mercado online em relação ao offline é a segmentação. As plataformas digitais, como os buscadores e as redes sociais, são programadas para entregar informações para públicos muito específicos, e sua loja tem muito a ganhar se for capaz de entregar, com precisão, o que seus consumidores realmente necessitam.

Para fazer isso, será preciso construir uma persona, uma personagem que representa seu cliente ideal. O objetivo é ir além das características demográficas e descobrir quem são essas pessoas, o que buscam, o que acreditam, o que sonham e o que as incomoda.

O que é uma persona

É também importante que a sua persona tenha um nome e que a descrição revele seu comportamento e seus valores. Parece um pouco demais, mas isso pode fazer toda diferença ao aprimorar seus produtos, melhorar seu atendimento e, principalmente, na hora de criar conteúdos.

Abaixo você confere um exemplo que ilustra as diferenças entre público-alvo e persona. Veja!

  • Público-alvo: Mulheres de Belo Horizonte, 20 a 40 anos de idade, estudantes ou jovens profissionais de pequenas e médias empresas, renda mensal entre R$ 1.500 a R$ 4.000.
  • Persona: Mariana tem 29 anos, é formada em administração de empresas e trabalha como gerente comercial em uma pequena empresa de varejo. Pretende fazer pós-graduação e deseja conseguir um cargo de prestígio em uma grande companhia. Se inspira em grandes líderes femininas e se orgulha de ser uma mulher dedicada e independente. É solteira, gosta de fazer atividades físicas e se preocupa muito com sua aparência.

Defina missão, visão e valores

Embora pareça algo abstrato, esses conceitos ajudam a moldar a identidade da sua marca e a fortalecer o espírito de equipe. Oferecer um ótimo produto é fundamental, mas não o suficiente, até porque as pessoas nem sempre buscam por ele, exatamente.

O cliente não quer só o seu produto, mas a história por trás dele

Estudos recentes da consultoria de gestão Accenture demonstraram que 84% dos consumidores brasileiros compram de marcas alinhadas com seus valores pessoais. Sendo assim, para ter um e-commerce de sucesso, será preciso fazer com que suas ações dialoguem com o que o seu público acredita.

Reflita sobre seu empreendimento e procure definir estes três pilares:

  • missão: o propósito do seu negócio, o benefício que ele agrega ao seus consumidores, à comunidade ou ao meio ambiente;
  • visão: o cenário ou resultado que deseja conquistar dentro de um período definido, seja dentro do seu mercado, seja na sociedade;
  • valores: as crenças, princípios, compromissos e ideais que devem estar presentes nas atividades e nos envolvidos com a empresa (líderes, colaboradores, parceiros, fornecedores etc.).

Faça um análise SWOT

A matriz SWOT é um modelo de avaliação de mercado muito simples e extremamente útil para todos os tipos de negócio. Na prática, a ideia é colocar o seu projeto lado a lado com as outras empresas da área, observando 4 fatores:

  • strengths (forças): as vantagens que a sua loja tem em relação às concorrentes, como produtos exclusivos ou atendimento humanizado;
  • weaknesses (fraquezas): limitações do seu negócio, como baixo orçamento ou equipe de colaboradores pequena;
  • opportunities (oportunidades): fatores do mercado que te favorecem, como apelo do público aos ideias da sua loja ou problemas frequentes que você é capaz de resolver;
  • threats (ameaças): fatores do mercado que te prejudicam, como dificuldade de encontrar profissionais especializados ou concorrência direta com grandes companhias.

Os dois primeiros itens compõem o ambiente interno do seu negócio. Os dois últimos, o cenário externo e tudo o que pode influenciar o seu empreendimento dentro dele. Essas informações precisam ser levantadas com honestidade e servem para orientar todas as estratégias que serão apresentadas em seu plano de negócios.

Estabeleça objetivos e metas

Ser estratégico é pensar no curto, médio e longo prazo. Ou seja, saber onde deseja chegar no futuro e, também, o que fazer hoje e amanhã para chegar lá.

Todo grande objetivo pode ser “quebrado” em diversas etapas, o que torna sua execução muito mais visível e cativante. Porém, para que essas etapas sejam cumpridas, devemos criar metas.

Se desejamos obter um faturamento considerável dentro de um ano, por exemplo, podemos estruturar nossos objetivos da seguinte forma:

  • longo prazo (1 ano): fechar o faturamento em R$ 80.000;
  • médio prazo (6 meses): faturar, no mínimo, 40% da meta anual;
  • curto prazo (mensal): faturar, no mínimo, R$ 5.333 nos primeiros 6 meses (ou vender 533 peças) e, no mínimo, R$ 8.000 nos últimos 6 meses (ou vender 80 peças).

É claro que você tem vários projetos para sua loja e nem sempre esses “alvos” se referem ao financeiro. Esse planejamento pode ser feito para diversos tipos de objetivo, como tamanho de audiência (seguidores), número de acessos no seu site (tráfego), crescimento da sua estrutura etc.

No entanto, é interessante focar em um grande objetivo no seu plano de negócios, aquele que tem prioridade em relação aos demais e que deve influenciar diretamente as demais etapas do planejamento.

Monte um plano operacional

A operação de uma loja online é muito discreta. A maioria dos clientes só enxerga o site ou o perfil do lojista e não faz ideia de que existe uma empresa por trás dessas plataformas fazendo tudo acontecer.

Mesmo que sua vitrine seja virtual, você deve se preocupar com todos os elementos que constituem a estrutura de um comércio tradicional. 

É muito comum que lojistas iniciantes comecem transformando a própria casa na sede do negócio, mas é importante destacar que isso nem sempre é permitido, e, quando é, as exigências são as mesmas de um espaço comercial. Sendo assim, é fundamental consultar a prefeitura do seu município para descobrir as condições oferecidas para o seu tipo de atuação.

De maneira geral, o objetivo de um plano operacional é descrever como a sua empresa funciona e todos os elementos necessários para que ela se mantenha ativa. Será preciso, portanto, pesquisar e definir:

  • despesas pré-operacionais: investimentos necessários para viabilizar o negócio, como compra de máquinas, equipamentos e veículos;
  • fornecedores: empresas que entrarão com a matéria-prima ou com os produtos que serão comercializados (revenda);
  • pessoal: especialidades e profissionais que precisarão ser contratados;
  • transporte: estrutura própria ou empresa responsável pela entrega dos produtos (mesmo que opte pelos Correios, é importante analisar os custos envolvidos);
  • burocracia: custos com taxas, contratos, licenças e contabilidade em geral.

Crie um planejamento financeiro

Definido o plano operacional, chegamos ao planejamento financeiro, que nada mais é do que a estratégia que o empreendedor usará para financiar o negócio. Existem, basicamente, três possibilidades:

  • capital próprio: você usa seu próprio dinheiro para abrir a sua empresa;
  • empréstimo: dinheiro obtido por financiamento em banco ou financeira;
  • investimento externo: apoio de investidores ou empresas de fomento.

Quem pretende contratar um empréstimo deve consultar as opções disponíveis e incluir em seu plano de negócios uma estratégia para quitação dessa dívida.

Empresas que usam capital externo, geralmente startups (negócios inovadores em fase inicial), embora não precisem devolver o valor aplicado, devem atender regras rígidas e bater metas ambiciosas. Além disso, é necessário muito empenho em termos de divulgação e aprimoramento da ideia para ser capaz de chamar a atenção de investidores.

O caminho mais simples e seguro, claro, é usar o seu próprio dinheiro, e a boa notícia é que os custos envolvidos na criação de um e-commerce caíram muito. É perfeitamente possível criar uma loja online com baixíssimo investimento e crescer aos poucos.

Aposte em um plano de Marketing

Na internet, o visual as palavras são ainda mais importantes do que na divulgação tradicional, pois são eles que ajudam a sua marca a ser reconhecida e encontrada nos buscadores, nas redes sociais e outras plataformas. Esse cuidado começa pelo nome da sua loja, afinal, ele será o endereço dela na web.

Existem várias formas de divulgar um negócio na internet, mas as estratégias geralmente seguem dois caminhos:

  • orgânico: quando as pessoas se aproximam naturalmente da sua marca e da sua loja por meio dos conteúdos que ela publica em seu blog ou nas redes sociais;
  • pago: quando as pessoas encontram sua loja e suas ofertas por meio de anúncios que você contrata com as ferramentas de publicidade dos buscadores, das redes sociais e sites especializados.

Você pode escolher um desses caminhos ou trilhar os dois, o que é mais recomendável para lojistas. Criar conteúdos direcionados para seu público ajuda a sua marca a ser conhecida e respeitada. Já os anúncios são muito úteis quando o consumidor está prestes a fazer a compra, mas precisa de um “empurrãozinho”.

Defina seus investimentos em tecnologia e automatização de processos

Por fim, é preciso definir a plataforma que usará para criar a sua loja online e os serviços necessários para equipá-la. Muitas pessoas acreditam que essa parte é um verdadeiro “bicho de sete cabeças” para quem não tem conhecimento técnico, mas isso está longe de ser verdade.

A tecnologia é sua amiga, especialmente quando o assunto é automatização de processos. Uma das grandes vantagens de vender pela internet é que podemos colocar uma série de tarefas em modo automático, o que nos libera de tarefas repetitivas e reduz os custos significativamente.

Usando o Bagy, por exemplo, você cria a sua loja online em poucos minutos e ela já vem integrada com o Instagram, o Mercado Livre e os principais serviços de pagamento do mercado. Além disso, você faz tudo pelo celular: cadastro de produtos, divulgação, vendas, atendimento e muito mais.

Usar uma ferramenta de e-commerce completa é muito mais simples e barato do que contratar e gerenciar vários serviços separadamente. E uma vez criada, a sua loja começa a trabalhar por você 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Motivos para ter um site de vendas

Como documentar e avaliar o seu plano de negócios?

Com todos os dados em mãos, o que resta fazer é organizá-los e registrá-los em um documento de texto (mais comum) ou outro formato de sua preferência. Esse documento deve ser apresentado aos envolvidos com o projeto e a algum especialista da área, se isso for possível. Também vale mostrar para parentes e amigos, se for conveniente para você.

Ao pesquisar e elaborar essa documentação, fazemos muitas reflexões sobre o projeto, mas opiniões externas são sempre bem-vindas para destacar problemas ou oportunidades que podem passar despercebidas.

A decisão final, porém, é sua, e as perguntas essenciais que você deve se fazer são:

  • A ideia é viável?
  • O projeto necessita de ajustes? Quais?
  • E se decidir seguir adiante, que desafios enfrentarei?

Quais são os riscos de não ter um plano de negócios para minha loja online?

O mundo dos negócios é, frequentemente, associado a grandes ideias e ambições, mas sem estudo e planejamento é muito mais difícil tirar uma ideia do papel. Uma empresa é muito mais do que uma ideia; e é a pesquisa e o planejamento que nos permite destrinchá-la em todos os aspectos necessários para torná-la viável.

Em relação às lojas online, é preciso ser estratégico para conseguir se destacar, até porque cada vez mais pessoas descobrem que essa oportunidade está mais próxima do que imaginam. Planejar não apenas reduz os riscos, como te permite começar do jeito certo, com muito mais chances de crescer e se tornar uma empresa de sucesso.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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