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Gestão

Como criar metas: saiba como ter um caminho de sucesso nas suas vendas online

Como criar metas para seu negócio

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Saber estipular metas e ter um objetivo que seja alcançável é o começo para ter um caminho de sucesso em sua loja online. Isso porque, quando definimos uma meta, fica muito mais fácil perceber quais serão as ações necessárias para atingir aquilo que buscamos.

Por isso que, você precisa ter metas bem definidas para o seu negócio. Seja ele físico ou digital. É extremamente necessário que você tenha ideia do que deseja alcançar com a sua loja. Não importa se você acabou de criar a sua loja, ou se já está no mercado há muito tempo. Você precisa definir onde quer e quando quer chegar. E para isso, você precisa estipular metas a curto, médio e longo prazo. 

Sabemos que não é uma tarefa simples estipular metas para o seu negócio.É um processo que demanda muita pesquisa e direcionamento, principalmente se você está começando agora. Mas não se preocupe! Se você ainda não definiu as suas metas para o próximo ano, confira as nossas dicas! 

Para começar: afinal o que são metas?

Para começar a definir as metas para o seu negócio, você precisa entender a diferença entre meta e objetivo. Muita gente não sabe qual é a diferença, e até mesmo acha que meta e objetivo é a mesma coisa. Mas não são. 

Objetivo é o que você deseja alcançar, o lugar onde você quer estar em determinado tempo. Já as metas, são os meios utilizados para alcançar esse objetivo. Sendo assim, podemos dizer que os objetivos são mais abrangentes. Enquanto as metas são mais específicas. 

Para ficar mais claro, vamos para um exemplo prático: imagine que o seu objetivo é comprar um carro em 5 anos. As metas seriam, portanto, tudo que você precisará fazer para comprar o carro em 5 anos. Por exemplo: vender o carro antigo, economizar R$500,00 por mês, e etc. 

Qual a importância de definir metas?

Agora que já entendemos o que é meta, vamos entender o motivo dela ser tão importante. Para ficar mais fácil de entender vamos para outro exemplo prático: imagine que você deseja fazer uma viagem, para uma praia que você ainda não conhece. Provavelmente antes de ir, você pesquisaria sobre o local, veria qual é o melhor trajeto, um local para se hospedar… não é mesmo? E você faria isso, para evitar erros e imprevistos. 

A mesma lógica se aplica ao seu negócio. Ter um objetivo não garante nada. Você precisa planejar o caminho de como vai chegar lá. No exemplo da praia, chegar a praia e aproveitar as férias é o objetivo. Planejar como você irá, onde ficará, qual o melhor caminho são as metas. 

Além de deixar tudo mais organizado, definir metas ainda pode te ajudar a se manter motivado a alcançar o objetivo. A cada meta concluída, sua confiança aumenta, mesmo que o objetivo não seja tão fácil de alcançar.

Como criar metas para meu negócio?

Agora que você já entendeu o que são metas e porque elas são importantes, está na hora de aprender a como defini-las. Se você deseja ter uma loja online é importante planejar os passos que vão levar você até lá.

Por isso, separamos algumas dicas práticas para você estabelecer metas realistas e que vão, de fato, pavimentar o caminho até seu objetivo. Vamos lá?

Conheça bem seu negócio

Entender sobre o seu negócio é a peça principal para conseguir estabelecer metas alcançáveis. Quando você já tem números para comparar, ou seja, já está no mercado há algum tempo, é mais fácil. Entretanto é importante que você defina os objetivos desde o começo do seu negócio. 

Procure entender todos os aspectos que mais impactam seu negócio:

  • Gastos previstos, como marketing, local (caso você monte um escritório fora de casa), funcionário, estoque, embalagem, etc.;
  • Técnicas necessárias para a aquisição de clientes;
  • Divulgação online, como anúncios ou parcerias com influenciadores;
  • Criação do seu e-commerce, e por aí vai.

É muito importante que você conheça o seu negócio para, depois, pensar aonde você quer chegar com ele.

Entenda em quais aspectos o seu negócio pode melhorar

Depois que você conheceu os principais aspectos do seu negócio, você precisa saber quais áreas você precisa melhorar. Todo negócio possui aspectos em que é necessário ter um pouco mais de atenção. E antes mesmo de definir seus objetivos, você precisa saber em quais áreas você deve melhorar.

Embora você já deva ter uma ideia dos aspectos que mais impactam seu negócio, reserve um tempinho para fazer uma análise do seu site e de sua estratégia de divulgação. 

Separamos algumas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa:

  • Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) – Identifique os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças a sua empresa. Faça isso com muita seriedade e sinceridade. Essa lista poderá clarear as suas ideias e ajudar muito a sua empresa tomar decisões. 
  • Benchmarking – Procure saber o que as empresas de seu nicho estão fazendo. Isso pode te ajudar a identificar oportunidades de melhoria em seu negócio. Os buscadores (Google), e até mesmo o Instagram são seus principais aliados para realizar essas pesquisas.
  • Pesquisa de mercado – Além de analisar a concorrência, você deve estar a par das tendências de seu mercado para saber como atender melhor os interesses de sua persona. Uma boa forma de fazer isso é promovendo pesquisas de satisfação com seus usuários.

Defina os seus objetivos

Agora vamos falar dos objetivos. Quando vamos estipular objetivos, devemos focar no destino que você quer chegar e não nos meios para chegar lá. Preparamos algumas perguntas para guiar você nesse processo:

  1. Qual é seu objetivo (onde você quer chegar)?
  2. Quais são as ações (o que você pode fazer) que você tomará para alcançar seu objetivo?
  3. Qual é o retorno financeiro que você espera?
  4. Qual o tempo em que você deseja atingir esse objetivo?

Não foque apenas em resultados financeiros

Sei que parece difícil e que toda vez que falamos em metas, a primeira ideia que vem a nossa cabeça é o retorno financeiro, não é mesmo? Entretanto, existem diversas variáveis que influenciam o sucesso da sua loja online. 

Se você, por exemplo, tem o objetivo que mais pessoas conheçam sua marca, aumentar o número de curtidas em sua fanpage ou o número de usuários inscritos em sua página também são metas super  importantes.

Estipule metas reais e atingíveis 

Quando você for definir metas para seu negócio, faça-se essas perguntas:

  • Esse crescimento é possível no prazo que eu estabeleci?
  • Existe mercado para isso?
  • Eu tenho um site preparado para receber tantos acessos?
  • Eu tenho estoque de produtos para isso?

Se você responder não ou talvez para alguma dessas perguntas, é importante que você reveja suas metas. Suas metas podem (e devem) ser ambiciosas, mas é importante que elas acompanhem a curva de maturidade de seu negócio. Ou seja, que elas sejam reais e atingíveis. Caso contrário, elas irão te desmotivar. 

Entretanto, metas modestas demais podem te colocar em uma zona de conforto e te impedir de ver o potencial de crescimento da sua loja. Por isso é muito necessário pensar em metas que sejam desafiadoras e possíveis.

Para saber em que estágio seu negócio está, você terá que conhecer todos os números dele, desde sua primeira venda até agora. Quem é cliente Bagy, tem acesso a todos os dados referente ao número de visitas no site, número de compras, informações sobre o comportamento de compra dos clientes e muito mais. Se você ainda não é cliente, clique aqui e saiba mais. 

Metas atingíveis X metas inatingíveis

Se você tiver com dúvida se sua meta é possível ou não, temos uma solução. O método que mostraremos agora poderá te ajudar a ser mais assertivo nesse processo:  trata-se das metas SMART. Basicamente, esse método classifica se a meta é específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Meta Específica – Ela deixa claro o que eu quero alcançar?

Meta Mensurável –  Eu conseguirei mensurar se meu objetivo foi atingido?

Meta Alcançável –  Eu tenho os recursos necessários para colocar minha ideia em prática?

Meta Relevante – Esse objetivo contribuirá para o crescimento de meu negócio?

Meta Temporal –  O prazo que eu tenho é suficiente para gerar os resultados que eu preciso?

Vamos para um exemplo prático: 

Objetivo geral: Quero aumentar a taxa de conversão da minha loja no próximo mês.

Meta Específica: Quero atrair pelo menos trinta usuários novos para o meu site.

Meta Mensurável: Medirei meu progresso pela quantidade de acessos que o meu site Bagy teve.

Meta Alcançável: Tenho verba disponível para fazer anúncios do meu produto.

Meta Relevante: Atrair novos clientes ajudará a popularizar minha loja.

Meta Temporal: Irei iniciar minha estratégia de divulgação nas próximas duas semanas.

Depois de ter a meta definida, existem alguns passos que devem ser documentados sobre cada uma delas: 

Prazo – Inclua uma data de início e de término para atingir seu objetivo.

Ações – Escreva ações que você irá implementar.

Recursos – Detalhe seu orçamento e o que mais você precisará para colocar sua ideia em prática.

Aprenda sempre com suas experiências

Não basta apenas estabelecer metas, você deve acompanhar o desempenho de cada ação que você decidir implementar. Assim, será possível avaliar se a mudança que você promoveu deu algum resultado ou se sua ação está prejudicando seu negócio. Por isso é tão importante manter seus processos bem documentados.

Caso você esteja conseguindo obter os resultados esperados, não se desespere! No caso dos objetivos a longo prazo, você terá tempo para rever suas estratégias e descobrir novas direções dentro de seu próprio plano de negócios. Você não precisa ficar preso às ações do planejamento inicial. Se não está dando certo, aprenda com o erro e comece de novo. 

Para finalizar

Para finalizar, vamos recordar tudo que falamos aqui. É importante que você defina os objetivos e metas ousadas para o seu negócio, mas que sejam possíveis de serem atingidas. E também que você avalie com frequência as metas definidas e esteja atento para mudar a estratégia sempre que for necessário. 

Além disso, é super importante que as metas tenham um prazo para começar e terminar. E  que elas contemplem a experiência do usuário, crescimento e renome da marca e não apenas o retorno financeiro. E não se esqueça de documentar todos os seus testes: os sucessos e os fracassos também. 

Com essas dicas você conseguirá definir as metas para o seu negócio e começar o novo ano com muito mais motivação. Caso você ainda não seja cliente Bagy, conheça nossa plataforma e aumente suas vendas online.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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