Marketing

Passo a passo: como realizar uma pesquisa de mercado?

pesquisa de mercado

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar empresas a terem uma percepção mais precisa sobre mercado e consumidores. Assim, é possível antecipar tendências e se destacar diante de concorrentes.

Saber se posicionar no mercado é um desafio que muitas pessoas empreendedoras encontram, seja para expandir suas marcas, seja para conquistar engajamento com o público. Para escolher o melhor direcionamento não basta simplesmente deduzir a percepção do público e concorrentes sobre sua marca. É necessário realizar uma pesquisa de mercado.

Essa ferramenta de levantamento de percepções e dados serve não só para entender visões e engajamento em relação à sua empresa. É importante também realizar pesquisas para entender em maiores detalhes quem é seu público, quais problemas e necessidades essas pessoas têm e, a partir disso, entender como seu negócio pode preencher lacunas de maneira estratégica.

Uma boa pesquisa de mercado pode atender seu negócio e responder dúvidas de diferentes formas. Para isso, além de entender como funcionam essas pesquisas, é necessário também saber como executá-las. Ensinamos essas questões neste conteúdo, acompanhe!

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é uma técnica de apuração de percepções e opiniões de consumidores sobre produtos, necessidades, hábitos, práticas e desejos. Esta ferramenta é usada também para avaliar marcas e seus serviços, possibilitando entender o que o público tem achado sobre o trabalho realizado pela empresa em questão. A ideia é que essas pesquisas tragam uma visão mais precisa sobre o item avaliado.

As pesquisas têm grande valor, uma vez que trazem dados importantes como resposta. Assim, há uma base de informação bastante valiosa e que pode ajudar gestores a terem uma visão sobre questões como:

  • o que o consumidor gosta;
  • o que o consumidor espera das marcas;
  • como o consumidor compra;
  • o que as pessoas acham da sua marca;
  • qual é a marca favorita do consumidor em determinado segmento.

Muitas empresas também utilizam as pesquisas de mercado para avaliarem a percepção de profissionais do segmento sobre a marca. Enquanto empregadora, uma companhia que tem essa preocupação consegue detectar pontos de melhoria e otimizar ainda mais seu posicionamento no mercado e relação com seus funcionários.

Quais são os tipos de pesquisa de mercado?

As pesquisas de mercado são diferentes de acordo com o que se pretende entender. As principais estão listadas a seguir e você pode entender melhor quando são utilizadas e para que servem.

Força de marca

A percepção das pessoas sobre sua marca vão definir o quão forte ela é. As pesquisas servem para captar a visão do consumidor sobre a empresa, mas sempre com um viés de ligar sua marca a determinado produto ou ação de marketing, por exemplo.

Neste tipo de pesquisa você pode detectar que a força da sua marca existe e é capaz de colocar seu negócio como autoridade ou como uma empresa reconhecida. Por outro lado, esta pesquisa pode mostrar que sua empresa deve investir em branding para alcançar maior reconhecimento.

Hábitos de consumo

Pesquisas de hábitos de consumo visam descobrir como o consumidor compra, em que tipo de marca compra, com qual frequência, como paga, entre outros detalhes. Em cada segmento, consumidores têm diferentes hábitos, o que deve influenciar como empresas funcionam.

Por exemplo, se a pesquisa mostra que seu consumidor prefere parcelar compras, é importante que sua loja online seja capaz de oferecer essa possibilidade de pagamento. Trabalhar apurando esses hábitos e adaptando sua empresa a eles ajuda a oferecer uma experiência de consumo sob medida.

Satisfação dos colaboradores

Também é possível fazer uma pesquisa para entender o que seus colaboradores têm pensado sobre a experiência de trabalhar para sua empresa. Lembre-se: se você não consegue deixar essas pessoas satisfeitas, seu negócio pode não funcionar como deseja.

Portanto, a pesquisa com os colaboradores deve avaliar questões como:

  • remuneração;
  • carga horária;
  • liderança;
  • ambiente de trabalho;
  • benefícios oferecidos.

Quanto mais satisfeito seu funcionário estiver, maiores as chances de o seu negócio caminhar para bons resultados.

Satisfação dos clientes

Por fim, outra importante pesquisa de mercado é a de satisfação dos clientes. A intenção é entender se sua empresa está oferecendo uma experiência de consumo realmente qualificada ou se está deixando a desejar.

Para ter uma percepção geral, uma pesquisa NPS é a opção principal. Você pode também detalhar um pouco mais a pesquisa, pedindo que o cliente avalie pontos como entrega, preço, variedade de produtos, frete, entre outras questões.

Por que fazer uma pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado não precisa, necessariamente, ser conduzida para provar algo ou buscar respostas. Uma boa prática é realizar essas pesquisas regularmente para ter percepções constantes sobre o negócio e suas estratégias.

Entretanto, você também pode executar uma pesquisa com a intenção de posicionar melhor sua empresa, melhorar processos e práticas ou embasar qualquer decisão. Entenda melhor sobre essas motivações.

Para saber se sua empresa está no caminho certo

A pesquisa de mercado é uma forma de entender se a estratégia da sua empresa para lidar com concorrentes e conquistar consumidores está dando certo. É claro que há muitos dados que, se mensurados, podem ajudar nisso. Entretanto, a pesquisa é mais uma dessas fontes de informação que pode ser muito importante no processo.

Para embasar decisões importantes

Decisões importantes precisam ser tomadas com segurança, o que só dados são capazes de trazer. Uma pesquisa de mercado responde muitas perguntas que precisam ser feitas antes de tomar uma decisão estratégica. Portanto, é sempre mais seguro ter a percepção concreta antes de realizar um movimento do que simplesmente seguir a intuição.

Para propor otimizações

Otimizações são importantes para que um negócio esteja sempre no melhor caminho possível. Ainda que os resultados estejam bons, pensar em desenvolvimento e evolução se faz necessário. Um bom negócio é aquele capaz de escalar e potencializar resultados. Para isso, uma pesquisa de mercado ajuda a perceber novas oportunidades.

Quais são as vantagens de realizar uma pesquisa de mercado?

Entender os motivos de uma pesquisa de mercado é importante para saber quando investir e como analisar os resultados da maneira certa. Se isso ainda não foi o suficiente para convencer de como pode ser decisivo para um negócio, talvez avaliar os benefícios pode ajudar. Confira!

Entender a estratégia dos seus concorrentes

Pesquisas de mercado ajudam a detectar os movimentos que seus concorrentes estão fazendo no mercado. É importante entender exatamente em quais ações essas empresas estão investindo, como estão se comunicando com o público e em quais ações de marketing investem mais. Se são bem-sucedidas, fazer esse mapeamento é ainda mais importante.

As pesquisas ajudam a ter um relatório mais completo sobre essas estratégias de concorrentes e, a partir disso, você pode comparar as iniciativas com os resultados. Essa base de análise ajuda a entender como sua empresa pode aproveitar algumas dessas estratégias e replicar na sua marca de acordo com sua abordagem de mercado.

Conhecer o seu público

Empresas de sucesso costumam ser orientadas ao consumidor. Você até pode tentar conduzir a gestão do negócio propondo o que acredita ser importante e tentar fazer o consumidor “comprar” sua ideia. Entretanto, o caminho é mais longo e requer esforços maiores. O melhor a se fazer é adaptar sua estratégia visando seu consumidor.

São as pesquisas uma das melhores maneiras de conhecer o público em maiores detalhes, detectando as expectativas, necessidades e desejos dessas pessoas. Depois disso, fica mais fácil para sua empresa posicionar ações mais alinhadas com o consumidor. As chances de sucesso no negócio tendem a crescer significativamente.

Dimensionar o mercado

É importante entender também como está o mercado do seu segmento, algo que só é possível se a empresa consegue dimensionar essa disputa. Uma pesquisa de mercado permite entender questões importantes, como:

  • quem são seus concorrentes;
  • quantas empresas disputam o mercado;
  • o quanto essas empresas faturam;
  • quais empresas concentram o maior market share.

Quando uma empresa dimensiona o mercado, sabe exatamente como é capaz de conquistar seu espaço ou ampliar o que já conquistou até o momento. Isso vai determinar as melhores estratégias a serem seguidas, gerindo melhor recursos e alcançando os objetivos desejados em menor tempo.

Identificar oportunidades com antecedência

Imagine que você vende fones de ouvido e, ao fazer uma pesquisa de mercado, descobre que seu consumidor tem uma insatisfação com esse tipo de produto: os fones sem fio descarregam muito rápido. Sabendo disso, sua loja desenvolve uma nova tecnologia que permite aos fones ganharem mais horas de bateria. Será que seu público gostaria de novidade?

As pesquisas de mercado permitem ter percepções simples que podem ser resolvidas não só com novos produtos, mas também com serviços, atendimento e modelos de negócio únicos e inovadores. Afinal, se você sabe o que as pessoas desejam e precisam, fica mais fácil antecipar tendências e sair na frente da concorrência, principalmente inovando.

Como realizar uma pesquisa de mercado?

Uma boa pesquisa de mercado é feita em etapas. Rodar uma pesquisa é a última fase, já que antes disso há uma série de questões de planejamento a serem definidas. Basicamente, uma pesquisa pode ser estruturada em seis passos, os quais mostramos em maiores detalhes a seguir.

Passo 1 – Objetivo da pesquisa

Comece definindo o objetivo da pesquisa. Aqui, o questionamento é simples: por qual razão será rodada a pesquisa?

A intenção ajuda a entender mais quais métodos de envio seu público gosta ou entender o quanto essas pessoas gastam em uma compra online, em média. É fundamental ter um objetivo bem definido para escolher as perguntas certas, dentro da categoria de pesquisa mais adequada.

Passo 2 – Público-alvo da pesquisa

O público-alvo, geralmente, vai ser seu consumidor. No entanto, pode ser que você deseje fazer uma pesquisa mais específica, por exemplo, com quem já comprou (caso das pesquisas NPS).

Pode ser que a ideia também seja uma pesquisa com quem colocou produtos no carrinho, mas não fechou a compra. O importante é entender o motivo da pesquisa e, a partir disso, direcioná-la às pessoas certas.

Passo 3 – Amostra da pesquisa

A amostragem é a etapa em que você define qual será a extensão da pesquisa em relação ao número de pessoas questionadas.

Lembre-se que aqui são questões proporcionais: quanto maior o número de entrevistados, maior o volume de dados para computar e analisar. Uma amostra pequena também pode representar um recorte pouco realista. Equilibre bem essa relação!

Passo 4 – Elaboração do questionário

O questionário não pode levar perguntas que tragam respostas muito abertas. Isso dificultaria muito a captação das percepções, gerando um trabalho difícil de ser analisado.

Opte por perguntas objetivas, com opções de resposta definidas. Além disso, formule perguntas que façam sentido de acordo com o que se deseja levantar na pesquisa. Qualquer coisa além disso será desperdício de esforços.

Passo 5 – Aplicação do questionário

Aplique esse questionário em canais que facilitem a chegada até as pessoas entrevistadas. Você pode mandar por e-mail ou publicar o link da pesquisa nas redes sociais (com essa segunda opção, segmentar o público-alvo não será possível).

Determine também o tempo em que a pesquisa vai rodar. Isso ajuda a manter o controle das respostas e garante um planejamento estruturado para contemplar também a análise das respostas.

Passo 6 – Análise dos resultados

Na hora de analisar, não basta apenas elencar as respostas. É fundamental ter visão analítica para entender exatamente o que as percepções dizem em relação ao tema abordado.

Se for uma pesquisa NPS, fazer a média das avaliações é mais fácil. Em outros casos, use uma plataforma que permita calcular o percentual de respostas.

Quais ferramentas utilizar para fazer a pesquisa?

Pesquisas de mercado na era digital precisam ser feitas de maneira automatizada. Qualquer coisa que fuja disso vai gerar muito esforço e pouca precisão.

Boas ferramentas que podem ser utilizadas na pesquisa são:

  • Google Forms – Configuração fácil, interação dos entrevistados mais ainda e um levantamento de respostas bastante funcional;
  • Think With Google – Um ótimo banco de dados para fazer pesquisas sobre mercados, acessando resultados confiáveis;
  • SoGoSurvey – Autoproclamada a ferramenta de pesquisas número 1 do mundo, esta opção permite personalizar e configurar a pesquisa de formas interessantes;
  • SurveyMonkey – Uma das ferramentas mais funcionais e utilizadas no mundo todo graças à sua facilidade de configuração.

Uma boa pesquisa de mercado tem impactos incríveis em empresas que sabem como utilizar esse recurso para se posicionar, fazer rebranding ou até mesmo otimizar a atuação. As dicas deste post devem ajudar a ter sucesso com essa ferramenta.

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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