E-commerce

Nichos de mercado para e-commerce: 14 ideias para você investir e começar a vender na sua loja online

Ideias de nicho de mercado para e-commerce

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Os nichos de mercado para e-commerce caracterizam a categoria limitada nas quais os produtos do seu negócio online se enquadram, podendo ser específico ou mais amplo. Por exemplo, moda é um nicho mais amplo, enquanto roupas plus size são mais específicas. 

Vender um produto não é uma das tarefas mais complexas, não é mesmo? Mas se o que você quer é ter sucesso no médio e longo prazos, é essencial ter muitas informações para atuar em um segmento e se destacar. Mas, afinal, por que é tão importante definir um nicho de mercado para e-commerce? Apenas dessa forma é possível estudar o setor e investir nas estratégias certas para vender mais e mais.

Sem a definição de um nicho específico de atuação, a sua loja pode ficar perdida em meio aos inúmeros concorrentes que existem no ambiente online. E ainda mais preocupante: os consumidores podem não entender exatamente qual é o propósito do seu e-commerce. Tudo isso são sinais importantes de uma marca que não vai conseguir se diferenciar dentro do seu segmento de atuação.

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e entender mais sobre os principais nichos de mercado para e-commerce que você pode atuar?

Continue a leitura para conferir!

Quais são as 14 melhores opções de nichos de mercado para e-commerce?

Agora é hora de conhecer um pouco mais sobre as opções disponíveis e como você pode atuar em cada um deles. Confira!

Fantasias

Um dos nichos que mais exigem da criatividade de quem deseja atuar na área é o mercado de fantasias. Por mais que em um primeiro momento pareça que se trata de uma área que sofra com a sazonalidade, a realidade é muito diferente. Sim, épocas do ano específicas, como Carnaval ou Halloween, podem ter maior impacto nas vendas, mas não são apenas essas datas que podem ser exploradas.

Uma loja pequena, por exemplo, pode ter algumas fantasias mais simples pensadas para o público adulto, mas pode ter o foco maior em garantir que crianças e festas infantis sejam seus principais alvos de vendas. Afinal, quem é que nunca foi em uma festa infantil em que as crianças estavam fantasiadas? Isso pode ser uma solução para lidar com a sazonalidade e conseguir movimentar o seu negócio ao longo de todo o ano.

Fotografia

Tem um dom para a fotografia? Excelente, o que acha de transformar um hobbie em uma atividade empreendedora? Fotos de paisagens, por exemplo, podem se tornar objetos de decoração em um residência ou em um escritório. Tudo bem que as imagens em alta qualidade são cada vez mais fáceis de serem encontradas na internet, mas o público também busca por elementos mais únicos e exclusivos, o que pode ser uma área de atuação.

Cabeleireiro

Calma, não estamos falando para você vender cortes de cabelo online, mas apenas mostrando como é possível atuar no segmento de cabeleireiros. Aqui ainda é possível escolher com quem você vai se relacionar mais: clientes finais que procuram soluções para os seus cabelos ou até mesmo donos de salões de beleza e barbeiros que queiram produtos para os seus consumidores.

A partir do momento que você define qual desses dois públicos pretende atuar, fica muito mais fácil definir as estratégias ideais para vender mais.

Beleza

Como complemento do item anterior, você pode expandir a sua atuação para a área de beleza como um todo. A mesma estratégia que foi utilizada acima pode ser aplicada aqui: lidar com o cliente final ou com o intermediário. São várias opções que se abrem para um lojista que deseja empreender nessa área e os cuidados com a beleza no Brasil são levados a sério, não à toa o país é o quarto maior mercado.

Brinquedos

Sim, o Dia das Crianças e o Natal são datas marcantes para lojistas que atuam com a venda de brinquedos, mas não é somente isso, certo? Até uma certa idade, é natural que os pais, amigos e familiares sempre presenteiem as crianças com brinquedos em seus aniversários, não é mesmo? Um e-commerce que tenha os preços mais competitivos, por exemplo, pode se destacar por todo o ano para vender mais.

Outro ponto de destaque aqui é o diferencial que os fornecedores podem oferecer, já que são muitas empresas que trabalham com brinquedos, garantindo uma maior variedade de segmentos para atuar dentro desse nicho e até mesmo preços mais competitivos na hora de fechar uma parceria. Juntando isso com um trabalho de destaque nas redes sociais, por exemplo, é possível expandir a atuação da sua loja.

Petshop

Você sabia que o Brasil é o segundo maior mercado de produtos de petshop em todo o mundo? Pois é, se trata de uma área que movimenta mais de R$ 30 bilhões por ano e já representa quase 0,40% do PIB no país. Nada mal, certo? Por que não apostar, então, em um segmento em que os clientes são muito fidelizados e as possibilidades de atuação são muito amplas?

Com os fornecedores ideais, você pode criar um e-commerce para a venda de alimentos para animais, criando uma espécie de clube de assinatura em que os donos do pet podem pagar mensalmente um valor específico e, em troca, receberem as comidas sempre no prazo certo. A partir da logística, a sua loja pode construir um diferencial competitivo e se destacar dentro de um nicho em alta na sociedade.

Moda

Quando se fala no segmento de moda, é natural logo pensar em roupas, não é mesmo? Mas a boa notícia é que você pode atuar em diferentes áreas dentro desse nicho, como a venda de acessórios, por exemplo. Aliás, para quem está começando, vender pulseiras, maquiagens e outros itens que agradem os fãs de moda é um dos melhores caminhos para conseguir mais e mais vendas.

Mas uma tendência que tem se destacado dentro desse segmento é o mercado de segunda mão, ou seja, a venda de itens que já foram utilizados, mas que não são mais úteis para o seu dono original. Isso pode ser ideal para quem não tem tantos contatos com fornecedores, por exemplo. E o melhor: não é preciso fazer tantos investimentos, inclusive você pode negociar com os donos o pagamento de uma porcentagem após as vendas.

Decoração

Por mais que os piores momentos da pandemia já tenham passado, o período de isolamento social ajudou na construção de um novo perfil de consumidor, já que os muitos períodos em casa exigiram mudanças significativas nesses espaços. Não à toa, o setor de decoração no Brasil registrou um crescimento de mais de 4% apenas entre 2020 e 2021.

Esse é um segmento que pode ser explorado de diferentes formas: desde móveis e acessórios mais luxuosos até mesmo itens mais simples que ajudem a tornar um ambiente mais organizado ou mais bonito. Existem muitos caminhos para se diferenciar e com o aumento do interesse do público e deixar as suas casas ainda mais arrumadas, compreender e explorar essa demanda pode ser importante.

Cama, mesa e banho

Aproveitando o item acima, a sua loja pode explorar um segmento ainda mais nichado: cama, mesa e banho. São produtos e itens que fazem parte da decoração e podem atrair bastante interesse de um cliente que passa cada vez mais tempo dentro de casa. Um ponto de destaque dentro desse mercado é a possibilidade de encontrar muitos fornecedores, o que ajuda a reduzir os preços e, consequentemente, as possibilidades de margem de lucro.

Artesanato

Mas nem todos os nichos de mercado para e-commerce precisam contar com fornecedores, um exemplo disso é o artesanato. Para quem tem habilidades mais específicas, a venda de produtos fabricados manualmente pode ser uma opção interessante. Sem precisar de fornecedores e com custos mais baixos para a fabricação dos itens, pode ser ideal para quem é criativo e procura por uma renda extra.

Nada melhor do que empreender com as suas próprias ideias e habilidades, certo? Seja pintando quadros, seja criando acessórios de decoração. O artesanato é um nicho de mercado que pode ser encaixado em diversos outros, o que pode ser ideal para quem quer ampliar o alcance das suas vendas, não precisando se restringir a um público específico para ter mais vendas.

Calçados

Os calçados também podem ser explorados com sucesso para um e-commerce. Desde acessórios voltados para o esporte (vamos mostrar mais a frente) até os itens que podem ser vistos como mais práticos. Público feminino, masculino ou infantil? Moda ou praticidade? Tudo vai depender do seu fornecedor e das estratégias utilizadas para promover o seu negócio.

A boa notícia é que existem variados caminhos para fortalecer a sua marca e garantir bons resultados de vendas. E outro ponto positivo: uma loja de calçados pode começar atuando em um nicho específico e, aos poucos, mudar a sua área mais relevante. O que começou com sapatos masculinos, por exemplo, pode aumentar o alcance para o público infantil e por aí vai, são várias possibilidades.

Esporte

Se você está procurando por um nicho de mercado de e-commerce que sempre teve bons números, mas não para de crescer, precisa considerar o segmento de artigos esportivos. Um exemplo disso foi uma pesquisa recente que mostrou que o número de vendas dentro desse nicho cresceu 121% apenas entre 2020 e 2021. Nada mal, não é mesmo? Mas é preciso ficar de olho na sua concorrência para se destacar.

Desde produtos mais saudáveis e voltados para a recuperação após atividades físicas até mesmo artigos esportivos que ajudem na prática de atividades. São muitas as opções de atuação, mas uma dica importante para quem quer atuar no segmento é ficar de olho no famoso cross selling, as vendas cruzadas, que podem ser exploradas com sucesso no setor, complementando um tênis, por exemplo, com uma meia ou equipamento de um esporte específico.

Produtos naturais

Com pautas como sustentabilidade ganhando importância na sociedade, é natural que essa tendência se reflita também nos hábitos de consumo. Sendo assim, o nicho de produtos naturais cresce cada vez. Aproveitando essa tendência, um e-commerce pode analisar o mercado e identificar oportunidades diversas: com alimentos naturais ou até mesmo acessórios e decoração a partir de plantas e velas, por exemplo.

Quanto menor a interferência no produto, maiores são as chances de conseguir muitas vendas. E outro aspecto relevante é a fidelidade do público, que consome os produtos de confiança com frequência, além de indicar para amigos, colegas e familiares sempre que pode. Uma tendência nesse segmento que você deve se atualizar é o uso de embalagens e outros componentes complementares que também sigam as ideias de sustentabilidade.

Maternidade

Se tem um nicho de mercado que nunca vai ficar em baixa é a maternidade, não é mesmo? Um trabalho bem feito sempre vai atrair novas mães para a sua loja, mas o mais interessante é a possibilidade de fidelização. Isso mesmo, se trata de um público muito fiel com aquelas marcas que ajudam a criar experiências positivas dentro de um período tão importante em suas vidas.

Outro ponto interessante é a possibilidade de atuar com diferentes produtos: desde roupas para gestantes até mesmo móveis e acessórios que ajudem no dia a dia de cuidados com o recém-nascido. Além disso, a demanda de vendas é muito positiva, já que a sazonalidade não afeta tanto esse segmento e ao longo de um ano inteiro é possível fazer vendas em grandes números.

Já escolheu um nicho de mercado para atuar? Excelente, agora é o momento de colocar todos os seus esforços na criação de uma marca forte e uma loja que se destaque entre os seus principais concorrentes.

Afinal, não basta escolher o segmento correto de atuação, é preciso seguir as estratégias adequadas para ter melhores números de vendas, não é mesmo?

O que acha, então, de conferir outro conteúdo aqui do blog que pode ser útil para você? Descubra como montar uma página de vendas que funciona e converte clientes para o seu negócio!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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