Produtos e Nichos

10 dicas de como vender mais sapato na sua loja

Vender sapatos na internet

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Aprender como vender mais sapato na internet pode ser um pouco desafiador. Além da alta concorrência e competitividade de preços, esses itens possuem uma grade de tamanhos muito ampla a ser considerada no momento de aquisição. Entretanto, esse mercado também se mostra bastante lucrativo, confira neste artigo.

Conheça seu público

Antes de começar a vender sapatos na internet, é importante avaliar quem é seu público. Ao tentar vender para todo mundo, muitos empreendedores acabam vendendo para ninguém! Por isso, se atente em focar em um nicho de pessoas específico. Depois disso, é hora de identificar qual é a dor dessas pessoas e se tornar a solução.

Exemplos de nicho que você pode escolher:

De acordo com a idade (infantil, idosos), femininos ou masculinos, numerações pequenas ou grandes, modelo de sapato, veganos, etc.

Tenha bons fornecedores 

Não se engane em pensar que o melhor fornecedor é necessariamente o mais barato. O prejuízo que você leva com devoluções e trocas por defeito pode ser muito maior do que o valor que você economizou no investimento.

O fornecedor ideal deve reunir preço, qualidade, prazos de entrega e confiança. Também dê preferência àqueles que fazem parcerias, oferecem condições de pagamento flexíveis e ofertas especiais.

Faça boas fotos 

Quando se trata de internet, as redes sociais são sua vitrine e as fotos são decisivas para gerar vendas. Esse é primeiro, e talvez único contato visual que seu cliente terá com o produto antes da compra. Por isso, as fotos devem valorizá-lo e realçar o máximo de detalhes possível.

De nada adianta vender sapatos na internet de um produto incrível usando fotos que não demonstram o quão bom ele é. Para isso, use sempre um bom dispositivo para fotografar, uma boa iluminação, cenários que condizem com a estética do seu perfil e ângulos que favorecem.

Para mais detalhes sobre o processo de fotografar seus produtos, leia nosso artigo.

Tenha presença nas Redes Sociais

Você já possui um conta nas principais redes sociais de venda da atualidade? Instagram, Pinterest, Facebook, Tik Tok. Essas plataformas não foram criadas como forma de venda para lojas, mas essa função tem se tornado cada vez mais comum por meio dos anúncios e perfis comerciais. 

Se você ainda não está usando essas redes, está perdendo tempo! E se engana quem pensa que basta fazer 1 post a cada 2 semanas e nenhum story. Quem não posta não é lembrado, então mantenha uma constância de postagens e não negligencie os stories. 

Produza conteúdos

Se você já posta regularmente, talvez tenha percebido que suas fotos de produto não engajam tanto, certo? Pense com a cabeça do usuário: ele não está no Instagram para comprar, de repente ele se depara com uma foto de sapato e não tem nada que o incentive a comentar alguma coisa.

Seu post precisa chamar a atenção, agregar valor e dar espaço para que o usuário engaje. Por exemplo: Frases que o público pode se identificar, memes com situações que seu público passa, backstage, comparações dos seus sapatos com os famosos… 

Leve esse conteúdo para os stories também. Por ser um canal mais descontraído, abuse em mostrar os processos da loja, sua vida, criar intimidade com o público, fazer “Batalhas de produto” usando as enquetes! Use a criatividade.

Saiba mais sobre Como criar conteúdo para o seu Instagram.

Tenha um bom site 

Ter um site é muito importante porque:

  • Gera confiança e segurança para o consumidor;
  • Profissionaliza a marca;
  • Te dá autonomia de não precisar fazer a venda pelo direct ou WhatsApp;
  • Possibilita marcar a Tag de preços nas suas fotos do Instagram;

Vimos que ter um e-commerce é o melhor caminho para vender online. E sabe qual é a melhor notícia? Conquistar seu e-commerce não precisa ser caro e nem complicado!

A Bagy é uma plataforma completa para criar o seu site e vender online com excelência.

Faça gestão do estoque

Um dos grandes erros que os lojistas de calçados cometem é não ter controle da quantidade disponível de cada modelo, cada tamanho, cada cor, etc. Ter um controle de estoque é essencial para a melhor administração das unidades e para não correr o risco de vender algo que não esteja mais disponível.

Ter um bom site pode te ajudar com isso. Um ótimo exemplo é o Bagy, os sites criados pela plataforma fazem esse controle para você, reduzindo automaticamente a quantidade de um calçado no estoque após uma venda. Caso você faça uma venda fora do site do Bagy, também é possível registrá-la no aplicativo que debita automaticamente os produtos comprados do estoque.

Tenha opções de frete 

O frete é um dos grandes vilões da venda pela internet. Afinal, quem nunca deixou de comprar algo porque o frete estava muito caro? A saída para os lojistas é usar algumas estratégias:

  1. Embutir o valor médio do frete no valor do produto incentiva seu cliente a priorizar sua loja no momento da compra. Leve em consideração os lugares para onde você mais vende.
  2. Aumente os prazos e entregue todos os pedidos juntos em um mesmo dia. Você pode fazer uma rota com os endereços mais próximos e passar de casa em casa usando seu próprio meio de transporte, ou o de alguém de confiança. Esse método pode sair bem mais barato que o valor dos Correios, por exemplo!
  3. Fazer um Dia Do Frete grátis na loja é uma forma de incentivar a compra. Calcule se sua expectativa de lucro nesse dia supera os gastos com frete. Se sim, fazer esse tipo de condição especial será um investimento.

Tenha opções de pagamento 

Conhecer as plataformas de pagamento no mercado é super importante para que, além de favorecer o cliente, o lojista não saia perdendo. Cada plataforma possui diferentes taxas, condições de parcelamento e prazos de recebimento. Analise todas as possibilidades e faça a melhor escolha.

Não deixe também de estudar seu cliente. Entenda quais são as melhores formas de pagamento para facilitar todos os processos e gerar o máximo de conforto possível para quem compra. 

Atendimento de qualidade

Um bom atendimento é o que fideliza o cliente. É o que faz alguém optar por comprar da loja menor, por ser amigo do dono, e não da multinacional. 

A simpatia, cuidado e carisma no momento da venda são essenciais. O cliente pode não lembrar do que comprou na sua loja, mas ele vai lembrar de como você fez ele se sentir. Essa pessoa vai voltar para comprar novamente e recomendar sua loja para os amigos!

Dica de Ouro: Perfis para inspirar 

Selecionamos algumas lojas de sapatos para você seguir no Instagram e se inspirar:

Agora que você já sabe tudo sobre como vender sapatos na internet, que tal começar montando sua loja online com a gente? Contrate a Bagy e boas vendas

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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