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Descubra 6 dicas de como vender no Telegram em 2024

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas com diversas funcionalidades para ajudar empreendedores em suas vendas. Para aprender como vender no Telegram, vale a pena utilizar canais exclusivos, montar grupos de ofertas e investir em tecnologias como chatbots para responder seus clientes.

Um dos primeiros passos para quem deseja ter um negócio consolidado nas redes sociais é aprender como vender no Telegram.

Afinal, essa é uma das plataformas mais populares dos últimos tempos, com milhões de inscritos e usuários registrados.

Em outras palavras, é um canal com diversos clientes em potencial para a sua loja, além de ferramentas gratuitas e pagas para impulsionar as suas vendas online.

No entanto, algumas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre o funcionamento desse aplicativo, e como começar a divulgar.

Nesse caso, separamos algumas dicas de como vender no Telegram para empreendedores que estão considerando essa rede.

Veja quais as formas de anunciar pelo canal e os benefícios de ter uma estratégia nesse aplicativo, com mais chances de expandir a sua marca.

O que é Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, mas que conquistou o mercado de redes sociais por ter algumas diferenças. 

A princípio, funciona de maneira semelhante a outras plataformas. Por exemplo, permite que o usuário envie mensagens de texto, áudio, vídeo, fotos e documentos para outras pessoas que também têm o Telegram. 

No entanto, oferece recursos extras atrativos, como chats em grupo com até 200.000 membros, canais de transmissão para compartilhar informações com um grande número de pessoas e a possibilidade de enviar arquivos grandes. 

Além disso, o Telegram é conhecido por ter uma segurança forte, com criptografia para proteger suas mensagens e manter a privacidade. 

Ele foi um dos pioneiros na implementação de certificados de garantia, além das utilidades para editar, salvar e apagar envios com discrição.

Trata-se de uma forma rápida e segura de se comunicar com outras pessoas usando seu telefone celular ou computador.

Em 2022, atingiu 700 milhões de usuários, sendo um dos cinco aplicativos mais populares na internet.

Como vender pelo Telegram?

Sendo uma rede social tão consolidada, vale a pena aprender como vender pelo Telegram, principalmente para consolidar e divulgar a sua marca.

Para isso, veja algumas dicas relevantes e saiba como colocá-las em prática no seu negócio:

1. Divulgue a sua loja virtual

Uma das principais formas de como vender no Telegram é utilizar a plataforma para promover e divulgar a sua loja virtual.

Afinal, o negócio já está inserido no meio digital, e precisa se consolidar entre o público. Para isso, é importante alcançar seus clientes nas redes que eles mais utilizam.

Nesse caso, vale implementar o Telegram como ferramenta de divulgação, compartilhando informações sobre seus produtos ou serviços.

Além de ser um aplicativo gratuito, também permite que os usuários encaminhem mensagens padronizadas para vários contatos e grupos. Dessa forma, o alcance será maior, com menos uso de recursos ou tempo.

Ao criar o seu canal ou grupo, capriche na descrição. Utilize palavras-chave relevantes para o seu negócio e destaque os diferenciais dos seus produtos ou serviços. Uma descrição atraente ajudará a atrair a atenção dos usuários interessados.

Também utilize imagens e vídeos de alta qualidade para apresentar suas ofertas de forma atrativa. Procure mostrar detalhes importantes e diferentes ângulos dos produtos, uma vez que a plataforma aceita arquivos grandes.

Não deixe de oferecer promoções especiais e descontos exclusivos pelo canal, para atrair mais clientes.

Vale a pena usar links diretos para a compra, além de falar sobre lançamentos com os contatos e até mesmo grupos exclusivos.

2. Defina seu público

Enquanto isso, outra forma de como vender no Telegram é definir o público com base em interações pela plataforma.

Muitos acreditam que o aplicativo serve apenas para envio de mensagens, mas pesquisas e indicadores também funcionam na rede.

Isso significa que o vendedor pode conhecer mais sobre os clientes no Telegram, determinando seus interesses, necessidades e características demográficas, por exemplo.

Envie formulários personalizados, crie enquetes pelas ferramentas do aplicativo ou solicite a participação em campanhas externas por outras redes, por exemplo.

A partir desses dados, será mais simples adaptar estratégias de vendas e comunicação para atingi-los de forma eficaz.

Além disso, é um canal interessante para receber feedbacks ou acompanhar o engajamento com cliques, identificando quais os possíveis clientes e pessoas mais fidelizadas.

3. Anuncie em canais pagos

Existem canais no Telegram onde é possível pagar para anunciar seus produtos ou serviços, sendo uma alternativa interessante para quem busca divulgar o negócio.

Esses canais geralmente têm um grande número de membros interessados em compras, especialmente segmentadas.

Por isso, ao anunciar nesses canais, você pode aumentar a visibilidade e alcançar um público maior.

No entanto, vale reforçar que essa estratégia de como vender no Telegram depende de um investimento mais significativo.

Assim, se possuir orçamento disponível, vale a pena distribuir em anúncios pagos dessa que é uma das redes sociais com maior alcance e relevância.

Os valores e negociações podem variar conforme o canal, o segmento e até mesmo o número de pessoas participantes em cada grupo.

É importante que o vendedor estude mais sobre a possibilidade, mas é uma forma de expandir sua marca e se consolidar no aplicativo.

4. Compartilhe conteúdo relevante e cobre por assinaturas

Enquanto isso, se você deseja saber como vender no Telegram com abordagens mais estratégicas, vale a pena considerar ter um canal exclusivo.

Dessa forma, o empreendedor poderá distribuir conteúdos diferenciados e exclusivos para o seu público, cobrando assinaturas para acesso.

Diversos tipos de serviço, especialmente negócios digitais, já adotam esse método, instigando os clientes a se tornarem participantes VIP da empresa.

É possível compartilhar dicas, tutoriais e atualizações únicas por meio do seu grupo secreto, e até mesmo realizar consultorias.

Também é uma forma de oferecer promoções especiais e descontos exclusivos para os membros do canal, incentivando a participação e impulsionando as vendas.

Ainda, vale mostrar depoimentos e avaliações positivas de clientes satisfeitos, provando que o produto ou serviço funciona, e gerando credibilidade em relação à sua loja.

Sendo uma forma de interação direta, ter um grupo exclusivo com assinatura permite manter um bom relacionamento com os membros, de modo a construir confiança e fidelidade.

Além das informações adicionais, esse formato de venda cria um sentimento de exclusividade, por ser limitado e não ter acesso gratuito.

5. Use chatbots

Os chatbots são programas que podem interagir com os usuários automaticamente, usados para diversas funções, desde respostas prontas, até interações inteligentes.

No Telegram, eles podem assumir tarefas repetitivas e simples, liberando tempo para se concentrar em atividades mais estratégicas. 

Por exemplo, um chatbot pode responder perguntas frequentes sobre produtos, fornecer informações sobre preços e promoções, ou até mesmo auxiliar na finalização de uma compra.

Ainda, garantem respostas instantâneas para as perguntas dos clientes, independentemente do horário. Isso melhora a experiência do público, pois eles não precisam esperar por uma resposta humana e podem obter informações imediatas sobre produtos ou serviços.

Vale reforçar que os chatbots do Telegram podem ser programados para personalizar as interações com os usuários, adaptando-se às suas necessidades específicas. 

É o caso de recomendações com base no histórico ou com envio de mensagens personalizadas, como ofertas exclusivas.

Cada interação gera dados valiosos para o empreendedor, para avaliar e aprimorar estratégias de vendas, além de ser um suporte básico para resolver problemas rapidamente.

6. Participe de grupos de comércio

Para quem deseja aprender como vender no Telegram, participar de grupos de comércio pode ser uma boa estratégia.

Na plataforma, procure por canais relacionados ao seu nicho de mercado, onde os membros se interessem pelas suas ofertas.

Vale a pena escolher grupos mais ativos, com um bom número de membros e engajamento constante.

Lembre-se de também ser participativo de forma relevante, não apenas com conteúdos e anúncios, mas também respondendo mensagens e compartilhando outros tipos de informações.

Dessa forma, terá um espaço seguro para encontrar oportunidades de venda, e também construir uma base sólida de apoio.

Além de ensinar como vender no Telegram, os grupos de comércio também ajudam em processos como feedback de clientes, sugestões de melhoria e aprimoramento do serviço.

Ainda, vale reforçar que esses tipos de canais permitem estabelecer parcerias e colaborações com outros membros.

Explore possibilidades de ações conjuntas, como promoções, compartilhamento de recursos ou troca de indicações.

Desde que siga as regras do grupo, será possível aproveitar inúmeras possibilidades com uma ferramenta acessível e simples de usar! 

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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