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Como fazer um Instagram de Artesanato: entenda como se destacar com o seu perfil de loja de artesanatos [PASSO A PASSO]

Criar criar um perfil comercial para loja de artesanato

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Neste artigo incrível nós vamos te ensinar de forma simples e definitiva como fazer um perfil completo para o Instagram de artesanato para sua loja virtual especializada em vender peças únicas.

Se você está em dúvida sobre o que vender na Internet para ganhar dinheiro saiba que, aqui no blog do Bagy, nós adoramos te dar dicas de bons negócios fáceis e rentáveis para começar hoje mesmo sua loja virtual. E, muitas das opções de itens podem ser confeccionadas por você mesmo em suas horas vagas. 

Afinal, muitas pessoas adoram fazer artesanatos diversos nas horas vagas. Mas, você já parou para pensar que é possível transformar sua vida ao aliar diversão e negócios? Pois saiba que você pode começar aprendendo como abrir uma loja de artesanatos no Instagram agora mesmo. Assim, você estará apto para trabalhar com o que gosta e ainda lucrar bastante!

Acompanhe este artigo até o fim e descubra como fazer um Instagram de artesanato atraente, lucrativo e engajado. Fica atento a todos os detalhes e se surpreenda.

E, se você está pensando sobre os benefícios de um perfil de artesanato no Instagram para o negócio que você já possui, acompanhe o próximo tópico e fique por dentro. 

Quais são as vantagens de ter um Instagram para sua loja de artesanato?

O Instagram é, hoje, uma das redes sociais que mais cresce em percentual de usuários no Brasil. E a maioria das pessoas tem o hábito de procurar itens e serviços entre os perfis dessa plataforma. Portanto, sua marca de artesanato não pode estar fora do Instagram, certo? Este já é um ótimo motivo para você criar um perfil comercial no Instagram

Mas, se você sente que é necessário entender mais sobre quais os benefícios de ter uma conta ativa nesse serviço, continue a leitura. Neste artigo, separamos dicas definitivas para que você saiba porque é importante abrir uma loja de artesanatos no Instagram. Assim, você consegue ter o sucesso que deseja. Acompanhe para não perder nenhuma delas!

  • Instagram como vitrine

O Instagram é uma rede social que busca pelas melhores imagens. E, você pode usar isso a  favor de sua loja de artesanato. Produzir boas  fotos, de suas peças em ângulos variados, é uma forma muito inteligente de deixar seu feed bonito e atraente, exatamente como uma vitrine, disponível apenas no mundo virtual. 

Nós já sabemos que as pessoas adoram ver fotos bem produzidas de suas criações, mas também é interessante investir em fotos inusitadas, ou até mesmo engraçadas, dos bastidores de sua produção. Todo mundo adora ver como as coisas são feitas, correto? 

  • Possibilidade de interação

Um fato interessante, mas que alguns empreendedores acabam se esquecendo, é que, nas redes sociais, a interação é vital. Quando sua empresa está disposta a conversar com seus clientes de maneira estratégica, você consegue posicionar sua loja de artesanato de maneira positiva. Através da interação é possível fazer pesquisa de mercado e solucionar dúvidas.

Um recurso aparentemente simples, mas que pode fazer grande diferença para seu negócio! 

  • Parcerias de valor 

Com um perfil ativo que seja capaz de  apresentar sua loja virtual de artesanato de maneira eficaz você consegue estabelecer boas parcerias. E essas parcerias podem ser feitas com outros empreendedores criativos ou, até mesmo, com marcas capazes de agregar mais valor para os produtos artesanais que você vende. 

Esta é uma estratégia interessante e original para conquistar novos seguidores e, também, prováveis clientes que se interessam pelas opções que você oferece. E, pensar em boas estratégias para conseguir mais seguidores engajados no Instagram pode fazer com que suas vendas aumentem consideravelmente. Então, aproveite as oportunidades criadas por você!

Agora que você já conheceu algumas boas vantagens de se ter um Instagram para sua loja de artesanato, que tal continuar neste artigo para saber como colocar esse perfil especializado em produtos feitos à mão para funcionar de maneira correta e eficaz?

Siga a leitura deste texto e descubra! 

Passo a passo de como fazer um Instagram de Artesanato 

Como abrir uma loja de artesanato no Instagram é uma tarefa pouco complicada, mas que requer bastante atenção em cada detalhe. Dessa maneira, você pode construir uma presença digital sólida nessa importante rede social. Por isso, ter por perto um passo a passo estabelecido sobre como criar sua loja de artesanato pode ser um diferencial para você. 

Então, salve cada uma das etapas para colocar em prática na hora de fazer um Instagram de artesanato de sucesso! 

Crie uma conta comercial

A primeira atitude que precisa ser tomada para você transformar seu hobby em negócios é a criação de um perfil comercial no Instagram exclusivo para a venda de suas peças artesanais. Para isso, basta seguir alguns passos simples. 

Se você já tem uma conta nessa rede social, pode transformá-la de “pessoal” para a categoria “profissional”apenas indo na parte de preferências do seu aplicativo. Estas opções ficam na parte superior à direita, na aba  de configurações. 

Mas, se você está começando sua conta do zero, basta escolher, quando estiver fazendo os primeiros ajustes, a opção “negócios”e começar a usar todos os recursos que uma conta business é capaz de oferecer para sua loja online especializada em artesanato.

É importante optar por uma conta comercial porque ela oferece ferramentas que podem ser bastante utilizadas pela sua empresa, o que pode aumentar o alcance de suas postagens e a qualidade das interações dentro de seu perfil comercial. Você pode, por exemplo, colocar em sua conta comercial a localização de sua empresa, facilitando seu posicionamento. 

Usar uma conta comercial para impulsionar as vendas de sua loja online de artesanato é fundamental, mas você já pensou sobre a importância de uma boa apresentação? Siga esta leitura para saber mais!

Aposte em uma bio completa

Você já ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, este ditado é importante também no mundo do marketing digital. Lembre-se que a primeira coisa que seu futuro cliente verá em seu perfil de Instagram especializado em artesanato será sua bio, as informações apresentadas no topo do seu perfil. 

Por tanto, pense com carinho em cada um dos detalhes que você vai explorar. É hora de pensar sobre a foto do seu perfil, o nome de sua marca e o que você quer dizer nesse pequeno espaço. É importante que essas informações estejam perfeitamente alinhadas com os propósitos de sua marca. 

Se você deseja anexar vários endereços na biografia de sua loja virtual de artesanato, é interessante contar com um bom serviço para agregar vários links em um só lugar. Existem vários agregadores disponíveis no mercado para você escolher. Aqui no Bagy nós temos o Bagy.Bio, um agregador de links que alia simplicidade com segurança, tudo para que o usuário tenha a melhor experiência de navegação no perfil de sua loja online de artesanato. 

Saber como fazer um Instagram de artesanato passa por essa importante apresentação. E, se você deseja ter acesso a dicas indispensáveis para profissionalizar a bio da sua marca e deixar o perfil da sua loja de artesanato ainda mais atraente, continue neste artigo e se surpreenda! 

Planeje conteúdo interessante para o seu público

Saber como criar conteúdos atrativos para o seu Instagram e engajar seus seguidores para vender mais é parte fundamental quando você for pensar em como abrir uma loja de artesanato no Instagram. E, nesse momento, a palavra chave é planejamento

O primeiro passo, aqui, é saber para quem você deseja falar e quais conteúdos facilitam a conversão de seguidores em clientes. Tento um estudo de persona bem feito em mãos, você já consegue direcionar sua criatividade. Criar conteúdos relevantes não é questão de sorte. Envolve conhecimento e expertise.

Após identificar as preferências de seus clientes, comece a estruturar um bom calendário de postagens. Por exemplo, na segunda você pode postar alguns itens artesanais confeccionados recentemente. Já na quarta, fotos do seu processo de criação. Sexta-feira pode ser o dia de um texto informativo ou, até mesmo, divertido. 

Planeje as legendas casadas com as fotos que irá postar. Outra dica interessante é acompanhar perfis especializados em vender itens parecidos com os meus. E busque inspirações em locais variados: frases de livros ou fotos interessantes podem ser bons pontos de partida.

Crie seu calendário de postagens a partir dos gostos de seu público e acerte na hora de gerar engajamento. Lembre-se: quanto mais relevante for seu perfil de negócios, maior será o alcance de sua empresa especializada em artesanato! 

Capriche nos posts de venda

Este tópico tem íntima relação com o tópico anterior. Afinal de contas, é fundamental para obter sucesso que seus posts proponham uma interação que facilite a jornada de compra dos seus clientes. A chamada para a ação que remeta às vendas pode ser feita de maneira delicada, discreta, para não assustar ou cansar seus seguidores.

Mas, se você estiver fazendo uma campanha de vendas especial, pode ousar um pouco mais para provocar o desejo de compra em suas fotos ou legendas. Usar outros recursos, como stories e vídeos, também é interessante, principalmente em datas comerciais comemorativas ou sazonais, como Natal ou Dia dos Namorados.

Mas, seja inteligente: encaixe os posts que pretendem chamar para vendas em seu calendário de postagens de forma harmoniosa, não apelativa ou cansativa. Mescle em seu perfil posts com conteúdo informativo com posts voltados para vendas. O engajamento orgânico é um trunfo no qual sua empresa precisa investir. 

Se a experiência do seu cliente for positiva em seu perfil, é quase certo que a venda se concretize! 

Interaja com seu público e com outras lojas

Ter uma rede de empreendedores criativos parceiros ao seu redor pode ser um diferencial indispensável para o crescimento sustentável de sua loja de artesanato no Instagram. Trabalhar com parcerias, sorteios em conjunto dentro de perfis de Instagram ou ações entre marcas aumenta seu alcance dentro da rede e faz com que mais pessoas conheçam sua marca.

O que existe de mais interessante dentro desta estratégia é o fato de que sua página acaba sendo conhecida por muitas outras pessoas, já que seu perfil acaba sendo marcado em várias publicações. Isso ajuda a atrair mais consumidores para sua página e, de quebra, aumenta seu engajamento orgânico, sinalizando para o Instagram que sua plataforma é interessante e merece ter o alcance aumentado.

Saber como abrir uma loja de artesanato no Instagram é importante, mas também é fundamental ter boas estratégias para garantir o sucesso desse empreendimento. Continue a leitura deste artigo para ganhar ainda mais conhecimento sobre esse vasto universo!

Interaja com seu público e com outras lojas

No Instagram, existem várias figurinhas, os famosos stickers, que podem te ajudar a criar interações capazes de proporcionar um bom engajamento com seu público. Você pode fazer enquetes, batalha de itens, incentivar reações, apenas para citar alguns exemplos. Com criatividade e pesquisa, o céu é o limite! 

Uma das figurinhas que te permitem usar e abusar da criatividade, e ainda entender como seu público se relaciona com sua marca, são as famosas caixinhas de perguntas do Instagram. Ideias para usar essa funcionalidade são inúmeras e você pode aplicar as informações colhidas nas estratégias de marketing de sua loja. 

Além de interagir com seu público, é importante não se esquecer de conversar com outras marcas. Parcerias interessantes podem nascer dessas trocas, não é verdade?

Invista em adquirir a Sacolinha do Instagram

Uma das funcionalidades mais importantes para empresários que vendem pelo Instagram é a famosa Sacolinha do Instagram. Com essa ferramenta versátil, você se torna apto para adicionar preços em suas fotos e direcionar o público para sua loja online de artesanato. 

Instalando este dispositivo em seu perfil comercial no Instagram, os consumidores conseguem ver com mais clareza informações e o valor de suas peças. Ao clicar na foto, seus futuros clientes também conseguem ir direto para a página de compra de sua loja online. 

Mais praticidade que isso, impossível certo?

Crie descontos especiais para seus seguidores

Ver a palavra desconto estampada nos posts de Instagram de sua loja online especializada em artesanato  desperta nos consumidores uma sensação muito boa de alegria, não é verdade? E você pode usar o recursos dos cupons de desconto a seu favor.

Mas, pense estrategicamente para saber como fazer um Instagram de artesanato que saiba trabalhar corretamente com cupons de desconto. Pensar em datas sazonais, como Dia das Mães ou Dia das Crianças, ou em datas comerciais, como a Black Friday, pode ser um bom caminho para colocar a estratégia em prática de maneira eficaz e lucrativa.

Se você oferecer muitos descontos, pode ter problemas com sua loja. Mas, se oferecer poucos descontos, pode não ser bem visto pelo público. Aqui, o segredo do sucesso é saber dosar o benefício para conseguir os melhores resultados! 

Se inspire em outras lojas de sucesso

No Instagram, você consegue ter acesso à lojas online de diversos tipos, que vendem artesanatos variados e se comunicam com seus públicos de maneira diversificada. Portanto, se inspire nesse conteúdo para continuar tendo boas ideias pro seu perfil  de artesanato no Instagram. 

Conhecer novas páginas pode te trazer ótimas ideias, mas também pode  te levar a conhecer pessoas de vários tipos, futuros parceiros ou até mesmo clientes.

E para fazer com que seus produtos cheguem mais facilmente a todas essas pessoas, é importante investir em ferramentas úteis dentro da rede social. Uma funcionalidade que agrega bastante valor a seu perfil é a Sacolinha do Instagram.

Aqui no Blog da Bagy nós temos um conteúdo bastante explicativo que te mostra todas as vantagens desse serviço.

Leia o texto hoje mesmo e comece a fechar muito mais vendas apenas com um clique!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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