Saiba se é uma boa estratégia realizar um sorteio no Instagram

Tudo que não te contaram sobre sorteio no Instagram: entenda se uma estratégia que vai te ajudar a atrair mais clientes

Um sorteio no Instagram funciona de maneira muito semelhante à forma que eles ocorrem no ambiente offline e pode trazer diversos benefícios para a sua loja. Além disso, pode ser uma boa estratégia para aproximar o seu público de você.

Você já participou de algum sorteio no Instagram e ficou pensando que seria legal promover um no perfil da sua marca? Muitas empresas utilizam essa estratégia para atrair mais visibilidade nas redes sociais e, consequentemente, ficarem mais próximas do público e aumentar as vendas.

Com todos os prós e os contras que um sorteio pode oferecer, é importante saber como ele funciona para não acabar prejudicando o seu negócio. Por esse motivo, neste post mostraremos um passo a passo de como você pode fazer um que se torne um sucesso. Acompanhe!

Como funciona o sorteio no Instagram?

Um sorteio no Instagram funciona de maneira muito semelhante à forma que eles ocorrem no ambiente offline. Basicamente, ele acontece com a oferta de um produto ou serviço de maneira gratuita a um ou mais participantes que cumprirem as regras impostas no regulamento.

Ele funciona como aquele cupom que as pessoas depositam em uma urna para ganhar um prêmio muito bom. Geralmente as marcas oferecem seus próprios produtos como a premiação, que acontece em um tempo limitado dentro da rede social.

Quando os sorteios no Instagram podem ser vantajosos?

Os sorteios podem fazer parte de uma estratégia de marketing para Instagram com o intuito de atrair mais público e engajamento com a exposição que esse tipo de post pode oferecer na rede social. Entre as vantagens imediatas que essa prática oferece, é possível citar:

  • mais visibilidade — já que os sorteios atraem muitas pessoas justamente pela possibilidade de ganhar algo sem precisar gastar nada e sem muito esforço para conseguir;
  • divulgação dos seus produtos, uma vez que você pode oferecer um item da sua loja como prêmio enquanto faz as pessoas conhecerem as especialidades do seu negócio — sem contar que quem ganhar pode divulgar o que recebeu pelo sorteio nas próprias redes, o que aumenta a exposição da sua loja ainda mais;
  • novos seguidores e mais engajamento — já que a movimentação gerada pelo sorteio sempre gira em torno do aumento de visitas ao seu perfil, à marcação de outras pessoas nos comentários ou curtidas nas postagens;
  • mais tráfego para a loja online, porque você pode usar a campanha do sorteio como uma tática de captura de cliques.
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Como fazer sorteio no Instagram? Veja esse passo a passo!

Agora que você já conhece como funciona um sorteio no Instagram e as suas vantagens, precisa saber como fazer o seu na prática. Confira, a seguir, um passo a passo simples.

Conheça sobre a legislação que envolve os sorteios

Por mais que um sorteio em uma rede social pareça ser um acontecimento bastante informal, existem diversas leis por trás que devem ser seguidas. Desde o ano de 2019, por exemplo, os sorteios deixaram de ser acompanhados pela Caixa Econômica Federal e, desde essa data, passaram a ser responsabilidade do Ministério da Fazenda.

Isso quer dizer que para realizar o seu, você precisará pedir uma autorização pelo site da Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (Sefel) e pagar uma taxa que pode variar de acordo com o prêmio que for sorteado. Seguir todas essas regras é essencial para que o seu sorteio aconteça de acordo com as diretrizes que dizem respeito às redes sociais.

No final de todo o processo, aliás, você precisará fazer uma prestação de contas. Se descumprir esse último passo estará sujeito ao pagamento de uma multa ou até a perder a conta do Instagram — se a irregularidade for descoberta por meio de uma denúncia.

Por isso, é preciso que você sempre se lembre de que descumprir essas leis pode causar a você e à sua loja um grande prejuízo e constrangimento, principalmente se os seus concorrentes denunciarem a ilegalidade do sorteio que foi realizado pela sua marca.

Tenha um objetivo em mente

Se você quer fazer um sorteio no Instagram, o primeiro passo — e um dos mais importantes — é definir qual é o objetivo dessa campanha. Isso porque, se você não souber onde quer chegar ou o que quer alcançar, sequer terá condições de medir os seus resultados.

E, como você já deve imaginar, medir os resultados é essencial. É importante não somente para provar o valor do seu trabalho, mas para entender os seus acertos e erros. Além disso, é uma ótima ferramenta para otimizar as próximas estratégias e tentativas.

Alguns dos objetivos mais comuns de quem realiza um sorteio pode incluir:

  • aumentar o alcance da marca no geral;
  • engajar os seguidores por meio de comentários e curtidas;
  • tráfego — ou seja, levar mais visitantes para o seu site ou loja virtual;
  • aumentar o número de seguidores no perfil do Instagram da sua loja;
  • vender um produto;
  • divulgar um produto ou uma nova campanha.

Aqui, é preciso que você entenda que, apesar de existirem muitas finalidades, você não precisa incluir todas elas no objetivo do seu sorteio. O ideal, na verdade, é escolher apenas um — ou no máximo dois. Assim, as chances de conseguir mais resultados positivos aumentam.

Decida qual o prêmio

Sorteios pedem por um prêmio. Essa é a premissa básica de qualquer um deles. Mas, o que você precisa ter em mente é que não pode ser qualquer um. Lembre-se: um sorteio memorável pede um prêmio à altura.

Pode ser um produto físico que você já tem em estoque ou um item de uma nova coleção, um ingresso, uma assinatura gratuita a algum serviço que você preste ou que seja relacionado ao seu nicho ou até um desconto. A principal dica é explorar as preferências do seu público e premiar com algo que seja relacionado ao seu negócio — mesmo que não seja uma relação direta com ele.

O mais interessante é que você não precisa levar esse passo ao pé da letra. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, não precisa ficar restrito a sortear uma peça. Em vez disso, você pode, por exemplo, oferecer um cupom equivalente a um valor em reais para que quem ganhar possa gastar em compras como preferir.

Crie regras consistentes

As regras de um sorteio — seja ele qual for — precisam ser criadas e seguidas à risca. Caso contrário, você e a sua loja estão sujeitos a perder a credibilidade diante dos seus seguidores e clientes. No Instagram, é possível criá-las utilizando diversos métodos.

O primeiro deles — e um dos mais interessantes — é por meio da utilização de hashtags. O funcionamento é bem simples: um usuário publica uma foto ou vídeo e usa uma hashtag específica para o seu sorteio na descrição. Depois, você consegue ter acesso a todas as pessoas que utilizaram essa etiqueta por meio da ferramenta “Explorar”.

Já o segundo método é mais simples e envolve as curtidas — ou likes. Essa regra consiste no sorteio de um prêmio para todas as pessoas que simplesmente curtirem a foto. Por ter apenas um passo, é possível que as pessoas engajem mais nesse tipo de sorteio.

A terceira maneira de realizar uma promoção é uma das mais populares dentro do Instagram: a marcação de amigos nos comentários. Nessa técnica, você criará a publicação oficial no perfil da sua loja e, na descrição, esclarece as regras. Geralmente, elas incluem a marcação de dois ou três amigos.

Então, para que possa participar da promoção, o usuário deve adicionar a quantidade de pessoas estabelecida no regulamento em um comentário no post. Esse formato é excelente para criar mais alcance para o seu negócio, já que cada perfil marcado recebe a notificação e isso gera uma nova oportunidade dos que forem marcados marcarem mais pessoas.

Aqui, é importante frisar que todos esses métodos são apenas exemplos e nada impede de que você crie os seus próprios pré-requisitos para o sorteio no Instagram. Alguns lojistas, por exemplo, pedem para que os participantes sigam o perfil da loja.

Faça uma ampla divulgação

Aproveitar a divulgação do sorteio no seu Instagram também é uma ótima maneira de aproveitar para divulgar a sua loja. Por esse motivo, uma dica é ter um olhar mais ambicioso em relação a isso e escolher os meios certos que podem fazer com que a sua campanha seja bem-sucedida e bem divulgada.

Para a divulgação, geralmente você pode seguir por dois caminhos: deixar com que o sorteio flua de forma orgânica ou turbiná-lo com o investimento em anúncios pagos. Essa última opção costuma alcançar mais pessoas — o que pode oferecer um bom custo-benefício no final, já que o dinheiro investido pode ser convertido em mais pessoas seguindo o perfil da sua loja e, com muita sorte, se tornando clientes.

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Escolha uma ferramenta para fazer o sorteio

Existem muitos aplicativos e sites online que podem ser utilizados para que você realize o seu sorteio no Instagram. Com a ajuda dessas ferramentas, você pode filmar o momento em que sortear o ganhador, assim como pode fazer uma live para publicar nos Stories depois. Dessa forma, muitas pessoas têm a chance de acompanhar ao vivo e o processo fica mais transparente.

É importante conhecer essas opções para que você escolha a que mais se enquadra no seu perfil e no do seu público. Mas, não se preocupe! Falaremos delas detalhadamente mais para a frente.

Anuncie os vencedores

Depois de ter sorteado a pessoa que ganhou o sorteio, você precisa confirmar se as regras estabelecidas foram cumpridas. Caso contrário, será necessário fazer um novo. Quando tudo estiver confirmado, é preciso divulgar o resultado abertamente no Instagram para que seus seguidores sintam confiança em relação a ele e se sintam confortáveis e confiantes o suficiente para participar dos próximos que a sua loja realizar.

Outro ponto interessante é fazer uma análise detalhada do sorteio. Assim, você consegue saber o que deu certo — e repetir — e o que deu errado para fazer os ajustes necessários. Além disso, é essencial cuidar bem dos novos seguidores que chegaram ao seu perfil por conta dessa campanha e tentar retê-los com um bom marketing de conteúdo. Isso porque é comum que alguns seguidores deixem de curtir o seu perfil depois que a campanha acabar, mas é importante tentar fazer com que eles fiquem.

Quais são as melhores ferramentas para sorteio no Instagram?

Como dito anteriormente, existem algumas ferramentas online que fazem o sorteio de maneira automática, o que fará com que você poupe bastante tempo. Confira quais são elas a seguir.

Sorteio.com

O Sorteio.com é uma das ferramentas gratuitas mais populares para realizar sorteios que exijam comentários como regra na participação. Antigamente conhecido como SorteioGram, é bem intuitivo de usar: só é necessário adicionar o perfil da sua loja, um e-mail para contato e o link do post da promoção.

Ao clicar no botão de sorteio, o próprio aplicativo escolherá um número vencedor entre os participantes que comentaram na publicação. Se você quiser, também pode configurar alguns critérios, como permitir ou proibir mais de um comentário por usuário ou escolher o número de vencedores.

Para usar o Sorteio.com é obrigatório que o perfil da loja seja aberto. É dessa maneira que o algoritmo da ferramenta consegue extrair — e organizar — todo o engajamento feito no post do sorteio. Depois disso, é só divulgar o resultado no Instagram.

Wishpond

Dentre todas as opções disponíveis de sorteadores online, o Wishpond é uma das mais completas atualmente — principalmente se você deseja fazer outros tipos de ações de marketing. Além dos sorteios, ele permite criar landing pages, automação de campanhas de e-mail e até formulários de contato.

Na plataforma, é possível criar diferentes tipos de promoção, como sorteios simples, por hashtags, concursos fotográficos, página de enquetes e distribuição de cupons de desconto. A ferramenta, porém, é paga e custa 49 dólares por mês. Mesmo com essa limitação, é possível experimentar gratuitamente por 14 dias — tempo o suficiente para realizar um sorteio.

Sorteador

O Sorteador é considerado por muitos como uma das plataformas gratuitas mais simples para a realização de sorteios. O diferencial é que ela atende outras redes sociais e faz outros tipos de sorteio. Só é necessário delimitar o intervalo de números participantes e, então, apertar o botão indicado para o processo iniciar.

Aqui, é importante pontuar que mesmo que ela seja bastante simples e rápida de utilizar, não chega a ser tão útil se a promoção contar com muitos comentários ou participantes. Isso porque ela não chega a organizar a quantidade de usuários ou o engajamento do sorteio de maneira automática — você terá que fazer esse trabalho manualmente.

ShortStack

A plataforma do ShortStack integra diversas redes sociais. Isso significa que você pode fazer sorteios não só no Instagram, mas no Facebook e Twitter também. O diferencial que ele apresenta são aproximadamente 90 modelos prontos que ajudam na organização e na preparação das campanhas de promoções.

Essa ferramenta é paga e pode ser utilizada tanto por negócios que estão iniciando no mercado ou pelos mais experientes. É possível experimentar uma versão de testes de 30 dias que dá acesso a recursos para fazer sorteios, formulários, concursos e páginas de captura.

Viu só como é possível fazer sorteio no Instagram de uma maneira simples e descomplicada? Se você seguir todas as regras necessárias, pode utilizar essa ferramenta para aumentar ainda mais o engajamento da sua loja nas redes sociais e convidar mais pessoas a seguir o seu perfil de uma forma interessante e sem gastar muito.
Aproveite e descubra agora mesmo como é possível crescer no Instagram. Listamos as dicas mais valiosas!

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