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Não sabe como crescer no Instagram? Confira 16 dicas!

Por Pedro Fonseca

2 anos atrás
Como crescer no instagram

O Instagram é uma das melhores ferramentas para negócios na era digital. O potencial da rede social é realmente incrível, mas depende também das marcas saberem como explorar essas possibilidades. Saber como crescer no Instagram passa por compreender estratégias, como a plataforma funciona para empresas e de que maneira se conectar com o público.

Com a alta competitividade gerada pela presença de inúmeras empresas no canal, se destacar tem se tornado uma tarefa mais difícil, mas não impossível. O caminho é repleto de etapas e o trabalho nunca para, mas com as ações certas e com foco no seu público-alvo, crescer se torna uma questão de tempo.

Neste post você vai saber como crescer seu Instagram de maneira consistente e sólida. Para ajudar, listamos 16 valiosas dicas. Acompanhe!

1. Defina os objetivos

Estar no Instagram é uma necessidade para marcas que querem se destacar e se conectar com seu público. Porém, essa presença não pode ser vazia ou simplesmente sem razão. Objetivos bem definidos vão garantir que as empresas consigam alcançar resultados estrategicamente pensados, ou seja, dentro do que a marca realmente espera.

Os objetivos podem variar de um momento para o outro, enquanto alguns são mais fixos. Entre os principais, podemos listar:

  • fortalecer a presença online;
  • aumentar o número de seguidores;
  • gerar mais interações;
  • aumentar as vendas que se originam no Instagram;
  • melhorar o engajamento.

Quando os objetivos são bem definidos, toda a estratégia de conteúdo e posicionamento neste canal podem ser devidamente adaptadas.

2. Conheça seu público

Para saber como crescer no Instagram é necessário saber quem são as pessoas que estarão por lá. Seus seguidores, ou seja, a audiência desta plataforma, também são seus consumidores em potencial, ou clientes já existentes. Portanto, é importante relacionar suas estratégias comerciais com as que você vai aplicar na gestão do Instagram.

Se você já tem um público-alvo definido, ótimo! Esse é o ponto de partida para entender quem é sua persona, e é a partir daí que você pode otimizar as ações na rede social. Conhecendo os hábitos de consumo, as aspirações de vida, os desejos e necessidades dessa pessoa, sua marca tem capacidade de interagir melhor e crescer no Instagram.

3. Capriche na bio

Uma boa bio é aquela capaz de sintetizar o que sua marca realmente é em poucas palavras. É por isso que muitas empresas usam esse espaço para divulgar slogans, afinal, essas frases são criadas justamente para classificar a marca em poucas palavras. Depois dessa abordagem publicitária, outras informações essenciais também podem entrar.

Uma boa bio, além da descrição da marca (que pode ser feita com o slogan), precia ter também:

  • link do site;
  • link da bio (em vez de usar só o link do site, você pode criar um repositório de links levando à loja virtual, e a páginas específicas dentro do seu site. A melhor ferramenta para fazer isso é a Linktree);
  • destaque para uma coleção ou campanha recém-lançada;
  • endereço da sua loja física (se houver);
  • informações de contato.

4. Estimule o compartilhamento dos conteúdos

O engajamento é o grande segredo de sucesso no Instagram. Se você quer realmente que sua marca cresça neste canal, precisa garantir que seu público está realmente envolvido com o que você posta. Uma audiência engajada é aquela capaz de realizar as ações que você solicita, entre elas, compartilhar conteúdos publicados na página.

Os compartilhamentos são uma das melhores ações para gerar engajamento natural para um perfil no Instagram. Os algoritmos da plataforma entendem que esse é um movimento que traduz um nível alto de interesse no que a marca publica. Portanto, sempre que criar conteúdos interessantes, peça que sua audiência os compartilhe.

5. Teste novos formatos de conteúdos

Por falar em conteúdo, são eles que manterão sua página no Instagram realmente interessante e convidativa. Por mais que seu público goste da sua marca e dos seus produtos, são os conteúdos que vão ajudar a posicionar a empresa na internet. É fundamental investir em materiais que captem atenção e gerem interesse.

Para se destacar, não é permitido ter medo. Portanto, teste novos formatos de conteúdo sempre que possível. As opções são extensas: posts no feed, reels, stories, IGTV e vídeos. Crie sempre conteúdo original nos mais variados formatos e pense sempre no que sua audiência costuma gostar. Isso é fundamental para o sucesso desses testes.

6. Use ações de interação

Quanto mais você gerar interações na sua rede social, mais as pessoas vão se envolver e considerar aquele canal um espaço interessante. O novo consumidor não quer mais ser um mero espectador, o que também se estende a quem usa o Instagram. Por isso, se destacam as marcas que sabem colocar os seguidores em posição de protagonismo.

As interações podem vir por meio de formatos simples, como nos posts de feed e stories comuns, desde que o conteúdo publicado incentive essa resposta. Mas além desses tipos, você também pode usar o quiz e as enquetes, que são 100% focadas nisso. Lembre-se: interação é o gatilho principal para gerar maior engajamento à sua página!

7. Invista em vídeos

Uma pesquisa da HubSpot apontou que 54% dos consumidores querem ver mais vídeos das marcas que gostam e seguem nas redes sociais. Isso significa que há uma procura maior por esse tipo de conteúdo, que já é o formato mais consumido na internet há alguns anos. Sua marca já tem investido nesse tipo de material?

Pensando no Instagram, você pode trabalhar de três formas principais:

  • criando conteúdos curtos e rápidos, mas altamente capazes de engajar, com os reels;
  • criar stories em vídeo;
  • criar conteúdos mais educativos e detalhados no IGTV;
  • utilizar os links dos stories para encaminhar seu público para vídeos que você publica no canal da marca no YouTube.

Não deixe de produzir vídeos sobre os assuntos que você publica em outros formatos. Se você quer realmente saber como crescer no Instagram, não ignore esta dica!

8. Solucione os problemas

Vez ou outra, seus clientes vão levar problemas e insatisfações para o Instagram da sua marca. Isso é bastante comum e é ótimo que sua empresa ofereça esse canal para resolver qualquer questão. Tudo que sua empresa deve fazer nesses momentos é atender essas pessoas e conduzi-las pela melhor resolução possível.

Se os comentários com as insatisfações vierem nas publicações, direcione essas pessoas para a DM e peça que contem o que está acontecendo. É fundamental sempre se colocar à disposição para solucionar qualquer situação. Só assim a sua marca vai estabelecer uma relação de confiança com o público.

9. Conte histórias

Uma das principais ferramentas para aplicar e crescer o Instagram é o storytelling. Apesar do termo em inglês, o significado é bem simples: sua marca vai contar histórias que vão gerar identificação no público, utilizando a emoção como elemento principal para gerar o envolvimento necessário.

Essas narrativas precisam envolver sempre sua marca e o que você vende, especialmente colocando seus produtos como soluções para os problemas de personagens dessas histórias. É fundamental projetar a narrativa de maneira que seu seguidor se identifique e se sinta tocado, ou seja, engajado.

10. Use o Reels

O Reels é um formato obrigatório se você deseja saber como crescer no Instagram. Para você ter uma ideia, o número de usuários da rede social no Brasil cresceu 4,3% depois do lançamento do Reels. O que claramente não é uma coincidência precisa ser encarado como mais um entre os vários motivos para você explorar esse formato.

Entre as principais razões, vale destacar:

  • vídeos têm maior apelo;
  • são materiais curtos, o que gera engajamento;
  • os Reels, geralmente, são divertidos;
  • seus Reels podem aparecer no explorar, o que ajuda a captar novos seguidores;
  • Reels são bastante compartilhados.

11. Produza mais conteúdo relevante

Muitas marcas pecam em apostar na quantidade em vez da qualidade. Por mais que haja uma certa pressão em estar ativo o tempo todo e gerar conteúdo, pode ser um erro colocar no ar algo que não faça tanto sentido assim. Acredite: um vídeo, foto ou story que não é interessante pode causar o efeito reverso no seu seguidor.

Portanto, você precisa colocar o foco em produzir conteúdo realmente relevante, seja um material mais educativo, seja algo com um tom de humor. É fundamental que haja uma ideia bem estruturada por trás do que é publicado, sobretudo pensando nas interações que pode gerar. Opte por postar menos, mas sempre publicar um conteúdo que vai gerar engajamento.

12. Publique nas horas certas

Saber como crescer no Instagram é também uma tarefa que envolve entender os algoritmos da plataforma, um dos grandes desafios para criadores de conteúdo e gestores de redes sociais. Entre os detalhes técnicos que precisam ser conhecidos estão as faixas de dia e hora em que as publicações alcançam maior desempenho.

Nesses momentos, seus conteúdos têm maiores chances de serem visualizados por um alto número de pessoas. Automaticamente, isso também vai resultar em um volume de interações potencializadas. Segundo um estudo da Sprout Social, esses períodos são:

  • Domingo – Das 10h às 14h;
  • Segunda – Das 11h às 17h;
  • Terça – às 5h e das 9h às 18h;
  • Quarta – 5h e das 11h às 15h;
  • Quinta – 5h e das 11h às 15h;
  • Sexta – 5h e das 9h às 16h;
  • Sábado – Às 11h.

13. Atente-se às legendas

Um bom conteúdo não é suficiente! Por mais que pareça bastar, lembre-se de que se trata de uma publicação para as redes sociais. As legendas ajudam a contextualizar o que você está postando, complementar o que é visto nas imagens e transmitir de maneira ampla tudo que sua marca quis gerar no público.

Uma boa legenda é capaz de captar atenção e aumentar ainda mais o interesse de quem está consumindo o conteúdo. Quanto mais explicativa e conceitual for, melhor! Não se esqueça também que as legendas são recurso de acessibilidade a pessoas deficientes visuais. Conteúdos inclusivos fazem toda a diferença para alcançar a totalidade do seu público!

14. Use emojis

Emojis são parte da linguagem da internet e podem ser usados à vontade. Se sua marca abre espaço para esse tipo de comunicação mais flexível, não há nenhum problema em utilizá-los. O único cuidado que você precisa ter é com o excesso, uma vez que isso pode poluir visualmente a comunicação, sobretudo nas descrições de imagens.

Evite também que emojis substituam palavras. Eles devem ser um recurso de ilustração e reforço do significado do que você escreve. Pensando novamente na acessibilidade, emojis em vez de palavras podem dificultar o entendimento de quem usa assistentes de leitura por voz, uma vez que esses mecanismos não interpretam os emojis.

15. Faça parcerias

As parcerias são ótimas para trazer mais tráfego para as publicações que você faz nas redes sociais. Quando um parceiro cria conteúdo junto com sua marca, toda a audiência daquela pessoa vem para a publicação e pode se mostrar engajada com seu conteúdo. Esse é um ótimo ponto de partida para conquistar novos seguidores e clientes.

Atente-se apenas ao fato de que boas parcerias são aquelas feitas entre marcas e pessoas que dividem audiências do mesmo segmento. Do contrário, sua marca pode não colher nada de positivo dessas ações.

16. Aposte no marketing de influência

Fechamos nossa lista de dicas sobre como crescer no Instagram recomendando que você invista em uma estratégia de marketing de influência. Os criadores de conteúdo e influenciadores são capazes de promover sua marca para pessoas que estão dentro do seu público-alvo, o que gera grandes chances de engajamento e mais vendas.

Na hora de fechar com um novo influenciador, avalie bem os resultados que essas pessoas conquistam a nível de engajamento nos posts. Isso vale muito mais do que número de likes e seguidores. Certifique-se também de que essa pessoa escolhida se comunica exatamente com o público da sua marca.

Não tem mistério na hora de saber como crescer no Instagram. Algumas estratégias são básicas e você precisa segui-las com paciência, foco no resultado e monitoramento de métricas e indicadores. Os retornos positivos chegam com um pouco de paciência e muito trabalho.

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Por Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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