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Como usar o IGTV: a nova geração de vídeos do Instagram

Como usar o igtv

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Você sabe o que é e como usar o IGTV do Instagram? A ferramenta, que agora se chama Instagram TV, permite a publicação de vídeos mais longos. Entenda como esse recurso pode ser útil para a estratégia de marketing da sua loja virtual.

Ao longo do tempo, o Instagram lançou algumas funcionalidades parecidas com as de outras redes sociais. É o caso do Story, que lembra o Snapchat, do Reels, idêntico ao TikTok, e do próprio IGTV, bastante similar ao YouTube. Contando com o Feed, a rede social oferece quatro canais para criar conteúdo.

O IGTV, em específico, foi criado em 2018, de olho em uma forte tendência que perdura até os dias de hoje: o consumo de vídeos online. Em 2019, por exemplo, mais de 70% da população consumia esse tipo de conteúdo.

E, de acordo com especialistas, os próximos anos devem ficar marcados pelo consumo ainda maior de vídeos online, inclusive por empresas de diferentes portes, visto que o formato tem um grande alcance na internet e está se tornando essencial para atrair clientes.

No entanto, em 2021, o IGTV foi descontinuado, dando lugar ao Instagram TV — uma ferramenta praticamente igual à anterior, com a mesma finalidade e apenas algumas características diferentes. Por esse motivo, ainda é chamada de IGTV por muitos usuários.

Quer saber como usar o IGTV na estratégia de marketing do seu negócio? Neste artigo, você vai ficar por dentro de tudo sobre o Instagram TV: o que é, quais as vantagens e como fazer uma publicação. Acompanhe a leitura!

O que é o IGTV do Instagram?

O Instagram TV, ou IGTV, é descrito pela rede social como um recurso “para pessoas visitarem no intuito de assistir vídeos”.

Basicamente, o recurso foi incorporado ao Feed, permitindo o upload de vídeos mais longos — diferentemente do Reels, os conteúdos podem ter até 60 minutos de duração. 

Mas, assim como acontece nas outras ferramentas do Instagram, os usuários podem curtir, comentar e compartilhar os vídeos com seus amigos e seguidores.

Por que usar o Instagram TV nas estratégias?

Ainda está em dúvida se deve ou não criar conteúdo para o Instagram TV? Confira abaixo porquê você deve começar a usar a ferramenta agora mesmo!

Vídeo é o melhor formato

Como mencionado, os vídeos online são uma forte tendência e a previsão é que se fortaleça ainda mais nos próximos anos.

Isso porque tanto o formato dinâmico quanto as diversas possibilidades de edição atraem os usuários. Além disso, para alguns usuários, é mais simples e prático consumir conteúdos nesse formato.

Portanto, para atrair mais consumidores para sua loja virtual e fidelizar os clientes que você já possui, é importante seguir essa tendência e adicionar vídeos mais longos à sua estratégia. 

Do contrário, você não acompanhará a forma como as pessoas se comunicam neste momento, correndo o risco de perder espaço para a concorrência.

Proximidade com a marca

O Instagram TV também é uma oportunidade para produzir conteúdos mais aprofundados e se aproximar do seu público.

Caso você tenha uma loja de roupas, fazer um vídeo mostrando detalhes das peças ou apresentando a nova coleção é uma ótima forma de colocar isso em prática.

Agora, se você vende produtos eletrônicos, a ferramenta é um excelente canal para você falar sobre as especificações dos aparelhos, assim como faria se a sua loja fosse física.

Assim, além de aproximar a marca dos clientes, também faz com que eles se sintam mais seguros para realizar compras maiores, já que os conteúdos são comprovadamente reais.

É possível criar um IGTV sem precisar de muitos equipamentos

Outra grande vantagem de produzir conteúdo para o Instagram TV é que você não precisa de equipamentos profissionais para gravar os vídeos, basta ter um smartphone.

O que realmente importa é oferecer um conteúdo de qualidade, que seja relevante, esclarecedor e atrativo para seus clientes.

Portanto, use os recursos que você tem no momento e, se sentir a necessidade e tiver essa possibilidade, invista em câmeras e outros equipamentos — que também poderão ser usados para outras ferramentas.

Você pode verificar este editor de vídeo gratuito. Ele tem uma maneira fácil de criar vídeos impressionantes, adicione legendas antes de fazer o upload para seu IGTV.

Se você tem uma loja de roupas, fazer um vídeo mostrando detalhes das peças ou introduzir a nova coleção é uma ótima maneira de colocar isso em prática.

Você tem espaço para falar mais detalhadamente

Como o Instagram TV permite que você publique vídeos com até 60 minutos de duração, você tem mais liberdade para desenvolver um assunto, sem se preocupar tanto com o tempo.

O Reels, por exemplo, é uma ferramenta muito dinâmica, porém, não permite que você traga informações mais profundas sobre seus produtos, sua loja virtual, etc.

Então, nessas situações, o Instagram TV é a ferramenta perfeita. Além de trazer os detalhes dos seus produtos, você também pode usá-lo para falar sobre a história da sua marca, mostrar um pouco do dia a dia de trabalho, etc.

Como usar o IGTV do Instagram: passo a passo

Usar o IGTV é muito simples: basta ter o aplicativo do Instagram (Google Play | App Store) instalado no seu celular e, obviamente, um perfil para sua loja virtual.

Ao fazer o login, basta seguir os seguintes passos:

  • na tela inicial, clique no botão “+”, localizado canto superior direito;
  • na sua galeria, selecione um vídeo com mais de um minuto de duração;
  • em seguida, faça as edições que achar necessárias;
  • defina a capa do vídeo e a legenda;
  • clique para publicar e pronto!

Vale ressaltar que, diferentemente do Reels, os vídeos publicados no Instagram TV aparecem obrigatoriamente na grade do seu Feed. Isto é, você não tem a opção de ocultá-los.

Bem simples, né? Então, agora que você já sabe como usar o IGTV, não perca tempo e inclua agora mesmo o Instagram TV nas estratégias de marketing da sua loja virtual.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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