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Redes Sociais

Entenda sobre os influenciadores digitais e seu impacto nas decisões de consumo e no mercado

os influenciadores digitais e seu impacto nas decisões de consumo

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Influenciadores digitais trabalham na construção de uma vida perfeita e de terem acesso aos mais exclusivos produtos do mercado. Ter é mais importante do que ser.

Os influenciadores digitais estão dando o que falar, né? Afinal, eles estão em todo lugar, dominando o mercado de publicidade.

Se você entrar no seu Instagram agora, as chances de se deparar com uma publicação ou um story dessas personalidades são grandes.

Mas não é para menos, com a força que as plataformas digitais ganharam nos últimos anos!

E, com elas, era de se esperar que o marketing de influência se tornasse ainda mais presente no nosso dia a dia.

Por outro lado, alguns empreendedores ainda não sabem o que são os influenciadores digitais, e qual a verdadeira importância que eles carregam.

Com isso, também deixam de aproveitar as vantagens que uma campanha com essas personalidades pode trazer!

Que tal mudar isso?

Conheça mais sobre o que são esses influenciadores que tomaram conta da internet, e entenda, de uma vez por todas, o porquê de considerar uma parceria para o seu negócio.

Quem são os influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais, ou digital influencers, no inglês, são personalidades que se destacam nas plataformas virtuais.

Hoje em dia, os canais mais comuns onde encontramos essas pessoas são nas redes sociais, principalmente no Instagram.

Mas eles também podem estar em plataformas de vídeos ou blogs, por exemplo.

Além disso, a principal característica que define os influenciadores digitais é, de fato, a sua influência.

Por conta da sua posição, reconhecimento e prestígio, esses perfis são capazes de afetar o comportamento e decisões dos seus seguidores. Ou seja, as pessoas comuns que acompanham eles nas redes.

Quando falamos sobre os influenciadores, muitas pessoas logo associam os perfis a campanhas de publicidade e venda de produtos.

Claro, não está errado, pois essa é a principal atividade que essas personalidades fazem.

No entanto, anunciar produtos não é a única coisa que define os influenciadores digitais.

Isso porque eles podem atuar de outras maneiras também, como na mudança de estilo de vida.

Sabe aquele perfil de exercícios e comidas saudáveis que você acompanha para tentar emagrecer?

Então, essa pessoa também é uma digital influencer!

Ela não está necessariamente vendendo um produto, mas está influenciando os seguidores com um serviço ou um estilo que é imitado.

Por isso, é importante ter esse conceito definido, pois os influenciadores são pessoas que, como o nome diz, influenciam!

Pode ser para tomar uma decisão, fazer uma compra, adotar um hábito ou realizar uma ação.

Tamanho dos influenciadores digitais

Claro, a internet é medida, principalmente, pelo número de seguidores, e é isso que ajuda a definir as categorias dessas personalidades.

Em um primeiro momento, para medir o tamanho do perfil, existe um padrão de contagem, que segue a seguinte ordem:

  • Mega-influenciador: mais de 1 milhão de seguidores;
  • Macro-influenciador: entre 500 mil e 1 milhão de seguidores;
  • Influenciador: entre 100 mil e 500 mil seguidores;
  • Micro-influenciador: entre 10 mil e 100 mil seguidores;
  • Nano-influenciador: até 10 mil seguidores.

Por isso os influenciadores digitais podem existir em diversos tamanhos e alcances, tudo dependendo do seu perfil e construção de carreira.

Atributos de um influenciador

Por outro lado, é importante lembrar que nem só de seguidores vive o homem!

Isso significa que, apesar de ser um número importante, existem outras qualidades que ajudam a identificar os influenciadores na internet.

Em um primeiro momento, é importante considerar o seu alcance. Ou seja, quantas pessoas ele afeta.

Um perfil pode ter 100 mil seguidores, mas não chega a 100 curtidas em uma foto. Nesse caso, o alcance dele é péssimo, não é?

Por outro lado, uma personalidade pode ter só 5 mil seguidores, mas conseguir 5 mil visualizações!

Nesse caso, qual influenciador você contraria? Certamente com maior alcance.

Além disso, também é importante avaliar a relevância que esse perfil tem para o público, que está relacionado com o seu engajamento.

E, por fim, o que chamamos de ressonância, a capacidade de passar a mensagem e conseguir influenciar os seguidores do jeito pretendido.

Nesse caso, um bom influenciador digital precisa de muito mais que apenas seguidores para ser um perfil completo!

Como os influenciadores digitais surgiram?

Agora, conhecendo mais sobre os influenciadores digitais, é comum que algumas pessoas se perguntem como eles surgiram.

Essa resposta pode ser um pouco vaga, infelizmente.

Isso porque as personalidades de influência acompanharam o crescimento da internet, e nós sabemos que a rede passou a fazer parte da nossa vida gradativamente.

Quando percebemos, já estávamos imersos nesse universo!

Assim, não é possível determinar, exatamente, quando eles surgiram, mas podemos ter uma ideia.

Isso porque em meados de 2010 a plataforma YouTube passou a ganhar uma relevância considerável na internet.

A produção de vídeos se tornou um fenômeno, e cada vez mais pessoas ganhavam espaço com seus conteúdos.

É nesse contexto que começamos a ver os primeiros influenciadores, pessoas que postavam vídeos e começaram a afetar o cotidiano dos usuários.

Depois disso, a compra do Instagram pelo Facebook, em 2012, consolidou o surgimento dos digital influencers de vez.

Claro, essas personalidades nunca foram tão importantes como agora, principalmente com os contextos que vivemos.

A pandemia de coronavírus, em 2020, fez com que precisássemos ficar em casa, isolados do mundo, e muito mais conectados.

Com isso, a presença dos influenciadores se tornou massiva, e seguiu para o que conhecemos hoje.

Por que a opinião dos influenciadores digitais é considerada como importante?

Agora, você pode estar se perguntando por que a opinião dos influenciadores digitais é considerada tão importante.

Existem alguns motivos que podem ajudar a explicar isso.

Em primeiro lugar, os consumidores tendem a buscar a opinião de outras pessoas antes de fazer uma compra.

Dessa forma, eles podem ter mais certeza sobre fatores como qualidade, preço e custo-benefício.

Assim, evitam de fazer uma escolha que seja decepcionante depois, ou traga prejuízos.

Nesse caso, ver a opinião de alguém testando ou indicando o produto é algo que contribui para a formação de opinião.

No entanto, só isso não torna o posicionamento dos influenciadores digitais tão importante.

Afinal, perfis de reviews, por exemplo, existem em vários lugares.

E é aqui que entra outro fator fundamental.

Os influenciadores passam uma vibe mais acessível ao usuário. Ele não é uma celebridade, ou um técnico inalcançável, mas sim uma pessoa do dia a dia.

São usuários que estão compartilhando suas rotinas com as pessoas, fazendo vídeos reais e se conectando com os seguidores.

Essa característica de acessibilidade torna a opinião dos influenciadores muito mais relevante, que faz com que as pessoas escutem o que eles dizem.

Se você está procurando um produto para comprar, quer a opinião de alguém que realmente usou para o mesmo propósito.

E, ao encontrar um influencer que passou pela mesma situação e está indicando o produto, você se sentirá mais inclinado a considerar aquela recomendação.

Claro, a opinião de outros consumidores sempre foi importante para o mercado. 

Agora, com a facilidade das redes sociais, esses posicionamentos passaram a ser feitos por pessoas reais, o que as tornam muito mais relevantes.

Os influenciadores digitais e seu impactos nas decisões de consumo

Os influenciadores digitais não apenas afetam o comportamento dos usuários, como também se tornaram vitais para as suas escolhas de compra. Podemos observar isso a partir dos seguintes dados:

Um estudo realizado pela pesquisadora Elizabeth Saad da USP, mostrou que 40% dos consumidores já compraram algum produto ou serviço impactados pelo trabalho de influenciadores digitais. Este mesmo estudo indicou que os influencers são a segunda maior fonte de informação para tomadas de decisões dos consumidores.

Dados do relatório Think With Google, voltado especificamente para o YouTube, mostram que 70% dos adolescentes afirmam se identificar mais com os influencers do que com celebridades “tradicionais”.

Além disso, 6 em 10 jovens afirmaram que seguiriam um conselho de compra do seu youtuber preferido.

Ou seja, os influenciadores digitais não apenas afetam o comportamento dos usuários, como também se tornaram vitais para as suas escolhas de compra.

Por que apostar na parceria com influenciadores digitais?

Agora que você já conhece o impacto dos influenciadores digitais na vida dos consumidores, já pode considerar fechar uma parceria para o seu negócio.

Por que?

Bem, existem alguns motivos para isso!

Antes de mais nada, os influenciadores se tornaram uma das melhores estratégias de marketing para as plataformas virtuais.

Eles se apresentam como pessoas reais para os seguidores, passam confiança, credibilidade e, claro, influência.

Dessa forma, se você quer que o seu público considere o seu produto, nada melhor do que ter uma parceria com opinião positiva sobre ele.

Além disso, os influenciadores digitais também são uma ótima maneira de expandir o seu alcance.

Os perfis possuem milhares de seguidores, além de engajamento orgânico, que são elementos fundamentais para qualquer campanha de divulgação na internet.

Assim, para ter uma estratégia de sucesso, contar com os influenciadores pode ser uma ideia interessante.

Ainda, é importante destacar que essas parcerias são mais acessíveis do que fechar negócio com perfis como celebridades, por exemplo.

Com os influencers, você pode ter a chance de divulgar seu negócio, ter um rosto real por trás da sua marca, tudo isso com um custo menor do que outras campanhas!

Claro, tudo depende do perfil que você escolher, mas, geralmente, esses benefícios são os que acompanham uma boa parceria.

Para a sua marca, apostar nessa alternativa pode ser vantajoso, ajuda a promover seus produtos e traz ainda mais credibilidade, tudo isso alcançando ainda mais pessoas.

Como escolher o influenciador digital ideal?

Conseguimos te convencer que fechar parceria com influenciadores digitais pode ser uma boa ideia? Ótimo!

Mas a dúvida seguinte é: como escolher o perfil ideal?

Existem dezenas de personalidades nas redes sociais dispostas a fazer uma parceria.

No entanto, você não deve selecionar qualquer perfil para montar uma campanha.

Isso porque existem alguns critérios que podem te ajudar a encontrar o melhor influenciador para a sua empresa.

A princípio, você deve considerar perfis que sejam do seu nicho. 

Afinal, é importante atingir o seu público-alvo, e fechar parceria com um influencer da sua área é fundamental para isso.

Por isso, procure perfis que falem sobre o seu segmento, ou estejam alinhados com o que você oferece.

Além disso, não podemos esquecer, considerar o número de seguidores também é importante.

Quanto maior o perfil, maior pode ser o seu engajamento. No entanto, o preço para fechar a parceria também é proporcional.

Nesse caso, faça um balanço do seu investimento e do que você quer alcançar com a campanha, para escolher o perfil que se encaixe nisso.

Finalmente, lembre-se de avaliar detalhes como o período da campanha, contrato e pagamentos.

Essas definições também podem influenciar no sucesso da sua abordagem, e é importante confirmar isso antes de escolher um perfil.

Ao seguir essas dicas, ficará mais fácil encontrar os influenciadores digitais perfeitos para o seu negócio, alcançando uma parceria de sucesso.

Como mensurar os resultados do trabalho?

Por fim, é essencial mensurar os resultados do trabalho da sua marca e do influencer contratado.

Para isso, existem algumas maneiras que facilitam a visualização desse retorno.

Em um primeiro momento, você pode pedir para que o perfil compartilhe suas métricas, como:

  • número de visualizações nas postagens;
  • número de interações;
  • se os seguidores responderam as publicações de forma positiva;
  • engajamento na rede.

As próprias plataformas oferecem esses resultados em forma de gráficos, o que ajuda, e muito, na avaliação da campanha.

Além disso, alguns indicadores da sua marca também permitem visualizar esse retorno.

Por exemplo, se o seu perfil recebeu mais visitas, ou se o produto anunciado teve um crescimento de vendas.

De modo geral, a recomendação é ter métricas concretas e buscar números sólidos para comparar os resultados.

Com isso, você poderá saber se a proposta foi bem-sucedida, e se os influenciadores digitais fizeram a diferença para a sua empresa!

Seja como for, essa é uma alternativa que vale a pena considerar. Afinal, é uma das estratégias mais utilizadas, atualmente, para vender na internet, especialmente em redes sociais como o Instagram.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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