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Copy para Instagram: o que é e como usar para melhorar as legendas dos seus posts!

Descubra tudo sobre copy para Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O que é copy para Instagram? O copy é o texto produzido a partir da técnica de escrita persuasiva com o objetivo de conversão. Ele conduz o leitor a realizar uma ação que é determinada de acordo com a estratégia de vendas.

Todos os dias recebemos mensagens assim: “não consigo vender online” ou então: “até hoje não consegui realizar uma venda”. Esse tipo de situação pode acontecer por vários motivos, e um deles é: o texto da sua divulgação não é bom. Escrever uma boa legenda de um post, ou uma boa descrição do produto não é apenas escrever direitinho. O seu texto precisa ser atraente para despertar o desejo do seu público. 

Além disso,o algoritmo do Instagram recompensa os conteúdos que foram massivamente compartilhados com ainda mais alcance. Ou seja: além de te ajudar a vender mais, um bom texto pode aumentar o seu engajamento no Instagram. E o segredo para fazer isso acontecer é o famoso Copywriting, conhecido também como Copy. Quer saber mais sobre como funciona? Acompanhe! 

O que é Copywriting?

Copywriting é uma técnica de escrita usada para convencer seu público a realizar alguma ação específica –  acessar um site, perfil ou realizar uma compra – utilizando métodos de escrita capazes de tornar sua oferta irresistível.

Ao contrário do que muita gente pensa, copywriting é uma técnica bem antiga: os materiais de copy encontraram seu primeiro grande espaço em 1886, nos Estados Unidos, com o envio de cartas de vendas. E até hoje é considerada uma peça chave para quem tem um perfil no Instagram e vende algum produto ou serviço. 

Você pode estar pensando agora: no Instagram tudo é muito mais visual, então porque eu preciso me preocupar tanto com a descrição do produto? Não é melhor ter boas fotos? Bom, ter boas fotos é muito importante. Mas vamos imaginar: se você quer divulgar um novo produto no perfil da sua loja no Instagram e posta só uma imagem, sem nenhuma descrição sobre o produto, você conseguiria vendê-lo com facilidade?

Provavelmente não, concorda? Então, é neste momento que as técnicas de escrever com persuasão ajudam. Planejar conteúdo requer atenção, principalmente quando o objetivo é atrair o seu público, gerar engajamento, despertar a conexão e, claro, vender.

É importante lembrar que o termo copywriter serve para denominar qualquer pessoa que escreve textos. Entretanto, no marketing digital essa expressão é usada para pessoas que escrevem textos focados em conversão. Ou seja, conteúdos que facilmente despertam a vontade do cliente de clicar no botão para comprar ou interagir com o seu conteúdo. 

Técnicas de copywriting nas legendas do Instagram 

Como já falamos, o Instagram é uma plataforma extremamente visual. Isso quer dizer que uma boa foto ou um bom vídeo pode chamar a atenção dos usuários, mas não é o suficiente para gerar conversões. Ou seja, não é o suficiente para gerar vendas para a sua loja. Sendo assim, uma boa legenda construída com uma mensagem clara e uma CTA (chamada para ação), pode ajudar a melhorar os seus resultados.

Uma boa legenda no Instagram leva a sua mensagem visual (foto ou vídeo) para um outro nível. Imagine só: você vende camisetas, e posta uma foto linda usando uma delas. Se você não explicar qual o tamanho, qual é o material, em quais ocasiões ela pode ser usada e como as pessoas podem comprar, provavelmente suas chances de venda vão diminuir muito. 

Copywriting nas descrições dos produtos

Como você já deve ter percebido, essa maneira de escrever de forma persuasiva pode ser utilizada em qualquer formato de peça de comunicação (post de redes sociais, descrição de produtos no site, mensagens no Whatsapp… e etc.). Mas como usar a técnica? Separamos alguns passos importantes para te ajudar. Confira! 

Conheça o seu público 

Já falamos disso aqui no Blog, inúmeras vezes. Mas é importante repetir: o primeiro passo para ter uma boa comunicação, é ter muito bem definido as pessoas com quem você quer falar. Ou seja: é fundamental ter a sua persona muito bem definida. 

Alguns pontos que você precisa ter bem claro: 

  • O que incomoda sua persona?
  • O que ela deseja, quais são os sonhos e como seu produto pode ajudá-lo a conquistá-los?
  • Como sua persona se comunica?
  • Em quais canais ela busca informação ou passa mais tempo online?

Se você tiver essas informações bem definidas e claras, você já terá o suficiente para começar! 

Tenha os objetivos bem definidos  

O que você deseja com o texto? Você deseja que ele convença a pessoa a comprar o seu produto? Que ela acesse o seu site? Que ela interaja com o seu post? Ou que ela comece a aprender sobre o seu nicho? Existem vários objetivos diferentes. Nem sempre o seu objetivo com um post será a venda direta. Por isso, é importante que você defina qual ação você quer que o usuário execute após ser impactado pelo seu conteúdo. 

Depois de definir qual é o objetivo, você deve listar as necessidades mais relevantes para a sua persona. Afinal, você deve apresentar as vantagens do seu produto de forma persuasiva. Então pense: qual é o melhor aspecto do seu produto? O que ele tem de especial? O que as pessoas ainda não sabem sobre ele? 

Também é importante saber o que as pessoas procuram quando estão em busca do seu produto. E você pode fazer isso de uma forma muito simples usando o Google. Basta ir na barra de pesquisa e colocar o nome do seu produto. Quando você fizer isso, o Google irá sugerir vários temas que são os mais pesquisados pelos usuários. Essa estratégia simples pode te render vários frutos. 

Uma outra maneira é pensar o que pode impedir uma pessoa de comprar o seu produto: o preço, valor do frete… Pense nessas objeções e em como você pode rebate-las. Escolha uma característica ou aspecto para chamar atenção no seu copy e, naturalmente, você vai acabar chamando a atenção do leitor também. 

Foque na especificidade do produto

Quanto mais específico você for na hora de escrever melhor será o seu resultado. O seu leitor precisa acreditar que aquele texto foi pensado e escrito para ele. Por exemplo, se você tem uma loja de camisetas e quer anunciá-la para São Paulo, o texto “Famosa loja de camisetas básicas chega a São Paulo” terá muito mais chances de impactar do que “Famosa loja de camisetas chega ao Brasil”, concorda? 

Maneira de usar copy no Instagram

Depois de ter definido a persona, os objetivos e ter entendido a importância de ser bem específico, podemos começar a parte prática. Existem infinitas formas de escrever bons copys para o Instagram. Nesse artigo, vamos mostrar algumas técnicas pra você poder começar a usar a partir de agora! Vamos lá! 

O início impactante  

A parte inicial do copy é a mais importante de todas. É aqui que você precisa prender a atenção do seu leitor nos primeiros segundos. Por isso, aposte em informações curiosas, dados e métricas sobre o nicho da persona, algo que surpreenda quem está lendo e que tenha poder de convencimento. 

Mostre que você é autoridade no assunto

Essa é uma das maneiras mais clássicas de chamar atenção do seu produto. Aqui você precisa mostrar que você é autoridade no seu nicho ou como o seu produto é melhor do que os do concorrente.

É importante ressaltar que para esse tipo de conteúdo funcionar ele precisa ser real e ser criado com honestidade. Caso contrário, você corre o risco de arruinar o trabalho de Marketing que vem construindo com o tempo em questão de segundos.

Usar frases como: “Feita com um dos melhores algodões do mundo”, ou com “Produto desenvolvido com tecnologia de ponta”… enfim, são alguns exemplos de frases usadas por quem quer mostrar autoridade no assunto. 

Aposte nas dores recorrentes 

Aqui vai ser super importante ter a persona bem definida. Lembra da lista de problemas e desejos da sua pessoa que falamos que você precisava ter? Pois é, ela vai te ajudar a criar vários conteúdos desse modelo.


Aqui os conteúdos estarão focados nas dores mais comuns de quem te acompanha. É também nesse momento que você pode aproveitar para dizer quais dessas dores o seu produto soluciona, deixando claro que ele funciona.

Apresente o seu produto

Uma das formas de chamar atenção pro seu texto é simplesmente apresentando o seu produto, reforçando a sua missão e a confiança das pessoas em relação a ele. 

Se você puder oferecer um bónus pode ser ainda melhor! Quem não ama comprar algo, e sentir que teve vantagens? Por isso, sempre que puder, destaque o(s) bônus do seu produto.  Isso ajuda a valorizar o que você está vendendo e gera um sentimento de reciprocidade com o seu cliente. 

Use os Gatilhos mentais 

Os gatilhos mentais são uma das ferramentas mais importantes para convencer o público a comprar um produto ou realizar determinada ação. No copywriting, eles são muito utilizados para ativar o interesse do leitor em algum aspecto específico. Os mais usados são:

  • escassez;
  • autoridade;
  • prova social;
  • comunidade;
  • reciprocidade;
  • crenças.

Se você deseja saber mais sobre os Gatilhos Mentais, clique aqui. 

Inclua sempre uma CTA no seu texto

O Instagram permite que seus usuários utilizem apenas um link clicável em seus perfis, e ele fica na bio. Então, você precisa direcionar as pessoas para esse link por meio de uma boa chamada para ação em seus posts.

A CTA (chamada para ação) mais utilizada nesse caso é a clássica “clique no link da bio”, ou alguma variação com esse mesmo sentido. Essa CTA diz claramente aos seus seguidores que eles devem ir ao seu perfil e acessar o link para completar uma ação.

Nesse sentido, você pode apostar em um agregador de links. Ele literalmente agrega vários links em apenas um e você coloca na biografia do seu Instagram e conecta todo o conteúdo do seu negócio com a audiência de uma das redes sociais mais acessadas do Brasil. Aqui no Bagy, oferecemos o bagy.bio, um agregador de links 100% gratuito e muito fácil de usar.

Existem também CTAs criativas que você pode incluir para criar engajamento com os seguidores e aumentar suas conversões: como perguntas que você pode fazer aos leitores, pedir para compartilhar o conteúdo, marcar amigos. 

E se você tem a sacolinha do Instagram, você pode incentivar o público a clicar na sua publicação para saber mais sobre seu produto e até finalizar a compra. ui

Qual o tamanho perfeito de uma legenda?

Não existe uma fórmula pronta. O tamanho da legenda depende do quanto a sua marca tem a dizer. Se você consegue dizer tudo que precisa em 2 frases, mantenha a legenda curta e não a prolongue sem necessidade. Mas, se você precisa escrever cinco parágrafos para contar uma história, então não a diminua para economizar espaço.

Em geral, no Instagram, a maioria das pessoas prefere menos texto. Eles estão na rede pelas fotos e vídeos, não para ler longos textos. Sendo assim, se você está começando, um parágrafo curto é o ideal. Em alguns casos, uma única frase de efeito já consegue engajar o seu público.

Mas o ideal é que você teste o que o seu público prefere. Aqui no Bagy, as nossas legendas longas geram um alto engajamento… então teste sempre o que faz sentido para a sua marca. 

Separe seu texto da legenda em parágrafos curtos

As legendas são importantes  para trazer contexto às suas publicações. Mas se a leitura não for fácil, as chances do seu público não chegar ao final do texto serão altas. 

Para ter um texto leve de ler, divida-o em parágrafos curtos e inclua um espaçamento extra entre eles, fazendo com o que o seu conteúdo se torne mais fácil de ser lido.

Utilize o tom de voz correto em suas legendas

Cada marca possui a sua própria personalidade, estilo e tom de voz. No Instagram você estará falando com um público específico e a sua legenda deve refletir isso. 

Por isso, mais uma vez é importante saber quem é a sua persona. Se você está falando com mulheres com idade entre 25 e 40 anos, a sua fala tem que se adaptar para que o seu conteúdo seja atraente para esse público.

O tom de voz adequado da marca gera mais conexão, e consequentemente mais engajamento.

O que você não deve fazer na descrição dos seus posts?

É claro que também existem alguns erros que podem comprometer a qualidade de seu texto. Separamos algumas dicas para ajudar você a não cometê-los:

Evite usar uma linguagem muito técnica.

Nas redes sociais, é importante que você seja natural,  e que você converse com o seu público como um amigo conversa quando recomenda algo;

Evite falar de você o tempo todo.

Gere interação com o consumidor, mostrando que você conhece e tem interesse nas dores dele; 

Não esqueça de revisar o texto.

Se você trabalha sozinho, ao finalizar o texto, dê um tempo (um dia, no mínimo) e depois releia para ver se tudo está coerente ou precisa de alguma mudança. Se preferir, peça para alguém ler, um novo olhar pode ajudar bastante a evitar erros de português;

Seja claro e objetivo.

Ser prolixo e ficar enrolando pode distrair o leitor, fazendo com que ele fuja do conteúdo antes de chegar no fim;

Não seja “mandão”.

Evite abusar dos verbos no imperativo para não comprometer sua imagem com o leitor e passar uma ideia de comunicação agressiva. 

Escrever uma boa legenda para os seus posts no Instagram pode demandar um esforço, mas tenha certeza que você será recompensado com um aumento no engajamento e no seu relacionamento com o público. E agora? você já se sente mais preparado para escrever textos mais persuasivos? 

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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