Instagram

Veja ideias criativas para usar na caixa de perguntas do Instagram

caixa de perguntas instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Entender todos os recursos das ferramentas que você utiliza é essencial para conseguir melhores resultados. E um exemplo é a caixa de perguntas no Instagram, mas nem todo mundo sabe como utilizar essa funcionalidade do jeito certo. Afinal, para que serve essa ferramenta? Qual é o momento certo de usar? E, mais importante, o que perguntar aos seus seguidores? Que tal entender exatamente o que fazer?

Independentemente do tamanho da sua loja, utilizar o Instagram para negócios é algo que você já coloca em prática, não é mesmo? Mas com tanta concorrência e consumidores mais exigentes, é preciso fazer mais para se diferenciar e criar uma conexão com o seu público, certo? Isso significa que cada recurso disponível nessa plataforma deve ser explorado, como a caixa de perguntas do Instagram.

A ideia é ter mais engajamento? Sem problemas, esse recurso pode ajudar bastante a sua loja no Instagram. Quer tirar informações sobre as preferências dos seus clientes? Tudo bem, essa funcionalidade vai resolver esse problema também. Ou o que você quer é reavaliar o seu estoque e entender quais são as peças preferidas dos consumidores? Isso também pode ser resolvido com esse recurso no Stories.

Mas quando você deve investir nessa estratégia? Como é possível fazer esses questionamentos? Dá muito trabalho ou é simples? E mais importante: quais são as perguntas mais relevantes que podem ser feitas ali? O que acha de conferir as respostas para todas essas dúvidas? Preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre a caixa de perguntas do Instagram e como potencializar esse recurso. Confira!

Para que serve a caixa de perguntas do Instagram?

Você sabia que, segundo informações do próprio Instagram, o recurso do Stories é utilizado diariamente por mais de 500 milhões de usuários? E quer saber de algo ainda mais relevante? Mais da metade dos usuários da rede social (58%), de acordo com dados da Omnicore Agency, se interessam mais por uma marca depois de assistirem um conteúdo bem produzido no Stories. Nada mal, certo?

Mas o que esses números têm a ver com a caixa de perguntas no Instagram? Tudo! Basicamente, é mais um recurso da plataforma com o foco em interação e no maior engajamento entre contas comerciais e consumidores em potencial. Mas não se trata apenas de conseguir mais visualizações na publicação ou fortalecer a sua marca na rede social, é também sobre entender mais sobre quem são os seus seguidores.

Com cada vez mais pessoas empreendendo no ambiente online, é inevitável que a concorrência aumente, não é mesmo? Sendo assim, a melhor alternativa para se diferenciar e conseguir bons resultados em vendas é conhecer e se aproximar dos consumidores, certo? A caixa de perguntas no Instagram, portanto, serve como um canal de contato para estreitar essa relação.

O objetivo é entender mais sobre as preferências, dificuldades, gostos e opiniões dos seus seguidores, clientes e consumidores em potencial. Será que os seus produtos mais vendidos realmente fazem sentido para esse público? E os métodos de pagamento atendem aos desejos desses indivíduos? Está na hora de investir em uma linha nova de roupas na sua loja?

Dúvidas como essas podem ser esclarecidas com uma simples pergunta utilizando o Stories no Instagram. Ou seja, ao mesmo tempo que você consegue ter um aumento no engajamento com os seus seguidores, eles também fornecem informações relevantes para que a sua loja consiga melhorar cada vez mais o serviço na busca para oferecer uma experiência realmente positiva para eles.

Quando usar a caixa de perguntas do instagram?

Como falamos acima, a caixa de perguntas no Instagram pode ser utilizada para os mais diferentes motivos. E é esse justamente o seu principal benefício, sendo uma ferramenta útil para empreendedores nos mais variados estágios dos seus negócios. Quem está começando e ainda quer entender mais sobre o seu público, por exemplo, pode fazer perguntas nesse sentido para ter mais informações relevantes.

Já um empreendedor que quer expandir o seu negócio para outros produtos, por exemplo, também pode utilizar a caixa de perguntas para validar algumas das suas principais ideias. Afinal, quer melhor teste de aceitação do que uma pergunta simples e direta para o público-alvo daquele item? E tudo isso de uma forma simples e muito prática para lojistas e também para os consumidores.

Uma pesquisa enviada por e-mail ainda pode ser muito eficiente, mas não é tão natural e orgânica quanto uma resposta ao Stories no Instagram. Com um toque já é possível enviar uma resposta em um canal que o consumidor utiliza regularmente. Mas a caixa de perguntas no Instagram também pode ser utilizada em casos mais simples, em que a ideia é apenas melhorar o serviço em geral.

Que tal um exemplo? Você percebeu que menos clientes têm comprado produtos que custam acima de R$ 200,00. Por que não entender o motivo para isso? A partir da caixa de perguntas, você consegue entender, por exemplo, se a falta do cartão de crédito como opção de pagamento é a causa. Ou será que é o frete elevado que acaba afastando os consumidores dos produtos dentro dessa faixa de preço?

Em resumo, qualquer lojista deve utilizar esse recurso em diferentes momentos do seu negócio. Quem está começando, quem quer expandir ou apenas quem quer melhorar a experiência dos seus clientes. A ferramenta é de interação, mas pode gerar muito mais do que isso para quem está em busca de uma diferenciação competitiva para vender cada vez mais.

O que perguntar? Confira 6 ideias do que colocar caixinha de perguntas do Instagram

Mas, afinal, quais conteúdos podem ser úteis na caixa de perguntas no Instagram? Para ajudar você a entender melhor como interagir com os seus seguidores, separamos algumas ideias que podem ajudar bastante. Confira!

1. Preferências de consumo

Uma das opções mais óbvias — mas também mais eficiente — é identificar mais respostas sobre as preferências de consumo dos clientes. Seja com uma pergunta mais simples, como quais são os produtos da sua loja que o seguidor mais gosta, seja ao buscar detalhes mais específicos sobre a jornada de compra, como as preferências de consumo em uma loja física ou em um e-commerce.

Ainda é possível utilizar esse campo para encontrar soluções mais específicas sobre novos itens que podem ser lançados, por exemplo. Por que não questionar os seus seguidores sobre itens que eles sentem estar faltando na sua loja? Isso pode ser um indicativo importante para avaliar a entrada de novos produtos no seu portfólio, validando ou não alguma ideia inicial, por exemplo.

A caixa de perguntas no Instagram também pode ser utilizada para ter mais detalhes sobre as suas estratégias de comunicação. Pergunte se ele prefere fazer o contato com a loja via WhatsApp, Instagram ou algum outro canal oficial. Essas respostas podem ajudar o empreendedor a estruturar um negócio mais sólido dentro das expectativas dos consumidores, o que potencializa as chances de sucesso.

2. Estilo de vida

Outra opção de foco a ser utilizado nas suas perguntas no Instagram é entender mais sobre o estilo de vida dos seus seguidores. Por mais que você já tenha alguma ideia de quais são os gostos e preferências, é sempre bom buscar por mais informações que possam enriquecer a experiência oferecida pela sua loja. A criação de uma nova linha de produtos ou até mesmo a identificação de períodos do ano mais oportunos para vender mais.

Para quem tem uma loja de roupas femininas, por exemplo, por que não descobrir se esse público se interessaria por artigos e acessórios voltados para a prática de atividades físicas? Em vez de entrar em contato com o fornecedor e lançar um produto sem ter uma ideia mínima sobre a sua aceitação, as perguntas podem ser um termômetro para avaliar se a ideia é boa ou não.

Ao mesmo tempo, respostas que fogem um pouco do que você esperava podem gerar uma série de novas oportunidades. Já imaginou se as plantas são presentes na rotina dos seus clientes? Por que não realizar parcerias com uma loja de plantas ou até mesmo criar uma linha mais sustentável? Enfim, são inúmeros caminhos que podem ser seguidos simplesmente ao entender mais sobre o estilo de vida dos seus seguidores.

3. Comportamento de compras

Além disso, também é muito importante se concentrar no momento da conversão, ou seja, o comportamento de compras dos seus seguidores. O que eles vão fazer na hora de comprar um produto da sua loja? Entender esse caminho pode ser essencial para fazer as mudanças necessárias no seu negócio e garantir que eles tenham sempre uma experiência positiva em contato com a sua marca.

Eles preferem fazer compras entrando em um site? Ou comprando via sacolinha do Instagram? Se a resposta for a segunda, por que não considerar investir na solução também? Já parou para pensar nos métodos de pagamento que a sua loja oferece? E como eles podem ser limitantes para os seguidores? Com uma pergunta no Instagram, você pode entender outras formas de pagamento relevantes para o seu público.

Na prática, entender mais sobre o comportamento de compras dos seus seguidores vai gerar insights relevantes para a sua loja como um todo. São dados que podem se transformar em estratégias que ajudem a conseguir mais conversões. Como os consumidores gostam de visualizar as roupas da sua loja? Com alguma modelo vestindo a peça ou preferem o item solto em um cabide? Qualquer detalhe pode fazer uma enorme diferença.

4. Feedbacks sobre a loja

Mais acima falamos sobre a importância dos feedbacks, não é mesmo? Por que não aproveitar esse canal direto para ter mais informações sobre o que os seus seguidores pensam sobre a sua loja como um todo? Seja uma avaliação sobre o site do seu e-commerce, seja um detalhe mais específico sobre os produtos que estão disponíveis no seu portfólio.

O objetivo é realmente conseguir informações mais detalhes sobre a opinião dos clientes sobre tudo o que envolve o seu negócio. Aqui, a intenção é ser direto ao ponto, com perguntas simples: “O que achou do novo método de pagamento disponível, o Pix?” ou algo como “Quais produtos da nova coleção você mais gostou?”. A partir dessas respostas, é possível avaliar melhor as suas estratégias implementadas.

5. Busque por interações

Outra opção que foi abordada ao longo deste conteúdo é a utilização da caixa de perguntas no Instagram na busca por mais interações. Faça perguntas mais simples e cotidianas que podem gerar mais interações. Sempre é algo válido, especialmente para ganhar mais engajamento, mas lembre-se de buscar por mais respostas do que apenas uma interação, ou seja, conseguir transformar a resposta em algo relevante para o seu negócio.

Muitas vezes uma resposta simples e sem muita relação com o seu negócio acaba se tornando uma ideia para um novo produto ou melhoria na loja. Em uma loja de roupas estampadas, por exemplo, perguntar sobre séries e filmes favoritos ou estilo musical de preferência pode gerar várias ideias de blusas fazendo referências aos conteúdos que foram indicados. Consequentemente, você já sabe que são itens com uma validação inicial.

6. Necessidades de aprendizagem

Existem algumas estratégias de Marketing de Conteúdo que podem ser muito úteis para a sua loja ter mais relevância no mercado, mas como saber o que o seu seguidor mais precisa? Como entender mais sobre como a expertise do seu negócio pode ajudar o seu consumidor? Outro caminho para explorar com as caixas de perguntas no Instagram é identificar quais são as necessidades de aprendizagem dos seus seguidores.

Além de ser uma forma de interagir, fortalecer a sua marca e se aproximar do consumidor, essa é uma estratégia importante para ganhar mais confiança do seu público. Afinal, por que comprar com outra loja que não seja aquela que me ajudou a tirar uma dúvida? Que me ajudou a resolver um problema? Mas você só vai conseguir fazer isso se fizer as perguntas certas e relacionadas com o seu negócio.

Para quem tem uma loja de plantas, por exemplo, esse caminho pode ser muito interessante. A ideia é identificar dificuldades dos seus seguidores no cuidado diário com as plantas. A partir dessas respostas, como problemas com manutenção da saúde das plantas, com posicionamento delas e a exposição ao sol, ou mesmo em relação ao tipo de planta ideal, você pode criar conteúdos específicos para sanar essas dúvidas.

Um vídeo mostrando os cuidados mais relevantes no formato de Reels, uma publicação em um blog com um passo a passo sobre como organizar as plantas ou até mesmo uma live com algum especialista para tirar mais dúvidas e ajudar os seguidores a comprarem as plantas certas para os locais certos. Todas essas ações são relativamente baratas e podem gerar resultados positivos no longo prazo, especialmente a fidelização.

Como fazer a caixa de perguntas no Instagram?

Agora que você já sabe quais perguntas fazer dentro desse recurso do Instagram, que tal colocar essas ideias em prática? Mas, antes, lembre-se que é essencial que as perguntas feitas façam sentido para os objetivos da sua loja e, é claro, o perfil dos seus seguidores. Não é porque a ideia foi listada aqui em cima que ela vai ser útil para o seu negócio. Dito isso, que tal conferir o passo a passo de como utilizar essa funcionalidade?

  • 1º passo: acesse a sua conta comercial do Instagram;
  • 2º passo: selecione o ícone de “+” no canto superior direito da sua tela;
  • 3º passo: escolha a opção “Story”;
  • 4º passo: defina qual vai ser a imagem publicada ao fundo, o ideal é que já esteja pronta, mas você também pode tirar uma foto;
  • 5º passo: clique no ícone com a figurinha no topo superior direito;
  • 6º passo: pronto, agora é só escolher qual tipo de pergunta vai fazer.

Depois de seguir esses passos, basta monitorar as respostas e entender como cada uma delas pode ser útil para a sua loja. A interação é sempre importante, mas é preciso focar também na utilidade desse engajamento. A melhor forma de fazer isso? Transformando as respostas dos seus seguidores em estratégias e ações que proporcionem uma melhor jornada de compra para os seus clientes.

Dentro de uma sociedade tão conectada, é inevitável que essas ferramentas não façam parte da rotina do seu negócio. Sim, a presença no Instagram é relevante, mas saber como explorar cada recurso da plataforma é ainda mais importante. A caixa de perguntas no Instagram, portanto, vai ajudar bastante a sua loja a se posicionar de forma cada vez melhor e mais precisa em um ambiente online tão competitivo.

A caixa de perguntas no Instagram, porém, é apenas um dos muitos recursos que você deve utilizar para potencializar a sua loja.

Quer um exemplo? Uma boa plataforma de e-commerce pode te ajudar a criar um site e colocar sua loja na internet. Por isso, é importante fazer uma boa escolha neste momento. A Bagy é uma ferramenta completa que já ajudou mais de 23 mil lojistas a venderem online. Não perca tempo!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Tenha um site pronto para sua loja vender!