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Aprenda como colocar produtos no Instagram de forma assertiva e expandir as suas vendas online

Aprenda como colocar produtos no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para ajudar quem vende online a aumentar suas vendas, o Instagram desenvolveu a sacolinha do Instagram, recurso que permite que lojas virtuais divulguem seus produtos. Aprenda a colocar produtos no Instagram e saiba como vender mais ativando o Instagram Shopping, incluindo um catálogo para sua loja virtual e divulgando seus produtos nos Stories!

Com as novas ferramentas que surgem nas redes sociais, ficou muito mais fácil vender pela internet. Mas afinal, você sabe quais são elas? Neste post você vai aprender como colocar produtos no Instagram utilizando da melhor forma os recursos que ele oferece, como Instagram Shopping. Vamos lá?

Como funciona o Instagram Shopping?

Se você já usa o Instagram, provavelmente em algum momento deve ter se deparado com publicações comerciais que apresentam um ícone de sacolinha de compras nas fotos, certo? Esse ícone faz parte do Instagram Shopping, um recurso que a rede social lançou ao perceber o potencial que a plataforma tinha de atrair lojistas e clientes. 

Quando o usuário clica na tag da sacolinha, são exibidas informações diversas sobre o produto, inclusive o preço. Clicando novamente nas informações, é possível seguir para uma outra página, com mais fotos do produto, como se fosse um catálogo só dele. Há ainda um botão para “ver no site”, que redireciona o cliente para concluir a compra no e-commerce.

Ou seja, o Instagram Shopping fez com que o Instagram deixasse de ser apenas uma plataforma para mostrar fotos bonitas do produto, se tornando uma verdadeira vitrine. Se você está passeando pelo feed e encontra algo que te interessa, com alguns cliques é possível ver mais fotos, saber mais informações do item (como tamanho, material, preço, etc.) e até comprar!

Em outras palavras, a sacolinha do Instagram dinamiza a compra e reduz os obstáculos do processo. Se antes uma cliente precisava procurar pelo site ou entrar em contato com a loja para saber mais sobre um produto pelo qual se interessou, agora ela tem autonomia para encontrar tudo isso sozinha, em poucos passos. Muito prático, não acha?

Quais os requisitos do Instagram Shopping?

Antes de colocar produtos no Instagram Shopping e aproveitar a praticidade do recurso para sua loja virtual, vale mencionar que existem alguns requisitos para que a sua conta possa ter a tag de sacolinha de compras também. Confira quais são:

Conta comercial

O primeiro passo é ter uma conta comercial no Instagram. Muita gente acaba usando contas pessoais para publicar seus produtos, o que não é uma boa prática se você pretende fazer o seu negócio crescer na plataforma. Isso porque o perfil comercial passa mais credibilidade para a empresa, sendo uma estratégia de branding também.

Felizmente, é possível alterar as configurações em mudar para um perfil comercial em poucos passos! Assim você consegue aproveitar todos os recursos que a rede social oferece para quem deseja vender por meio dela.

E-commerce vinculado

Outro requisito importante é ter uma loja online para o checkout, ou seja, a conclusão da venda. O Instagram brasileiro ainda não permite concluir a compra dentro do próprio aplicativo, por isso é preciso integrar o perfil com um e-commerce para que o catálogo possa ser exibido e para que clientes sejam redirecionados para o carrinho. Sem isso, não é possível utilizar o Instagram Shopping.

Produto físico

O Instagram Shopping é destinado a lojistas que vendem produtos físicos. Sendo assim, ele é ideal para lojas de roupas, calçados, eletrônicos, acessórios, restaurantes, etc. Em outras palavras, ele não serve para empresas e pessoas que vendem serviços por meio da internet.

Compatibilidade e conformidade

A empresa deve estar localizada em um mercado compatível com o Instagram Shopping, que felizmente está disponível aqui no Brasil! Além disso, vale a pena dar uma olhada nas políticas comerciais da plataforma, pois é preciso estar de acordo com elas também.

Qual a importância de adicionar produtos corretamente?

Adicionar produtos corretamente é fundamental para que o lojista possa aproveitar os principais benefícios que o Instagram oferece, que são:

  • Tráfego para o e-commerce: o Brasil é o terceiro país com mais usuários ativos no Instagram, dado que comprova o potencial da rede para atrair clientes para o seu site;
  • Visibilidade para os produtos: com uma estratégia de conteúdo como aliada, você pode programar seus posts pensando nos produtos que quer destacar ao longo da semana, adicionando a tag do Instagram Shopping para potencializar as chances de venda;
  • Transparência: nenhum cliente gosta de encontrar barreiras para saber o preço ou tamanho de uma peça de roupa que viu e gostou, certo? Adicionando corretamente os produtos por meio do Instagram Shopping você confere transparência a essas informações, deixando tudo mais organizado e facilitando a decisão de compra.

Como colocar produtos no Instagram?

Agora que você já sabe a importância de utilizar corretamente os recursos do Instagram para vender mais e melhor, que tal conferir algumas dicas para colocar isso em prática? Aqui elaboramos um passo a passo para te ajudar a cumprir com todas as etapas sem dor de cabeça! Confira:

Crie ou migre para um perfil profissional

O primeiro passo é ter uma conta comercial no Instagram. Se você já tem uma conta pessoa, basta ir em “Configurações” > “Conta” > “Adicionar nova conta profissional”. Mas, se você já tem uma página específica para divulgar seus produtos e precisa torná-la uma conta de empresa, vá em “Configurações” > “Conta” > “Mudar para conta profissional”.

Se você já tiver uma conta comercial no Facebook é possível integrar as duas plataformas e aproveitar as informações de catálogo cadastradas lá. Basta ir nas configurações do Facebook e adicionar os dados de login da sua conta do Instagram para que ela se torne automaticamente uma conta profissional.

Ative o recurso de compras

Depois de transformar seu perfil para profissional, o Instagram vai avaliar sua solicitação. Quando ela for aprovada, o próximo passo é ativar o recurso de compras. Para isso, basta ir nas configurações do próprio Instagram (“Negócios” > “Compras”) .

Disponibilize um catálogo

O próximo passo é colocar seus produtos em catálogo virtual, permitindo que os clientes vejam o que você tem para vender. Caso você já tenha uma conta comercial no Facebook, esse processo é mais simples. Você só precisa vincular sua conta do Instagram ao catálogo que já existe na outra rede social.

Por outro lado, caso você não tenha uma conta no Facebook, você vai precisar fazer um cadastro no Gerenciador de Negócios, uma ferramenta que concentra várias funcionalidades em um só lugar. Com ele, você poderá criar um catálogo manualmente ou importar os dados de outro site, como o seu e-commerce.

Utilize boas fotos

O Instagram é uma rede social muito visual. Sendo assim, para chamar a atenção dos clientes com seus produtos, é preciso investir em fotos de qualidade, com boa iluminação e que destacam detalhes do que você está vendendo. Capriche!

Forneça o máximo de informações

Para colocar produtos no Instagram de forma assertiva você não pode ter preguiça de preencher as informações do catálogo. Quanto mais dados você fornecer sobre o produto, menos barreira você cria para a decisão de compra. 

Por isso, inclua descrições detalhadas sobre o produto e preencha todos os campos necessários (nome, preço, URL, condição do produto). Adicione tudo que os clientes possivelmente vão querer saber antes de concluir a compra.

Como marcar produtos nos Stories do Instagram? 

Você sabia que as funcionalidades do Instagram Shopping não se limitam ao feed? Pois bem, você também pode inserir a tag de compras nos Stories, aumentando consideravelmente o poder de divulgação dos seus produtos.

Assim, quando você estiver promovendo um lançamento ou uma queima de estoque, por exemplo, é possível divulgar sequências de produtos de maneira a alcançar um número maior de seguidores. Isso porque, além de ter um alcance maior, o formato dos Stories combina muito com divulgações temporárias. 

Para isso, basta ir na figurinha “Produto” e escolher o item do seu catálogo que quer promover naquela publicação. Em seguida, basta posicionar a figurinha no lugar da tela em que você achar melhor.

Quando postar para ter mais engajamento?

Outra dica estratégica para vender bem no Instagram é identificar o melhor horário de postagem para ter mais engajamento. Se você está começando a vender pela plataforma agora, o ideal é fazer alguns testes, publicando em horários diferentes e observando em qual deles você obteve mais visualizações, curtidas e comentários.

Ou seja, não há um horário ideal para todas as lojas, porque isso depende bastante do perfil do público e seus hábitos na rede. Por exemplo, pode ser que o seu público acesse o Instagram preferencialmente no período da manhã, ou talvez você tenha um alcance maior publicando no final da tarde. 

O importante é observar o desempenho dos seus posts e identificar o que funciona melhor para a sua audiência.

E então, gostou das nossas dicas de como colocar produtos no Instagram? Acredite, fazer a sua loja virtual crescer na plataforma não é e não precisa ser difícil. Como vimos ao longo do artigo, o mais importante é ter uma conta comercial, criar um catálogo no Instagram Shopping e fornecer ao público o máximo de informações sobre o seu produto.

E se você quiser ter uma loja de sucesso na internet, conheça a Bagy! Nós somos uma ferramenta para criar sua loja online com uma plataforma completa, o que ajuda e muito nas vendas.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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