Vendas

Como fazer demonstração de produtos? Dicas para aumentar as vendas no seu e-commerce

Demonstração de produtos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

As lojas virtuais utilizam a técnica de demonstração de produtos para mostrar ao público como as mercadorias e serviços comercializados por elas podem impactar o dia a dia dos consumidores.

No comércio físico, se um cliente quiser saber como é um produto, basta que ele visite o estabelecimento, onde a compra será realizada, para que consiga avaliar a condição da mercadoria bem de perto. Na internet, isso não pode ser diferente! Por isso, as lojas online usam cada vez mais a estratégia de demonstração de produtos

Com ela, os negócios virtuais têm a oportunidade de utilizar maneiras criativas e inovadoras para levar até o público todos os detalhes dos seus produtos e serviços, mostrando como eles funcionam na prática. 

Seja em vídeo, imagens ou tutoriais, o que importa ao fazer uma demonstração de produtos não são as informações acerca das mercadorias apresentadas, mas sim como eles podem ser a solução certeira para desafios enfrentados pelos consumidores

Agindo dessa forma, é bem mais fácil para as lojas online aumentarem o interesse dos consumidores nos seus produtos, já que eles passam a compreender melhor porque faz mais sentido adquirir exatamente essa opção do que as demais oferecidas pela concorrência. 

Se você também quer aprender a utilizar essa técnica na jornada de prospecção dos clientes do seu negócio online, continue com a gente! Vamos ensinar como vender um produto pode ser um processo muito mais simples, tendo a técnica de demonstração ao seu lado. Confira!   

O que é uma demonstração de produtos e como funciona?

A demonstração de produtos é uma técnica de marketing usada por lojas virtuais ou físicas para apresentar suas mercadorias ao público. Muito mais do que somente falar das funcionalidades dos itens comercializados, essa é a oportunidade perfeita para levar até os consumidores os benefícios que eles só podem ter ao adquirir essas mercadorias.  

Muitos lojistas acreditam que essa estratégia serve apenas para a venda de produtos de ticket alto, mas, na verdade, até mercadorias mais simples podem ser apresentadas por meio dessa técnica.

Além de oferecer uma visão geral dos produtos aos clientes, a demonstração ainda é feita com o objetivo de destacar como as mercadorias podem ser usadas para solucionar desafios que os consumidores enfrentam no dia a dia. Ao fazer isso, as lojas conseguem reafirmar o valor da marca perante o público. 

Para exemplificar a aplicação dessa técnica, imaginemos uma loja de bebê online que vende roupas. Ao usar a demonstração de produtos, ela pode aproveitar dessa estratégia para, por exemplo, mostrar como as peças ficam bem ajustadas ao corpo das crianças ou ainda para sugerir itens que podem ser combinados para montar looks elegantes.

Por que a demonstração de produtos é essencial?

Sem dúvida, a principal vantagem de investir na estratégia de demonstração é a possibilidade que ela oferece aos comércios online de provarem para o público que seus produtos conseguem cumprir o que prometem.

Afinal, mesmo que o site do negócio possua informações bem detalhadas, materiais audiovisuais e comentários das experiências de outros consumidores com as mercadorias anunciadas, nada convence mais o público do que a possibilidade de conhecer o produto bem de perto, ainda que seja por meio de gravações digitais. 

Além disso, a demonstração é uma ferramenta indispensável para o processo de vendas. Em um mundo onde os consumidores estão cada vez mais conscientes acerca dos produtos consumidos, os negócios precisam estar preparados para mostrar os diferenciais do seu trabalho. Com isso, as chances de fazer uma venda são bem maiores.  

Quais são os tipos de demonstrações de produtos?

Como cada produto possui características específicas, seria muito estranho dizer que existe um modelo ideal de demonstração que deve ser aplicado por todos os tipos de negócios online. 

Nesse caso, o mais importante, na verdade, é que os vendedores tenham em mente o objetivo que os incentivaram a incluir essa estratégia dentro do plano de vendas do seu e-commerce. 

Já o jeito como a demonstração será realizada vai depender muito do tipo de produto anunciado. Mas, existem recursos que já são populares entre as lojas online e costumam ser usados com frequência para apresentar as mercadorias. A seguir, trouxemos alguns exemplos desses tipos de demonstrações para você. Conheça quais são!      

Fotos e vídeos de apresentação

Independente da plataforma digital onde a sua loja foi construída, é bem provável que ela suporte fotos e vídeos de apresentação das mercadorias. Essa é uma das ferramentas de marketing mais eficazes para fazer a demonstração de produtos, pois elas realmente podem colocar o público de frente ao estoque, ainda que de modo online.  

Diferente do que a maioria dos lojistas pensam, não é necessário realizar fotos e vídeos muito elaborados para chamar a atenção dos potenciais clientes. Pelo contrário, o interessante é criar um conteúdo audiovisual simples, claro e compreensível a qualquer pessoa, independente do grau de instrução dela. 

Além disso, é preciso ficar atento ao tamanho dos vídeos, porque o comum na internet é que os conteúdos audiovisuais tenham uma duração menor, possibilitando assim que sejam assistidos em qualquer dispositivo digital. Contudo, isso não deve impedir que as informações sobre os produtos sejam transmitidas de modo claro e completo. 

Infográficos informativos

Na hora de fazer a demonstração de produtos também é possível usar os infográficos informativos, que unem textos, recursos visuais e design em uma única peça gráfica, para explicar os diferenciais das mercadorias ao público. 

A vantagem de usar esse tipo de apresentação na loja virtual está no fato de que eles são muito atrativos, fáceis de compreender e podem ser compartilhados nas plataformas digitais com rapidez, aumentando o engajamento e o alcance da marca. 

Sem contar que não é necessário ser um especialista para criar os infográficos do seu negócio. Atualmente na internet existem muitas opções de sites que já possuem templates gratuitos e podem ser aproveitados para elaborar peças gráficas elegantes e explicativas que serão usadas no seu catálogo de produtos online.    

Imagens tutoriais 

As imagens tutoriais são outro tipo de demonstração de produto muito popular nas ações de marketing das lojas virtuais. Nesse modelo, o objetivo é apresentar o passo a passo de como as mercadorias podem ser usadas no dia a dia para solucionar desafios reais enfrentados pelos consumidores. 

Essa explicação pode ser feita por meio de uma sequência de imagens, em um infográfico ou por um vídeo. Independente do formato, todos servem para enfatizar a relevância do produto na prática.

Nas redes sociais, como o Instagram e o Tik Tok, onde os vídeos curtos são famosos, é comum que os tutoriais sejam usados para prender a atenção do público. Por exemplo, as lojas de roupas online costumam mostrar as peças das coleções sendo combinadas para montar um look para algum evento específico.  

Como fazer uma demonstração de produtos? Confira algumas dicas! 

Apesar de não existir um modelo ideal de como fazer a demonstração de produtos no seu negócio, existem detalhes que não podem faltar no desenvolvimento dessa estratégia para torná-la eficaz a ponto de atrair novas vendas para sua loja

Para que você não esqueça esses fatores, montamos uma lista com algumas dicas fundamentais que podem ser aplicadas na hora de montar a demonstração dos produtos do seu negócio, deixando-a ainda mais eficiente. Confira!

Contextualize o produto no dia a dia

Embora a demonstração de produtos seja realizada com o intuito de vender, não esqueça o fato de que ela pode ficar muito mais convincente se você apresenta as funcionalidades da mercadoria, mostrando como elas podem beneficiar os consumidores no cotidiano

Por essa razão, vale a pena aproveitar a demonstração para reafirmar o valor do seu produto. Para isso, faça um paralelo entre o que sua mercadoria oferece com as dores dos seus potenciais clientes. Dessa forma, eles compreenderam que essa é a solução que, às vezes, eles tanto procuravam no mercado.   

Foque nos benefícios e não nas funcionalidades

Ao falar do seu produto na demonstração, prefira enfatizar as funcionalidades como benefícios que sua mercadoria pode oferecer aos consumidores e não apenas como características desse objeto.  

Quando você constrói uma demonstração dessa maneira é mais fácil para o público entender como o produto se encaixa nos desafios que ele enfrenta no dia a dia, do que quando você apenas descreve o que é a mercadoria. 

Por exemplo, é melhor para uma loja de eletrônicos afirmar que o dispositivo comercializado por ela não trava ao ser manuseado com muitos aplicativos em execução, uma situação que muitos consumidores já enfrentaram, do que somente contar que ele tem boa usabilidade.    

Faça uma chamada para ação convincente

O marketing digital defende que o processo de vendas no e-commerce é formado por uma trajetória com etapas específicas, que vão desde o primeiro momento de contato com o potencial cliente até a transformação desse consumidor em comprador. 

Entre as partes dessa jornada do cliente existem as etapas de atenção e interesse, que são muito rápidas e correspondem ao momento exato em que o público alvo decide procurar mais informações sobre o produto, já com a intenção de adquiri-lo. 

Para motivar o consumidor a fazer essa transição, os lojistas podem usar a estratégia de CTA ou “Call to Action” (em português, “Chamadas para Ação”). Ela serve para apresentar a proposta de valor que um produto oferece e convidar o potencial cliente para tomar uma atitude diante da oferta

Ao final da demonstração de produtos, é interessante acrescentar um desses CTAs para motivar o visitante da sua loja a ir além da explicação. Você pode fazer propostas, por exemplo, para que ele adquira o produto, fazendo assim a experiência concreta, ou então para ler a opinião de outros consumidores que já testaram a mercadoria.    

Forneça todas as informações técnicas

Também é necessário que os consumidores encontrem com facilidade todas as informações técnicas acerca do seu produto ao ler a demonstração. Isso inclui dados como as dimensões, matérias-primas, processos de fabricação e outros detalhes que podem influenciar no desempenho da mercadoria

Com elas, os potenciais clientes podem analisar se esse produto atende a necessidade que eles têm e até mesmo comparar a sua oferta com a dos concorrentes. Ao inserir essas informações, não coloque somente as características, mas descreva cada uma delas para que qualquer consumidor possa entender o que cada fator representa.   

Crie imagens atraentes do produto

Ao adquirir uma mercadoria nas lojas físicas, os clientes têm a possibilidade de observar todos os detalhes dos produtos bem de perto. Como isso não é possível nos e-commerces, os negócios digitais precisam investir em vídeos e fotos que consigam cumprir essa função, permitindo que o cliente tenha uma experiência das mercadorias. 

Uma forma de utilizar esses recursos para destacar os potenciais dos seus produtos é elaborar fotos ou vídeos que coloquem as mercadorias em situações práticas que elas podem ser usadas. Desse modo, é mais fácil para o consumidor entender porque faz sentido adquirir sua mercadoria.  

Para uma loja que vende objetos de decoração, por exemplo, vale a pena criar conteúdos audiovisuais para as mídias sociais mostrando como os produtos podem se encaixar e melhorar a aparência de diferentes ambientes.   

Gostou das dicas? Aplique na sua loja e aguarde os resultados! 

Ao final deste artigo, a conclusão que podemos tirar é que não é possível gerar uma escalabilidade nas vendas do seu negócio sem investir antes em uma boa demonstração de produtos. Essa estratégia é essencial para reafirmar o valor da sua marca perante o público e mostrar os diferenciais que só as mercadorias da sua loja possui. 

Agora que você já sabe sobre essa importância e o passo a passo para montar essa técnica do jeito certo, que tal colocar esses aprendizados em prática no catálogo do seu negócio? Sem dúvida, o público se sentirá bem mais atraído pelas soluções que sua loja oferece! 

Se você ficou interessado nesse assunto, com certeza também vai gostar dos outros conteúdos publicados pela Bagy. Aqui estamos sempre prontos para ensinar como criar sua loja online, aumentar as vendas do seu negócio e investir em estratégias de marketing digital. Acompanhe nosso blog e aprenda com a gente!  

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.