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E-commerce

Catálogo de produtos online: aprenda a criar um para a sua loja virtual e alavancar suas vendas

Saiba tudo de catálogo de produtos online

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O catálogo de produtos online é a adaptação do modelo convencional — impresso — para o ambiente virtual. O objetivo é exibir os seus produtos de maneira acessível e bastante prática tanto para o seu público quanto para clientes em potencial.

A sua loja virtual já tem um catálogo de produtos online? Essa ferramenta é uma ótima estratégia de negócios, porque quando é bem-feita, encurta a distância entre a sua loja e o seu cliente com apenas um clique.

A presença online já deixou de ser uma alternativa e virou obrigação — principalmente para quem é lojista, já que pode aumentar ainda mais o alcance da marca. Por isso, conhecer as ferramentas disponíveis é essencial para conseguir ainda mais exposição e esse formato de divulgação é ótimo para isso. Neste post, falaremos um pouco mais sobre ele, as suas vantagens e como você pode fazer o seu. Acompanhe!

O que é um catálogo online?

O catálogo de produtos online é a adaptação de um catálogo convencional — impresso — para o ambiente virtual. O objetivo é exibir os seus produtos de maneira acessível e bastante prática. Geralmente, também é conhecido como catálogo digital ou virtual.

Essa versão foi pensada e desenvolvida para que o marketing de produtos de uma determinada loja fosse facilitado. Então, quando você cria o seu e o disponibiliza de maneira online, seus clientes conseguem acessá-lo de qualquer lugar do mundo e só precisam de uma conexão com a internet para isso.

Quais as vantagens em ter um catálogo online?

Existem diversas vantagens em ter um catálogo online, principalmente quando comparado ao catálogo tradicional e impresso. A seguir, confira algumas delas.

Alia sua loja ao mundo virtual

Com a transformação para o formato digital que estamos passando, as pessoas podem descobrir o seu negócio rapidamente, inclusive os seus produtos e as suas promoções, independentemente do lugar que elas estejam. Esse é um benefício que você não conseguiria com um catálogo impresso.

O catálogo online é uma maneira da sua loja estar onde os seus clientes estão. Por isso, pode fazer com que a sua loja se destaque muito mais no mundo virtual e chegue a lugares que não seria possível chegar de outra maneira.

Personaliza o conteúdo para cada perfil de cliente

Uma das maiores vantagens do catálogo online é que com ele você pode personalizar os itens incluídos de acordo com cada perfil das pessoas que compram com você. Essa é uma ótima estratégia caso a sua loja ofereça produtos para públicos diferentes.

Imagine que você tem uma loja de roupas que vende peças masculinas, femininas e infantis. Em vez de criar um único catálogo com todas as peças, você pode optar por disponibilizar um para cada público com os respectivos produtos. Pode até ser que dê um pouco mais de trabalho, mas a experiência de compra ficará muito mais dinâmica, já que não será preciso navegar por diversos itens até que o cliente encontre o que realmente quer comprar.

Aumenta as vendas

Como o catálogo pode ser atualizado sempre que você sentir necessidade, o seu público sempre verá as informações e as ofertas atuais. Essa exibição constante de novas opções pode se transformar em novas vendas — o que fará com que o ticket médio da sua loja aumente e continue crescendo.

A melhor parte é que você não vai precisar se preocupar com o envio de listas com os preços atualizados para os clientes ou atualizações dos novos produtos para o seu público. Isso porque eles sempre terão essas informações em mãos, já que você deixará o link bem visível em todos os seus canais de venda — o que nos leva à próxima vantagem.

Facilita a divulgação online

Um catálogo de produtos online facilita — e muito — a divulgação online do seu negócio. Isso porque você pode enviá-lo por e-mail marketing, deixar disponível no seu site ou divulgar nas suas redes sociais. Mas, para isso, será preciso criar uma boa estratégia.

Lembre-se de que os seus clientes são bombardeados com informações o dia inteiro e as que você enviar para eles devem ser relevantes e necessárias. Quando você posta em grupos do seu nicho, por exemplo, além de ter um alcance mais amplo consegue uma abordagem consistente.

Diminui os custos

Os custos de qualquer material impresso sempre serão mais altos do que os feitos de maneira digital. Se você perceber, muitas mídias mais tradicionais — como jornais e revistas — deixaram de circular como antigamente e se transformaram em canais 100% digitais.

Sem contar que o catálogo impresso pode ficar ultrapassado rapidamente e precisar ser re-impresso e distribuído novamente — o que acaba em ainda mais gastos. Então, quando você escolhe pela versão online dessa divulgação, economiza tempo e dinheiro.

Alcança mais clientes em potencial

Com a presença online mais forte que o catálogo digital pode oferecer para a sua marca, você consegue alcançar um público que converse diretamente com o seu negócio. E o melhor disso tudo é que essas pessoas terão uma tendência muito grande a se tornarem clientes da sua loja.

Isso significa que disponibilizar informações sobre os seus produtos nesse formato pode ajudar seu negócio a escalar com mais facilidade. Isso porque a comunicação alcançará muito mais pessoas do que um catálogo impresso conseguiria.

Como montar um catálogo online? Confira dicas essenciais

Agora que você já sabe o que é um catálogo online e as vantagens em ter um, chegou a hora de aprender como montar o seu. A seguir, reunimos algumas dicas que vão te ajudar nesse momento. Confira!

Pense na apresentação do catálogo

O primeiro passo para montar um catálogo de produtos online é pensar na apresentação dele. Antes mesmo de inserir as informações e as imagens dos produtos ou qualquer outra informação mais específica, é preciso planejar como esses dados aparecerão para o cliente. Para atrair mais visitantes e causar um impacto positivo, é preciso que o visual como um todo seja interessante.

Esse tipo de catálogo tem o potencial de atrair os consumidores que, por qualquer motivo que seja, não acessam o seu site e também chama a atenção dos clientes que você já tem. Por isso, ele deve ser um dos fatores essenciais para deixar todo o processo de vendas ainda mais fácil, além de intuitivo e mais organizado.

Lembre-se que todo o conteúdo inserido nele precisa conversar bem tanto com a identidade visual da sua marca quanto com o perfil do público. A partir daí fica mais fácil definir o formato do catálogo, assim como o seu tamanho e os produtos que serão postados nele. Assim, tudo ficará alinhado e oferecerá uma experiência de compra mais agradável para os seus clientes.

Separe os produtos por categorias

Depois de selecionar os produtos que farão parte do catálogo, uma boa ideia é criar categorias para eles. Elas funcionam de maneira semelhante as das lojas físicas, ou seja, é só imaginar que cada uma seja equivalente às prateleiras e os corredores onde os produtos ficam organizados e expostos. Em uma experiência de compra online, os clientes também preferem escolher os produtos dessa forma.

Essa categorização pode ser feita em forma de índice ou de menu. Tudo vai depender do formato que você escolheu para o formato do seu catálogo de produtos online. Você pode dividir os itens em:

  • tamanho;
  • estilo;
  • cor;
  • gênero;
  • classe;
  • ou qualquer outra divisão que o seu nicho permitir.

Com essa proposta, o seu catálogo ganhará muito mais visibilidade. Isso porque os clientes encontrarão o que procuram com muito mais facilidade e até poderão indicar a sua marca para quem esteja procurando pelos mesmos produtos.

Inclua fotos de qualidade

O design e a apresentação do catálogo da sua loja virtual são extremamente importantes para chamar a atenção dos clientes — como já dissemos anteriormente. Mas, de nada adianta contar com um layout dinâmico e bonito sem colocar fotos de qualidade que façam jus à sua mercadoria.

Aqui, é preciso que você tenha em mente que as imagens são essenciais para não só atrair o público como mantê-lo interessado. Isso acontece porque as fotos geram um primeiro impacto nos clientes antes mesmo que eles leiam qualquer outra informação que esteja presente no catálogo.

Então, a dica é utilizar fotos bem tiradas e com ótima resolução. Você pode criar um padrão de cenário para que a identidade da sua marca seja reconhecida de imediato e tirar fotos que sejam o mais próximo possível da realidade dos produtos. Aproveite para fotografar cada item em diferentes ângulos para proporcionar uma experiência visual ainda mais completa para o público.

Escreva descrições claras e completas com chamada para ação

Sobre as descrições de um catálogo online, você precisa lembrar que o espaço disponível é limitado e que, além disso, nem sempre o cliente estará com disposição para ler mais do que o necessário. Então, por mais que a sua vontade seja de escrever muitas informações sobre o produto, foque nas mais relevantes.

O necessário é informar os dados técnicos — como as medidas e o material que o item é feito —, o preço de cada item e colocar uma chamada para ação sempre que possível. Crie um texto que seja claro e curto que informe apenas aquilo que o cliente precise realmente saber. Você pode usar a sua experiência e conhecimento como base para criar a descrição ou se inspirar em outras lojas.

Tenha uma estratégia de distribuição e divulgação

Um passo tão importante quanto a criação do catálogo de produtos online é a criação da estratégia de divulgação e distribuição desse material. Se você não sabe nem por onde começar, as redes sociais podem ser ótimas aliadas nessa etapa. No Instagram, por exemplo, é possível inserir o link na bio do perfil da sua loja.

Já no Facebook, você pode fazer a divulgação no próprio feed da sua conta. Outra opção interessante é enviar o catálogo por e-mail para clientes cadastrados na sua newsletter. Você pode aproveitar essa oportunidade para mostrar ao seu público que a sua marca pode ser inovadora e que se importa em criar diversas possibilidades para deixar a experiência de compra ainda mais agradável.

Use plataformas para criar um catálogo profissional

Dois dos modelos de catálogo de produtos online mais comuns são os apresentados em landing page — uma página estática — ou em PDF. A criação deles, porém, não é tão simples porque é preciso ter algumas habilidades mais avançadas em design e programação.

No entanto, já existem algumas plataformas mais fáceis de usar que você pode aproveitar para fazer o seu catálogo com o mesmo nível de profissionalismo. A mais famosa delas é o Canva, que oferece diversos modelos editáveis em vários formatos diferentes. Outro bastante simples de usar é o Google Apresentações, que permite salvar o projeto final em PDF.

Existe também a possibilidade de criar o seu catálogo diretamente no Instagram com um post em formato de carrossel para cada categoria. Agora, se você quer elevar o nível ainda mais, pode aproveitar todas as funcionalidades de uma ferramenta profissional, como a Bagy.

Por que criar seu catálogo de produtos no Bagy?

Quando você escolhe criar o seu catálogo na Bagy, conta com todas as vantagens e os recursos de uma loja online com o melhor custo-benefício do mercado. Isso eleva o status da sua marca e passa ainda mais confiança e seriedade para o seu público.

Uma das maiores vantagens em utilizar essa plataforma é a segurança que ela oferece. No Bagy, todos os seus dados — e os dos seus clientes — estarão seguros. Além disso, oferece uma equipe de suporte que estará pronta para ajudar a qualquer momento que você precisar.

Outro ponto de destaque é a praticidade que ela oferece. O aplicativo é pensado para que você consiga acessar todas as informações da sua loja em um ambiente bastante intuitivo. Tudo é feito pelo celular e com ele você consegue exibir seus produtos, monitorar as suas vendas, controlar o registro de clientes e verificar se existe algum atendimento pendente.

Como se não bastasse, a Bagy ainda oferece duas funcionalidades extremamente relevantes para um lojista. A primeira delas é a integração com diversos marketplaces, ou seja, você poderá exibir — e vender — os seus produtos em grandes sites como Shopee e Mercado Livre.

A segunda funcionalidade é a tão desejada sacolinha do Instagram. Esse recurso permite que você crie uma etiqueta para os seus produtos nessa rede social com o preço de cada um deles. Além de facilitar ainda mais as suas vendas, você consegue ter uma comunicação mais direta com o seu público.

Viu só como é vantajoso ter um catálogo de produtos online?

É importante que você mantenha o seu sempre atualizado, já que essa atualização constante impacta positivamente nas vendas. Com a Bagy, essa tarefa pode ser feita de forma simples e bem prática. Aproveite e conheça a plataforma!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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