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Como fazer e-mail marketing? As melhores dicas e ferramentas para enviar e-mails

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Veja o que você irá encontrar neste artigo

O e-mail marketing é uma ferramenta capaz de proporcionar bons resultados às empresas. Com foco em criar um bom relacionamento com os clientes, ele também é um canal que possibilita a entrega das mensagens de maneira orgânica e eficaz. Entenda um pouco mais sobre essa estratégia de marketing e saiba como aplicá-la em sua empresa.

Dentre as estratégias de marketing digital para e-commerce existentes, uma se destaca bastante por chegar diretamente na caixa de entrada do usuário e, mais do que isso, não depender de algoritmos. No entanto, muitos negócios não sabem como fazer e-mail marketing da maneira correta – e é exatamente por isso que o nosso artigo de hoje vai tratar do assunto.

No marketing digital, criar uma relação com o cliente é muito importante, seja para promover conteúdos ou produtos. Diante disso, o e-mail marketing com certeza é a chave certa para o sucesso das suas vendas.

Tradicionalmente, o e-commerce é uma das áreas que melhor conseguem aproveitar as campanhas de marketing feitas por e-mail, porque falam diretamente com quem está do outro lado. Além disso, a mensagem pode ser pensada exclusivamente para a pessoa, personalizando, assim, o contato criado.

Em pesquisa realizada em julho de 2020 pela FBITS, 19% das lojas virtuais afirmaram que o e-mail marketing é o principal responsável por gerar entre 20% a 50% do faturamento do negócio. Ou seja, quando bem pensada, a ferramenta é promissora.

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre o e-mail marketing. Boa leitura!

O que é e-mail marketing?

Chama-se e-mail marketing toda campanha de marketing digital realizada através do e-mail. Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes, essa ferramenta tem um alto poder de gerar mais vendas e resultados para uma empresa.

Normalmente, essa ferramenta é utilizada para enviar conteúdos que estejam de acordo com o estágio de funil que a pessoa está. Com isso, cada mensagem é diferente da outra, entregando aquilo que alguém precisa e tem interesse em receber.

Contudo, é importante que você deixe explícito no e-mail que é possível a pessoa se descadastrar da lista. Dessa forma, você mostra respeito a quem está recebendo os seus e-mails e pode avaliar qual tipo de mensagem está dando certo ou não.

O que é funil de vendas?

Pelo fato do e-mail marketing ser fundamental para um trabalho de funil de vendas, nada mais justo do que explicar para você o que é isso.

Basicamente, o funil de vendas é todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento em que a pessoa se interessa por um serviço ou produto até a venda propriamente dita.

É no funil de vendas que a empresa vai acompanhar todo o trajeto do seu cliente, dando suporte a ele e tirando todas as dúvidas necessárias. Além disso, ele possui 3 etapas:

  1. Topo de funil: fase para que as pessoas conheçam a sua marca e descubram a necessidade de solucionar um problema que têm. Para um negócio online, o topo de funil serve para prospectar e qualificar o lead (cliente em potencial).
  2. Meio de funil: no meio de funil, uma empresa visa aumentar a sua relevância com o cliente, transformando o seu interesse em uma oportunidade de venda.
  3. Fundo de funil: depois do cliente ter entendido sobre o assunto e ter mostrado interesse no seu negócio, é hora de realizar a venda da forma mais atrativa possível.

Por que é e-mail marketing vale a pena?

De acordo com uma pesquisa feita pela Statista em 2021, 4,03 bilhões de pessoas usam o e-mail todos os dias. Fora isso, estima-se que esse número aumente para 4,48 bilhões até 2024.

Em se tratando de estratégia de marketing digital, o e-mail ainda é uma das maneiras mais eficazes e confiáveis de propagar a sua loja. Segundo o Content Marketing Institute (CMI), 87% dos comerciantes B2B (business to business) usam o e-mail como um canal de distribuição.

A seguir, nós separamos para você algumas vantagens que o e-mail marketing traz para um negócio digital. Confira!

Vantagens do e-mail marketing

Para entender de uma vez o porquê do e-mail marketing ter tanta relevância, listamos as principais vantagens que a ferramenta traz para as empresas:

  • Canal próprio: como comentamos no início deste artigo, o e-mail marketing só chega para as pessoas se assim elas quiserem. Logo, a estratégia se torna um canal próprio da empresa e conta com uma lista de contatos que é apenas dela.
  • Formato flexível: o e-mail criado pode ser de diferentes tipos e formatos, além de poder incluir imagens e infográficos junto ao texto. 
  • Grande alcance: quando se investe no e-mail marketing, um número grande de pessoas pode ser atingido, até mesmo aquelas que não estão presentes nas redes sociais.
  • Alcance previsível: os posts de redes sociais dependem muito de algoritmos para chegarem até o público-alvo. No entanto, com um e-mail marketing, é garantido que a mensagem chegue para a maioria das pessoas cadastradas na sua lista de contatos. 
  • Alto retorno financeiro: segundo um levantamento feito pela Litmus em 2019, a cada 1 dólar investido em e-mail marketing, a empresa recebe um retorno de aproximadamente 42 dólares. 

Como funciona o e-mail marketing?

A partir de um bom e-mail marketing, você consegue conversar diretamente com seus clientes e de maneira bem mais direta.

Quer saber como? Então veja em seguida as principais funcionalidades que a ferramenta apresenta:

Segmentação

Mesmo que sua lista de contatos seja uma só, é possível segmentá-la para que as mensagens sejam enviadas de acordo com o perfil de cada usuário. Dessa forma, você consegue atingir exatamente quem precisa, levando a mensagem que será do interesse daqueles usuários.

E sabe como isso funciona? Simples: você proporciona o preenchimento de um formulário para as pessoas e elas só vão se cadastrar nos conteúdos que acharem pertinente.

Inbound marketing

Lembra do funil de vendas? Pois então, o inbound marketing é uma das estratégias utilizadas para que ele funcione corretamente.

Em outras palavras, o e-mail marketing servirá como um meio de entrega de conteúdos estratégicos e relevantes para as pessoas, fazendo com que um lead ande até o fundo do funil e, consequentemente, efetue a compra do produto. 

Quais os tipos de e-mail?

Você pode criar diversos tipos de e-mails marketing para o seu público a partir de uma mesma ferramenta.

Conheça alguns:

Newsletters

Uma newsletter é um meio de comunicação que leva aos usuários conteúdos sobre um determinado tema. Enviados com uma periodicidade definida, ela é um dos formatos de maior sucesso dentro do e-mail marketing, pois assuntos que interessam os clientes podem ser aprofundados de maneira mais personalizada.

E-mail de boas-vindas

Assim que uma pessoa se cadastra em seu e-commerce, você pode enviar a ela um e-mail de boas-vindas, apresentando um pouco mais o seu negócio e promovendo outros canais que talvez sejam de seu interesse.

E-mails promocionais

Focados em conversão, os e-mails promocionais visam a venda de um determinado produto ou de propagar algum conteúdo produzido. Aqui, é importante alinhar a mensagem com a etapa em que o consumidor está dentro do funil.

E-mail sazonal

Enviados normalmente em datas comemorativas, como aniversário ou feriados, os e-mails sazonais surgem como uma estratégia para aumentar a satisfação do cliente, mostrando a ele a sua importância para a empresa.

E-mail para cliente inativo

Muitas vezes, uma pessoa que se cadastrou em seu negócio pode ficar um bom tempo inativo. Logo, para lembrá-lo de sua existência, você pode enviar um e-mail marketing com produtos do seu interesse ou cupons de desconto.

Como criar uma estratégia de e-mail marketing eficiente?

Para que sua campanha traga os resultados desejados, é importante que você saiba exatamente como fazer e-mail marketing.

Olha só o passo a passo que trouxemos!

Confira as regulamentações

Antes de tudo, é imprescindível que você leia o Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (CAPEM), um documento que compila todas as boas práticas do e-mail marketing.

Defina o objetivo da campanha

Para que sua campanha de e-mail marketing tenha o sucesso desejado, definir um objetivo é muito importante. Por isso, planeje-se!

Construa a sua lista de contatos

A lista de contatos para a qual você vai enviar os e-mails é um ativo valioso dentro da sua empresa. Contudo, ela só pode ser construída a partir do consentimento das pessoas, que pode ser através de formulários ou materiais gratuitos.

Criar essa lista de maneira orgânica é uma ótima maneira de potencializar o alcance do seu negócio, além de potencializar a captação dos seus leads e aumentar, assim, suas vendas.

Mas atenção: nada de comprar listas prontas, pois isso pode sujar a sua reputação e inviabilizar o uso da ferramenta.

Segmente sua lista

Para que as mensagens sejam enviadas de acordo com o interesse das pessoas, segmentar a sua lista é algo que precisa ser feito antes de criar qualquer conteúdo. Essa segmentação pode ser feita por localização, gênero, etapa do funil, etc.

Planeje a frequência de envio

Ninguém gosta de receber vários e-mails da mesma pessoa ou empresa num mesmo dia. Por isso, defina qual será a sua frequência de envio para não sobrecarregar seus assinantes.

Um ponto importante que não pode ser esquecido é o de colocar um botão de cancelamento, caso o usuário não deseje mais receber seus conteúdos.

Escolha o nome do remetente

O nome do remetente pode parecer apenas um detalhe, mas ele conta bastante na hora de um usuário abrir uma mensagem em sua caixa de entrada. Então, utilize o seu nome ou o de alguém importante da empresa para chamar a atenção do seu lead logo de cara.

Ofereça um conteúdo valioso para seu público

A relevância do conteúdo é fundamental para quem faz uso do e-mail marketing. Portanto, antes de enviar qualquer coisa, se coloque no lugar de quem irá receber a mensagem.

O que é importante para essa pessoa? O que ela vai ganhar ao ler o seu conteúdo? Mostre-se sempre empático e utilize uma linguagem simples e pessoal para conversar.

Escolha a ferramenta de envio

Para que uma campanha de e-mail obtenha sucesso, escolher a ferramenta ideal para o disparo das mensagens é essencial. Assim, além de enviar os e-mails às pessoas, você também pode gerir os resultados obtidos, analisando o que deu certo e o que precisa ser melhorado.

Existem várias ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado – e nós vamos conversar um pouquinho mais sobre elas mais pra frente.

Saiba quais métricas analisar

De nada adianta enviar um monte de e-mail às pessoas se você não acompanhar os resultados que eles estão trazendo ao seu negócio. Sendo assim, analise os indicadores das taxas de entrega, aberturas, cliques e conversões. Com essas informações você já tem uma base para medir os seus resultados.

Quais os erros a serem evitados?

Muitas pessoas resolvem fazer campanhas de e-mail marketing, mas não sabem exatamente como. Com isso, muitos erros são cometidos, o que pode prejudicar muito mais do que ajudar.

Veja abaixo alguns aspectos que precisam ser evitados.

Comprar listas de emails

Número 1 dos erros cometidos por quem não sabe como fazer e-mail marketing, comprar lista de e-mails não pode estar em cogitação para o seu negócio.

Além de possuir vários contatos inválidos e inexistentes, essas listas prontas também carregam mais uma grande questão: as pessoas que estão nela não autorizaram o recebimento de suas mensagens.

Então, não prejudique sua imagem.

Enviar com muita frequência

Um dos principais motivos de descadastro de e-mails marketing é o envio de mensagens com frequência alta. Pelo fato das pessoas não terem tempo de ler todos os e-mails que recebem, elas podem se sentir sobrecarregadas quando percebem que tem várias mensagens de um mesmo remetente.

Prometer uma coisa e entregar outra

Se você conseguiu mais um contato para a sua lista ao prometer algo a ele, não entregue outra coisa no lugar. Por isso, cumpra o combinado e envie apenas aquilo que ele autorizou e tem interesse em receber.

Usar “não responda” no remetente

Ao usar e-mails do tipo “naoresponda@dominio.com”, você acaba criando uma barreira de comunicação com o seu cliente – o que não é legal.

Portanto, seja amigável e interaja de forma positiva com o seu público, dando a ele uma possibilidade de entrar em contato com você, caso ele precise.

Melhores plataformas de e-mail marketing

Para que uma plataforma de e-mail marketing possa ser contratada de forma assertiva, você precisa verificar se ela tem os recursos necessários para que você execute as ações desejadas.

Sendo assim, observe se ela tem meios de qualificar seu lead ou se possui modelos de landing pages. Ademais, é muito importante que a plataforma também possa ser integrada com outros canais de comunicação, além de gerar relatórios ao final de cada campanha.

Confira a lista que preparamos com algumas opções de plataformas de e-mail marketing para você conhecer e usufruir.

Mailchimp  

Uma das ferramentas mais populares do mundo, o Mailchimp permite as seguintes funções:

  • Criação de listas;
  • Segmentação das listas criadas;
  • Disparos de e-mails marketing;
  • Templates prontos para montar o seu e-mail;
  • Geração de relatórios;
  • Integração com e-commerce.

RD Station  

A RD Station é a ferramenta de e-mail marketing mais completa do Brasil. Com ela, você tem acesso a:

  • Criação de fluxo de nutrição de leads;
  • Envio de e-mails;
  • Criação de landing pages;
  • Mensuração de resultados.

HubSpot

Assim como as outras ferramentas, o HubSpot também possui diferentes funcionalidades para suas campanhas, tais como:

  • Criar peças de e-mails atrativas sem a ajuda de um designer;
  • Integração ao CRM;
  • Acesso a dados relevantes do seu público-alvo.

Benchmark Email

O Benchmark Email é uma ferramenta voltada para pequenas e médias empresas e promete a criação de campanhas em até 15 minutos.

Com ele, você também pode:

  • Ter acesso a templates prontos e customizáveis;
  • Serviços de automação;
  • Monitoramento de campanhas.

Como mensurar os resultados do e-mail marketing?

Levando em conta que quase tudo pode ser mensurado, acompanhar alguns dados nas suas campanhas de e-mail é interessante.

Conheça algumas:

  • Capacidade de entrega: quantidade de e-mails que efetivamente chegou na caixa de entrada dos assinantes; 
  • Taxa de abertura: quantidade de pessoas que abriram a mensagem que você enviou; 
  • Taxa de cliques (CTR): todo e-mail possui um botão de ação e a taxa de cliques mensura a quantidade exata das pessoas que a executaram;
  • Taxa de conversão: taxa que calcula a quantidade de pessoas que abriram a mensagem, clicaram no link e efetuaram uma compra;
  • Taxa de descadastramento: porcentagem de pessoas que pediram para sair da sua lista de e-mails. Aqui, o ideal é que esse número não passe de 1%. 

Com os dados gerados por essas métricas, você já pode ter uma noção de como estão os resultados de suas campanhas e também melhorar alguns aspectos, caso sinta que é necessário.

Quando bem feito, o e-mail marketing pode ser um grande aliado do seu negócio, alavancando suas vendas e promovendo seus produtos ou serviços.

E como você já sabe tudo sobre como fazer e-mail marketing, chegou a hora de colocar seus conhecimentos em prática!

Faça o seu planejamento, crie a sua lista de contatos, envie as mensagens de acordo com as boas práticas, mensure seus resultados e otimize seus e-mails para que sejam cada vez melhores.

Com certeza essa é uma das melhores maneiras de divulgar sua marca, mas caso queira conhecer mais algumas, neste texto você pode conhecer outras 11 dicas para promover o seu negócio

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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