Marketing

O que você precisa saber para uma boa estratégia de marketing de produto no seu negócio

Aprenda tudo sobre marketing de produto

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Marketing de produto é uma das principais tendências do marketing. Esta estratégia ajuda a definir o posicionamento da marca relacionada a um novo produto e ao seu lançamento, sendo fundamental para construir uma estratégia de vendas mais eficiente. 

Para conseguir se destacar em um mercado tão competitivo, é preciso fazer muito mais do que apenas pensar em estratégias de marketing digital para e-commerce. É necessário analisar como é possível conectar as características do que você tem para vender com as necessidades dos consumidores. É preciso pensar, então, em como estruturar ações de marketing de produto.

Afinal, o consumidor nem sempre consegue identificar os benefícios de uma solução ou outra. Sendo assim, cabe ao lojista entender como pode promover melhor o que está em seu estoque para, dessa forma, conseguir vender cada vez mais. Mas o que pode ser feito para destacar os produtos da sua loja? Quais estratégias são as mais indicadas para conseguir promover o que você quer vender?

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e entender como o marketing de produto pode ajudar o seu negócio a conseguir mais clientes? Então continue a leitura deste artigo e saiba como essa estratégia pode ser um diferencial para o seu e-commerce. Confira!

O que é marketing de produto?

O marketing de produto nada mais é do que uma estratégia de comunicação com o principal objetivo de promover uma maior conexão entre os produtos de uma marca ou loja e os seus consumidores. A ideia é adotar algumas práticas internas e colocar ações externas em ação para comunicar as principais características e diferenciais de um determinado produto para a sua audiência.

Em resumo, é o trabalho do lojista em promover os seus produtos de forma ainda mais detalhada, garantindo que o público-alvo, de fato, compreenda quais são os seus benefícios ao comprá-lo. Ou seja, não é só um preço mais baixo ou uma qualidade maior, é saber destacar as características principais daquele item de acordo com a necessidade dos consumidores em potencial.

Qual a diferença entre marketing de produto e gestão de produtos?

Um cuidado muito importante é não confundir esse conceito com o de gestão de produtos. O último está relacionado ao aprimoramento e melhoria de um determinado produto, enquanto o marketing de produto está voltado para fazer a comunicação mais eficiente sobre o item. Por mais que não seja o caso deste artigo, são dois temas que precisam ser trabalhados em conjunto.

Qual a importância do marketing de produto?

Com tanta competitividade no mercado, não é simples se diferenciar dos demais competidores, não é mesmo? Afinal, todos podem oferecer preços mais em conta ou até mesmo um produto de qualidade similar. A grande diferença, então, pode ser na forma como um produto é divulgado e promovido. Ou seja, como uma loja consegue despertar o maior interesse naquele item.

Dessa forma, até mesmo os produtos mais simples e fáceis de serem encontrados nos mais diferentes locais, como plantas ou velas artesanais, podem ter um maior valor agregado a partir do marketing de produto. A divulgação se torna tão eficiente que o desejo por aquele item aumenta cada vez mais, garantindo melhores resultados para o seu e-commerce como um todo.

Quais os objetivos do marketing de produto?

O principal objetivo do marketing de produto é construir um relacionamento mais próximo entre o item a ser promovido e os seus consumidores em potencial. A ideia é criar uma conexão entre as duas partes e aumentar o interesse de um público-alvo específico sobre o que está sendo anunciado. Assim, a relação não se torna apenas momentânea, mas aumenta o interesse de estender a parceria.

Quando falamos em lojas que querem crescer a sua audiência, se torna uma ação essencial, já que a fidelização é um ponto muito importante. A venda pela venda é deixada de lado, enquanto o foco principal se volta para criação de uma relação mais duradoura, que não vai simplesmente acabar após a conversão. O cliente vai ficar tão encantado que voltará mais e mais vezes.

Qual o ciclo de vida de um produto?

Outro ponto importante que precisa ser observado é o ciclo de vida do produto e como o seu negócio deve acompanhar essas mudanças. Em resumo, o processo acontece da seguinte maneira.

Criação de um plano de lançamento: a partir do momento que a sua loja define que vai trabalhar com um produto, ele não pode ser lançado no mercado de qualquer maneira. Por isso, é preciso definir um planejamento sobre como o item vai ser lançado para os consumidores finais;

Produção do conteúdo: em seguida, é necessário criar os conteúdos que vão ser utilizados para conquistar e atrair os consumidores e conectá-los com os benefícios dos seus produtos;

Preparação da equipe: além dessa parte estratégica, a sua equipe também precisa se preparar, ou seja, entender mais sobre o produto em si e como a comunicação e as ações podem ser estruturadas para potencializar as suas vendas;

Lançamento do produto: agora chegou o momento de lançar o produto e apresentar os seus diferenciais para os consumidores em potencial. É preciso ter em mente que tudo o que foi definido no planejamento deve ser colocado em ação para que os resultados apareçam;

Monitoramento constante: depois que foi lançado, mesmo com os resultados positivos, ainda é preciso monitorar constantemente tudo o que está acontecendo, inclusive para entender o que pode ser aprimorado e o que já está funcionando. Ao final desse período, é preciso avaliar se o produto deve ou não seguir no seu estoque.

Como fazer marketing de produto na prática?

Mas, na prática, como o marketing de produto deve ser implementado? Confira os passos que você deve seguir para ter os resultados esperados.

Defina as personas

A primeira etapa é a mais importante: definir a sua persona. Afinal, a ideia por trás do marketing de produto é justamente conseguir conectar o item aos consumidores, não é mesmo? Como fazer isso sem saber quem está do outro lado ou mesmo o que deve ter maior destaque para convencer o cliente de que aquele item é, de fato, algo interessante para o que ele está procurando?

Por isso, entenda, antes de mais nada, qual é o público que você quer alcançar com esse produto e, consequentemente, quais são as soluções que a sua empresa pode oferecer para aumentar as chances de conversão.

Estude o mercado

Mas não basta conhecer o seu público, é preciso entender o mercado como um todo que está ao seu redor. Isso pode fazer a diferença na hora de entender se a mensagem adotada na comunicação, por exemplo, realmente vai fazer efeito ou não na hora de atrair o consumidor. O que os seus concorrentes estão fazendo para promoverem os seus produtos?

Entender o que está acontecendo com outros participantes do segmento é fundamental para saber o que funciona e o que não é tão efetivo, por exemplo. Isso pode ajudar bastante na hora de definir quais são os próximos passos da sua loja para aumentar as chances de vendas do produto. Quanto mais informações, maiores são as possibilidades de criar uma conexão entre produto e audiência.

Escolha o posicionamento de marca

Agora que você já tem todas as informações que precisa em mãos, fica muito mais fácil definir o posicionamento da marca. Qual vai ser o tom de voz? Quais vão ser os principais benefícios e diferenciais do produto? Por melhor que seja um item, é preciso analisar as melhores estratégias para que o item vendido pelo seu e-commerce realmente tenha mais chances de ser vendido.

O preço pode ser atrativo, mas será que vai ser o suficiente para que um consumidor indeciso finalize uma compra? Não seria melhor pensar em quais são os benefícios que já chamariam a atenção desse usuário? É exatamente isso que deve ser definido com o posicionamento da marca, aumentando as chances de que a mensagem, de fato, seja relevante para o consumidor.

Faça uma análise de dados precisa

Também é importante definir dados para serem analisados em relação ao produto. Quais são as métricas mais relevantes de serem acompanhadas e como elas vão ajudar você e a sua equipe a entenderem se o produto realmente está saindo como o esperado ou não? É preciso ter informações concretas para não ter maiores dores de cabeça sobre o assunto.

Um exemplo pode ser o interesse despertado sobre o produto nas redes sociais ou até mesmo o número de pedidos durante as primeiras semanas de lançamento. O mais importante é garantir que todos esses dados e informações sejam monitorados para aumentar as chances de entender o contexto como um todo do produto, o que vai permitir tomar as melhores decisões.

Evidencie o diferencial do seu produto

Lembra que mais acima falamos sobre a importância em entender quais são as características principais do produto que devem ser promovidas? É preciso evidenciar os diferenciais do seu produto. Sem isso, mesmo um preço mais em conta pode não ser o suficiente para conseguir uma venda. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes e a sua loja deve saber disso.

Mas repare que nada disso poderia ser feito se você não tivesse entendido lá atrás quais eram os pontos positivos e negativos do seu produto, não é mesmo? E até entender quais eram os diferenciais, de fato, relevantes para que o usuário tenha o maior interesse possível em finalizar a compra. O fundamental é ter a certeza de que o seu produto está realmente se destacando no mercado.

Determine os canais de divulgação

Outro ponto fundamental para que a sua estratégia de marketing de produto tenha bons resultados é a definição dos canais de divulgação. De que adianta fazer tudo certo até aqui se não está se comunicando com a audiência exata? Todo o esforço que foi feito pode ser desperdiçado somente por não usar os canais certos para construir uma relação mais próxima com os consumidores.

Será que a sua audiência prefere a comunicação pelo Instagram ou TikTok? E será que o WhatsApp pode ajudar a divulgar o seu produto? Esses canais são populares, mas não vão ser eficientes se a sua audiência não estiver ali. Por isso é essencial saber quem é a sua persona, como falamos acima, garantindo não só a relevância da mensagem, mas também o uso das plataformas certas.

Monitore os resultados

Mesmo que os números sejam bons em um momento inicial ou as vendas não tenham o retorno esperado, o monitoramento dos resultados é essencial. Fique sempre de olho no que está acontecendo para identificar, por exemplo, quais são as suas oportunidades de melhoria, as correções que devem ser feitas e até mesmo o momento de tirar aquele produto do seu estoque e reduzir o prejuízo.

Quanto mais próximo for o acompanhamento de todas essas informações, maiores são as chances de que qualquer situação (positiva ou negativa) seja percebida o mais rápido possível. Na prática, isso vai permitir que você aproveite oportunidades e evite o impacto negativo de eventuais ameaças. Mas não se esqueça: o monitoramento precisa acontecer sempre.

Exemplos de marketing de produto de sucesso

Um dos exemplos mais recentes de sucesso do marketing de produto é o Nubank. Quem imaginaria que um cartão de crédito poderia fazer tanto sucesso? Mas o uso de uma cor específica (e chamativa), o tom de voz adequado e a solução de uma demanda do consumidor fez com que o cartão se tornasse um sucesso. Com um trabalho eficiente, um item comum se diferenciou dos seus competidores.

Viu como as empresas podem explorar essa estratégia com sucesso? Utilizar o marketing de produto é essencial para que a sua loja consiga criar uma relação ainda mais próxima com o seu público e, consequentemente, aumente as chances de fechar mais negócios não apenas no curto prazo, já que a fidelização se torna um benefício desse propósito.

Mas o marketing de produto não é a única alternativa para que o seu negócio consiga se conectar com os consumidores e gerar mais vendas.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.