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Gestão

Planejamento estratégico: o que é e como fazer para a sua loja online

Aprenda como fazer planejamento estratégico

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O planejamento estratégico se trata da estruturação de uma empresa em prol do alcance de seus objetivos de desenvolvimento. Estruturar um para a sua loja online pode ser o que faltava para desenvolver seu negócio, vender mais e crescer no mercado.

Quem empreende na web sabe muito bem quais resultados deseja alcançar a nível de crescimento do negócio. O problema é que não basta ter esses objetivos se não há adequações e definições sobre como esses resultados serão alcançados. É o planejamento estratégico que vai definir os rumos certos para as conquistas desejadas.

Em uma era onde dados e informação estão à disposição de todos, abrir mão de definir uma estratégia de expansão e gestão é cometer um erro. Sem isso, sua empresa pode oscilar em resultados de vendas, deixar de atender o consumidor da maneira como ele deseja e, a longo prazo, não concretizar todo o potencial que o negócio tinha no início.

O melhor a se fazer é definir um planejamento estratégico e se manter fiel a ele. Neste post, mostramos em maior detalhes no que consiste essa ideia e como colocá-la em prática. Confira!

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é a estruturação que toda empresa deve fazer para garantir que seus objetivos sejam alcançados. Para isso, há determinações de metas, resultados a serem mantidos, padronização de processos, entre outras questões relevantes.

O objetivo principal do planejamento estratégico é garantir que toda tomada de decisão realizada pela empresa seja feita com base no que ela deseja conquistar. Assim, é possível evitar erros que afastem a empresa de seu planejamento e, além disso, há a certeza de que todo movimento de gestão vai levar a empresa para a direção certa.

Para que o planejamento estratégico aconteça e, em seguida, seja seguido, é fundamental determinar algumas questões. Entre as principais estão a utilização de recursos, a determinação e execução de processos padronizados e, principalmente, a análise dos resultados que o negócio está alcançando.

Se você iniciou uma loja online agora e no seu planejamento há a ideia de faturar R$ 15 mil por mês, é importante entender quais serão os caminhos para isso. Seu objetivo de faturamento precisa ser um ponto de partida para determinar o preço certo dos produtos, os descontos que você pode dar, o valor dos fretes, entre questões variadas.

Todo planejamento estratégico deve ser apoiado por objetivos bastante claros. Tudo que vem depois disso, ou seja, o trabalho de gestão e operação do negócio, precisa ser feito pensando nesses objetivos. Essa é a única maneira de ter uma empresa que segue o planejamento e, consequentemente, consegue alcançar os objetivos definidos.

Quais são os benefícios de um planejamento estratégico? 

O planejamento estratégico não pode ser visto como uma obrigação que toda loja online precisa ter para dar certo. Pensar assim soa como se você estivesse fazendo algo que não entende muito bem para que serve, apenas para seguir um manual de gestão e empreendedorismo.

Aqui, tudo que você precisa é entender as razões para ter um planejamento estratégico. Uma das melhores maneiras de alcançar essa compreensão é avaliar os benefícios que esse planejamento oferece para a empresa. Acredite: muitas coisas boas são conseguidas com essa definição de objetivos e com um trabalho moldado por eles.

A seguir, mostramos um pouco mais sobre os principais ganhos que sua loja online vai ter se mantiver um planejamento estratégico.

Organização

A organização sustenta uma empresa que tem bons resultados e que vai em busca de conquistar os objetivos definidos para ela. Pensando em uma loja online, sem organização não é possível:

  • manter o preço de produtos;
  • gerenciar seu estoque;
  • manter contato com o consumidor;
  • analisar os resultados de marketing e vendas;
  • enviar produtos no tempo certo.

Quando pensamos em planejamento estratégico, estamos sempre considerando que há algo a ser alcançado. Para que isso seja possível, é importante determinar como as coisas serão feitas, no caso do exemplo que demos, como o estoque vai ser controlado, como as compras serão enviadas, e assim por diante.

Portanto, a percepção imediata que podemos ter é que o planejamento pressupõe organização, ou seja, para executar o que se planeja, é importante ser fiel aos processos. O planejamento vai trazer, quase que naturalmente, a organização necessária para que a loja online funcione adequadamente e traga os resultados esperados.

Eficiência

Você pode ter uma loja online que venda ótimos produtos, com ótimos preços, que tenha um público fiel e, ainda assim, nada vai funcionar bem. Acredite: há muitas empresas se posicionando bem na web, com um bom trabalho de marketing, mas que não são capazes nem mesmo de despachar um produto dentro de um prazo mínimo.

Da mesma forma, lojas com grande potencial para dar certo não conseguem chegar a bons resultados simplesmente porque não dão lucro. É claro, essas coisas acontecem porque falta um planejamento estratégico. Afinal, se você não sabe exatamente onde quer chegar, é muito provável que a sua gestão não consiga executar nada bem

Planejamento não é só uma teoria, uma ideia. A intenção é que os termos que você define para estabilização e crescimento do negócio sejam realmente seguidos e colocados em prática. Quando isso é feito, sua empresa ganha eficiência, de uma ponta à outra. Tudo funciona bem, há faturamento e, ainda melhor, há lucro.

Produtividade

Um planejamento também deve contemplar nível de trabalho. Para chegar ao patamar mais alto que sua empresa pretende, é importante executar com eficiência e produtividade. Considerando que há muito para se fazer em uma loja online, principalmente se você trabalha sozinho, conseguir render bastante é fundamental no dia a dia.

A produtividade depende de bons processos, organização e estrutura de trabalho, ou seja, saber o que vai ser feito e entender como deve ser feito. Isso tudo é parte de um planejamento estratégico bem definido, deixando claro que os objetivos daquela empresa dependem também de um nível de trabalho qualificado.

Quanto menos você precisar pensar no que deve fazer e como essa demanda deve ser executada, maior será a sua produtividade na hora da tarefa. O planejamento estratégico considera isso e trata esse nível de organização como algo fundamental para ter alta produtividade na rotina de trabalho gerindo uma loja online.

Como fazer um planejamento estratégico para a sua loja online?

Fazer um planejamento estratégico é um trabalho realizado em etapas. Para executar de maneira adequada é importante fazer análises sobre seu negócio, projetar objetivos e, a partir disso, desenhar como será essa jornada até alcançá-los. Veja a seguir como desenvolver esse planejamento estratégico para sua loja online.

Analise o que a sua loja é atualmente

O que seu negócio é atualmente em relação ao mercado e a concorrência? O planejamento estratégico precisa levantar o que sua empresa tem no momento e, para isso, é importante avaliar questões como:

  • faturamento e lucro atual;
  • produtos que vende
  • público que atende;
  • concorrentes.

Com essa visão mais concreta sobre o contexto atual, projetar o futuro, de maneira organizada, vai ficar mais fácil. Entender os pontos fortes e pontos fracos da sua loja online no momento vai ser importante para detectar questões de melhoria e otimização, assim como a percepção do que já funciona muito bem.

Mapeie onde você quer chegar

A projeção do futuro é uma das questões mais importantes quando estamos trabalhando em um planejamento estratégico. Afinal, o que se deseja é estruturar ações e tomada de decisões que vão garantir à empresa desenvolvimento dentro do mercado e um faturamento potencializado. Então, é importante determinar onde se quer chegar.

Aqui, formalize o que você deseja para o futuro da sua empresa, o que não é necessariamente só uma questão de ganhos. Esses objetivos podem ser:

  • ser líder de mercado;
  • fazer um número X de vendas diárias;
  • ter o melhor produto de determinado segmento;
  • alcançar determinado valor de faturamento;
  • ter uma base de clientes mais ampla.

Esses objetivos vão definir como será o seu planejamento estratégico. Feito isso, todas as ações e formas de gerir a loja virtual serão devidamente adaptadas para que, de maneira estratégica, essas metas sejam alcançadas.

Crie um plano de ação para alcançar os resultados

Para que esses resultados sejam alcançados é fundamental determinar um plano de ação. Isso nada mais é do que a definição do que precisa ser feito para que, gradativamente, os objetivos estratégicos da empresa sejam alcançados. As ações, no entanto, devem ser orientadas de maneira correta para esses objetivos.

O plano de ações da empresa deve ser criado pensando em cada objetivo, com definições simples e objetivas sobre o que deve ser feito. Assim, a gestão da loja online vai saber como deve trabalhar diariamente para alcançar esses objetivos.

Analise as métricas alcançadas

Já ouviu falar que boas metas são aquelas que podem ser mensuradas? Essa é uma ideia muito falada no mundo dos negócios e faz todo sentido. Se você não consegue saber se está perto de alcançar determinada meta, como seguir trabalhando ou fazer ajustes nesses processos para, enfim, alcançar a meta desejada?

Portanto, todos os objetivos definidos no seu planejamento estratégico precisam ser facilmente analisados por meio dos resultados que a loja online conquista dia após dia. Assim, é mais fácil saber o quão perto ou longe sua empresa está destes objetivos. Analisar as métricas é essencial!

Viu como não é tão difícil assim pensar em planejamento estratégico? O importante é que você consiga analisar o status da sua empresa agora e tenha em mente onde quer chegar no futuro? Isso deve garantir uma estruturação que vai render objetivos sendo alcançados na sua loja online.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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