Empreendedorismo

Nicho de mercado: saiba o que é e como definir o seu

Nicho de mercado

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Nicho de mercado é um recorte de um segmento específico, no qual uma empresa está inserida. Saber qual é o setor de vendas que seu negócio atua pode facilitar no acesso dos seus clientes.

Você já se perguntou em qual nicho de mercado sua empresa está inserida? Essa definição pode ter uma influência positiva nas vendas da sua loja virtual. Com cada vez mais produtos e serviços sendo oferecidos na internet, ter conhecimento dos tipos de nicho de mercado é o primeiro passo para criar suas estratégias de marketing. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para auxiliar no seu entendimento e garantir que suas vendas sejam um sucesso. Acompanhe a leitura!

O que é nicho de mercado?

Um nicho de mercado é uma pequena parcela de um grande setor, que engloba um grupo reduzido de consumidores com necessidades e interesses específicos, normalmente distintos do segmento maior.

Devido a essa especificidade, é provável que não haja soluções de mercado para as dores do grupo menor. Portanto, explorar um nicho de mercado é uma grande oportunidade de criar novos negócios.

Para que você entenda melhor este conceito, confira abaixo alguns exemplos:

  • pães sem glúten representam um nicho de mercado da indústria de panificação;
  • calçados veganos representam um nicho de mercado da indústria de calçados;
  • roupas plus size representam um nicho de mercado da indústria de moda.

Vale ressaltar que, além do nicho ser parte de um todo maior, ele pode ser subdividido em diversas categorias.

O nicho de mochila de tênis para exercício, por exemplo, possui inúmeras especificações, como: tênis de corrida, tênis de caminhada, tênis para academia, tênis de impacto, etc.

Qual a diferença entre nicho de mercado e segmento de mercado?

Inicialmente é comum se confundir com esses conceitos, no entanto, eles possuem diferenças notórias e significativas. Basicamente, o segmento de mercado é um grande grupo de consumidores com necessidades e interesses similares. Já o nicho de mercado, conforme mencionado acima, é uma parcela deste grupo.

Ou seja, o nicho de mercado é um segmento dentro de um segmento principal. Para que você compreenda melhor, vamos a um exemplo:

No ramo alimentício, existe o segmento de mercado de restaurantes. Dentro deste grande segmento, existem vários nichos, como restaurantes japoneses, restaurantes italianos, fast-foods, deliveries, etc.

Quais os tipos de nicho de mercado?

Agora que você entende o que é um nicho de mercado, é hora de se aprofundar sobre os tipos de nichos existentes. Normalmente, divide-se em quatro grupos. São eles: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico. 

Segmentação demográfica 

A segmentação demográfica faz referência aos dados estatísticos sobre um grupo de consumidores, como:

  • gênero;
  • faixa etária;
  • renda;
  • formação acadêmica;
  • estado civil;
  • etnia;
  • localização. 

É relativamente simples ter acesso a essas informações por meio de ferramentas específicas, que você vai ver adiante.

Segmentação geográfica 

Já a segmentação de mercado geográfica, como o próprio nome indica, divide o mercado a partir de localizações. Embora seja uma estratégia básica, é muito eficiente, afinal, a localização do consumidor possibilita que você compreenda quais são suas necessidades, além de ser possível criar uma comunicação adequada para cada região.

Existem diversos tipos, mas o básico consiste na identificação dos usuários a partir de suas localizações, como bairro, cidade, estado e região. Porém, você também pode considerar as características da localização, como clima, divisão regional, densidade populacional, etc. 

Psicográfico 

Diferentemente das segmentação de mercado geográfica, a segmentação psicográfica se concentra nas características que fazem parte da essência da persona. Estas, geralmente variam entre atitudes, interesses, posicionamentos, valores, perfis, etc. 

Os melhores métodos para fazer uma segmentação psicográfica são: entrevistas, testes de público e pesquisas, para coleta e análise de dados psicográficos. 

Comportamental

Por fim, a segmentação de mercado comportamental é semelhante à psicográfica, porém tem como foco as reações específicas e a forma que os clientes passam pelo processo de compra e tomada de decisão. 

Entre os exemplos de segmentação comportamental, podemos destacar o modo como os consumidores agem, usam as soluções e interagem com a sua marca.

Para obter essas informações, é preciso observar os seguintes aspectos:

  • fidelidade
  • hábitos de compra;
  • benefícios buscados;
  • taxa de uso;
  • interação com sua marca.

Por que definir o nicho de mercado?

Definir seu nicho de mercado impacta seu negócio positivamente. Confira abaixo os principais benefícios.

Ações efetivas

Quando você sabe exatamente qual é o público que você quer atingir e a dor que você pretende solucionar por meio do seu produto ou serviço, as ações de marketing previstas em seu planejamento se tornam mais assertivas.

Isso porque você vai saber a melhor forma, o melhor período e o melhor lugar para se comunicar com seus clientes. 

Menos concorrência

Ao definir um nicho, quanto mais específico ele for, menor será a quantidade de concorrentes que você vai enfrentar e, consequentemente, menores serão os obstáculos pelo caminho.

Maior chance de fidelização

Quanto mais específico for o nicho de mercado que você atender, maiores serão as chances de fidelizar seus clientes. O pioneirismo é um grande fator de fidelização, portanto, busque dores não atendidas e proponha soluções inovadoras e eficientes para conquistar um público fiel.

Como definir seu nicho de mercado?

Está decidido a definir o nicho de mercado da sua loja virtual, mas não sabe como? Veja a seguir algumas dicas valiosas neste sentido.

Identifique um problema não solucionado

Seu principal foco deve ser identificar uma necessidade não atendida de um grupo de consumidores em específico, para a qual poucas ou nenhuma empresa tenha olhado.

Assim, será possível pensar e apresentar soluções, por meio de produtos ou serviços, que sejam eficientes e convertam.

Defina o mercado e o segmento em que deseja atuar

Antes de definir seu nicho nicho de mercado, comece pela definição do mercado e do segmento de atuação. Por exemplo:

  • mercado: cosméticos;
  • segmento: esmaltes para unhas;
  • nicho: esmaltes para unhas veganos e hipoalergenicos. 

Para chegar a essa conclusão, pesquise sobre as áreas de atuação. Assim, você terá a certeza de que sua escolha faz sentido.

Escolha algo que você goste ou conheça 

Embora seja tentador escolher seu nicho com base nos serviços mais buscados ou produtos mais vendidos, esses não devem ser os maiores critérios para sua decisão.

Optar por produtos que você usa e gosta ou serviços que você domina torna seu trabalho mais leve, além de trazer mais autoridade, autonomia e segurança.

Avalie sua capacidade orçamentária 

Após identificar um problema não solucionado, pensar em uma solução, definir seu mercado, segmento e nicho de atuação, é hora de avaliar a questão financeira.

Para isso, dois fatores devem ser observados: concorrência e demanda. De forma geral, esses pontos são proporcionais. Ou seja, quanto maior for a demanda, normalmente, maior a concorrência — e vice-versa.

Portanto, a melhor alternativa é encontrar um ponto de equilíbrio entre ambos. Isso significa que você deve optar por um nicho que possua uma quantidade considerável de consumidores, mas com uma concorrência não tão grande.

Analise a concorrência

O último passo para definir seu nicho de mercado é fazer uma análise de quem já está no mercado: a concorrência. 

Como o objetivo de escolher um nicho é oferecer soluções inovadoras, é importante saber quem oferece soluções diferentes das suas para o público que você deseja atingir.

Quais ferramentas ajudam a identificar o nicho de mercado?

Agora que você já sabe como definir seu nicho de mercado, confira algumas opções de ferramentas gratuitas que vão te ajudar nesse processo.

Planejador de palavras-chave do Google

O planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta do Google Adsense que permite que você consulte os termos de busca mais procurados no site de pesquisa e, assim, entenda como o consumidor de comportamento ao pesquisar online.

Por meio dela, é possível identificar se palavras-chaves em específico têm uma grande concorrência, além de receber sugestões de termos relacionados, mais específicos, que ajudam na definição do nicho.

Google Trends

Com o Google Trends, você identifica quais são as tendências de busca em todo o mundo ou, se preferir, filtradas por país.

Ao fazer uma busca por um termo em específico, a ferramenta disponibiliza o volume de pesquisas de acordo com a região, em períodos definidos por você. Assim, é possível notar quais são os assuntos que estão se tornando populares ao longo do tempo. Ou seja, você pode identificar se o seu nicho de interesse está ou não em alta. 

Ubersuggest

A ferramenta Ubersuggest é um planejador gratuito de palavras-chave. Além de dispor das mesmas funcionalidades do planejador do Google, mencionado acima, ela também apresenta quais são os principais resultados apontados para cada busca.

Assim, você pode verificar se já existe uma solução semelhante a que você pensou para sanar a dor do grupo reduzido de consumidores que deseja atender. Por meio dela, também é possível analisar alguns dados de sites concorrentes, como páginas mais acessadas e volume de visitas por mês.

Quora

Os fóruns online são uma ótima maneira de encontrar necessidades não atendidas, isso porque muitos consumidores que não encontram respostas recorrem a esses canais.

O Quora é um bom exemplo disso e também uma boa opção, visto que permite que os usuários façam suas perguntas e respondam às de outras pessoas.

Redes sociais

Por fim, as redes sociais oferecem um mundo de oportunidades para quem está em meio ao processo de definição de nicho de mercado, basta usá-las com sabedoria. Você pode, por exemplo, participar de grupos de Facebook sobre assuntos que você pensa em investir e ver o que as pessoas publicam para ter ideias de negócio.

Já o Twitter é uma boa rede para acompanhar o que os usuários estão falando sobre marcas que podem se tornar sua concorrentes. Por meio de uma reclamação, você pode acabar encontrando uma solução ou identificando uma necessidade a ser atendida.

No Instagram, seguir hashtags (#) relacionadas ao nicho de mercado que deseja ingressar é uma forma de entender o que é dito sobre ele, ao que ele está ligado e o que as pessoas pensam.

Além disso, uma dica válida para todas as redes sociais é ler os comentários das publicações de possíveis concorrentes, a fim de identificar novas oportunidades.

Quais as tendências de nicho de mercado?

Todos os anos surgem novas tendências de nicho de mercado. Por isso, é importante acompanhá-las de perto. Confira algumas das principais tendências para os dias de hoje.

Economia colaborativa

Alguns dos principais assuntos tratados atualmente são sustentabilidade e consumismo. Com isso, uma forte tendência vem se formando: a economia colaborativa.

Hoje em dia, em vez de comprar e acumular, as pessoas estão buscando gastar seu dinheiro com mais inteligência, o que não significa exatamente comprar algo material. De acordo com a PricewaterhouseCoopers, essa tendência deve movimentar em torno de US$ 335 bilhões em 2025.

Alguns exemplos de negócio que representam economia colaborativa são portais de caronas e sites de aluguel de itens.

Mercado saudável

A busca por saúde, bem-estar e qualidade de vida tem sido constante na sociedade em geral. Portanto, a tendência é que o mercado saudável cresça cada vez mais. Para se ter uma ideia, todos os anos este mercado movimenta em torno de US$ 35 milhões no Brasil. E, em todo o mundo, a expectativa de crescimento do setor é de 50%.

Produtos artesanais

Por fim, outra grande tendência de mercado são os produtos artesanais, o que está diretamente relacionado ao sentimento de exclusividade, à possibilidade de personalização e à qualidade diferenciada do produto.

A produção em larga escala continuará em alta, porém os itens artesanais vão se destacar cada vez mais. O mercado de cervejas artesanais, por exemplo, já movimenta mais de R$ 3 milhões anualmente. E, como ainda há poucos negócios ocupando este nicho de mercado em comparação à grande quantidades de indústrias existentes, esta tendência apresenta uma oportunidade de ingresso em uma área com menor concorrência.

Como dominar o seu nicho de mercado?

Após definir seu nicho de mercado, seu objetivo deve ser se tornar referência em sua área de atuação. Para isso, é preciso se manter atualizado sobre as novas tendências, estar próximo do seu público e construir uma boa reputação. 

Dessa forma, você vai ganhar notoriedade, se estabelecer, fidelizar seus clientes e, se essa for sua vontade, ter a possibilidade de escalar seu negócio.

Para compreender a fundo como dominar seu nicho de mercado, confira nosso conteúdo sobre como você pode se tornar uma autoridade no seu nicho de atuação.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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