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Vendas

Como vender um produto: entenda tudo sobre vendas online e para clientes difíceis

Aprenda como vender um produto

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para ter sucesso nas vendas online é preciso combinar as ferramentas certas com boas estratégias de marketing, mas o foco das suas ações deve ser a experiência do cliente. Não há como vender um produto sem conhecer e atender, de fato, as necessidades do seu público.

No fundo, no fundo, todos nós sabemos como vender um produto, mesmo quando não temos muitas ideias do que vender. Por trás das estratégias de marketing, dos anúncios e das técnicas de persuasão, o que encontramos nada mais é do que uma pessoa tentando convencer outra, algo que fazemos o tempo todo, não importa se estamos negociando um grande contrato comercial ou apenas decidindo o jantar do fim de semana.

A questão é que, salvo itens de primeira necessidade, os benefícios da escolha nem sempre são óbvios. É aí que entra o vendedor, cujo objetivo é demonstrar o valor da sua oferta ao cliente e motivá-lo a comprar.

Vender em lojas físicas comuns, simplesmente, pode até ser algo espontâneo, mas se pretende desenvolver essa prática de maneira profissional e torná-la um negócio consistente na internet, vai precisar de planejamento.

Para aumentar as chances de obter retorno e de ver a sua marca crescer no mercado, algumas questões precisam ser trabalhadas com cautela. Apresentamos elas na forma de 10 dicas para você começar a vender produtos na internet, partindo do zero. Veja!

Escolha um nicho de mercado

Um nicho é o pedacinho de um grande mercado. Mas não se engane com as palavras, esses pequenos segmentos podem gerar muita lucratividade. As vantagens de criar um empreendimento voltado para um público específico são muitas, mas a principal delas é a menor concorrência, principalmente na internet.

Em vez de, simplesmente, vender bebidas, por exemplo, você pode se tornar uma grande revendedora de cervejas exclusivas. Em vez de vender roupas, outro tema generalista, você pode criar uma loja focada em moda tribal, peças plus size ou camisetas geek, por exemplo:

Observe que quanto mais específico é o seu público, mais você se aproxima dele. A sua marca não só fornecerá produtos aos seus clientes, como também o fará se sentir parte de um grupo que compartilha preferências e uma identidade.

Conheça seu público

Tornar a sua comunicação mais pessoal e humana é uma das chaves para ter sucesso na internet. Para fazer isso, porém, é preciso conhecer o seu público a fundo. É provável que tenha uma boa noção do seu público-alvo, como localização, classe social e idade média dos seus atuais ou futuros clientes. Isso é ótimo, mas não o suficiente.

Para se aproximar, verdadeiramente, das pessoas, é preciso conhecer seus ideais, seus valores, assim como seus desejos e suas dores. Esse tipo de dado entra no que os profissionais de Marketing Digital definem como persona, uma representação, baseada em dados reais, do seu cliente ideal.

Defina a sua marca

Para sua comunicação funcionar, o seu negócio precisa de uma identidade. Não há como vender um produto de maneira engajada e consistente sem construir uma marca. As pessoas precisam saber quem você é, principalmente quando seu foco é estabelecer um diálogo mais próximo com a audiência.

Esse trabalho começa pela escolha do nome e pela elaboração da arte visual da empresa, algo que depende sim de criatividade, mas deve ser também estratégico.

Além do visual, a sua marca também precisa adotar um posicionamento, defender uma proposta, um ideal, que deve estar em sintonia com o seu público. Outro ponto importante é a linguagem, afinal, você precisa ser descoberta e compreendida pelos clientes.

Há um fenômeno muito interessante nos dias de hoje: marcas e clientes conversam como amigos. Voltamos à importância de humanizar suas ações de marketing, e é justamente na comunicação que esse conceito ganha força.

Faça um plano de negócios

“Quem nunca tem tempo para planejar, sempre precisa arranjar tempo (e dinheiro) para refazer”. Esse é um famoso jargão dos departamentos de marketing que ilustra muito bem a frequente frustração de vendedores e empresários que se arrependem de não ter se planejado melhor no início.

Pesquisar e avaliar um mercado antes de investir é fundamental, mas nem todo mundo se preocupa com isso. Vale destacar, inclusive, que esse planejamento não se resume ao negócio, mas se estende também à vida do empreendedor que, na maioria das vezes, vivencia uma transição entre a sua ocupação anterior e seu atual projeto.

Além de reduzir os riscos, o plano de negócios é um poderoso instrumento capaz de iluminar grandes oportunidades despercebidas. É, portanto, uma ferramenta que te ajuda a atuar de maneira mais profissional e faz com que a sua empresa cresça mais rápido.

Prepare seu estoque

Quando o assunto é vender produtos pela internet, muito pouco se fala sobre o armazenamento e gerenciamento de mercadorias. Há quem comece usando um cantinho da própria casa. Há quem precise de várias instalações para dar conta dos pedidos e honrar os prazos de entrega.

Quem está dando seus primeiros passos pode não saber exatamente o tamanho da sua demanda, mas, de qualquer maneira, é preciso estar pronto para crescer. Diferentemente do comércio físico, na internet, as ofertas, os anúncios e demais conteúdos ganham escala facilmente.

Lembre-se, porém, que além de cuidar da segurança, da estrutura e da gestão do estoque, você também deve escolher fornecedores confiáveis que garantam um fluxo saudável de mercadorias e que sejam capazes de lidar com períodos de alta procura, como datas comemorativas.

Planeje a logística

A logística é o grande desafio do e-commerce. Embora os Correios ofereçam opções simplificadas para lojistas, problemas são comuns e o preço do frete, muitas vezes, afasta o cliente. Por outro lado, o custo e a qualidade do serviço prestado por empresas privadas varia muito, e gerenciar várias transportadoras pode ser uma tarefa complicada e desgastante. Como se isso não bastasse, temos o público, na outra ponta, exigindo entregas cada vez mais rápidas e baratas.

Se quer saber como vender um produto na internet, precisa, primeiro, descobrir como transportá-lo para o endereço dos clientes de uma forma eficiente. Felizmente, hoje temos muitas alternativas para resolver esse dilema com maestria e surpreender os compradores.

Uma delas é a tecnologia. Plataformas de cotação e geração de fretes, como o Melhor Envio, centralizam toda a operação logística em um ambiente virtual. Dessa forma, é possível negociar com diferentes transportadoras de forma indireta (sem precisar conversar com várias empresas separadamente) e o custo dos fretes é reduzido. Vantagem para você e para o consumidor.

Calculadora de frete do Melhor Envio

Outra inovação importante é o fulfillment, uma estratégia de logística que se baseia em armazenar os produtos em localizações estratégicas que permitem envio mais rápido. No Brasil, o programa mais famoso dessa categoria é o Mercado Envios Full do Mercado Livre. Ao contratar o serviço, você terceiriza seu estoque e sua logística, deixando que o próprio marketplace cuide do armazenamento e da entrega dos produtos.

Escolha uma boa plataforma de e-commerce

Mesmo que venda produtos em grandes sites ou nas redes sociais, é extremamente recomendável investir em um espaço realmente seu na internet. Diferentemente do que muitos pensam, criar um e-commerce não precisa ser algo difícil ou caro, e nele você tem a oportunidade de adotar o visual da sua marca e gerenciar suas vendas com muito mais precisão.

Para você ter uma ideia, usando o aplicativo Bagy, por exemplo, você consegue criar uma loja virtual em apenas 15 minutos e ela já vem integrada ao Mercado Livre e ao Instagram. Você gerencia tudo pelo seu smartphone e não precisa entender nada de tecnologia para cuidar das suas vendas.

Tenha um plano de divulgação

Tal como um plano de negócios, o plano de divulgação é uma estratégia documentada na qual você deve esclarecer, passo a passo, as suas ações de comunicação. Existem muitas formas de tornar a sua marca conhecida na internet, mas, independentemente das ações que pretende fazer, é fundamental pensar no longo prazo.

Na internet, existem, basicamente, duas formas de fazer com que as pessoas encontrem seu site, suas redes sociais e suas ofertas. A primeira delas é criar anúncios, ou seja, pagar para que nossos conteúdos sejam exibidos em canais de publicidade, o que chamamos de tráfego pago.

A segunda forma é o que chamamos de tráfego orgânico, que são os acessos obtidos “naturalmente” por meio das buscas e compartilhamentos. A estratégia se resume a publicar conteúdos para atender as necessidades e interesses do público. Os resultados geralmente surgem no médio e longo prazo, entretanto, esse esforço não só contribui para o crescimento do número de acessos, como também fortalece a sua marca, tornando-a mais confiável e respeitada no mercado.

Quebre objeções de venda

Sabe quando você está prestes a fechar a venda e seu quase cliente te interrompe com aquele famoso “mas…”? É isso que chamamos de objeção de venda, quando uma dúvida, uma dificuldade ou uma insegurança faz com que o consumidor pense em desistir da compra:

  • “Gostei do produto, mas não sei se compro agora.”
  • “Essa marca é excelente, mas é muita cara!”
  • “O preço tá bom, mas talvez encontre outro mais barato no futuro.”
  • “O site é legal, mas tenho receio de comprar na internet.”
  • “Eu quero comprar, mas e se me arrepender depois?”
  • “Pretendo comprar, mas antes preciso falar com minha esposa/marido.”

Esse é um momento crucial para a sua venda, pois, se souber como lidar com esses questionamentos, você pode fazer um cliente na mesma hora. Observe que, em vários casos, o consumidor já se decidiu, ou seja, ele quer comprar, mas é necessário um “gatilho”, uma emoção, que o faça tomar a decisão e fechar a compra.

Seu trabalho, portanto, é identificar essas objeções ― você pode começar analisando as suas próprias experiências de negociação ― e, então, oferecer soluções para elas no seu processo de vendas. Em uma loja online, por exemplo, existem muitas formas de introduzir esses elementos, como selos de segurança, políticas de devolução e garantia, diferentes modalidades de pagamento ou desconto em compras à vista.

Outra dica é fazer remarketing, uma prática que consiste em entrar em contato com pessoas que abandonaram o carrinho ou que desistiram de comprar para tentar uma segunda negociação. Esse contato é geralmente feito por e-mail, mas você pode usar outros canais de comunicação se tiver esse dado de contato disponível.

Cuide do seu cliente

Philip Kotler, um dos mais importantes estudiosos do marketing moderno coleciona frases marcantes. Uma delas é esta: “Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.”

Ele não diz isso por acaso. Em sua mais famosa obra, o livro Administração de Marketing, suas pesquisas demonstraram que conquistar um novo cliente pode sair até 7 vezes mais caro do que melhorar o seu relacionamento com os atuais e continuar vendendo para eles.

Um dos maiores erros que podemos cometer ao vender um produto é, simplesmente, sumir após a compra. O seu cliente se sente enganado e pode nunca mais voltar a fazer negócios com você. Um bom vendedor precisa se manter atencioso após a compra, mantendo seus clientes por perto e se mostrando à disposição para dúvidas, suporte e, claro, mais compras.

Agora que você já sabe como vender um produto pela internet, chegou a hora de colocar as nossas dicas em prática criando sua própria loja virtual com a Bagy. Conheça mais sobre a nossa plataforma, todas nossas vantagens e venda seus produtos para pessoas de todos os cantos do Brasil!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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