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Como fotografar produtos para a sua loja virtual? Técnicas e dicas de valor

Como fotografar produtos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Se você pretende ter um e-commerce de sucesso, poucas coisas são tão importantes como fotografar produtos com estratégia e qualidade. Diferentemente do que muitos pensam, não é essencial investir em ambientes e equipamentos profissionais para realizar esse trabalho. É possível começar com recursos básicos e muita criatividade!

Até mesmo em e-commerces consolidados, adotar uma má estratégia de fotografia para anunciar os produtos pode ter um impacto significativo nas vendas. Já para quem está começando, uma boa foto pode ser aquilo que faltava para realizar a sua primeira venda no marketing digital!

A internet é um ambiente predominantemente visual e, se tratando de lojas online, as imagens são o que mais aproximam a experiência de consumo nos sites de uma visita a um estabelecimento tradicional.

É importante observar, porém, que uma foto não é apenas um elemento informativo na página de um produto. Elas são capazes de influenciar julgamentos e despertar emoções fortes no cliente, incentivando-o ou desestimulando-o a comprar.

Mas, afinal, como tirar boas fotos de produtos sem uma equipe ou um equipamento adequado? 

Neste artigo, vamos te ensinar como criar imagens de alta qualidade, mesmo para quem conta com recursos básicos, como um abajur e um celular, por exemplo. É tudo o que você precisa saber para começar a criar fotos belíssimas e encantar seus clientes na sua loja e nas redes sociais. Continue a leitura para conferir!

Qual o propósito da foto de um produto?

Ao entender o objetivo da fotografia, fica muito mais fácil produzi-la. E se tratando de fotografia de produtos, é importante termos em mente que a imagem deve transmitir uma mensagem, mesmo que o cliente não tenha acesso à descrição do produto.

Lembra da máxima “uma imagem vale mais que mil palavras”? Pois bem, podemos começar definindo as ideias e as emoções que gostaríamos de transmitir ao público e, depois, colocar tudo em uma lista. Você pode citar itens como se divertir, aumentar a autoestima, se sentir realizado, ter mais saúde e bem-estar etc.

Feito isso, o seu trabalho será descobrir elementos visuais que despertem essas sensações. Muitas vezes, o próprio produto já é capaz de causar esse tipo de impressão, mas existem nichos em que é importante trabalhar cenários e contextos.

Construir personas é uma ótima sugestão para descobrir necessidades e desejos da sua audiência e aumentar as chances de gerar conexão com essas pessoas.

É claro que existe uma grande diferença entre fotografar produtos de tecnologia e peças de vestuário, por exemplo. Você também deve levar em conta as práticas do seu mercado. Entretanto, para todos eles é fundamental tirar fotos de qualidade, algo que não se resume à resolução.

O que é uma boa fotografia?

Definir o que é uma boa foto pode ser algo relativo, principalmente quando o intuito é despertar pensamentos e emoções. Entretanto, se tratando da criação de fotografias comerciais para lojas virtuais, também precisamos levar em conta alguns fatores técnicos, como:

  • resolução: é importante que a foto seja nítida (tanto em tamanho normal, quanto ampliado), mas isso não significa que ela deva ser enorme, até porque isso pode comprometer a velocidade de carregamento do seu site;
  • luz: o ideal é que a visibilidade do produto seja equivalente à sua exposição em um local aberto com luz natural, de modo que todos os seus elementos ou componentes fiquem visíveis;
  • ângulos: é extremamente recomendável tirar várias fotos em ângulos diferentes, mas a principal, exibida primeiro e nos anúncios, deve valorizar o atributo que é mais procurado ou que mais toca o seu cliente;
  • enquadramento: no caso de fotos com cenários ou texturas no plano de fundo, é preciso garantir que o produto esteja pleno destaque, sem riscos de que outros elementos ao seu redor roubem a atenção do usuário;
  • escala: em produtos cujas dimensões não são muito esclarecidas, é importante criar uma noção de escala, como posicionar o produto ao lado de um objeto conhecido ou sendo utilizado por uma pessoa.

Além dos aspectos técnicos, tenha em mente que uma boa foto sempre tem uma boa estratégia por trás. Considere introduzir elementos da sua marca nas fotografias, como ideias que a sua empresa defende. Pautas como humanização, empoderamento e diversidade podem agregar um enorme valor às suas imagens.

O que você não deve fazer é inserir logomarcas muito grandes ou chamativas que ofusquem o produto, bem como marcas d’água. Essas proteções não são muito usuais no e-commerce e podem gerar uma má impressão, principalmente quando seu anúncio é exibido fora do seu site.

Por que é importante saber como fotografar os produtos?

Saber como tirar boas fotos de produtos nunca foi tão necessário para realizar vendas no e-commerce. Com a popularização das ferramentas de comparação ― o que inclui o próprio Google e sua seção dedicada a esse serviço, o Google Shopping ―, as pessoas tendem a visitar várias lojas virtuais diferentes antes de fechar uma compra.

Embora o preço e o valor do frete sejam os primeiros itens avaliados pelos consumidores, outros fatores, como a qualidade ou o número de fotos, são capazes de fazer as pessoas abandonarem um site e procurarem imagens melhores em outros.

Além desse ponto, outras questões também devem ser levadas em consideração em relação à relevância de uma boa fotografia no e-commerce. Veja!

Chama a atenção do cliente

O primeiro grande desafio de qualquer profissional de marketing digital é chamar a atenção do cliente. A oferta de conteúdo na internet é gigantesca, incluindo os anúncios das lojas virtuais. Um produto sem foto é invisível para o público, mas não basta adicionar uma imagem para ser encontrado. Somente uma fotografia de qualidade pode fazer o seu anúncio se destacar entre seus concorrentes.

Agrega valor ao produto

Em vez de reduzir preços ou oferecer muitos descontos em sequência, prefira aumentar o valor percebido do seu produto. Isso é possível por meio de uma estratégia de marketing bem planejada, mas que também depende de uma apresentação impecável dos seus produtos. Muitas vezes uma fotografia de qualidade é o suficiente para quebrar objeções típicas, como o famoso “tá caro”.

Transmite autoridade

Seus produtos e a maneira como você os apresenta têm um forte impacto na sua marca. Uma produção fotográfica bem feita agrega profissionalismo ao seu trabalho e, consequentemente, contribui para a autoridade da sua empresa no mercado.

Aumenta a confiança do cliente

Embora as compras pela internet tenham se popularizado muito nos últimos anos, especialmente após o início da pandemia de COVID-19, as pessoas ainda têm muitas inseguranças e estão atentas a qualquer sinal que indique risco na compra, como uma foto amadora, por exemplo.

Desperta o desejo de compra

Como falamos anteriormente, as fotos são capazes de despertar pensamentos e emoções importantes, o que favorece o desejo de compra. As imagens criam conexão e podem aumentar o senso de urgência do consumidor, incentivando-o a fazer o pedido o quanto antes para aumentar sua sensação de alegria e satisfação.

Como fotografar produtos para sua loja virtual?

Enfim, é hora de aprender como tirar fotos de produtos para vender muito no seu e-commerce. É só seguir o passo a passo a seguir!

1. Providencie seu equipamento

Para criar fotos comerciais, o que você precisa, basicamente, é de uma câmera, um suporte e uma luz branca, preferencialmente um ring light. Entenda, porém, que não é obrigatório investir em equipamentos de ponta logo de início. Você pode fazer um bom trabalho com o que você tem, como tirar fotos dos produtos com o celular e iluminar com um abajur.

Seja com seu smartphone, seja com uma câmera fotográfica, é fundamental tirar fotos em alta resolução (no mínimo 1024 x 683 pixels). Além disso, como dito no segundo tópico, a imagem deve ser nítida, algo que não é influenciado apenas por megapixels, mas também pela qualidade da lente.

De maneira geral, a maioria dos celulares atuais, bem como câmeras de baixo custo, já são suficientes para fazer fotos de qualidade.

2. Produza o ambiente

Em e-commerces, o ambiente mais utilizado é o tradicional fundo branco e a maneira mais simples e barata de criá-lo é utilizando uma cartolina. Uma única folha deve servir de piso e fundo para o produto, sem dobras ou amassos, formando um “L”. Assim, ao focar a luz sobre o papel, o fundo ficará padronizado e neutro.

Você também pode utilizar um tecido com uma cor vibrante diferente de todas as que compõem seu produto. Depois, utilizar um software ou aplicativo para remover o fundo. Existem várias ferramentas gratuitas que fazem isso.

Por outro lado, se você pretende criar ou utilizar um cenário, verifique se as cores e os elementos são coerentes com a mensagem que deseja passar e se eles não tiram o destaque do seu produto, que deve ser o centro das atenções.

3. Prepare o produto

A apresentação do seu produto deve ser impecável. No caso de acessórios, arranjos e equipamentos, não pode haver sinais de uso, de desgaste ou de avaria. Utilize mercadorias novas e limpas, pois é assim que o cliente pretende recebê-las.

Para quem vende roupas, é fundamental que elas estejam limpas, passadas e sem áreas desbotadas. E o cuidado com a apresentação se estende à modelo ou ao modelo que as veste. Maquiagem e penteados não são obrigatórios, mas é recomendável que estejam bem produzidos.

4. Observe a iluminação

A luz natural é uma excelente referência e uma alternativa para quem não conta com nenhum equipamento de iluminação disponível. Entretanto, precisamos tomar cuidado com ela, pois sua intensidade pode variar muito e comprometer a padronização das suas fotos.

O ideal é tirar as fotos em um ambiente fechado com uma luz branca artificial de modo que você tenha total controle sobre a luminosidade e sobre os ângulos de iluminação. Especialmente em fotos de fundo branco, é importante encontrar posições que não façam sombra sobre ou ao redor do produto.

Outra dica é não exagerar. A luz não deve ser excessiva a ponto de distorcer as cores da imagem. A aparência deve ser a mais natural possível. Esse cuidado é ainda mais importante para itens que contam com materiais reflexivos.

5. Ajuste a posição

Como dito, é recomendável tirar várias fotos em diferentes posições, permitindo que o cliente analise o produto sob diversos ângulos. Fotografar componentes e itens que geralmente chamam a atenção do público é também recomendável.

Outra dica que cabe aqui é o equilíbrio. Segurar o celular ou a câmera nas mãos não é legal, pois a nitidez da imagem pode se perder com o menor tremor. Por isso, indicamos o uso de suportes específicos ou tripés.

6. Crie contexto na composição

Você também pode ilustrar a função ou a experiência proporcionada pelo seu produto adicionando elementos que criem um contexto. Lembra da importância de transmitir emoções nas imagens? Pois essa é a hora de usar a sua criatividade ao máximo!

Um cosmético feito à base de ingredientes naturais posicionado sobre folhas e ervas, por exemplo, expressa exatamente a sua proposta. Uma cerveja ou um vinho em destaque numa mesa preparada com taças e aperitivos confere ao consumidor um vislumbre das sensações que aquele produto pode gerar.

7. Incorpore a identidade da sua marca

Por fim, não deixe de incluir elementos visuais que recordem as características, os valores e os benefícios da sua marca. É importante que as pessoas não apenas se encantem com o que você oferece, mas também saibam que é a sua loja que fornece.

Só tome cuidado, porém, para fazer isso de maneira sutil. Não se esqueça que a estrela da fotografia é o seu produto, portanto, a sua marca não deve, de forma alguma, ofuscá-lo, mesmo que ela seja muito respeitada no mercado.

Agora você sabe como tirar fotos de produtos para sua loja virtual do jeito certo, e isso é ótimo! Só não vale achar que seu trabalho termina aqui. O sucesso dos seus anúncios também depende de uma boa plataforma de e-commerce, descrições persuasivas e chamadas atraentes, bem como uma boa estratégia de vendas.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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