Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Produtos e Nichos

Como vender plantas pela internet: dicas básicas para começar a ganhar dinheiro agora

Descubra como vender plantas pela internet

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para saber como vender plantas pela internet, o primeiro passo é conhecer mais sobre o mercado. Além disso, é preciso ter atenção com alguns pontos muito específicos do setor, todos eles explicados neste artigo.

Para quem está procurando por dicas e estratégias sobre como vender online, a primeira delas é muito simples: cada mercado tem as suas particularidades e é a partir delas que você deve começar o seu negócio. Ou seja, buscar por mais informações sobre o segmento que deseja atuar vai direcionar todos os seus esforços na sequência e, por isso, queremos ajudar você a descobrir como vender plantas pela internet.

Afinal, se trata de um produto que requer cuidados muito diferentes do que, por exemplo, comercializar artigos esportivos, não é mesmo? Quais são as plantas que você deve vender? Qual nicho pode atuar? É um bom momento para entrar no segmento?

Quer a resposta para todas essas perguntas? Continue a leitura deste artigo para descobrir como fazer vendas de plantas pela internet. Confira!

Por que vender plantas na internet?

Além da tendência de buscar por mais produtos verdes, a pandemia contribuiu para o crescimento do mercado de plantas, flores e sementes online. 

O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) indica que alguns produtores conseguiram alcançar um aumento de até 20% nos últimos anos.

Como vender plantas na internet?

O mercado parece muito atrativo, não é mesmo? Mas ainda é preciso de muito planejamento e organização para fazer vendas de plantas pela internet, ainda mais em um setor que está crescendo. Que tal, então, conferir as nossas dicas para se destacar?

Defina seu plano de negócios

O primeiro passo para qualquer negócio que deseja começar a vender na internet é a definição de um plano de negócios. Isso vai desde a definição do nome da sua loja até mesmo os investimentos planejados e necessários. 

O tópico mais relevante é a definição dos custos envolvidos na operação, ou seja, quanto vai ser preciso investir na compra das mudas e plantas, na etapa de logística, nas ações de comunicação e, assim, definir o preço oferecido aos clientes.

Além disso, é importante considerar uma peculiaridade desse mercado ao iniciar o seu planejamento de vendas: sazonalidade. Em algumas épocas do ano você pode esperar por determinadas plantas, enquanto outras não estarão em estoque. Esse tópico é relevante não só para a sua criação de campanhas e ações de Marketing, mas também para controle do seu inventário.

Ao considerar a sazonalidade, é natural também que você crie uma estratégia específica de preços para a sua loja. Afinal, os seus custos para a aquisição de uma muda em janeiro podem ser muito diferentes do que em agosto, por exemplo. 

Consequentemente, é preciso avaliar também qual vai ser a política de preços ao longo do ano, garantindo que os clientes ainda queiram comprar, mas o seu negócio seja viável financeiramente.

Busque por bons fornecedores

Contar com bons fornecedores é essencial para qualquer e-commerce e quando se fala no mercado de plantas e mudas é ainda mais relevante. São eles que vão ajudar você a entregar uma experiência positiva para os seus clientes. 

Já imaginou se todas as suas estratégias de Marketing são feitas do jeito certo, o contato com os clientes é excelente, mas a entrega final deixa a desejar?

Um cenário como esse pode representar um baque para o consumidor e, consequentemente, atrapalhar a reputação do seu negócio. Portanto, mais do que um contato apenas, a ideia é construir um relacionamento com o seu fornecedor. Essa confiança pode ser fundamental para que você tenha certeza de que está oferecendo um produto de qualidade para os seus clientes finais.

Outro ponto importante na busca por fornecedores é encontrar produtores locais que possam atender pedidos por atacado, o que significa uma redução nos custos de aquisição. Mas não se esqueça de que nenhum investimento deve ser feito totalmente uma só opção: tenha outros contatos de confiança que consigam suportar uma demanda em um momento específico, garantindo mais opções para os clientes.

Escolha seu nicho de atuação

Outro ponto muito relevante para quem busca por caminhos para vender plantas pela internet é o nicho de atuação. E a boa notícia é que o segmento é cheio de opções e você pode encontrar o ideal para você! Percebeu que as plantas de casa, como suculentas e cactos, podem ser a sua área? Ou quer focar na venda de sementes e bulbos, o que resultaria em menos custos operacionais, por exemplo?

Atuar com decoração de casa também pode ser outro caminho interessante, mas que exige mais conhecimento sobre o assunto, especialmente com conceitos de design de interiores, por exemplo. Os seus clientes também podem ser empresas que querem construir um ambiente de trabalho mais verde, já pensou se essa é uma demanda na sua região? O importante, porém, é ter uma direção sobre o seu nicho e a sua persona.

Crie um site

Para vender plantas pela internet também é preciso ter um site que facilite o contato com os seus clientes. Apesar de nem sempre ser simples construir uma página do zero, existem ferramentas gratuitas que podem otimizar esse trabalho, como a Bagy. 

Aposte nas redes sociais que o seu público está

Além de ter um site, é preciso estar presente nos mesmos canais que a sua audiência, certo? E como os brasileiros passam, em média, cinco horas por dia nas redes sociais, você não pode ignorar essas plataformas. Mas não é preciso criar uma conta em todas, o mais relevante é garantir que as redes sociais que a sua marca está presente sejam as mesmas que o seu público utiliza.

Faça fotografias e conteúdos de qualidade

Mais do que o produto de qualidade e um atendimento satisfatório, também é importante fortalecer a divulgação do seu e-commerce. Em primeiro lugar: faça fotos de alta qualidade para cativar a atenção dos consumidores em potencial. As imagens funcionam como cartões de visita e podem ser suficiente para se destacar e atrair mais visitantes para o seu site, por exemplo.

Outra dica relevante para quem quer saber como vender plantas pela internet é criar conteúdos interessantes para o seu público. Além das redes sociais e do seu site, por que não fazer um blog com dicas sobre como plantar ou decorar a casa com os seus produtos? Até mesmo detalhes técnicos, como o tipo de planta ideal para cada local de uma casa, podem ser compartilhados e vão reforçar a reputação do seu negócio.

Acompanhe os seus resultados e números

Válida para qualquer segmento, essa dica é muito relevante para o sucesso a longo prazo do seu negócio: monitore e acompanhe os seus resultados. É a partir das informações coletadas sobre o desempenho da sua loja que se torna possível realizar as correções necessárias ao longo do tempo e garantir que a marca consiga alcançar os resultados esperados de forma saudável.

Imagine que a sua loja vende muito bem apenas nos meses de agosto, setembro e outubro. Você não pode depender toda a operação de um período tão curto ao longo do ano, o que exige uma série de melhorias no processo. Mas isso só será possível a partir da observação dos resultados e da busca por feedbacks e avaliações dos próprios consumidores.

Com esses insights em mãos, você consegue identificar tendências de comportamento do consumidor e pode ajustar o seu negócio para que se torne viável. As vendas também podem ser ajustadas, por exemplo, com a realização de promoções em épocas específicas do ano. O mais importante é: mesmo que os números sejam positivos por um período, acompanhar as métricas é sempre necessário.

Fique de olho e se inspire no mercado

Além disso, um pouco de inspiração não faz mal a ninguém, não é mesmo? Sendo assim, acompanhe de perto os seus concorrentes para entender quais ações e estratégias estão utilizando ou até mesmo identificar demandas dos seus consumidores que você pode atender. Isso ajuda você a se manter sempre de olho no que está acontecendo ao seu redor, reduzindo ameaças e eventuais problemas.

Porém, mais do que acompanhar os seus concorrentes, você também deve se inspirar nos principais líderes do mercado ou negócios que estão se destacando no segmento de mudas e plantas para vender. Quais lojas conseguem fazer um trabalho interessante com um público parecido com o seu?

Com todas essas dicas sobre como vender plantas pela internet, o seu trabalho fica muito mais próximo de ser iniciado com sucesso. Mas lembre-se: as vendas e as tendências no ambiente online mudam rapidamente e é preciso acompanhar os seus resultados de perto para garantir que o seu e-commerce esteja sempre no caminho certo para se destacar.

Mais do que descobrir como fazer vendas de plantas pela internet, é preciso identificar estratégias que ajudem você a potencializar as suas conversões dentro do ambiente online, não é mesmo? Se você quer começar a vender online e ainda não tem o seu site de vendas não deixe de conhecer a Bagy. Nós já ajudamos mais de 16 mil lojistas como você a vender seus produtos na internet.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.