Empreendedorismo

Confira as principais ferramentas para facilitar a vida de empreendedores digitais

Ferramentas para empreendedores digitais

Veja o que você irá encontrar neste artigo

As ferramentas para empreendedores digitais são diversas soluções que podem ajudar em diversas áreas e, com o auxílio da tecnologia certa, todo lojista será capaz de otimizar diversas atividades e processos internos.

Você tem uma loja virtual, mas sente que todas as tarefas relacionadas a ela te sobrecarregam de alguma forma? Precisa cuidar dos produtos, do setor financeiro, do marketing, dos envios e de todas as outras responsabilidades? Então você precisa conhecer as ferramentas para empreendedores digitais que podem facilitar todos esses processos.

Cada uma delas pode ajudar em uma área específica e, com o auxílio da tecnologia certa, você será capaz de otimizar diversas atividades e processos internos. Por isso, neste post, nós mostraremos algumas dessas ferramentas. Acompanhe!

Google Drive

O Google Drive é uma ferramenta para organização em geral. Com ele, é possível armazenar documentos e qualquer outro tipo de arquivo diretamente na nuvem — o que dispensa o uso de pendrives ou de um HD externo para guardar tudo o que a sua empresa precisa manter seguro. Tudo fica centralizado em um único lugar.

Além disso, com ele você também pode criar arquivos de texto — como uma lista com ideias para empreender —, formulários, planilhas e apresentações de forma muito simples: basta ter uma conta do Google e um computador ou notebook com acesso à internet. O Google Drive oferece 15 GB de armazenamento gratuito, mas caso você precise de mais, consegue fazer upgrade na sua conta.

Canva

O Canva é uma das melhores ferramentas de design disponíveis atualmente. Os seus principais diferenciais são a sua interface bastante intuitiva, além de templates totalmente customizáveis e diversas opções de layout. Ele também permite que várias pessoas tenham acesso às suas artes — o que é ótimo quando a sua loja já conta com um time de profissionais —, o que torna o processo de criação mais rápido e eficaz.

É possível acessar o Canva diretamente pelo computador ou notebook ou pelo aplicativo próprio, disponível para Android e iOS. Com ele, é possível criar:

  • posts para redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e muitas outras;
  • infográficos completos;
  • pôsteres;
  • stories para Instagram e Facebook;
  • e-books;
  • design para livros e muito mais.

Com a versão gratuita já é possível criar todos esses elementos de forma profissional. Porém, dentro do próprio Canva existe a versões Pro e Enterprise — a partir de R$ 34,90 por mês — que você pode adquirir para ter acesso a mais opções de templates e funções.

Lightroom

O Lightroom, da Adobe — a mesma empresa do Photoshop —, é uma ferramenta que oferece diversas opções para que a edição das suas fotos fique com cara de profissional. Ele tem uma câmera própria e uma biblioteca para importar fotos da câmera do próprio celular, se você preferir. Muitas das funções presentes no aplicativo também fazem parte da versão para computadores, mas o app permite criar composições bem diferentes no próprio celular.

Ele traz ainda diversos ajustes manuais e filtros para usar nas suas imagens. Também permite que você crie — e compartilhe — predefinições de edição, o que é uma boa maneira de criar um padrão para aplicar em todas as suas fotos. Caso você queira utilizar a câmera do próprio aplicativo, nela existe um modo profissional que habilita funções como balanço de branco, exposição e ISO.

O aplicativo está disponível para Android e iOS e conta ainda com uma biblioteca própria que fica armazenada na nuvem. Algumas das principais funções estão disponíveis gratuitamente, mas para usar todas elas é preciso fazer uma assinatura paga. O serviço completo pode ser acessado por um valor de R$ 7,99 por mês ou R$ 80,99 de forma anual, se você preferir.

Gerenciador de Anúncios

O Gerenciador de Anúncios do Facebook é uma ferramenta que permite que você crie diferentes formatos de anúncios e modelos de segmentação do seu público. O intuito é que o seu e-commerce consiga alcançar clientes e consumidores interessados de forma mais eficiente.

Dentro do sistema, que é bastante intuitivo, é possível impulsionar um conteúdo que você já postou ou criar uma propaganda do zero que aparecerá nas redes sociais. Além disso, você pode promover eventos, estimular curtidas, promover a sua página, gerar leads e muitas outras ações interessantes.

A ferramenta, em si, é gratuita, assim como a utilização do Facebook, mas para que o seu anúncio seja veiculado é preciso pagar para a plataforma. Ao criar o seu anúncio, você notará que existe um valor mínimo para que ele possa ser postado e o valor máximo vai depender da sua estratégia e da quantia disponível para o marketing da sua loja.

Buzzsumo

O Buzzsumo é uma das ferramentas para empreendedores digitais mais eficazes para identificar o tipo de conteúdo que performa melhor sobre um determinado assunto nas redes sociais. A sua utilização é até bastante simples: basta digitar o tópico a ser analisado e o site mostrará os conteúdos com maior número de compartilhamentos gerais — todos separados pelas principais redes sociais.

Ainda é possível filtrar os resultados por tipo de conteúdo, país, data, linguagem e outros filtros. Além da pesquisa, também oferece um quadro com as maiores tendências em tempo real de temas como tecnologia, notícias, entretenimento, negócios e outros.

Ele é uma ótima opção porque com a análise dos conteúdos mais compartilhados nas redes, é possível identificar relações entre os tipos de linguagem, descrições, títulos, palavras-chave e outras informações. Todas elas auxiliam na produção — ou até mesmo na otimização — de conteúdo sobre um determinado assunto com base em dados que são atualizados em tempo real.

Trello

O Trello é uma ferramenta que vai ajudar você a gerenciar projetos e, se tiver uma equipe, possibilitará que vocês fiquem conectados e sincronizados. Quando o assunto é estratégia de marketing digital, esses dois fatores são muito importantes e influenciam diretamente nela.

O segredo do sucesso do Trello é a sua simplicidade. Ele conta com vários recursos para que você consiga não só gerenciar os projetos que estejam em andamento, mas o desempenho do seu time como um todo. Por meio de análises dos cartões, das etiquetas, checklists e dos quadros, você conseguirá atualizar e ficar a par dos prazos e dos status de cada projeto de uma maneira intuitiva e bastante simples.

Com essa ferramenta, também é possível receber atualizações em tempo real por e-mail. Para isso, basta que você comece a seguir um quadro disponível. Além disso, você também poderá criar times, compartilhar arquivos, delegar tarefas e muito mais. O Trello pode ser acessado por um navegador ou pelo aplicativo próprio e conta com uma versão grátis e com algumas ferramentas pagas.

Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta que oferece a criação de e-mail marketing de maneira simples e de fácil configuração. Com uma plataforma bastante intuitiva, ele disponibiliza funcionalidades que atendem as necessidades de um pequeno lojista quanto as de uma empresa maior que precise fazer um grande volume de disparos de e-mail para atender a estratégia de marketing.

Entre os recursos que o Mailchimp disponibiliza, os de maior destaque incluem a própria plataforma para a criação de e-mails — que oferece o conceito de arrastar e soltar os campos de texto e imagem — e os templates prontos personalizáveis. Além disso, ele também oferece relatórios detalhados, automações diversas e segmentação de assinantes.

Como a maioria das ferramentas citadas, oferece um plano gratuito e com ele é possível fazer muitas coisas. Mas, se você achar que as opções são limitadas para a sua estratégia, pode assinar algum dos planos pagos para ter acesso a outras funções mais específicas.

Boleto Bancário

A ferramenta Boleto Bancário é uma das mais antigas do mercado e hoje já se consolidou como uma das maiores do seu segmento. O Boleto Fácil faz parte dela e surgiu mais recentemente para gerar essa forma de pagamento online com o objetivo de atender tanto pessoas físicas quanto pequenas, médias e grandes empresas.

Uma das características mais interessantes do Boleto Fácil é que ele disponibiliza várias funções que podem ser utilizadas sem a necessidade da abertura de uma conta corrente para que as cobranças possam ser emitidas. Além disso, ainda conta com integração via API e qualquer software pode ser integrado ao seu sistema sem mensalidade.

O Boleto Bancário não trabalha com o oferecimento de planos, mas quem o utilizar precisará arcar com a taxa por boleto pago, que é de 2,5% do valor recebido com o mínimo aceito de R$ 2,50. Já a taxa por saque é de R$ 4,90 e é cobrada a cada solicitação de transferência para a conta bancária feita.

Google Meu Negócio

Um dos melhores canais para aumentar a visibilidade da sua loja é o Google Meu Negócio. Essa é uma ferramenta gratuita e muito simples de usar que ajuda que qualquer empreendedor tenha presença online no maior buscador do mundo — inclusive no Google Maps, além das páginas de pesquisa em si.

Ao criar o próprio acesso, a sua loja passará a ter mais visibilidade, o que significa que ela será encontrada com muito mais facilidade. Isso só é possível porque essa ferramenta da gigante global oferece informações úteis aos seus clientes, além de receber avaliações de atendimento e até comentários gerais — o que pode atrair novos consumidores por toda essa presença digital.

O Meu Negócio do Google ainda permite que os clientes tenham acessos a informações importantes e relevantes quando buscarem pela sua loja. Vale lembrar que é uma ferramenta gratuita e o acesso é simples, assim como o passo a passo para você incluir a sua empresa.

Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma ferramenta da rede social que oferece a uma marca a tão desejada sacolinha de compras. Porém, mais do que apenas isso, esse recurso reúne diversas ferramentas que possibilitam que os seguidores de uma página comprem os produtos disponíveis sem sair do Instagram.

A principal maneira de usar a ferramenta, então, é ao criar uma loja online dentro da rede social. Para isso, basta que você cadastre os seus produtos que, logo em seguida, serão exibidos a quem segue e acessa a sua página com todas as informações necessárias.

A loja criada ficará acessível a partir de um botão no perfil da sua loja ou por meio da aba “Loja” dentro do Instagram. Nela, é possível pesquisar por marcas específicas ou explorar os produtos que são exibidos ali. Aqui, vale lembrar que esse recurso só pode ser utilizado por contas comerciais ou por perfis listados como criador de conteúdo dentro da rede social e existe uma série de pré-requisitos para que a ferramenta seja disponibilizada.

WhatsApp Business

Uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas hoje em dia é o WhatsApp. As pessoas o utilizam porque com ele a interação fica mais fácil e existe a possibilidade de responder mais rápido e de maneira bem detalhada. Para a sua loja virtual, porém, você pode ir além e optar pela versão Business do mensageiro, que oferece diversas funções para atender a quem trabalha diretamente com o público.

Uma dessas funções é o recurso de listas de transmissão. Ela é uma boa opção para empreendedores porque possibilita que uma mensagem seja enviada para vários contatos de uma só vez. Você pode utilizá-la, por exemplo, para fazer um comunicado importante ou para divulgar uma promoção ou até mesmo um novo produto.

Com um perfil no WhatsApp Business, que é totalmente gratuito para Android e iOS, ainda é possível preencher o perfil da sua loja com todos os dados do negócio, organizar contatos, programar mensagens automatizadas e ter acesso a várias outras ferramentas que ajudarão na sua comunicação com os clientes. Aqui, cabe lembrar que é importante que você defina bem as estratégias para a utilização do app e que todo o posicionamento seja estritamente profissional.

Bagy

A Bagy é uma plataforma de e-commerce completa, projetada para potencializar suas vendas sem restrições. Oferecemos todas as ferramentas essenciais para impulsionar suas vendas diárias. Personalize layouts, gerencie produtos, escolha métodos de pagamento ideais e integre-se perfeitamente ao mercado, tudo em um só lugar.

Viu só quantas ferramentas para empreendedores digitais existem? Conseguiu entender a função de cada uma? Agora cabe a você escolher as que mais fazem sentido para o seu negócio e utilizá-las para ter ainda mais sucesso e muito mais vendas!

Ainda ficou com alguma dúvida sobre a Bagy? Então aproveite para acessar nosso site e conhecer a plataforma de e-commerce que está revolucionando pequenos e médios negócios!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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