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Marketing

Google Meu Negócio: o que é e por que você precisa dele

Aprenda tudo sobre o Google Meu Negócio

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Inscrever sua loja no Google Meu Negócio é uma grande oportunidade de aumentar a visibilidade da sua marca. Ela passa a aparecer para pessoas que pesquisam no Google por lojas do seu nicho e por mais informações sobre o seu negócio. Saiba agora como aproveitar essa ferramenta!

Você já deve ter passado por esta experiência. Ao pesquisar no Google por lojas, restaurantes, pet shops ou qualquer outro tipo de negócio local, você se depara com uma listagem de negócios marcados no Google Maps, com seus dados de localização, horários, fotos e muito mais.

Sabe como essas empresas aparecem ali? A ferramenta usada para isso é o Google Meu Negócio, que você também pode usar para oferecer informações completas sobre o seu negócio, interagir com clientes e aumentar a visibilidade da sua loja na internet.

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona o Google Meu Negócio, qual a importância dessa ferramenta no marketing digital e como usá-la para fortalecer o seu negócio. Siga conosco para saber tudo! 

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite que as empresas exibam sua localização, horário de funcionamento, produtos, fotos, promoções, avaliações de clientes e muitas outras informações nas buscas do Google e no Google Maps.

Para quem faz uma busca por negócios locais no Google, o buscador apresenta os principais resultados em um box, acima dos resultados orgânicos da pesquisa. Ao clicar em “ver tudo”, é possível ver todos os resultados para a busca. Veja um exemplo abaixo:

Quando a pesquisa é feita diretamente no Google Maps, a lista de negócios aparece em uma coluna à esquerda, enquanto o restante da tela mostra o mapa com a sua localização. Perceba que, na listagem, há possibilidade também de posicionar a empresa com anúncios pagos.

Dependendo do tipo de negócio, o Google permite ainda inserir outros dados. Em restaurantes, por exemplo, é possível incluir o cardápio no cadastro. Em casas de espetáculos, a ferramenta pode exibir a agenda de próximos eventos.

A intenção do Google é sempre oferecer a melhor experiência de busca para os usuários. Por isso, favorece a informação que provavelmente eles querem encontrar ao fazer uma pesquisa na web.

Por que utilizar o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma poderosa ferramenta de marketing digital. O Google oferece gratuitamente a possibilidade de cadastrar seu negócio e aparecer para os milhares de usuários que fazem pesquisas no buscador diariamente.

O Google é o mecanismo de busca mais usado da web — ele detém mais de 90% das pesquisas realizadas na internet no mundo inteiro. Você deve imaginar, então, a quantidade de pessoas que pode alcançar se aparecer nas pesquisas que elas fazem.

Então, quando você cadastra os dados da sua loja no Google Meu Negócio, pode aparecer para milhares de pessoas que pesquisam por negócios como o seu, na região em que você se localiza.

Dessa forma, você pode aumentar a visibilidade da sua loja e atrair mais clientes. Se você tem uma loja virtual, também pode inserir o link do e-commerce e atrair mais tráfego orgânico.

Além disso, se as pessoas buscam por mais dados específicos sobre a sua loja, como o endereço ou telefone de contato, eles podem ser encontrados facilmente. Então, esses clientes têm mais chances de ir até a sua loja e comprar seus produtos.

O Google percebeu, nos últimos anos, que as buscas por negócios locais aumentaram. Cada vez mais, as pessoas querem encontrar soluções próximas de onde estão. Esse contexto explica por que o Google Meu Negócio se tornou uma das principais ferramentas do Google nos últimos anos.

O buscador tem investido em diversos recursos, que favorecem a visibilidade das empresas e a sua interatividade com os clientes. Então, vale a pena aproveitar tudo o que o Google está oferecendo para os negócios locais — tudo isso gratuitamente.

Como usar o Google Meu Negócio para marketing local

Para aparecer no Google Meu Negócio, é preciso ter um local físico para atender seus clientes, como uma loja, um escritório ou um atendimento a domicílio. Portanto, o Google Meu Negócio pode ser usado como uma ferramenta de marketing local.

Marketing local é um conjunto de estratégias que utiliza a sua localização geográfica para atrair clientes que estejam próximos do seu negócio ou interessados na sua região — para passear, trabalhar, estudar ou morar.

Estratégias de marketing local são cada vez mais importantes. Afinal, as pessoas estão buscando soluções próximas de onde estão, e isso fica evidente nas buscas do Google. É por isso que o Google Meu Negócio vem se tornando uma ferramenta tão importante.

Em 2017, o Google já havia percebido que as buscas que incluíam os termos “perto de mim” haviam crescido bastante, como mostram os dados do Think With Google abaixo.

Essa tendência de buscas locais se acentuou nos últimos anos, o que pode ser explicado por diversos fatores. Um deles é o uso crescente de smartphones, que permitem realizar buscas móveis, à medida que o usuário se desloca pela cidade.

Outro fator que impulsiona as pesquisas por negócios locais são as dificuldades de deslocamento, trânsito e estacionamento das cidades. Para evitar esses problemas, as pessoas buscam empresas por perto.

A retomada das atividades presenciais, à medida que melhora o cenário da pandemia do coronavírus, também tende a acentuar essas pesquisas. O Think With Google apresenta um dado que exemplifica isso: as buscas por “restaurantes abertos perto de mim” aumentaram 60% no Brasil em 2021.

Além disso, muitas pessoas têm priorizado o comércio local e os pequenos negócios na hora das compras. Essa tendência vem se fortalecendo, na linha do consumo consciente, a fim de fortalecer a comunidade no seu entorno em vez das grandes corporações.

Então, ao perceber o aumento das buscas locais, o Google aperfeiçoou seu mecanismo para mostrar resultados próximos de onde o usuário está (mesmo que a busca não inclua “perto de mim” ou alguma região específica).

Então, você precisa preparar a sua loja para aparecer nessas pesquisas e fortalecer seu marketing local. O Google Meu Negócio, sempre com novos recursos e ferramentas aprimoradas a todo momento, é uma forma eficiente e gratuita de fazer isso.

Como você já viu, quando as pesquisas se referem a negócios locais, o Google posiciona as empresas do Google Meu Negócio acima dos resultados orgânicos da web. Assim, a ferramenta contribui para impulsionar o seu marketing local.

Nos próximos tópicos, você vai saber como inserir sua empresa no Google Meu Negócio e usar os principais recursos para atrair mais clientes.

Como se inscrever no Google Meu Negócio

Ok, você entendeu a importância do Google Meu Negócio no marketing digital e já quer cadastrar sua empresa na ferramenta, não é? Então, agora vamos explicar como fazer isso!

Existem duas formas de inscrever o seu negócio: você pode criar um novo cadastro ou reivindicar a empresa no Google Meu Negócio.

A primeira opção cria um cadastro do zero, considerando que o perfil da empresa ainda não existe no Google Meu Negócio. Já a segunda opção acontece quando outra pessoa já incluiu seu negócio no cadastro. Pode ter sido um proprietário antigo ou até mesmo um cliente. Então, você precisa reivindicar a propriedade do perfil a quem fez o cadastro.

Ao acessar o Gerenciador de Perfis de Empresas, você vai saber qual opção deve seguir. Primeiramente, você precisa fazer login na conta do Google que deseja usar para administrar o perfil da empresa.

Então, a página solicita que você digite o nome da sua empresa para buscá-la no diretório do Google Meu Negócio.

Se a empresa já estiver cadastrada no Google Meu Negócio e verificada por outro proprietário, você deve seguir os passos indicados. Clique no botão “Solicitar acesso” e reivindique o perfil ao proprietário atual.

Se a empresa não estiver cadastrada, você pode seguir os passos para criar um novo perfil no Google Meu Negócio. Vale destacar que os procedimentos de criação de um perfil de empresa e gerenciamento do cadastro também podem ser feitos no aplicativo do Google Meu Negócio para celular, disponível para Android e iOS.

Então, comece digitando o nome da empresa e a categoria em que se encaixa. A escolha de uma ou mais categorias é super importante para o cadastro, já que o Google avalia essa informação para definir quais negócios devem aparecer nas buscas dos usuários, de acordo com a palavra-chave que eles digitam.

Se eles buscarem por “loja de roupas esportivas”, por exemplo, e o perfil estiver cadastrado nessa categoria, tem mais chances de aparecer nos resultados — considerando, ainda, muitos outros fatores para aparecer nas buscas.

Seguindo os passos, a ferramenta pergunta se você quer adicionar um local que os clientes podem visitar.

Se responder “Sim”, você deve informar o endereço da loja ou escritório, que vai aparecer no Google Maps e na pesquisa do Google. Se “Não”, você deve informar onde atende seus clientes, como locais de entrega ou visitas. Esses locais não vão aparecer no Google Maps, mas são informados no perfil da empresa.

Em seguida, você deve informar os dados básicos do negócio, como telefone de contato e o site da empresa. Aproveite aqui para já informar o link da sua loja virtual, se você já tiver um e-commerce.

Depois, você vai receber um email de verificação, no endereço que você estiver usando para fazer o cadastro, para que o Google verifique a sua identidade.

A partir daí, você pode gerenciar todas as informações sobre o seu negócio no Gerenciador de Perfis de Empresas. Basta navegar pela coluna lateral, que traz todas as seções de informações que você pode incluir. Logo mais, você vai saber como aproveitar melhor todos esses recursos!

Como otimizar seu perfil no Google Meu Negócio

Depois de criar o perfil da empresa no Google Meu Negócio, você vai se deparar com uma infinidade de informações e recursos. Quanto mais você souber aproveitar o que a ferramenta oferece, mais chances a empresa tem de conquistar clientes e impulsionar suas vendas.

A seguir, trouxemos várias dicas para otimizar seu perfil no Google Meu Negócio. Acompanhe agora!

Aproveite todos os campos do cadastro

Segundo o Google, perfis de empresas com informações completas e atualizadas têm 7x mais chances de receber cliques dos usuários.

Faz sentido, não é? Afinal, as pessoas pesquisam no Google porque estão buscando alguma informação — se não encontram, podem desistir e encontrar no seu concorrente… Além disso, oferecer informações completas mostra transparência da empresa e desperta confiança nos usuários.

Por isso, aproveite todas as possibilidades de campos de cadastro e de recursos de interatividade do Google Meu Negócio. Você vai ver como existem inúmeras possibilidades e novos recursos surgindo a todo momento.

Capriche nas fotos e vídeos do cadastro

No Google Meu Negócio, os próprios clientes podem adicionar fotos e vídeos ao perfil da empresa. Isso é importante para que as pessoas conheçam seu negócio pelo olhar dos clientes. Porém, você não tem controle sobre o que publicado.

O que você pode controlar são as imagens que o proprietário pode inserir. Elas ajudam a valorizar o perfil da empresa e atrair mais interessados, com fotos e vídeos mais profissionais. 

Então, capriche na escolha das imagens que você vai publicar. Selecione fotos e vídeos que captem a essência do seu negócio e valorizem o seu ambiente e produtos.

O Google Meu Negócio permite adicionar o seu logotipo, foto de capa, vídeo para contar a história da sua empresa, fotos do interior e do exterior, entre outras imagens. As fotos do exterior, por exemplo, ajudam o cliente a encontrar sua loja na vida real, então escolha boas imagens.

Além disso, você pode adicionar fotos de produtos na seção específica para adicionar Produtos ao cadastro, com link direto para a página de compra no seu e-commerce. Lá, escolha também imagens que valorizem o que você vende.

Adicione atributos da loja

Os atributos foram criados pelo Google Meu Negócio no contexto da pandemia de coronavírus, inicialmente para os restaurantes. A intenção era oferecer uma informação rápida se o negócio estava operando com delivery ou retirada na porta, por exemplo.

Esses atributos foram ampliados para varejistas, que podem informar também outros dados sobre a empresa, como:

  • Se oferece acessibilidade na entrada, no banheiro, no elevador etc.;
  • Se oferece wi-fi e se é pago ou gratuito;
  • Se é uma empresa administrada por mulheres;
  • Se acolhe o público LGBTQ+ e se é um espaço seguro para pessoas transgênero;
  • Se mede a temperatura dos clientes, se a equipe usa máscaras de proteção etc. (no contexto da Covid-19);
  • Quais formas de pagamento aceita;
  • Se oferece entrega, entrega no mesmo dia, retirada na loja etc.

Publique produtos e ofertas

O Google Meu Negócio oferece recursos específicos para determinadas categorias de produtos. No caso de varejistas, é possível adicionar Produtos ao perfil da empresa, com link para a página de venda na loja virtual. Então, aproveite esse recurso para levar mais visitantes até o seu e-commerce.

Além disso, você também pode aproveitar a publicação de Ofertas. Quando você tiver produtos com desconto ou criar campanhas para períodos promocionais, divulgue as ofertas para atrair mais clientes.

Ative as mensagens no Google Meu Negócio

Pouca gente sabe, mas o Google Meu Negócio também tem um recurso gratuito de chat com os consumidores. Você pode ativar as mensagens na ferramenta e receber contatos de clientes, que podem querer saber se você tem determinado produto no estoque ou se vai abrir no feriado, por exemplo.

Esse recurso é importante para ter uma comunicação ágil com os clientes. Mas é importante estar disponível para o atendimento, se não o cliente vai se decepcionar por não receber respostas. Aliás, a própria ferramenta identifica se você não estiver respondendo e automaticamente desativa o recurso.

Crie publicações gratuitas no Google Meu Negócio

Outro recurso que ainda poucas empresas utilizam no Google Meu Negócio é a criação de postagens gratuitas. No gerenciador, você encontra o editor de publicações em “Novidades”.

Elas funcionam como posts das redes sociais, em que você pode informar sobre novos produtos, ofertas especiais, próximos eventos na loja, mudanças no horário de atendimento, entre outras informações.

Nessas publicações, você também pode inserir botões de ação para os usuários, para que eles possam facilmente Reservar, Fazer o pedido, Comprar, Saber mais ou Inscrever-se. Então, aqui está uma boa oportunidade para direcionar os clientes até o seu e-commerce e fazer o pedido online.

Os usuários que quiserem acompanhar suas publicações podem ainda clicar em “seguir” no perfil do seu negócio e receber todas as atualizações.

Incentive que os clientes deixem avaliações no Google Meu Negócio

As avaliações são importantes para o Google posicionar sua empresa nos resultados das buscas locais. Negócios que recebem muitas avaliações, principalmente positivas, tendem a ficar melhor posicionados nos resultados.

Por isso, incentive que os seus clientes deixem avaliações no Google Meu Negócio. Você pode colocar o link do seu perfil no cartão de visitas ou enviar um email ao cliente após uma compra, por exemplo.

Muita gente não faz isso pode ter medo de receber avaliações negativas. Mas esse tipo de comentário é valioso: ele pode ajudar o seu negócio a melhorar e atrair mais clientes.

Responda perguntas e avaliações

De acordo com o Google, os consumidores consideram as empresas que respondem a avaliações 1.7x mais confiáveis do que aquelas que não respondem. Então, se você quer a confiança dos clientes, responda às avaliações deles no seu perfil do Google Meu Negócio.

Nem sempre é fácil receber uma avaliação negativa, mas é preciso demonstrar que você se importa com a opinião dos clientes e que quer aprimorar a experiência com a sua loja. Se receber avaliações positivas, responda também com um agradecimento.

Além das avaliações, há também a seção de perguntas e respostas. Os próprios usuários podem responder perguntas sobre o seu negócio, mas o ideal é que você esteja de olho nas dúvidas e sempre disponível para responder. 

Assim, tanto nas avaliações quanto nas perguntas, o cliente que recebe a resposta se sente valorizado, e os outros que veem essas respostas também se informam e percebem que você presta um bom atendimento.

Mantenha o cadastro atualizado

As principais informações que os usuários buscam no Google Meu Negócio são o telefone de contato e o horário de funcionamento. Então, mantenha esses dados sempre atualizados se você não quiser perder vendas.

Se a sua loja vai tirar férias ou atender em horários diferenciados em um feriado, por exemplo, informe ao Google Meu Negócio. Assim, os clientes têm a informação correta antes de ir até o seu endereço e encontrar a porta fechada.

Além disso, mantenha os outros dados sempre atualizados, como as fotos do cadastro, as postagens gratuitas e as respostas às avaliações. Assim, os usuários percebem que as informações são sempre atualizadas e confiáveis.

Invista em publicidade paga no Google Meu Negócio

Outra forma de otimizar seu perfil de empresa no Google Meu Negócio é investir em publicidade paga. Tudo o que indicamos até agora é gratuito, e você já pode ter muitos resultados. Mas, quando você anuncia no Google Meu Negócio, pode ter ainda mais retorno.

Para isso, você precisa conectar o seu perfil de empresa no Google Meu Negócio com o Google Ads, que é a plataforma de publicidade do buscador. Lá você pode criar campanhas locais, que são otimizadas automaticamente pelo Google para maximizar as visitas à loja, chamadas de telefone e cliques para ver rotas, por exemplo.

Esses anúncios podem aparecer em todos os serviços do Google, inclusive na pesquisa do Google, no Google Maps e no YouTube. Com a publicidade paga, você também pode destacar produtos e ofertas no perfil da empresa.

O Google Meu Negócio oferece inúmeros recursos para fazer a sua loja aparecer nas buscas dos usuários e ganhar visibilidade na internet. Agora, você já sabe como aproveitar tudo o que essa ferramenta oferece!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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