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Marketing

Como colocar minha loja no Google: conheça o Google Meu Negócio e coloque seu empreendimento no maior buscador do mundo

Como colocar minha loja no Google através do Google Meu Negócio

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Com o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita de marketing local do Google, todo empreendedor consegue colocar a sua loja no maior buscador do mundo de forma descomplicada. Para ter sucesso, basta preencher todos os dados de maneira correta e otimizada.

Você, que tem um negócio, provavelmente já se perguntou “como colocar minha loja no Google” em algum momento, certo? Por conta da internet e do movimento crescente do e-commerce, é natural que os empreendedores comecem a migrar cada vez mais para o digital — e não tem nada de errado nisso.

Além disso, outros contextos — como a pandemia da Covid-19 — fizeram com que comerciantes pensassem em novas estratégias para que as suas vendas não fossem tão impactadas por conta da situação. A boa notícia é que existem diversas formas simples e baratas de fazer essa transição e começar a vender online.

O Google é um dos maiores sites de buscas do mundo e a primeira página dos resultados é extremamente cobiçada, já que é a mais vista por quem procura por algo na internet. Então, mais do que estar online, é preciso pensar em estratégias e ferramentas para aparecer em evidência — e na frente da concorrência, claro.

Quer saber como é possível alcançar esse patamar de uma maneira fácil e rápida? Então continue a leitura!

Como colocar minha loja no Google

Geralmente, quem se pergunta como colocar o próprio negócio no Google é porque já entendeu a importância de estar presente na internet e provavelmente já conhece os benefícios dessa exposição. Com o mundo cada vez mais digital, a máxima “quem não é visto não é lembrado” passa a fazer ainda mais sentido.

Com os novos hábitos de consumo, é natural fazer uma busca online antes de adquirir qualquer produto. Esse é o principal motivo pelo qual toda empresa precisa ter presença digital — afinal de contas, se o seu cliente está na internet, você também precisa estar.

Existem diversas formas de fazer com que um negócio esteja online e várias estratégias são voltadas para isso, inclusive algumas delas têm bastante foco nas redes sociais. Um aliado poderoso nessa tarefa é o Google Meu Negócio, iniciativa das empresas Google.

O que é e como funciona o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio, também chamado de Google My Business, é uma ferramenta gratuita de marketing local que permite que donos de empresas gerenciem como os seus negócios são exibidos tanto nas páginas de busca de um dos maiores buscadores do mundo, quanto no Google Maps. Ele também exibe detalhes importantes do negócio, como o nome, informações de contato, endereço e horário de funcionamento.

Um dos pontos altos da ferramenta é que ela é gratuita. Isso significa que a sua empresa pode se inscrever e gerenciar o perfil criado sem custo algum. É possível, aliás, acessar e atualizar a ficha cadastral criada de qualquer lugar por meio de um computador conectado à internet ou pelo aplicativo próprio — também gratuito — para dispositivos iOS e Android.

Com o Google Meu Negócio, é possível aumentar ainda mais o seu SEO Local, que é a relevância que a sua empresa tem na sua região. Isso acontece porque quando o cliente faz uma pesquisa, um painel surge nos resultados com cerca de três empresas locais relacionadas aos resultados.

Essa seção é composta por proprietários que criaram as fichas das suas empresas. A única maneira de você aparecer nesses resultados de pesquisa local é garantir que a sua esteja, além de preenchida, verificada e otimizada regularmente.

Isso só é possível porque o Google tem um algoritmo próprio para classificar perfis de negócio. Então, por meio do painel de controle do Google My Business e da ficha criada por você, é possível incorporar palavras-chave ao perfil da sua empresa, assim como fazer alguns outros ajustes de otimização para que ela esteja apta para ser bem classificada nos resultados locais.

Você pode utilizá-las não somente na descrição do negócio em si, mas em vários outros locais como nas suas respostas a comentários e perguntas, assim como nas postagens que você criar. A dica aqui é incorporar esses termos de forma bastante natural, assim como você faria em qualquer outra estratégia de SEO.

Dessa forma, o Google consegue interpretá-los corretamente e não pune o seu perfil comercial pelo mal uso dessa ferramenta ou por achar que o seu negócio está fazendo spam. Quanto mais você prestar atenção nesse ponto, mais resultados positivos alcançará.

Benefícios do Google Meu Negócio

Agora que você já sabe o que é o Google My Business e como ele funciona, precisa conhecer os benefícios que ele oferece a quem realiza o cadastro da empresa na plataforma. A seguir, listamos alguns deles.

Ganhar confiança do público

Com um perfil bem detalhado, é possível aumentar a visibilidade do seu negócio ao mesmo tempo em que a quantidade de visitas no seu site ou estabelecimento também cresce, certo? Mas outra vantagem é que a sua reputação também cresce, assim como a confiança do público. Isso porque elas passarão a se sentir mais seguras para comprar os seus produtos.

Aqui, é preciso frisar que a consistência é fundamental para que o seu negócio ganhe essa confiança. O objetivo da ferramenta é fornecer informações mais concretas possíveis para que as demandas dos clientes sejam atendidas. Se a sua ficha puder oferecer dados precisos e o seu atendimento for feito com excelência, com o tempo essa dedicação dará ótimos frutos.

Dados para mensurar resultados

Um dos maiores benefícios em usar o Google Meu Negócio é poder mensurar resultados. E quanto mais informações você souber dos seus clientes, vai poder criar melhores formas para atraí-los cada vez mais. Você consegue todas as informações que precisa na seção Insight.

Ela fornecerá análises valiosas que detalham o quanto a sua empresa está visível, quem são os seus clientes-alvo e como eles estão se envolvendo com o seu negócio. Essa é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de avaliar o desempenho e se concentrar no que está funcionando — e manter ou alterar a sua estratégia de marketing.

Ser encontrado por potenciais clientes

Quando o seu perfil no Google My Business está completo e é otimizado com frequência, o próprio buscador coloca o seu negócio em posições de destaque nas páginas de busca. Com todo esse alcance, fica mais fácil dele ser encontrado por cada vez mais potenciais clientes, já que muitas pessoas passarão a conhecê-lo.

Aproximação com o público

Um perfil profissional dentro do Google My Business oferece diversas oportunidades de engajamento. Isso, por si só, já deixa a sua empresa muito mais próxima do seu público-alvo. Ao deixar toda a comunicação entre vocês mais simples, esse relacionamento só tende a se estreitar cada vez mais.

Na ferramenta, você vai notar que é possível que os consumidores façam ligações, deixem avaliações e enviem mensagens. Além disso, eles podem seguir o seu perfil para acompanhar todas as atualizações, como se estivessem em uma rede social.

Aumentar o alcance

O Google Meu Negócio pode até ter sido desenvolvido para ser uma ferramenta de impulsionamento de marketing para negócios locais, como dito anteriormente, mas ele não se limita a ser somente isso. Se bem utilizado, ele pode colocar o seu negócio em destaque e aumentar ainda mais o seu alcance.

O fato da sua marca aparecer nos primeiros resultados do Google já é um indicativo de que ela se tornará mais conhecida. Então, será possível atrair mais clientes tanto de forma local quanto de outros estados e regiões. Pense nisso!

Como ter uma conta no Google Meu Negócio

Configurar uma conta no Google Meu Negócio é muito simples. A seguir, você encontra um passo-a-passo que pode ajudar nessa tarefa.

Faça o login

O primeiro passo é fazer login no site do Google Meu Negócio. Lá, você pode entrar com uma conta do Google que você já tenha ou criar uma nova. Caso você já esteja logado na sua, será levado à próxima etapa automaticamente.

Insira os dados da empresa

Depois, será preciso inserir o nome da sua empresa. Caso ela não apareça no menu suspenso, é só clicar em Adicionar a sua empresa ao Google. A sua próxima tarefa, então, é selecionar a categoria apropriada para o seu negócio.

Configure a localização

Quando essa parte estiver configurada, a opção de inserir a localização da sua empresa aparecerá. Caso você tenha um local físico que os clientes poderão visitar, é só selecionar Sim. Nessa parte do cadastro, pode aparecer a opção de usar um marcador para posicionar o local no mapa.

Agora, a dica é para as empresas que não têm um espaço físico para visita, mas oferecem entrega. Nesse caso, é possível cadastrar a área da região atendida por esse serviço.

Preencha as opções de contato da empresa

A etapa seguinte é para preencher as opções de contato da empresa. Aqui, é muito importante inserir todos os telefones disponíveis, assim como o endereço do site para que os clientes entrem em contato corretamente. Caso você utilize uma página do Facebook no lugar do site, também é possível adicioná-la.

Faça a verificação da empresa

Depois de configurar a sua conta no Google Meu negócio, é preciso verificar a sua empresa junto ao site. Assim como a configuração, a verificação pode ser solicitada de forma bastante simples.

Escolha a forma para realizar a verificação

Primeiro, você precisará fazer o login e clicar em “Verificar agora”. Depois, será necessário escolher uma das formas de verificar. A opção padrão é pelos Correios pelo envio de um cartão postal, mas se a sua empresa estiver qualificada para outros métodos — como e-mail ou telefone — você poderá escolher o que preferir.

Preencha os detalhes corretamente

Nessa etapa você precisará preencher todos os detalhes necessários e uma boa dica é verificar tudo com muito cuidado para ter certeza de que eles foram inseridos corretamente. Em seguida, é só enviar o formulário e aguardar.

Pode ser que demore até duas semanas para que o cartão postal de verificação chegue ao endereço cadastrado na etapa anterior. Ao recebê-lo, você só precisará fazer login novamente e clicar em “Verificar local” no menu. Depois, será preciso digitar o código de verificação de cinco dígitos que consta no documento.

Depois de verificada, pode ser que demore mais algumas semanas para que a listagem da sua empresa apareça corretamente no Google. Uma dica para enquanto você espera é baixar o aplicativo do Google Meu Negócio no seu celular para começar a gerenciar a sua conta.

Dicas de sucesso para uma conta no Google Meu Negócio

O sucesso não é algo que acontece do dia para a noite em nenhum ramo e para quem deseja saber como colocar minha loja no Google não seria diferente. Mas, com algumas dicas e um certo empenho é possível chegar lá. Confira a seguir o que você pode fazer para atingir esse status.

Apresente informações relevantes e detalhadas

Uma das formas de ter sucesso no Google Meu Negócio é preencher todo o perfil da sua empresa com as informações mais relevantes para ele da maneira mais detalhada possível. Isso porque os resultados locais favorecem os resultados mais relevantes para cada pesquisa. Então, as empresas que tiverem as informações mais completas são mais fáceis de aparecer nas buscas.

O Google consegue determinar a classificação de empresas locais com base em três fatores. São eles:

  • distância — ou seja, quão distante a sua localização está da pesquisa feita ou de quem pesquisou;
  • proeminência — que significa quão conhecida uma empresa é;
  • relevância — o quanto a listagem de um negócio corresponde a uma pesquisa.

Todos esses pontos são combinados para que a sua empresa seja bem classificada no Google. Então, para manter as chances de ser encontrado ainda mais altas, preencha com cuidado todos os detalhes de contato — como telefones, e-mail, redes sociais, WhatsApp etc. —, a categoria a qual o negócio se encaixa, os atributos e todas as demais.

Também é indicado utilizar palavras-chaves que remetam à sua marca sempre que possível. Fazer isso é muito simples e você pode utilizar o Google Trends. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, é só buscar pelo tipo de peça que você comercializa e anotar os termos e tópicos relacionados que as outras pessoas estão usando como inspiração para as suas palavras-chave.

Mantenha seu perfil atualizado

Além de caprichar nas informações sobre a sua empresa, um passo imprescindível é manter o seu perfil no Google Meu Negócio atualizado. Qualquer mudança, seja nos dados de contato, horário de funcionamento, endereço físico ou do site precisa ser editada com as novas informações.

Outro ponto muito interessante é que você pode criar postagens no seu perfil empresarial do Google como se estivesse em outra rede social, como o Instagram ou Facebook. Esse recurso é ótimo para informar seus clientes sobre novas ofertas, disponibilização de novos produtos, eventos especiais e qualquer outra atualização que desejar.

Além de manter o seu perfil atualizado e cada vez mais relevante para as buscas, esses posts podem até servir para impulsionar as vendas e também para incentivar mais visitas à sua loja — seja ela física ou online. O passo-a-passo para criar uma postagem é bem simples:

  1. Faça login normalmente no Google Meu Negócio;
  2. Clique em “Postagens” no menu que fica à esquerda;
  3. Entre as opções disponíveis, escolha o tipo de post que deseja criar;
  4. Insira todas as informações necessárias nos respectivos campos;
  5. Depois de revisar para se certificar de que está tudo certo, pode clicar em “Publicar”.

Uma dica é apostar no tipo de postagem que suporte a inclusão de mídia. Isso porque o algoritmo de pesquisa do Google costuma dar mais destaque para posts que contenham vídeos, fotos e até mesmo GIFs.

Use imagens de boa qualidade

Ainda sobre o uso de mídia no seu perfil do Google My Business, é imprescindível que todas as suas imagens sejam de boa qualidade. Aproveite que é possível adicionar o seu logotipo e uma foto de capa, como no Facebook, e capriche. Existem sites e aplicativos gratuitos em que você consegue fazer esse tipo de arte e baixar para o seu computador ou celular com ótima resolução.

Aqui, uma ótima dica é explorar todas as possibilidades que boas imagens podem proporcionar ao seu negócio. Então aproveite para mostrar a fachada e o entorno da sua localização para que os clientes consigam encontrá-lo com mais facilidade, além dos produtos que você oferece com fotos adicionais.

Quem tem um restaurante, por exemplo, pode postar fotos do cardápio, das refeições e até do ambiente do salão e dos bastidores e da limpeza da cozinha. Quem tem uma loja de roupas, pode postar as peças da estação e do espaço físico da loja, se tiver. Para quem tiver um salão de cabeleireiro, pode postar foto dos penteados e dos cortes realizados pelos profissionais e assim por diante.

A maior preocupação em relação às postagens de imagens é para que elas sejam nítidas o suficiente para chamarem a atenção dos clientes. Não que isso signifique que você deva fazer um curso para tirar fotos profissionais ou precise investir em equipamentos caros para isso. No começo, se preocupar com uma boa resolução e um bom enquadramento que mostre realmente o que você quer já é o suficiente.

Habilite a troca de mensagens

O Google Meu Negócio oferece uma ferramenta de mensagens grátis e é extremamente interessante que você a utilize. Ela ajuda os seus clientes a entrarem em contato com a sua empresa em tempo real a partir da própria ficha que aparece na busca.

Isso significa que os interessados podem entrar em contato com você diretamente a partir dos resultados da pesquisa, sem haver a necessidade de ter que entrar no seu site, ir até a página de contato e procurar por um endereço de e-mail, um formulário, número de telefone ou uma rede social. É mais uma ferramenta para facilitar toda essa interação!

Usar as mensagens do Google My Business é muito simples. Você só precisa:

  1. Fazer login no seu perfil;
  2. Ir até “Mensagens” e clicar no ícone de engrenagem para acessas as configurações;
  3. Se certificar de que o recebimento de mensagens está habilitado;
  4. Personalizar.

Essa última etapa é bastante importante porque torna toda a experiência ainda mais fácil e agradável para os clientes. É uma boa oportunidade para adicionar uma mensagem de boas-vindas ou alguma outra instrução que você desejar.

Lembre-se de escrever uma mensagem que reflita a personalidade da sua marca, já que ela estará visível antes mesmo dos clientes digitarem qualquer pergunta. A comunicação individual e mais próxima é uma boa maneira de proporcionar uma experiência de marca memorável.

Use essa oportunidade, então, para agradecê-los por entrar em contato e perguntar como sua empresa pode ajudar. Uma boa ideia é usar essa mensagem de boas-vindas para informar como eles podem entrar em contato fora do horário comercial. Você escolhe a melhor opção!

Não esqueça de ativar as notificações para que você fique sabendo quando um cliente estiver esperando por uma resposta sua, ok? O Google ocultará esse botão se você não enviar uma mensagem de volta dentro do prazo de 24 horas, então é preciso prestar bastante atenção para que o seu negócio não seja penalizado por esse deslize.

Incentive avaliações no seu perfil

Um fato importante o qual você precisa levar em consideração é que as pessoas geralmente confiam mais nas outras pessoas do que nos negócios e empresas por aí. Então, uma boa estratégia é incentivar os clientes a deixar comentários na sua página no Google My Business.

Tenha em mente que uma boa avaliação pode ser um fator decisivo para colocar os clientes em potencial ao seu favor. Além disso, as avaliações também melhoram a classificação da sua empresa no site de buscas.

Você deve estar se perguntando “como colocar minha loja no Google e incentivar avaliações ao mesmo tempo”, não é? A melhor hora para pedir que os seus clientes forneçam esse feedback é depois de fornecer uma ótima experiência para eles. Independentemente se for no estabelecimento físico ou no seu site, considere compartilhar um cartão ou um lembrete que pede por essa revisão de maneira bastante educada e sutil. Existem várias formas criativas de fazer isso, então é só caprichar no pedido!

Mais do que simplesmente pedir por avaliações, lembre-se que é importante responder todas elas. Assim, você acaba construindo uma relação de confiança e respeito entre vocês. Geralmente, as empresas que respondem aos comentários são consideradas mais confiáveis do que aquelas que não respondem.

Lembre-se de responder a todas as perguntas também. Assim, você mostrará para as pessoas que o seu negócio é ativo e confiável, além de evitar que outras pessoas o façam antes de você e que disseminem informações incorretas ao seu respeito e da sua empresa.

Como você pôde perceber, entender como colocar minha loja no Google não é tão difícil quanto parece. Basta entender alguns princípios básicos de marketing, conhecer as ferramentas corretas — como o Google Meu Negócio — e aplicar tudo o que foi ensinado aqui.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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