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Marketing

Como utilizar o SEO local na sua estratégia para atrair pessoas perto de você

Imagem ilustrativa de SEO local

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O SEO local é uma das modalidades existentes de SEO que trabalha com estratégias de otimização dos mecanismos de buscas, visando usuários e potenciais clientes que estejam localizados mais próximos do seu endereço. 

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta muito importante e útil na construção de textos e informações que são disponibilizadas online. 

É este recurso que permite a organização das buscas dos usuários no Google, ordenando os sites de acordo com a adequação de seus conteúdos às procuras, segundo determinadas palavras chaves. 

Para negócios, o uso do SEO pode ser uma excelente forma de se adequar ao que os clientes procuram. Com um bom SEO para e-commerce, é possível alcançar os primeiros lugares no Google. 

Isso significa que o público vai pesquisar um produto e a sua página vai estar entre as primeiras respostas, sendo uma solução óbvia e indicada pelo site para solucionar a demanda proposta. 

Contudo, é possível aperfeiçoar e refinar o uso dessa ferramenta. Assim, o seu negócio vai atrair mais consumidores interessados. 

Um dos recursos para isso é o SEO local, que une o uso do SEO à geolocalização. Portanto, você consegue ter mais visibilidade na sua região, o que aumenta a sua autoridade local. Entenda: 

O que é SEO local?

O SEO local é uma modalidade do SEO que une algumas estratégias de otimização do mecanismos de buscas no Google, visando usuários que estejam próximos. 

Por meio de geo localização, você se conecta àqueles clientes e público que estejam procurando pelos serviços oferecidos pela sua empresa nas proximidades. 

Assim, o usuário que está geograficamente próximo à  empresa encontra as suas soluções por meio da otimização do conteúdo. Esse aperfeiçoamento é feito utilizando  SEO local. 

Certamente você já sabe que o SEO ajuda a sua empresa a ser encontrada organicamente pelos usuários em suas buscas. Ao utilizar o SEO local, você se expõe como um melhor resultado. 

Isso acontece tendo em vista que o cliente está buscando as soluções mais rápidas, eficazes e próximas. Por isso, entender como fazer um bom SEO local, pode te conectar a esse público

A inclusão do termo “perto de mim” ou “próximo” leva os usuários a encontrar aquilo que estão buscando de acordo com sua localização. 

A inclusão desses termos muda a forma como o Google apresenta os resultados ao público, o que pode ser uma oportunidade de crescimento para o seu negócio. 

Por meio do uso correto de SEO local você  consegue conquistar autoridade e crescimento na sua região

Entenda a geolocalização

O fator geográfico se tornou um componente essencial para os sites que buscam crescer, ganhar autoridade, aprimorar as suas estratégias de marketing e conquistar novos clientes

Cada vez mais usuários buscam informações, soluções e produtos por meio de dispositivos móveis. Esses aparelhos estão constantemente conectados ao GPS. 

Portanto, a localização se mostra um importante fator para o Google. Isso porque ele tem inteligência e tecnologia para entregar as melhores respostas aos usuários. 

Cabe a você fazer recurso dessa oportunidade para desenvolver a sua empresa. É claro que existem muitas estratégias para expandir os seus negócios, por isso você deve tentar diferentes abordagens. 

Além de conquistar um público amplo disponível na web, você pode se consolidar na sua região. Deixe claro para o Google onde e como você atende. 

O buscador vai distribuir o seu conteúdo tanto de modo geral quanto de modo regional, por meio de informações oferecidas através do SEO local. 

O buscador considera importantes as informações oferecidas neste sentido. Por meio delas, ele consegue ajudar os usuários a explorarem as suas próprias regiões

Outro ponto importante, é que você vai conseguir atrair um maior número de clientes utilizando essas estratégias. Essa é uma boa oportunidade para consolidar o posicionamento da sua empresa. Confira: 

Como o SEO local ajuda na atração de clientes?

Os benefícios do uso do SEO são diversos, ele auxilia nas práticas de otimização para que as lojas virtuais sejam encontradas nas primeiras páginas do google. 

O SEO local pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência na sua região, com o emprego das melhores estratégias e o uso da geolocalização. 

Assim, essa ferramenta auxilia na atração de clientes e consolidação do nome da sua empresa. Ao usar essas táticas, você pode se tornar referência. Compreenda as vantagens: 

Aumento da visibilidade

Certamente, este é um dos maiores benefícios de aliar a geolocalização às estratégias de SEO. 

Seja qual for o tipo de busca do usuário, ao utilizar a localização você consegue aparecer mais facilmente nas buscas em sua região. 

Caso os seus concorrentes já façam uso dessa estratégia, você consegue se posicionar entre eles e aumentar a sua visibilidade na web. Portanto, a sua empresa será mais conhecida. 

Uma empresa conhecida atrai clientes, recebe mais visitas, contatos, procura e, assim, consegue expandir resultados e torná-los ainda mais efetivos. 

Outro ponto importante a ser considerado é que o SEO é uma estratégia orgânica, logo a sua empresa será encontrada naturalmente. Ao buscar por um determinado serviço, o usuário encontra sua empresa. 

Desse modo, você consegue economizar em mídias pagas e investir em outros setores do seu negócio. Você pode direcionar os seus investimentos em marketing nas áreas que não crescem organicamente. 

Ou seja, utilizar o SEO local é um recurso que aumenta a sua visibilidade e te ajuda a direcionar seus recursos a outras áreas da empresa. 

Tomada de ação 

Certamente, ao utilizar o SEO local você vai expandir a sua tomada de ação. Isso significa que você conseguirá mapear as demandas e interesses do público local

Assim, você saberá como e onde agir e investir para conquistar essa clientela e fidelizá-la. Ao buscar um determinado negócio, o cliente provavelmente irá visitá-lo. 

Por isso, certifique-se de estabelecer boas estratégias na construção do seu SEO local para ser encontrado por essas pessoas. 

Aumento da autoridade local 

Utilizar estratégias de SEO local vai fazer com que a sua empresa se expresse de maneira efetiva e direta com o potencial cliente. 

Ou seja, ao buscar determinado serviço e encontrar a sua empresa no primeiro lugar do Google, o cliente entende que ela é a melhor opção para determinado serviço na sua região

Atração de novos públicos

Uma outra possibilidade oferecida pelo uso do SEO local é a atração de novos públicos na sua região. 

Ao buscar determinado serviço ou informação, se o cliente não conhece a sua empresa e a encontra nas primeiras posições do Google, ele vai se interessar por ela. Assim, será atraído e deverá tentar conhecê-la. 

Como utilizar o SEO local na sua estratégia de marketing?

O SEO local acrescenta a sua localização como um ponto determinante às estratégias já empregadas no SEO. Deste modo, eles se diferenciam com um componente a mais. 

Esse componente geográfico ajuda na filtragem das buscas, oferecendo uma resposta ágil e direta ao público. Assim, o Google consegue oferecer uma melhor experiência de pesquisa ao usuário. 

Para empregar um bom SEO local, você deve aliar a geolocalização às estratégias de marketing da sua empresa. Faça uso de recursos que facilitem esse processo. 

Google Meu Negócio 

Essa função do Google te permite cadastrar o seu negócio na plataforma e incluir informações sobre ele ali. Por meio disso, o buscador vai incluir as informações sobre sua loja nas páginas de resultados. 

Essa é uma ferramenta gratuita que vai te permitir definir a sua área de atuação. Mantenha suas informações atualizadas e publique fotos e dados completos sobre sua empresa.  

Boas parcerias

Busque parcerias com sites e blogs locais, que devem indicar e apontar a sua empresa, isso vai aumentar o ranqueamento dela nos buscadores. 

Além disso, você consegue produzir conteúdo local e atrair o público da sua região por meio delas. 

Avaliações de clientes

O feedback dos clientes pode ser um aliado da sua empresa, porque clientes satisfeitos vão recomendá-la positivamente no buscador. Assim, os novos usuários podem conferir essas boas avaliações. 

Ao conquistar um público local, você vai conseguir ser recomendado por ele. Incentive esses clientes a te avaliarem positivamente.

Essa boa avaliação pode atrair novos consumidores, que deverão te procurar com base na confiabilidade oferecida pelos clientes anteriores. 

Qual o papel da plataforma de e-commerce no SEO local? 

Uma boa plataforma de e-commerce é importante na aplicação do SEO local. Ter um app otimizado, que ofereça uma experiência de navegação e compra interessante aos clientes é essencial. 

O ambiente digital oferece oportunidade para diversas empresas, e é necessário que sua loja conte com uma plataforma responsiva e atraente. 

Assim, ao ser localizado pelos usuários, eles vão navegar no seu site e conhecer a plataforma. Se ela não for atraente, oferecendo uma boa experiência de navegação a eles, a vivência não será positiva. 

Tenha um site atraente, esteja presente em diversas redes sociais, ofereça bons canais de comunicação, invista em uma plataforma de e-commerce que seja inteligente e funcional. 

Oferecer informações e uma boa experiência de compra ao cliente é o principal papel que o seu e-commerce deve cumprir para se aliar de maneira inteligente ao SEO local. 

Aqui você descobriu mais sobre como fazer SEO local, conheceu mais sobre a ferramenta e a importância de aplicar essas estratégias. Além disso, aprendeu a importância de ter uma boa plataforma de e-commerce

Por tudo isso, se você quer ter acesso ao melhor suporte do país, ter facilidade nas suas vendas e gerenciamento de negócios e oferecer uma boa experiência aos seus clientes fique à frente no mercado com a Bagy.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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