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Empreendedorismo

Negócio local: o que é e como obter os melhores resultados para sua empresa através do Marketing Digital

Descubra como promover seu negócio local com marketing digital

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Um negócio local é, por exemplo, aquele comércio de bairro que consegue anunciar para um público-alvo que tem como principal segmentação a sua localização.

Muitos empreendedores pensam que investir em marketing digital de qualidade é algo com que apenas empresas grandes devem se preocupar. Mas, saiba agora mesmo que isso não é verdade. Existem muitas maneiras de aplicar essas estratégias de marketing digital para negócios locais em sua empresa. E uma dessas estratégias valiosas é o Marketing Local.

Você nunca ouviu falar dessa estratégia? Sem problemas. Leia este artigo até o fim para aprender o que é marketing digital local e saber, de maneira definitiva, como aplicar todas essas ferramentas em sua loja virtual. Aqui você também vai entender como todas as táticas de proximidade podem contribuir enormemente para a saúde e a manutenção de sua loja online! 

Para começar a adentrar dentro desse universo, vamos entender agora o que é negócio local. 

O que é negócio local?

Sabe aquela loja de roupas do bairro onde você cresceu, estabelecimento onde sua mãe comprava peças durante a sua infância? Ou, aquele restaurante tradicional próximo à sua casa, onde você tem o costume de almoçar aos domingos? Ou, ainda, aquela loja online da sua região que entrega os produtos com rapidez e cuidado? Pois é, esses são ótimos exemplos de negócios locais que estão próximos de você e fazem a diferença no seu dia a dia.

Para conceituar corretamente, podemos dizer que negócios locais são aqueles, físicos ou virtuais, que possuem grande aderência com a localidade onde estão inseridos e pouca capilaridade em lugares mais afastados, pois investem na permanência e fixação em determinadas ruas ou bairros por sentirem que, assim, conseguem oferecer serviços melhores com custos de manutenção mais satisfatórios.  

Entendendo a região onde sua empresa está inserida, fica realmente mais fácil trabalhar com os conceitos de marketing de experiência para atrair, engajar e fidelizar os clientes por meio da criação de experiências incríveis, capazes de tornar seu negócio famoso e relevante dentro da região onde está inserido. Além disso, seu negócio virtual local pode lucrar muito mais, já que será um diferencial de sua marca entender a região onde está inserida.

Uma ótima oportunidade de crescimento, não é verdade? Então, continue a leitura deste artigo para saber todos os segredos de um bom plano de negócios para empresas diversas que trabalham de maneira virtual e local. Continue a leitura para entender como promover seu negócio de forma inteligente e com ótimos resultados.

Siga a leitura e descubra! 

Como promover um negócio local?

Certamente o seu negócio virtual está baseado em uma determinada cidade ou bairro. Portanto,  você consegue saber mais sobre o lugar onde está por entender como funciona a região, suas particularidades e boas qualidades. Pois saiba que tudo isso pode ser usado a favor dos negócios de sua loja virtual. Porque? 

Bom, basicamente porque esta é uma poderosa maneira de conhecer mais sobre seu público. E, quanto mais informação você capta sobre sua persona, melhor para suas vendas porque você e sua loja virtual se tornam capazes de traçar planos de negócios que se adequem às necessidades de sua empresa de maneira bastante eficaz.

Esse é um diferencial a ser observado, afinal de contas as grandes lojas virtuais não conseguem se comunicar tão fortemente com determinados públicos. E é nesta brecha que sua empresa entra! Você consegue encantar o cliente e elaborar boas campanhas de marketing digital local porque entende como seu território vai responder àquilo que você tem para oferecer.

Agora que você já sabe que atrair tráfego para seu negócio local é indispensável para o crescimento de seu negócio na web, é hora de afunilar ainda mais as ações. E uma forma interessante de colocar isso em prática é a segmentação geográfica Esta é, sem dúvida, uma forma de usar a seu favor os diferenciais do lugar onde sua loja virtual se encontra. 

Com essa gestão, você consegue oferecer aos clientes aquilo que ele realmente precisa, de acordo com a região onde ele está. E, se você quiser individualizar ainda mais a experiência do cliente, além de trabalhar as vendas por divisão de região, é possível descobrir, por meio de pesquisas em redes sociais com ferramentas diversas, outras informações.

Com uma caixinha de perguntas no instagram, por exemplo,  você pode saber muito sobre os futuros seguidores. Por exemplo: o que eles querem consumir, como preferem receber as mercadorias, apenas para citar alguns exemplos. Aqui neste post nós te mostramos 10 boas ideias de perguntas para fazer na caixinha do Instagram

Ainda sobre as redes sociais, sendo um negócio local virtual, é possível para sua loja online fazer postagens em redes sociais ou campanhas de divulgação que usam as particularidades do lugar onde você está para promover engajamento. Por exemplo, se sua segmentação regional apresenta uma forma diferenciada de falar ou algum personagem marcante, porque não usar esses diferenciais em seus posts? 

Seu engajamento vai subir de maneira orgânica, o que é bastante interessante, e você vai conseguir tirar o melhor proveito da segmentação regional para seu negócio virtual local.  Bem, agora que  nós já começamos a te dar algumas dicas sobre como fazer seu marketing digital local de qualidade, é hora de entrar de cabeça nesse assunto. Continue lendo este artigo e descubra como fazer! 

Marketing digital para negócio local

Você se lembra daquelas táticas antigas de marketing que consistiam em contratar um carro de som para transitar pelo bairro divulgando certos negócios? Ou, até mesmo aqueles panfletos distribuídos em frente a alguma loja para divulgar produtos ou serviços? Pois é, todas essas técnicas do passado visavam afirmar a presença local de certas lojas em um determinado bairro ou cidade.

O marketing digital local funciona da mesma maneira, só que de uma forma moderna e atualizado, pois aqui o que se deseja também é mostrar para o cliente que sua loja online pertence a uma determinada localidade, por isso os serviços são diferenciados. Portanto, é capaz de oferecer benefícios que uma empresa grande, ou até mesmo uma empresa pequena de outra região, não consegue disponibilizar.

Sua loja pode lucrar, e muito, se aproveitando dos benefícios de contar aos clientes que você está em uma determinada região, próxima a eles. Nas grandes cidades, uma pequena distância pode fazer grande diferença na hora de optar por comprar um produto de uma loja A ou B já que o preço da entrega ou do frete pode variar bastante aqui. 

Outro ponto interessante aqui é que você pode oferecer descontos para os moradores próximos e, também, a opção de retirada após a compra online, o que pode agradar bastante em determinadas situações. Esses benefícios podem fazer com que seu estoque circule com maior facilidade, gerando ótimas oportunidades para sua loja online que também vende de forma local. 

Outro ponto que precisa ser levado em conta nas suas estratégias de marketing digital local para sua loja online são as questões que envolvem fornecedores. Se você conhece a região onde está instalado, provavelmente também conhece as pessoas que podem te ajudar com as matérias primas necessárias para seus negócios.

E os custos de obtenção dessas matérias primas podem baratear bastante se você faz parcerias com fornecedores também locais. Pense sobre isso e invista. Mais um ponto positivo está na questão das parcerias. Como uma loja online que se propõe a trabalhar o marketing local, você pode trabalhar com empresas que complementam os produtos que você vende. Por exemplo, se sua especialidade é fazer sabonetes para vender, pode trabalhar com um fornecedor local que faça embalagens criativas para complementar seu produto. E vocês podem fazer uma grande rede de empreendedores especializados em vender artesanato diferenciado. Assim, todo mundo cresce e a rede local se fortalece bastante. 

Mais uma questão que pode ser trabalhada positivamente quando você está olhando com atenção para o marketing digital local: pequenos influenciadores. As redes sociais estão repletas de pessoas com poucos seguidores, mas que conseguem conversar de maneira engajada e eficaz com todos eles. Entre em contato com essas pessoas e pense em formas de divulgar seu produto também através desses perfis. 

Todas essas ideias podem ser trabalhadas em conjunto para que você aumente o engajamento em sua loja online que trabalha com marketing digital local. E você pode ir focando mais em uma delas em momentos distintos ou, até mesmo, mesclar todas elas em um grande plano de marketing. 

Para empreender dentro do universo do online, é necessário resiliência, conhecimento e inteligência. Use todas essas informações para o benefício e engajamento dos seus clientes dentro do seu negócio virtual local e proporcione uma ótima experiência para arrasar nas conversões de venda. 

Se você pensa que este artigo termina por aqui está por aqui. Ainda temos algumas coisas para falar sobre o marketing digital local. Continue este artigo e aprenda ainda mais sobre este importante tema! Veja agora, algumas formas de trabalhar o tráfego para negócio local que esteja instalado em plataformas digitais.

Tráfego para negócios locais

Se você chegou até aqui na leitura deste artigo, já percebeu que pensar local é um dos segredos de sucesso para as micro e pequenas empresas, correto? Agora, é hora de pensar sobre o tráfego para sua empresa virtual local. Mas, antes de qualquer coisa, vamos entender do que se trata a palavra tráfego no mundo da internet. 

O termo é importante, porém bem simples. Podemos dizer que tráfego são todas as visualizações, visitas e o tamanho do alcance que sua loja online consegue obter em um determinado período de tempo. Esse valor não é estático e pode variar dependendo de algumas questões como, por exemplo, datas comerciais e sazonais.

Existem algumas formas de aumentar o tráfego dentro do seu site local. Algumas dessas maneiras são gratuitas, já outras pedem algum tipo de investimento, que levo retornará para você em forma de lucro se alguns pontos forem levados em consideração na hora de colocar suas estratégias em prática.

Uma boa maneira de começar a aumentar o tráfego de clientes dentro da sua loja online digital é criando uma conta ativa dentro do Google Meu Negócio. Esta ferramenta oferecida pelo maior serviço de buscadores do mundo oferece diversos mecanismos que podem ser muito bem utilizados pela sua empresa que busca por boas posições no mercado local de vendas online.

Você pode pedir aos clientes para darem notas e avaliarem seus produtos na plataforma através de textos informativos para outros futuros clientes. Além disso, é possível colocar o endereço e o site do seu negócio local na página principal do Google Meu Negócio. Os buscadores trabalham com algumas regras. Uma delas é oferecer ao usuário informações completas. 

Tendo uma conta atualizada no Google Meu Negócio, você consegue aparecer no Google Maps e aparecer quando um futuro cliente fizer a busca pelo seu produto, já que as ferramentas são interligadas. E, como o buscador trabalha com Geolocalização para melhorar a experiência do cliente, você não pode deixar de usar esse recurso dentro de sua loja online.

Outra ação que pode ser bastante eficaz dentro das estratégias de sua loja virtual local são as campanhas de anúncio. Elas podem ser usadas dentro de várias redes sociais para fins diversos. Você consegue impulsionar posts ou deixar seus produtos mais visíveis em determinados períodos.

O legal desta estratégia é que, através dela, você consegue afunilar bastante a entrega de sua campanha. Uma das maneiras de fazer isso é optar por deixar seus posts visíveis em uma determinada área. Isso pode ser feito no momento em que você for contratar o serviço. O Google Ads é uma ferramenta bastante completa nesse sentido e pode te ajudar bastante. 

E, se você trabalhar com tráfego orgânico e estrategicamente com tráfego pago, sua empresa ficará bastante visível e relevante para o servidor, que pode deixar seu negócio visível nas primeiras posições da lista de busca. Isso certamente se converterá em novas vendas e oportunidades diversas para sua loja online que trabalhe de maneira local. 

Você já ouviu aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? Pois bem, esta máxima também vale para o universo digital. Portanto, trabalhe todas essas estratégias para que sua loja online seja vista pelas pessoas que desejam interagir com aquilo que você tem a oferecer e ganhe bastante sendo o maior especialista naquele produto que você tem a oferecer.

Trabalhar localmente é interessante se você pensar em rede. Continue lendo este artigo para saber mais sobre isso!

Apoie os negócios locais

Em muitas das vezes em que um consumidor está buscando por algum produto específico, ele primeiro procura por alternativas próximas de onde ele está e, só depois, caso não encontre, busca por empresas maiores. Isso acontece porque esse consumidor sabe, ainda que de maneira intuitiva, que o produto oferecido por alguém que está próximo a ele pode oferecer diferenciais que outros não conseguem proporcionar. 

Expandir o raio de atuação de sua empresa pode ser interessante, desde que você entenda e trabalhe corretamente as potências e possibilidades da venda local. Estabelecer parcerias, pensar nos diferenciais do  seu bairro ou cidade, o reconhecer o que o lugar onde você está tem de bom é algo que sua empresa pode explorar de maneira definitiva e produtiva.

Apoiar os negócios locais fortalece a economia e faz com que as pessoas lucrem bastante, não apenas de maneira financeira mas, também, de forma cultural e afetiva. Portanto, invista nessas estratégias e tire o melhor proveito de todos os resultados para que sua loja online cresça bastante. 

O mercado local cresce bastante a cada ano porque as pessoas estão aprendendo a valorizar o que tem por perto. Sua empresa pode se aproveitar bastante dessa tendência agindo de maneira adequada junto aos clientes. Este conteúdo foi pensado para que você comece hoje mesmo a trabalhar em todo esse potencial.

As redes sociais também apreciam que os empreendedores trabalhem de maneira local.Inclusive, oferecem ferramentas para que a localização seja colocada em todas as páginas de negócios. O Instagram, por exemplo, aumenta a relevância das páginas quando a localização, bairro ou cidade, está visível na bio dos perfis. 

Ficou interessado? Pois então descubra, através deste artigo, como colocar a localização na bio do seu Instagram de negócios e expanda consideravelmente o alcance dos seus posts e interações na rede social que mais cresce no país atualmente. Este passo te mostra como fazer a mudança desde o princípio e te aponta soluções para possíveis problemas que você possa vir a  ter ao fazer as mudanças necessárias. Leia com atenção para colocar tudo em prática. 

O marketing digital para sua loja virtual local pode ser bastante descomplicado e vantajoso se você souber como se posicionar localmente usando as ferramentas corretas. Portanto, comece hoje mesmo e arrase nas vendas! 

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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